BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Espanha

Dicas para dividir apartamento em Barcelona

Dicas para dividir apartamento em Barcelona.

Não é segredo para ninguém que encontrar um lugar para morar em Barcelona não é tarefa fácil. A cidade está cada vez mais concorrida e se o seu desejo é morar em um ponto central, muito provavelmente irá suar a camisa para conseguir um lugar do seu agrado.

Como a cidade tem um fluxo de turismo muito alto, hoje em dia muitos proprietários optam por fazer locações através do Airbnb, já que assim conseguem arrecadar um valor maior do que alugando por períodos mais longos. Morar por meses em um apartamento via Airbnb é financeiramente inviável para a maioria das pessoas. Só aí já são eliminadas muitas opções de apartamentos para os meros mortais que buscam um cantinho para chamar de seu por aqui.

Além disso, é importante mencionar que como toda cidade antiga, Barcelona tem sua área medieval onde há opções de moradia um tanto esquisitas para nós brasileiros, que geralmente estamos acostumados com apartamentos com vista indevassada, sol batendo na janela, área de serviço e tanque para lavar roupa. Já te aviso que por aqui há um montão de prédios em ruelas onde não bate sol, onde a sua janela vai dar de frente para a janela do vizinho e onde área de serviço e tanque não existem nem em sonho. Só aí já são eliminadas mais muitas opções novamente. Mas calma, não comece a se desesperar ainda… Ainda restam algumas saídas.

Dividir apartamento aqui é coisa muito comum. Se você estiver vindo para cá sozinho, muito provavelmente fará parte desse time. Os jovens têm o hábito de sair cedo da casa dos pais e ir morar em apartamentos compartilhados com amigos ou com completos desconhecidos. E hoje em dia não são apenas os jovens que dividem apartamento. Como os valores de moradia por aqui estão chegando a patamares astronômicos devido à pouca oferta e alta demanda, tem muita gente grandinha vivendo também em “piso compartido”. Sendo assim, podemos dizer que a burocracia para alugar um quarto é super tranquila. Quando você encontrar algo do seu agrado e que caiba dentro do seu orçamento, você provavelmente não vai precisar de nenhum processo formal envolvendo imobiliária ou advogado para alugar o espaço.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Espanha

Geralmente, o que se pede é o pagamento de um aluguel adiantado (ou dois) como fiança. Se tudo correr bem durante a sua estadia, esse valor será usado para pagar seu último mês no apartamento. Há vezes em que as pessoas especificam um valor para o aluguel e optam por cobrar separadamente as despesas de água, luz, internet, tv a cabo etc., conforme os gastos de cada mês (os valores de água e luz variam de acordo com a utilização). Há vezes em que o valor do aluguel já inclui todas as despesas extras. Preste bastante atenção nisso quando estiver procurando seu apê.

Se você ainda está no Brasil e está ansioso para já buscar um lugar para morar por aqui, te aconselho a ir se familiarizando com as opções nos sites como: idealista e badi. Mas sem muita neurose, pois 99% das pessoas que conheço (eu incluída) só conseguiu arrumar um espaço quando já estava por aqui. É normal que quem esteja alugando queira fazer uma “entrevista” e te conhecer pessoalmente. E eu aconselho que você também prefira escolher pessoalmente onde pretende morar. Assim poderá ver as pessoas, o espaço e a organização e limpeza do mesmo. Achar um lugar legal para morar aqui não é coisa simples, mas também não é impossível. Tendo um pouco de calma e muita disposição para procurar e caminhar, tenho certeza de que você encontrará algo que te agrade e com pessoas que tenham o seu perfil.

Minha sugestão é que você se instale por alguns dias ou semanas em um apartamento via Airbnb e quando já estiver por aqui faça uma busca intensa até encontrar o lugar ideal. Se preferir, você já pode ir entrando em contato com as pessoas que estão buscando gente para compartilhar casa e já marcar de ir visitar os lugares quando chegar. O importante é não se desesperar. Mesmo que demore um pouco. Não conheço ninguém que tenha vindo para cá e que por fim não tenha encontrado um lugar para ficar.

Leia também: Onde morar em Barcelona

Se você tiver a sorte que eu tive, conseguirá um lugar muito bacana e com pessoas muito especiais. Moro pertinho do parque e da praia em um apartamento ensolarado, com varanda, cheio de plantinhas, numa rua super tranquila e que quase não passa carro. Dividir apartamento aqui está sendo uma das coisas mais legais de morar em Barcelona. Deu trabalho para achar, mas hoje em dia é só alegria. Convivo com duas espanholas muito queridas que me ensinam muito sobre as coisas daqui e que com certeza já posso considerar como grandes amigas.

Related posts

O que fazer com mil dólares no Missouri?

Renata Tavares

Eleições de 2015 na Espanha

Fernanda Medeiros

Natal na Espanha

Juliana Bezerra

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação