BrasileirasPeloMundo.com
França

Dicas para aprender francês

Dicas para aprender francês

Falar francês pode ser muito elegante e até mesmo um sonho para muitos, mas precisar falar esse idioma pode ser desesperador.

Ao longo do tempo a comunidade de mulheres brasileiras em França só tem crescido e cada vez mais
essas mulheres buscam aprender o idioma para ter mais qualidade de vida no país, afinal, para se ter um
bom emprego e boa adaptação onde se vive, nada melhor que começar por falar o idioma local,  com isso as buscas pelos cursos de francês tem aumentado. Porem, ainda existe muita angustia por
trás dessa questão.

Aprender palavras básicas para uma viagem não é nem de longe o mesmo que ter que aprender um idioma para usar no seu dia a dia, para comprar comida, trabalhar, ir às reuniões dos filhos no colégio, o “merci” infelizmente não resolve tudo.

Além dos cursos que devem haver em sua cidade ou ate mesmo on-line, temos diversas fontes de
aprendizado. Algumas delas serão enumeradas aqui neste texto para ajudar você viver melhor nesse país tão rico de histórias e belezas. Sendo assim não é permitido desistir e o progresso é inevitável.

Dicas para aprender francês

1. Para imigrantes que estão chegando, existe o curso do OFII (Escritório de Imigração e Integração
Francesa). Este é o órgão responsável por permitir que inicie o processo da documentação para residir
legalmente em França e ter acesso á serviços sociais como, por exemplo, saúde e inscrição na agência de
empregos.
No OFII é realizado um teste de nivelamento para que possam perceber em que nível você está, pois
existem níveis que começam a partir do A1, bom para quem está iniciando o idioma. E ate níveis mais
avançados para quem já tem algum conhecimento na língua.
Este curso é totalmente gratuito e proibido falar em português, até porque os professores em sua maioria não sabem o idioma. Isso assusta você? Mantenha calma, é exatamente assim que fica mais fácil aprender. É uma verdadeira imersão na língua, da qual você sairá com muito mais conhecimento.

2. Se você estiver em Marselha ou Paris, por exemplo, existem diversas ONGS próximas ao centro das
cidades. Elas oferecem cursos de duas ou uma vez por semana, sendo também gratuitos e sem limite de tempo, ou seja, você pode estudar com eles pelo tempo que julgar necessário. Geralmente são pessoas aposentadas e voluntárias que se propõe a ajudar os imigrantes a aprenderem se comunicar em seu país. Bacana não é mesmo? Ali você encontrara pessoas de várias nacionalidades e isso lhe será uma experiência incrível.

3. Existem as escolas pagas, os professores com cursos semi gratuitos no YouTube, a imersão da língua.
A imersão é muito recomendada mesmo que decida contratar um professor particular ou uma escola.

Mais dicas para aprender francês

  • Mude seu celular para francês (mesmo que não entenda nada, sua mente será forçada a entender)
  • Ao acordar coloque o jornal francês enquanto esta em seus afazeres matinais. Vai chegar uma hora que você vai entender a notícia.
  • Os canais de desenhos infantis em francês são ótimos para aprendizagem, pois nos desenhos os
    personagens falam sempre pausadamente para que as crianças entendam. (Lembre que agora você pode ser essa criança já que esta engatinhando numa nova língua).
  • Se apaixone pelos cantores franceses, as músicas francesas dizem bastante coisa sobre a cultura desse povo, é interessante que você queira saber a tradução delas e ao fazer isso estará aprendendo diversas palavras e expressões francesas com certeza muito usuais.
  • Se você é daquelas pessoas que não tem muito tempo ou simplesmente não consegue se organizar tem uma dica muito valiosa para você: 20 minutos de francês todos os dias é melhor que uma meta de uma hora não cumprida. Pense nisso com carinho, encontre ao menos esses 20 minutos dentro das suas 24 horas e o seu francês terá êxito.
  • Saia às ruas! Não deixe de sair por não falar o idioma. Tenha consigo o endereço de casa para saber para aonde voltar e siga. Vá ao mercado, tente comprar coisas, vá à feira pesquise preços ate mesmo de produtos que não lhe seja interessante. Lembre que o importante naquele momento é interagir, coloque em prática ali as palavras que você aprendeu.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na França

Não tenha vergonha, você precisa errar para aprender e as pessoas não vão te machucar caso você erre. Os franceses gostam muito de pessoas que tentam falar o idioma deles, eles veem isso como uma forma de respeito dos emigrantes para com eles, portanto eles irão te ajudar, pois, preferem te corrigir do que achar “fofo” você falar errado, como nós brasileiros que achamos engraçado quando estrangeiros falam nosso idioma diferente do que falamos, eles não acham, eles preferem que você aprenda corretamente.

Pode parecer chato isso não é? Mas não é! Usa a seu favor, saia para rua tendo em mente que existem professores gratuitos de francês em cada esquina e não leve a mal quando um deles te corrigir, na verdade estão te ajudando e não prejudicando.

E ai gostou dessas dicas? Agora é hora de colocar todas elas em prática e o progresso é como já foi dito…
inevitável!

Au revoir / A bientôt

Related posts

A distância e as redes sociais

Fernanda Libardi

Sul da França é melhor que Paris?

Stephanie Caires

Gravidez na França

Anna Mendonça

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação