BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo

Dicas para alugar casa na Alemanha

E depois de passar por todo o processo burocrático de se mudar para a Alemanha, vem um grande passo: buscar um lugar para morar. Por onde começar? Quanto custa? É melhor comprar ou alugar? Onde procurar? Esse pequeno guia que organizei, com dicas para alugar casa na Alemanha, é baseado em minha experiência, na de pessoas próximas e em informações providas por sites voltados para imigrantes.

Dependendo da cidade e da região onde você vá morar, o procedimento pode ser mais simples ou complicado. Outros fatores que influenciarão nessa busca é se vem com crianças ou animais e, claro, quanto está disposto a pagar por um imóvel.

Aqui na Alemanha a grande maioria das pessoas vivem de aluguel, já que imóveis são caros. Para imigrantes, alugar uma casa, apartamento ou um quarto é a melhor opção também. É aconselhável não comprar um imóvel logo no início; afinal, você ainda não sabe se vai gostar do lugar, da cidade e, muitas vezes, nem sabe quanto tempo irá residir no país.

Onde buscar

A melhor forma de buscar sua nova moradia é através de sites. É mais barato e permite a você fazer a busca à distância. Um detalhe muito importante sobre esses sites imobiliários é que alguns imóveis são ofertados pelos próprios donos, os quais muitas vezes não exigem comissão. De outra maneira, por agências imobiliárias que normalmente são contratadas pelos proprietários e sempre exigem porcentagem.

Sites recomendados para busca:

Para apartamentos compartilhados (wohngemeinschaft) e temporários:

Quanto custa

O preço do aluguel na Alemanha varia muito de cidade para cidade. De acordo com o jornal Spiegel, Munique é a mais cara da Alemanha para se alugar um imóvel, seguida por Stuttgart, Colônia, Frankfurt e Hamburgo.

Para se ter uma ideia, um apartamento de 80 m² em um bairro popular de Munique custa em torno de 1.500 euros (já com o gastos extras, mas sem energia). Em Berlim, esse mesmo imóvel custaria praticamente a metade.

É importante saber que, ao fechar o contrato de aluguel na Alemanha, é exigido um pagamento caução no valor equivalente a três meses de aluguel. Esse valor será devolvido ao sair do imóvel, caso não tenha causado nenhum dano ao apartamento. Esse tipo de reembolso, na grande maioria das vezes, é pago em dinheiro; porém, alguns proprietários aceitam apenas um seguro do seu banco em que a instituição se responsabiliza por esse valor.

Além disso, é necessário saber que existe uma diferença entre o aluguel “warm” (quente) e “kalt” (frio). O warm já inclui os nebenkosten – água, às vezes aquecimento, garagem se houver, condomínio etc. – quando no kalt só está incluso o valor do aluguel. Por exemplo, muitas vezes um anúncio inclui o valor 1.200 quando, na verdade, o valor real a ser pago será 1.400 se acrescentado o nebenkosten – água e energia e, muitas vezes, aluguel da garagem etc. No caso da energia, ela é sempre paga à parte.

Leia também: como obter o Cartão Azul/Blue Card para morar na Alemanha

Inscrevendo-se para uma propriedade

Achou um imóvel de seu interesse? O próximo passo é organizar toda a documentação necessária para a sua inscrição. Sim, é preciso inscrever-se para “concorrer” à vaga. Os documentos requeridos são:

  • Um formulário que é entregue durante a visita ao imóvel preenchido com seus dados.
  • Cópias da sua identidade (no caso passaporte) e seu visto de residente.
  • Comprovante de renda (einkommensnachweis), normalmente a cópia dos últimos 3 meses de salário.
  • Caso já tenha alugado um apartamento na Europa ou na Alemanha, uma declaração do seu antigo locador (mietschuldenfreiheitsbescheinigung) constando que você pagou todos os seus meses de aluguel.
  • O comprovante de que tem crédito na Alemanha que basicamente comprova que você tem ficha limpa no país. Para retirá-lo, basta acessar o site da Schufa).
  • Não é requerido, mas o currículo profissional da pessoa, bem como o contrato de emprego, também podem ser muito importantes para conseguir alugar um imóvel.

Algumas regras

  • O locatário tem o direito de decorar o apartamento como quiser, até mesmo pintar as paredes. No entanto, ao sair do imóvel, o locatário deve entregá-lo da forma como o alugou, ou seja, neutro ou a combinar com seu sucessor.
  • Normalmente é necessário avisar sobre sua saída ao locador com três meses de antecedência.
  • O locador tem o direito de expulsar o locatário se houver atraso de dois meses de aluguel, mas esse processo tende a demorar um pouco mais, entre 6 e 12 meses.
  • O locador precisa avisar ao locatário com antecedência sobre qualquer mudança no valor do aluguel.

Leia também: acomodação de baixo custo para estudantes na Alemanha

Mudança nas regras

Até pouco tempo atrás o locatário tinha que pagar a comissão ao corretor/corretora mesmo que este não tivesse contratado o serviço. Com uma nova lei que entrou em vigor recentemente, quem paga a comissão é quem contratou o serviço da agência imobiliária.

Dicas e observações

  • Se pretende economizar, busque sempre imóveis que tenham “Provisionsfrei”, ou seja, que não cobram comissão. Eles são mais concorridos.
  • Antes de assinar um contrato de aluguel, busque informações sobre o consumo de energia do imóvel. Essa pesquisa normalmente está disponível no anúncio da propriedade. Caso não esteja, você tem o direito de pedir ao locador.
  • Ter um animal ou criança dificulta a busca por um imóvel.

 

Termos importantes:

Kaution – caução

Provision – comissão

Provisionsfrei – sem comissão

Kalt – valor que não inclui água e energia

Warm – valor que já inclui água e energia

Wohnfäche – área

Schlafzimmer – quarto

Wohnzimmer – sala

Badezimmer – banheiro

3 Zimmer Wohnung: equivalente a dois quartos e uma sala (a sala sempre está inclusa nesse número, diferente do Brasil que seria o equivalente a três quartos).

Related posts

Prostituição na Alemanha é legalizada

Karina Finke

Onde morar em Sydney

Fabiana Marinelo

Aplicativos para usar na Nova Zelândia

Gabriela Nunes

11 comentários

Roberto valter Meyer Janeiro 25, 2016 at 9:41 pm

Boa trade, Allane gostaria de saber quanto custa uma casa na Alemanha tenho vontade e planos de ir morar ai mas tenho 3 filhos esposa e mae junto, possuo cidadania alemã e já tenho alguns parentes ai mas não quero depender de ninguém por isso gostaria de saber e desde já agradeço.

Resposta
Allane Milliane Janeiro 29, 2016 at 9:08 am

Olá Roberto,

O valor de uma casa na Alemanha varia muito, depende da cidade, região e o tamanho da casa.
Para sua curiosidade, você pode dar uma olhada nos sites de imóveis na Alemanha para ter uma ideia. Sempre uso esse: immobilienscout24.de

Abraço e boa sorte,
Allane

Resposta
Neci Scremin Maio 31, 2016 at 9:29 pm

Aline,

Adorei as explicações no seu blog. Entretanto preciso de ajuda para locar um imóvel em Gottingen. Estou ficando quase maluca Rss. Você poderia entrar em contato por e-mail?

Resposta
Cristiane Leme Junho 1, 2016 at 8:51 am

Oi Neci, a Allane parou de colaborar conosco.
Edição BPM

Resposta
silvania de melo limas Junho 10, 2016 at 7:00 pm

excelente.explicaçoes, grata

Resposta
Débora Suhet Salgado Novembro 16, 2016 at 7:02 pm

Olá, estou precisando de ajuda. O meu filho está indo morar em Hamburg no final de janeiro para trabalhar. Estamos precisando de de um aluguel de um quarto. Já moramos lá no passado em Nienstedten . Como fazemos para alugar algo para ele morar?

Resposta
Nilza maria nunes lopes francisco Março 30, 2017 at 8:42 pm

Olá, estou procurando um flat ou quarto compartilhado em Wilhelmshaven. Alguém pode me dar uma dica de como conseguir?

Resposta
Beatriz Stoll Moraes Agosto 19, 2018 at 12:34 am

Gostei muito das dicas! Obrigado!!!! No meu caso vou com bolsa de estudo. neste caso como é para alugar? (sem contracheque)

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 19, 2018 at 4:57 pm

Olá Beatriz,
A Allane Milliane parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Alemanha que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
João Setembro 4, 2018 at 12:03 pm

Está tão difícil arrendar um espaço em Osnabruck.
Qualquer ajuda é bem vinda.

Resposta
Liliane Oliveira Setembro 4, 2018 at 9:17 pm

Olá João,
A Allane Milliane parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Alemanha que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação