BrasileirasPeloMundo.com
Abu-Dhabi Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Emirados Árabes Unidos

Dicas para mobiliar a casa em Abu Dhabi

Dicas para mobiliar a casa em Abu Dhabi

Mudar para um país desconhecido já é assustador por si só. Muitas vezes, levamos conosco somente algumas malas, com roupas, sapatos e acessórios; e precisamos começar a montar uma casa do zero, comprar os móveis, utensílios de cozinha, artigos de decoração, iluminação, plantas… E a lista segue longa.

Comigo, quando me mudei para Abu Dhabi, foi mais ou menos isso que aconteceu. Morávamos em Madrid antes e, de lá, despachamos boa parte de nossas roupas, “tranqueiras” e todos os utensílios de cozinha que compramos por lá. Nossa casa lá era mobiliada, então não tínhamos móveis. Daí, quando nossa mudança chegou a Abu Dhabi, tínhamos uma infinidade de “coisas” sem lugar para guardar e tivemos que mobiliar uma casa inteira às pressas.

Se você também está se mudando para Abu Dhabi, confira esses dois artigos que poderão te ajudar: aqui e aqui.

A primeira coisa que compramos foi uma mesa com 6 cadeiras, que a administração do nosso prédio nos ofereceu. De graça? Não, mas por um preço camarada. A mesa fazia parte do apartamento decorado do prédio e não estava mais sendo utilizada. Sem pensar muito, compramos, pois comer no chão estava duro demais (em todos os sentidos). E essa é a primeira dica que eu dou: conferir com o seu prédio se eles têm móveis em algum depósito, seja dos antigos apartamentos decorados, ou de outros moradores que abandonaram os itens por lá. Você pode conseguir bons preços e ainda não terá o trabalho de sair de casa para comprar e transportar os móveis.

A mesa que compramos do nosso prédio. Foto: arquivo pessoal

Depois, nos jogamos nas lojas de móveis populares de Abu Dhabi e que todo expatriado que se preze tem algo delas em casa: Home Centre, Home Box e Homes r Us. E agora uma observação: vocês vão perceber que todas as lojas estarão em promoção, mas não precisa correr para garantir o melhor preço: é assim o ano inteiro! Sempre há uma promoção acontecendo e as melhores épocas para comprar são em janeiro e junho (preços ainda melhores).

Em questão de qualidade, elas poderiam ser comparadas às lojas populares do Brasil, como Casas Bahia e similares. A maioria dos móveis é do que eu chamaria de “montagem única”, ou seja, depois que monta, ok, mas se você desmontar e montar de novo, algo vai dar errado e o móvel nunca mais será o mesmo. Aconteceu com a nossa estante de livros, que mudamos de um cômodo para outro. Nas lojas, há produtos com qualidades melhores e piores, você vai constatar isso sem dificuldades através do preço e da própria descrição do item. Os preços, porém, são amigáveis. E é muito fácil “passar para frente”, ou revender, esses móveis aqui na cidade, pois todos conhecem a origem e o preço original da loja.

Em Abu Dhabi também há Ikea, a loja sueca que é queridinha dos brasileiros e também dos árabes (sempre vejo muitos lá comprando a loja inteira!). Ikea não tem segredo: o catálogo de móveis é o mesmo e os preços também não variam muito. A qualidade não é a melhor do mundo, mas também depende da linha que você comprar. Outra dica preciosa: quando chegar nos caixas do Ikea, siga reto à direita até o final do corredor (antes de passar pelos caixas), lá há uma sessão outlet com os móveis do mostruário, que saíram de linha, com algum defeito etc. Compramos um móvel decorativo nesse lugar e que foi uma pechincha! Ele não estava estragado, só era o último item de sua categoria.

Se você tem mais dinheiro para investir no mobiliário da sua casa, ou mesmo se você quiser ter aquela peça especial, há dezenas de lojas mais refinadas (e mais caras também) no país, como: Marina Home, The One, Grand Royal, West Elm e várias outras. E, claro, estamos no mundo árabe e lojas que atendam a esse público não faltam! Você pode encontrar várias espalhadas pela cidade ou na zona portuária de Abu Dhabi (Al Mina).

Também em Al Mina a dica é aproveitar o “Flower Market” para comprar plantas com um preço melhor. Mas atenção: já ouvi relatos de pessoas que compraram plantas doentes ou com pragas – examine bem! Outros móveis outdoor e aparatos para jardins você encontra na zona portuária, na Ace, ou no Carrefour (Marina Mall ou Airport Road). Para comprar tapetes há o Carpet Souk, e não se esqueça de barganhar muito!

Abu Dhabi, sendo a cidade cheia de expatriados que é, também tem um trânsito imenso de pessoas indo e vindo de diferentes países do mundo. Muitas vezes as pessoas perdem os seus empregos repentinamente, tendo que se desfazer da casa em poucos dias. Nesse momento, elas fazem os “garage sales”, “open house” ou vendem tudo nos grupos do Facebook (ADNUF, Flea Market, UAE Swap & Shop, Reem Island Market, Market Place) e no site Dubizzle (a OLX daqui). Outras vezes, compramos algo que não se encaixa mais na casa e também temos a possibilidade de vendê-lo nesses grupos. Ou, claro, comprar de outrem.

Eu e marido temos compulsão por olhar esses grupos de compra/venda no Facebook. A mesa, que citei no começo do artigo, já passei para frente e comprei outra, também usada. Já comprei móveis que não gostei e revendi. Já comprei outros que adorei e foram um excelente negócio. E duas coisas aprendi morando aqui: 1º) é muito fácil se desfazer de um móvel que não te agrada mais; e 2º) devemos barganhar sempre.

Espero que possam aproveitar as dicas que passei nesse artigo e se tiverem outra informação a acrescentar sobre esse assunto, deixem nos comentários! Até a próxima.

Related posts

Emirados Árabes Unidos – Em Abu Dhabi, aprendendo com os caracóis

Pollyane Martins

O grande negócio do aluguel em Aveiro

Gabriela Monteiro

Como alugar apartamento em Lisboa

Bia Noronha

1 comentário

Brasileiras pelo Mundo - Mobiliar a casa em Abu Dhabi - Diário de Polly Abril 10, 2017 at 6:10 am

[…] Mobiliando a casa […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação