BrasileirasPeloMundo.com
Malásia Melhores bairros e onde morar

Dicas para escolher onde morar em Kuala Lumpur

Onde morar em Kuala Lumpur?

Estou morando em Kuala Lumpur há quase 6 meses. Assim que decidimos que iríamos nos mudar para cá, dei início a uma busca incansável para saber qual seria o melhor bairro para a gente morar de acordo com o nosso perfil.

Eu já havia visitado Kuala Lumpur em 2016, e a impressão que tive foi que a cidade era muito parecida com as grandes cidades do Brasil. Uma cidade super diversificada, onde era possível encontrar de tudo, principalmente quando estamos procurando um bairro de acordo com o nosso estilo de vida para chamarmos de casa.

De acordo com as pesquisas que fiz antes de me mudar para Kuala Lumpur, e agora, de acordo com as percepções que tive de cada bairro nesse tempo que estou aqui, separei alguns pontos que podem ajudar na hora da decisão.

Basicamente os bairros mais famosos, ou melhor, os mais procurados, pelos expatriados em Kuala Lumpur são os seguintes:

KL City Center

Sou suspeita para falar do centro, pois essa foi a nossa escolha e nós, definitivamente, amamos morar aqui. Morar no centro significa, basicamente, estar no coração da cidade. Você consegue fazer a maioria das coisas a pé. No meu caso, por exemplo, moro em um apartamento que está apenas a 15 minutos do Suria Mall, o shopping que fica ao lado das Petronas e a 10 minutos dos principais centros comerciais como: Pavilion, Farenheit, Lot 10 e muito mais.

É no coração da cidade que o agito também acontece. Aqui encontramos várias opções de entretenimento como a famosa Bukit Bintang uma rua bem animada com vários restaurantes e opção de vida noturna.

As opções que se encontram no City Center consistem, principalmente, em apartamentos convencionais e apartamentos com serviços, ou seja, muitos prédios aqui possuem a opção de flat ou até mesmo hotel vinculados às torres residenciais, sendo oferecidos alguns serviços extras. A maioria dos prédios contam com uma superestrutura de academia, área de piscina, playgrounds, cafés e alguns inclusive minis-mercados.

É um bairro que possui opções para todos os gostos e bolsos. Se você é um casal jovem – assim como eu- ainda não tem filhos e gosta do agito da cidade e da noite, com certeza morar em KLCC será a melhor escolha.

Mont Kiara

Esta é a escolha número um das famílias expatriadas, principalmente, das que têm filhos. Este bairro está localizado a apenas 20 minutos do KLCC. É bem conhecido e procurado pelos expatriados por ser onde a maioria das escolas internacionais se encontram. Em Mont Kiara, é possível encontrar, além de apartamentos, algumas opções de condomínios de casas. Assim como no centro, encontram-se opções para todos os bolsos, desde condomínios de luxo a condomínios mais simples. Outro ponto positivo que podemos considerar,  é mais fácil encontrar condomínios Petfriendly, já que é também um bairro basicamente de expatriados.

É um bairro que possui muita estrutura de shoppings, supermercados e restaurantes, mas pelo que pude perceber, diferente do centro, lá essas opções estão mais voltadas à família.

Se você busca morar perto das escolas internacionais e seu estilo de vida está mais voltado para a família, sem dúvidas essa pode ser uma ótima opção.

Já ia me esquecendo: é em Mont Kiara que a maioria da comunidade brasileira se encontra.

Ampang

Ampang é um bairro localizado bem próximo ao centro, informalmente chamado de “Embassy Row”, pois é o bairro onde praticamente todas as embaixadas estrangeiras estão situadas. Possui também algumas escolas internacionais, opções de shoppings e o Trec, um complexo de restaurantes e clubes noturnos.

Em Ampang também se encontra alguns hospitais privados, como por exemplo, o Prince Court Medical Center, que está no ranking dos 15 melhores hospitais particulares do mundo.

Quem está procurando um bairro que concilie o agito da cidade, com boas escolas e ótimas opções de apartamentos, com certeza Ampang é uma ótima escolha.

Leia também: 10 motivos para morar na Malásia e Chegando em Kuala Lumpur

Desa Park City

Desa Park City está localizado a 30 minutos do centro da cidade, e a uma curta distância de Mont Kiara.

Eu conheci este bairro há pouco tempo, quando estava procurando um parque que fosse petfriendly para levar o meu cachorro. O bairro é composto basicamente de condomínios de casas; lá é mais difícil encontrar prédios. Possui ótimos parques e centros esportivos.

Algumas escolas internacionais também se encontram por lá. É um bairro onde a comunidade de expatriados vem crescendo muito, por ter uma ótima estrutura e concentrar algumas escolas internacionais.

Arquivo pessoal - Desa Park City
Desa Park City. Foto: Arquivo pessoal

Em Kuala Lumpur o que não falta são opções distintas de bairros. É claro que citei aqui só os principais e os que pesquisei antes de me mudar. Na hora de escolher um bairro, acho que o mais importante é levar em conta as suas necessidades, o seu orçamento, e claro, o seu estilo de vida. Tendo isso em mente, será fácil encontrar a melhor opção para você e sua família.

Related posts

Supermercados em Kuala Lumpur

Vanessa Taboada

Os problemas da Malásia

Janaína Barreto

Entre idas e vindas na vida de expatriado

Vanessa Taboada

2 comentários

Laseir Martins Julho 7, 2018 at 5:18 pm

Olá!!! Ótimo texto, parabéns. Estou me aposentando e desejo sair do Brasil, morar aqui já deu. Gostaria de ter noção de custo de vida em KL, principalmente, moradia e educação. Por exemplo, valor de aluguel de casa em Mont Kiara.

Resposta
Vanessa Taboada Julho 13, 2018 at 3:03 am

Olá!
Que legal! Acho KL uma ótima opção!
Está bem pertinho de lugares paradisíacos e lindos para visitar!!!
Eu brinco que KL e para todos os tipos de budget. A parte de Monti Kiara que eu conheço são mais prédios, se você tem vontade de morar em casa te sugiro buscar algo em Desa Park City. La a maioria dos condomínios são de casas, o bairro e lindo e super tranquilo. Depois da uma olhadinha nele.
Para você ter ideia de preços de aluguel de uma olhada no site: https://www.iproperty.com.my/rent/?gclid=Cj0KCQjw-JvaBRDGARIsAFjqkko9bGIhmFcQ2MOEF06XNk5a-LsmEefOlQ3uQ4GvqAR2X7yuXAYx83oaAuSJEALw_wcB&gclsrc=aw.ds.
Em relação a educação, eu não tenho filhos então para te ser bem sincera não tenho ideia de valores…
Mas aqui tem muitas escolas internacionais, acredito que assim como moradias, devem ter opções para todos os budgets.

Beijo,
Vanessa

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação