BrasileirasPeloMundo.com
EUA

10 dicas para trabalhar em casa com filhos pequenos

“Como você faz?” Esta é uma das perguntas que eu mais escuto quando digo que trabalho em casa, tenho uma bebê de 20 meses e não tenho ajuda da família ou de uma babá fixa. Vamos então falar um pouco sobre isso:

Se você está pensando em trabalhar no conforto de sua casa – home office –  e tem um bebê ou criança que ainda não está na escola, bem-vinda ao clube! Para a mãe que quer trabalhar em outro ritmo, que permita ter mais tempo com seus filhos, as opções aumentaram em função da internet. Várias empresas contratam neste modelo home office e existem ofertas para trabalho part-time, por projeto, por horas, que podemos escolher e adequar a nossa realidade. Além disso, você mesma pode criar o seu trabalho ideal e empreender, isso é o que vivo no momento, e vou dividir aqui algumas dicas que me ajudam no dia-a-dia a balancear trabalho, bebê, tarefas de casa, família e cuidados comigo e meu marido.

Trabalhar em casa é maravilhoso, mas requer muita disciplina também. E no caso de mamães com bebês e crianças pequenas acordar algumas horas mais cedo e dormir um pouco mais tarde, além de utilizar as sonecas dos pequenos para produzir está entre algumas das coisas a serem feitas para poder ter resultados efetivos trabalhando de casa (quase) sem ajuda.

Nos EUA o custo de uma babá é muito alto e por outro lado ainda não quero colocar minha filha em uma escola, já visitei algumas, mas acho que ainda não está na hora certa para nós duas, depois em outro post contarei mais sobre isso. E o principal: eu quero estar com minha filha o máximo de tempo possível nesta fase da vida dela. Então voltando a pergunta que citei lá de cima “Como você faz?” Não tem mágica: tem que ter disciplina, rotina, organização e adivinha? Alguma ajuda sim! Vem comigo e veja abaixo algumas dicas:

1  – Esteja saudável

Isso é fundamental, você tem que estar bem de saúde, mente e espírito, porque aí tudo fluirá de forma mais natural, as coisas se encaixarão e além do mais você vai precisar de muita energia. Se você acha que exercícios ou alimentação saudável serão metas difíceis em um primeiro momento, então comece bebendo muita água, se hidrate. Nosso corpo é composto em média de 60% de água, então não o deixe desidratado para não ter dores de cabeça, fadiga e outros sintomas que irão comprometer sua energia e irão te incomodar. Tenha sempre uma garrafa de água com você, pois esquecer de beber água é a coisa mais normal de acontecer. Depois aos poucos vá introduzindo hábitos saudáveis como alimentação natural e uma rotina de exercícios.

2  – Se exercite

Se conseguir fazer algum exercício, pelo menos por 10 ou 15 minutos todos os dias será maravilhoso para te energizar. Eu começo os meus dias fazendo yoga, o tempo, depende do que tenho planejado, pode ser desde 10 minutos até 1h30m. Se não faço pela manhã por algum motivo, faço a tarde com minha filha. Eu faço aulas online e presenciais. O importante é iniciar com algum tempo dedicado a você. Você também pode caminhar, correr, ir para academia, aqui nos EUA as academias contam com local onde você pode deixar seu filho (a) enquanto se exercita. Veja se onde mora existe uma opção assim também. Por aqui onde moro, o plano da academia que frequento permite até duas horas por dia no clubinho para crianças (kid’s club) onde deixo minha filha. E as vezes depois de me exercitar, utilizo o tempo restante para adiantar algum trabalho. Normalmente estes planos não permitem que você saia da academia, mas isso não é problema. Procuro um lugar mais tranquilo perto do local onde está minha filha e tenho comigo sempre meus fones de ouvido e então produzo alguma coisa, ou utilizo o tempo para relaxar um pouco, ouvir uma música por exemplo.

3 – Organizacão  e produtividade

Escreva o que precisa fazer. Quando você escreve a lista de coisas que tem para fazer é como se esvaziasse sua mente e isso traz clareza e te ajudará a definir melhor suas prioridades. Trabalhe com prazos antecipados pois normalmente funciona. Cole post-its na sua mesa do escritório, computador, geladeira, espelho do banheiro, carro ou outro local que veja sempre. Outras dicas em tempos tecnológicos: coloque no despertador do celular e /ou calendário o que você precisa fazer diariamente, seus compromissos, com um determinado tempo para cada um deles. Mande whatsapp para você mesma lembrando de tarefas que precisam ser cumpridas, envie frases de incentivo, fotos, o que lhe for útil para incentivá-la e ajudá-la a ser mais produtiva. Utilize a tecnologia a seu favor e não se distraia com redes socias e sites nos momentos que tem para realizar seu trabalho, todos nós procrastinamos, mas precisamos combater isto para conseguir realizar tarefas e atingir nossos objetivos.

4 – Horários para conseguir trabalhar

Acorde mais cedo do que de costume – Não é fácil, mas tente e vá aos poucos, 15 minutos ou 20 para iniciar e dependendo de sua rotina, você pode tanto utilizar este tempo para fazer yoga em casa mesmo, quanto para  adiantar alguma coisa do seu trabalho. A noite, na hora de dormir, coloque seu bebê para dormir e adiante seu trabalho – isto também lhe renderá produtividade, mas não fique sem dormir! Utilize os cochilos de seu bebê para adiantar trabalho também. Nos primeiros meses de vida do bebê é mais fácil, depois eles já não dormem tanto tempo, mas mesmo assim, você verá que as vezes 20 ou 30 minutos renderão muito, porque estará focada. Utilize algumas horas nos finais de semana para terminar ou adiantar algum trabalho. Converse com seu parceiro, peça ajuda e ajuste isto.

Não perca a Parte 2. Completarei as 10 dicas com mais soluções e listarei alguns sites com recursos interessantes para quem está na jornada do trabalho de casa com filho pequeno, longe de sua terra natal e sem ajuda. Beijo, e até lá.

Related posts

Dicas para imigrar como enfermeira para os Estados Unidos

Carleara Weiss

Dicas para comer em Nova Iorque

Debora L. Juneck

Dicas para aprender inglês

Livia Zillo

5 comentários

Aline Apolinário de Andrade Novembro 6, 2018 at 9:19 am

Estou tentando há exatamente 1 ano a trabalhar em casa com 3 filhos pequenos, mas têm sido muito difícil. Abri mão de uma carreira em uma grande mineradora Vale do Rio Doce pelo bem estar da família e hoje me sinto frustada e desvalorizada.

Resposta
Veronica Janeiro 7, 2019 at 1:34 pm

Difícil viu…quando se está focada você tem que parar tudo e recomeçar do zero. E se você não ajuda e outra pessoa ajuda o filho, você recebe um monte de julgamentos de presente…afffs… cansada viu

Resposta
Vera Silva Fevereiro 25, 2019 at 2:23 pm

Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

Resposta
THALITA Março 24, 2019 at 10:34 pm

Boa noite, também estou nessa luta… tenho três filhos e sozinha.
Me divorciei a um ano. tentei trabalhar mas é muito difícil babá é muito caro.
Ainda tem a van escolar, colocando no lápis fica inviável.
Preciso arrumar alguma coisa para trabalhar em casa….aceito sugestões.

Resposta
Liliane Oliveira Março 25, 2019 at 1:20 pm

Olá Thalita,
A Patrícia Penna, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação