BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Noruega

Dicas para alugar imóvel na Noruega

Dicas para alugar imóvel na Noruega.

Se você estiver vindo a trabalho para a Noruega, sua empresa provavelmente organizará tudo relativo a sua moradia. Mas se você estiver se mudando como estudante ou até mesmo pra tentar a sorte por essas bandas de cá, hoje eu vou dar umas dicas de quanto custa e como é o processo para se alugar um local para morar por aqui.

Por onde começar?

Alugar um cantinho para morar não é nenhum bicho de 7 cabeças e o site que todo mundo usa por aqui para fazer pesquisas é o FINN. O site é todo em norueguês e se você precisar de um empurrãozinho para fazer a sua busca anote aí: no menu principal do site você verá a opção Eindom (bens ou interesses) uma nova janela irá aparecer, aí você seleciona bolig til leie (aluguel de imóveis), clicando nessa página você verá vários imóveis. Se estiver procurando algo em um lugar específico é sé escolher o seu local na parte de område (local) que é dividida em regiões, escolhendo a sua você ainda terá a possibilidade de escolher seu bairro.

A grande maioria das pessoas que publica anúncios deseja que você escreva um texto se apresentando. Coisas que eles normalmente querem saber: o que você faz da vida, se trabalha ou estuda, qual sua profissão, se o seu trabalho é fixo (onde), se tem filhos, quantas pessoas pretendem morar no imóvel, se tem animais de estimação, se são festeiros ou fumantes, etc. Alguns anúncios são bem específicos e chegam até a escrever: “Somente para casal sem filhos ou sem animal de estimação” e “Proibido fumar dentro do imóvel”. Após o envio desse pequeno texto sobre a sua vida pessoal, o proprietário entrará ou não em contato com você para marcar uma visita para que você possa ver o imóvel pessoalmente.

Leia também: Dicas sobre o processo de migração na Noruega

Seja honesto e sempre fale a verdade, os noruegueses prezam muito pela honestidade das pessoas. Eles são, de forma geral, um povo bem honesto e gostam de ter tudo certinho. Normalmente eles vão te pedir uma pessoa como referência, uma pessoa que constate que você é o que fala ser e que você tem condições e paga as suas contas em dia. Se essa for sua primeira vez alugando um apartamento/casa explique sua situação, diga que você não tem ninguém de referência, mas que pode dar o número do trabalho para que eles possam falar com alguém de sua firma ou até mesmo com um amigo ou alguém próximo.

Além da referência, você também precisará ter uma boa quantia em dinheiro guardada para a depositumskonto (conta depósito). A quantia para essa conta varia muito de anúncio para anúncio mas seria algo entre 2 a 3 vezes o valor do aluguel mencionado. Se estiver alugando por 12 mil kroner (coroas norueguesas) mensais, você terá de ter, além dos 12 mil do mês, 36 mil kroner a mais para deixar nessa conta depósito. Essa conta é aberta pelo locatário do imóvel, então é de responsabilidade dele pagar pelo custo de abertura dessa conta. Nunca, jamais, em hipótese alguma, coloque dinheiro em conta particular de alguém. Uma vez, um vietnamita veio com essa história pra cima de mim. O malandro queria que eu pagasse para abrir a conta e ainda tentou que eu passasse o dinheiro do depósito para a conta particular dele, logo eu, nascida e criada no Rio de Janeiro. Continuando… Esse dinheiro funciona como uma garantia para o locatário caso você não pague pelo aluguel ou até mesmo caso você danifique ou quebre algo no imóvel. Esse dinheiro ficará nessa conta durante o seu contrato de aluguel e quando o seu contrato terminar caso esteja tudo bem com o imóvel você receberá a quantia de volta, com uma taxa de juros pelo tempo decorrente.

Leia também: Como alugar uma casa em Londres

Assinando o contrato

Ao assinar o contrato com o locatário leia muito bem todas as linhas do seu contrato, além disso dê uma boa volta entre todos os cômodos do imóvel com o locatário e veja o real estado/situação das coisas. Caso você observe que algo está arranhado, sujo, quebrado coloque no contrato que tal coisa já estava nessa condição quando você alugou para que depois ninguém te culpe por ter quebrado, arranhado ou sujado nada. Algumas pessoas alugam por tempo indeterminado, outras já querem ter uma renda garantida por períodos que podem variar de 1 a 3 anos. Vale a pena ficar atendo ao seu oppsigelse av leieforhold (rescisão do contrato), pois caso você não queira mais morar no local escolhido não é só catar suas coisas e se mudar não. A duração real do período de aviso prévio depende do que é declarado no contrato e se não houver previsão para isso, há uma rescisão de três meses que se aplica. Se você tiver rescindido o seu objeto de aluguel, você não é obrigado a morar, mas é obrigado a pagar o aluguel durante todo o período de rescisão, a menos que o locador encontre um novo inquilino que possa se mudar antes do término do período de cancelamento. Esse site em norueguês fala mais sobre o tema.

Alguns imóveis já são alugados com a energia e internet inclusa no preço total do aluguel, outros pedem para que você assine ou tenha a conta de luz/internet no seu nome e isso também deverá estar descrito no seu contrato. Também é exigido que você tenha um innboforsikring (seguro de conteúdo do que você tem dentro da sua casa).

Muitas pessoas alugam seus imóveis com os hvitevarer (eletrodomésticos, como máquina de lavar, fogão e geladeira) alguns também podem disponibilizar alguns móveis como sofá, cama ou armários. Isso pode variar muito.

Finalmente, os preços

Os preços variam muito de região para região e também dependendo do tipo de moradia que estamos procurando. Morar em uma hybel i kollektiv (uma habitação coletiva, compartilhada com várias pessoas onde apenas o próprio quarto é seu espaço exclusivo) é uma coisa muito comum entre os estudantes e é a opção mais barata de moradia. Uma dessas hybel com um quarto de 12 metros quadrados no centro de Oslo custa, por exemplo, uns 5 mil kroner + ou – 2200 reais. Bem salgado né? Já para um apartamento você terá de desembolsar no mínimo uns 12-13 mil kroner por mês. Este está saindo por quase 7 mil reais. E os valores das casas? Nossa, eu nem tenho coragem de ver os preços porque é muito caro, mas agora vocês podem fazer suas pesquisas e ver com seus próprios olhos.

Espero que o post tenha ajudado e esclarecido algumas dúvidas mais comuns.

Até a próxima!

Related posts

Cheguei na Argentina e agora?

Fabi Lima

Dicas para alugar imóvel na Escócia

Narister Oliveira

A praticidade do dia a dia na Noruega

Larissa Costa Slottet

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação