BrasileirasPeloMundo.com
Espanha

Dicas para quem for morar em Barcelona

Já falei um pouco sobre os encantos de Barcelona, sobre como é fazer uma pós-graduação por aqui e hoje comento um pouco algumas dicas para quem for morar em Barcelona.

Morar fora é o máximo, e que bom quando já temos alguma informação do lugar, não? Eu, antes de viver aqui, já tinha vindo passear, mas confesso que quase nada do que vivi como turista me   ajudou na adaptação como residente.

Por isso, hoje queria comentar com vocês algumas coisinhas que podem ser muito úteis quando o desejo é vir “de mala e cuia”, como se diz na minha terra.

SAGRADA FAMILIA
Primeira visita à Sagrada Família.

Quem chega para viver aqui tem que saber que nesta cidade se fala espanhol…mas a língua oficial mais querida, mais amada e, portanto, valorizada, é a catalã. Se veio para ficar, acostume-se a ler e ouvir o catalão. Claro, todos são bilíngues e isso não será um motivo para recuar; porém, é legal saber da importância dessa língua e cultura assim que se chega aqui. Os catalães adoram ter sua história valorizada e isso inclui o idioma. Tanto que eles oferecem cursos grátis para adultos. Eu sou uma das alunas e confesso que desde que aprendi a perguntar qualquer besteira em catalão, recebo mais sorrisos.

Muito lindo chegar, encantar-se com a Sagrada Família, visitar a praia Barceloneta e se perder entre as ruas estreitas e milenares do bairro Gótico. Como diz a música do Tom…é impossível ser feliz sozinho. Se você vem só, passado o momento de deslumbramento inicial com a cidade, os skypes longos e diários com a família e amigos, vem aquele vazio…aquela coisa de…me falta algo…acredite, estão faltando pessoas! Somos sociáveis e conhecer pessoas é fundamental para estabelecermos em qualquer lugar.

Barcelona tem uma rede de centros cívicos (organizações do governo) distribuídos por bairros que oferecem uma infinidade de oficinas, aulas de danças, idiomas e grupos de tudo que você imaginar a um preço interessante. Em minha opinião, este é um canal riquíssimo para conhecer pessoas com os mesmos interesses e começar a adaptar-se à cidade.

Claro, sempre há a possibilidade de conhecer brasileiros também. Aqui são muitos os grupos de capoeira, rodas de choro, de samba, forró e se você vem com crianças, temos a Associação de Pais de Brasileirinhos na Catalunha, na qual sou professora de português a filhos de brasileiros e que muito mais que dar aulas, oferece um espaço de encontro entre as famílias. Se for estudante, também temos uma associação de estudantes e pesquisadores que trocam informações por e-mail. Enfim, há canais para você se enturmar, basta saber qual a sua praia.

Eu demorei um pouco para aproveitar toda esta rede organizada que ajuda – e muito – a começar a sentir-se em casa.

Chegou? Empadrone-se. Este é um procedimento fundamental para fazer qualquer outra documentação. Empadronar-se é apresentar à prefeitura o endereço onde você irá morar. A partir deste trâmite, é possível fazer o documento de identidade espanhol. Sem ele você não é ninguém aqui.

Conhecer a dinâmica da cidade também é bom. Barcelona oferece uma programação cultural intensa que está divulgada por toda a cidade e pela internet*. Os museus, por exemplo, são grátis todos os domingos depois das 15h e o dia todo no primeiro domingo do mês. Pode ser uma boa oportunidade de conhecer as obras de Picasso sem gastar nem um euro. Deixe o euro para tomar um café em alguma das cafeterias do Borne e terminar o dia passeando por este bairro lindo.

Se você é o tipo curioso ou intelectual vai se deliciar com as bibliotecas. Barcelona tem bibliotecas por toda a cidade, super equipadas, com acesso à internet e deliciosamente climatizadas. É um ótimo ambiente para estudar, relaxar na área de revistas e música ou simplesmente levar livros para casa. Qualquer um pode se associar e é de graça.

Se precisa de coisas para sua casa, a palavra é… IKEA…uma loja sueca que vende praticamente tudo para casa que não existe no Brasil, mas é a queridinha da Europa. Antes de sair comprando, vá ao Ikea. É um passeio inspirador e muito mais em conta que as lojas de bairro.

E se percebeu que há muuuuitas pessoas andando de bicicleta e não quiser comprar uma, faça o cartão da Bicing, o serviço público de bicicletas disponível para residentes. Você paga uma cota anual e pode retirar bicicletas nas estações por toda cidade. Há muitas.

Quem vem “tentar a vida”, imagino que buscará emprego. Há muitas páginas que reúnem ofertas de trabalho (indico a que eu mais gosto) e que podem ser um caminho para começar. No entanto, pessoalmente, não recomendo essa aventura por aqui. Atualmente a Espanha segue em crise e conseguir emprego não é impossível, mas digamos que já foi mais fácil, então… Procure vir com algo certo ou uma reserva financeira.

Enquanto o trabalho não vem, passeie e vá se apaixonando pouco a pouco por esta cidade. Garanto que não é difícil.

Até a próxima!

Links úteis:

Related posts

O que mudou depois que eu mudei de país

Gleice Garcia Santiago

Melhores praias na Comunidade Valenciana

Camile Wyatt

Onde morar em Barcelona

Carolina Lauzen

20 comentários

Vinicius Ferrari Novembro 4, 2015 at 6:34 pm

Muito legal Juliana. Obrigado pelas informações.
Pretendo ir no ano que vem, estudar a língua e fazer um curso em minha área. Sabe se estudante pode trabalhar em empregos informais? Como restaurante, bares, comércio em geral..

Resposta
Juliana Azevedo Gomes Março 16, 2016 at 10:20 am

Oi Vinicius!

Estudante pode trabalhar até 20 horas semanas. Em geral, você pode buscar estágios que contratem por este período. Nao é comum que lojas e restaurantes contratem por tao poucas horas diárias, salvo no verao, onde há muita demanda e tudo por acontecer! :-).
Busque práticas en Barcelona no google e vai aparecer bastante coisas!

Espero ter ajudado!

Resposta
Carol Benoit Dezembro 28, 2015 at 6:01 am

Ola Juliana, li cada um dos seus posts, ja que estou pesquisando o máximo de informações sobre Barcelona. Eu moro em Paris com a minha família e tenho pensado muito à longo termo de partir para Barcelona, onde a vida parece ser um pouco mais ‘leve’ vamos dizer. Eu gostaria de saber se você teria informações sobre o sistema escolar para crianças pequenas, como os pais fazem quando trabalham, se o costume é ter babàs ou se tem creches, enfim sobre a vida com crianças por ai.
Obrigada desde ja.
Caroline
[email protected]

Resposta
Juliana Azevedo Gomes Março 16, 2016 at 10:18 am

Oi Carol!

Pois aqui as escolas infantis começam a ser públicas a partir dos 3 anos. Antes disso, há creches particulares (entre 200 e 500 euros por mês) e muitas pessoas recorrem aos avós ou as babás. Como Barcelona é uma cidade multicultural, você pode escolher babá que fale francés, inglês, chinês ou atè português. Eu já fui babá aqui, é bastante comum.
As escolas funcionam de 9h as 16h e tem alguns períodos de feriados prolongados. Em geral, sao organizadas muitas colônias de férias nesses períodos, (tudo pago a parte).

Espero ter ajudado. te deixo a página do departamento d’ensenyament (ensino) daqui, pode esclarecer mais algunas dúvidas.
Departament d’ensenyament
Um abraço.

Resposta
ILMA MADUREIRA Março 15, 2016 at 7:13 pm

Ótimas dicas.
Grata

Resposta
paulo Abril 21, 2016 at 12:19 am

Hola Juliana,

Estou indo morar em BArcelona com meu filho que esta na secundaria. Voce poderia indicar bons colegios publico ou privado em Barcelona. Meu filho tem cidadania espanhola e fala fluente o espanhol.

Resposta
Juliana Azevedo Gomes Abril 25, 2016 at 12:00 pm

Boa tarde Paulo.

As escolas públicas aquí sao consideradas boas escolas. No entanto, é importante mencionar que no sistema público, a língua mais falada na escola é o catalao além do Espanhol. Nas escolas privadas internacionais o catalao também é ensinado, mas com menos protagonismo. Cabe a você decidir o que é melhor para seu filho.
Deixo aqui o site do departamento de educaçao pública, talvez possa ajudar:

http://queestudiar.gencat.cat/ca/estudis/educaciosecundariaobligatoria12_16/

Boa sorte!

Resposta
joselita Maio 8, 2016 at 10:12 pm

Ola Juliana,

Eu moro em Londres, e estou com uma oportunidade de morar em Barcelona.
Gostaria de saber quais os bairros bons , tranquilos e com escolas boas? Tenho 2 filhos , o mais velho ja esta na escola aqui em Londres.

Se vc puder me responder vou ficar muito grata.

obrigada
joselita

Resposta
Juliana Azevedo Gomes Maio 10, 2016 at 6:35 pm

Olá Joselita!

Olha, em Barcelona, a maioria dos bairros são ótimos, com todos os serviços perto. Se você quiser morar mais perto do centro, eu sugiro o bairro de Eixample, que tem tuuuuudo e é lindo.
Com relação às escolas, depende se você busca públicas ou privadas. Há escolas particulares bilíngues e as públicas são consideradas boas. Em geral as crianças estudam no mesmo bairro onde moram. Quando você chega e se empadrona (o registro de residência aqui) pode ir ao Departament d’Ensenyament e pedir orientação com relação a isso.
Boa sorte!

um abraço!

Resposta
Fabiana Maio 22, 2016 at 11:16 pm

Gostei muito de suas dicas ! Moro no Brasil e estou buscando um lugar para morar e ter mais segurança , qualidade de ensino é uma nova cultura !

Resposta
Ana Junho 8, 2016 at 3:13 pm

Querida Juliana, também estou mudando para Barcelona, onde farei doutorado na Universidade de Barcelona. Pretendo trabalhar como cuidadora de crianças ou idosos e/ou limpiadora/diarista.

Voce disse que trabalhou como baba. Como você conseguiu esta oportunidade?

O que você me diz sobre meus planos.

Ainda estou aprendendo espanhol. Meu namorado é español. Vamos morar juntos.

Obrigada

Bjs

Resposta
Ana Junho 8, 2016 at 3:16 pm

Querida Juliana, tudo bem?

Obrigada pelas dicas.

Também estou mudando para Barcelona, onde farei doutorado na Universidade de Barcelona. Pretendo trabalhar como cuidadora de crianças ou idosos e/ou limpiadora/diarista.

Voce disse que trabalhou como baba. Como você conseguiu esta oportunidade?

O que você me diz sobre meus planos.

Ainda estou aprendendo espanhol. Meu namorado é español. Vamos morar juntos.

Obrigada

Bjs

Resposta
Luciana Julho 8, 2016 at 5:50 pm

Maravilhoso esse post, Juliana!!!
Estou indo no fim do mês para Barcelona com o intuito de fotografar gestantes e bebês…
Sou fotógrafa aqui em Poa e desejo um dia poder trabalhar por aí também…
Adoraria alguma dica/ajuda já que trabalha com crianças e deve conhecer bastante o meu público alvo!
Pode me passar um contato para falarmos?
Um abraço,

Luciana

Resposta
Ana Janeiro 28, 2017 at 5:00 am

Oi Juliana
Parabéns pelo post
Minha filha e 4 colegas vão de estágio para Barcelona mas está difícil arrumar casa.
Pode me indicar algum site de confiança, uma imobiliária…
Obg

Resposta
Simone Agosto 11, 2016 at 2:32 am

Olá, Luciana,
Estou querendo passar um ano na Espanha, poderia me indicar uma cidade linda e aconchegante perto de Barcelona ?
Beijos

Resposta
Cristine Abril 3, 2017 at 5:40 pm

Oi Juliana, td bem?? Sou de São Leopoldo – RS (quase sua vizinha) e minha família e eu nos mudaremos para Espanha daqui uns meses, então estou lendo TUDO que você posta aqui sobre Barcelona 🙂
Meu marido foi transferido e a empresa fica em Parets (pertinho de Barcelona), porém estou olhando cidades com praia para ter algum atrativo a mais pro meu filho de 11 anos (que a princípio não queri ir)… Gostei muito de Montgat, você já foi lá? Tem alguma opinião para me dizer da cidade? Ou alguma dica de cidade próxima a Barcelona com praia e escolas internacionais?
Um beijo e desde já muito obrigada!

Resposta
maira Agosto 27, 2017 at 11:54 am

Muito legal as dicas! Obrigada por compartilhar.
Abraço!

Resposta
FABIANA SANTISTA Dezembro 4, 2017 at 12:50 pm

Acho melhor Portugal. Um país excelente com um clima e uma qualidade de vida incrível. Segurança e qualidade nos serviços públicos , além de falar a mesma lingua. Mas fujam de Lisboa, pois esta cada vez mais cara. Do resto das cidades de Portugal tem um custo de vida baixo.

Resposta
Patricia Dezembro 16, 2017 at 2:58 pm

OLÁ QUEIRA JULIANA!
SOU BRASILEIRA, TENHO APENAS O ENSINO MÉDIO, POREM TENHO UM SONHO DE MORAR FORA DO PAÍS,
A FINS DE LUTAR POR UM FUTURO MELHOR E ESTUDAR TAMBÉM.
ANDO LENDO ALGUNS POSTS SOBRE AS MELHORES CIDADES PARA SE RESIDIR NA EUROPA, E GOSTEI MUITO DO QUE LI SOBRE BARCELONA.
MORO COM UMA AMIGA E ELA TAMBÉM TEM VONTADE DE SAIR DO PAÍS. MORAMOS NUMA CORRUTELA NA CAPITAL DO ESTADO DE RONDÔNIA, NÃO TEMOS OPÇÃO DE UMA VIDA MELHOR POR AQUI. TEMOS MUITA VONTADE DE TENTAR UMA VIDA FORA… ME ACONSELHARIA A MORAR EM BARCELONA? É POSSÍVEL TRABALHAR E SOBREVIVER AI SEM UM ENSINO SUPERIOR? RESSALTO QUE ESTANDO AI FARIA TODOS OS CURSOS PROFISSIONALIZANTES POSSÍVEIS E CURSOS LINGUÍSTICOS TAMBÉM.
MESMO SEM TI CONHECER FICO FELIZ QUE VOCÊ SE SAIU BEM POR AI, ACREDITO QUE PASSOU POR DIFICULDADES, OQUE EU TAMBÉM PASSAREI, CASO ALGUM DIA EU VÁ, MAS TUDO É POSSÍVEL A QUEM TEM FORÇA DE VONTADE E VAI Á LUTA. TUDO DE BOM PARA VOCÊ.
BOAS FESTAS, UM FELIZ NATAL E ANO NOVO REPLETO DE TODOS OS SENTIMENTOS POSITIVOS.

BEIJOS!

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 16, 2017 at 9:30 pm

Olá Patrícia,
A Juliana Azevedo Gomes parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Espanha.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação