BrasileirasPeloMundo.com
Empregos Pelo Mundo Holanda

Dicas para trabalhar na Holanda

Já pensou em viver em um dos 10 países mais felizes do mundo?

Trabalhar no mais tecnológico membro da União Européia? Confira a seguir dicas para atingir seu sucesso profissional.

Se você deseja uma vida segura com qualidade de vida acessível a Holanda tem muito para lhe oferecer. Com ótimas oportunidades de emprego, a terra dos moinhos é um ótimo atrativo para quem busca um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

 Como é o trabalho na Holanda?

Considerado o país onde se trabalha menos por hora, os países baixos estão no ranking entre os 10 mais felizes do mundo. Dizem que por trabalharem menos, os holandeses além de mais felizes são altamente produtivos. A grande maioria dos trabalhadores realizam uma jornada de 35 horas por semana. Sendo cada vez mais comum encontrar aqueles que desempenham suas atividades apenas de segunda a quinta-feira.

Trabalhar em outro país

O desafio de entrar no mercado de trabalho no exterior não é para todos, digo isso por experiência pessoal. Mudar a língua, a rotina e os amigos não é novidade para quem intenta uma carreira internacional. O que muitos não sabem é que para desfrutar das benesses oferecidas por um país de primeiro mundo, você precisa abrir mão de algumas coisas

Diferenças entre trabalhar no Brasil e na Holanda

pic2gF03U

O horário de almoço dura apenas meia hora. Na Holanda quem trabalha leva uma lancheira com um sanduíche. Por costume ou falta de tempo ninguém faz uma refeição quente na hora do almoço. Ao contrário de São Paulo, difícil encontrar pessoas engravatadas no ambiente de trabalho. Os holandeses não estão  preocupados com a aparência muito menos com a moda. No começo achei estranho ver executivos com blusa listrada e calça xadrez. Mas minha percepção de vida mudou e hoje penso que eles estão certos, devemos viver como nos sentimos melhor e confortável, não apenas seguir um padrão estipulado pela sociedade.

Discriminação no trabalho

 

Eleita diversas vezes um dos melhores lugares mundo para expatriados, a terra das tulipas não discrimina estrangeiros. No ambiente do trabalho, não poderia ser diferente. Todos são tratados da mesma forma, o uso de títulos como doutor, mestre ou professor são ignorados. Mesmo aqueles que detêm o mais alto cargo da empresa, não gostam de demonstrar.

Ao final da jornada, a bicicleta é o meio de transporte de todos. A hierarquia social é deixada de lado pelos holandeses.

Aprendi na terra dos tamancos a ser tolerante e respeitar as diferenças culturais. Ao entrar no mercado de trabalho, você certamente irá se deparar com um universo multicultural que permite uma contínua interação entre pessoas de todos os lugares do mundo.

Língua

Se seu sonho é trabalhar na Holanda, pelo menos o inglês você tem que dominar. Como sabemos, a língua inglesa já não é mais diferencial e sim um requisito essencial para qualquer área de trabalho. Como a educação nos países baixos é elevada, todos falam inglês perfeitamente independente da classe social. Recomendo aprender o holandês, pois apesar de complicado irá te proporcionar mais vagas de trabalho e quem sabe até um aumento no salário.

Visto

O assunto é tão complexo que a maioria dos sites se eximem de prestar essa informação. Não sou nenhuma expert no assunto, mas posso descrever o que eu sei. Antes de tudo recomendo você a consultar o site do consulado para uma informação mais detalhada 

O próximo passo certamente seria iniciar sua busca para encontrar um emprego na Holanda. Quem faz a solicitação do seu visto na maioria das vezes é o empregador. Vale lembrar que o visto de trabalho varia conforme o tipo de trabalho que você exercerá.

Após essa etapa, uma entrevista no consulado holandês (no Brasil) será necessária. Além disso, são exigidos alguns documentos os quais devem ser legalmente traduzidos em holandês, inglês, francês ou alemão por um tradutor em juramentado.

Como em média leva entre 5 a 20 dias para o visto ficar pronto, recomendo que você envie seu pedido com antecedência.

Quando você chegar na Holanda, lembre-se que terá três dias para se apresentar na prefeitura e realizar o registro de residência. Nessa ocasião, você receberá o seu BSN(burgerservicenummer) que é seu número de identificação na Holanda (uma mistura de CPF com RG).

Como encontrar emprego na Holanda ?

Inúmeras são as oportunidades para expatriados. Empresas multinacionais como por exemplo :ING, Shell Group, Unilever, Philips e Heineken buscam funcionários internacionais para integrarem suas equipes.

Existem agências internacionais de trabalho que disponibilizam vagas para estrangeiros na língua inglesa. As oportunidades de emprego são das mais variadas possíveis como área de Marketing, TI, Educação, Saúde entre outras. Vale a pena conferir:

1) Adams recruitment

2) Top language jobs 

3) Undutchables

Muitas pessoas reclamam que não encontram nenhuma oportunidade de emprego quando pesquisam nos sites de busca. A razão pela qual as oportunidades são pequenas ou zero seria porque essas pessoas realizam suas buscas em inglês. Para encontrar uma vaga de trabalho, você deve procurar como um nacional ( holandês). Hoje em dia existem inúmeros sites que traduzem para o português.

Então não perca tempo e encontre já seu emprego :

1) Allevacatures 

2) National evacature bank 

3) Monster

Outra dica seria procurar através das entidades governamentais que firmam parceria com agências e sites. A primeira, UWV WERK bedrijf , é um serviço oferecido pelo governo para facilitar a busca de emprego no país. O segundo serviço, IND faz parte do programa de imigração e naturalização do governo. Essa entidade traz uma lista das principais empresas da Holanda que oferecem visto para estrangeiros. Entre em contato por email coma  empresa desejada e boa sorte.

Tenho amigos que encontraram o trabalho dos sonhos na Holanda por meio  do site Linkedin. A plataforma para quem não conhece, funciona como uma rede social voltada para os negócios. Para entrar em contato com empregadores estrangeiros é necessário ter seu CV em inglês e com foto.

Se você não encontrou nada nos sites em holandês e no Linkedin, não se preocupe, ainda tenho mais uma dica. Existem vários grupos no facebook que disponibilizam vagas de emprego internacionais. Nesse espaço você também pode descrever suas habilidades e mostrar em que área gostaria de trabalhar. Não sabe como encontrar os grupos? Sem problemas, eu te ajudo. Procure por :

1)Trabalho na holanda

2)Profissionais brasileiros na holanda

3)Werk in netherlands

Pense positivo, não desista do seus sonho de trilhar uma carreira internacional.

Gostou das dicas? Qual você já utilizou para encontrar seu emprego?

Conte sua experiência aqui nos comentários!

Related posts

Custo de Vida na Holanda

Melissa Alfeu

Existem carros na Holanda?

Roberta Veronezi Figueiredo

Natal e o Sinterklaas na Holanda

Regina Oki

2 comentários

Cristiane de Oliveira Junho 23, 2016 at 9:19 pm

Legal q os holandeses estão aceitando melhor os estrangeiros no mercado de trabalho, né?

Países Baixos é um dos meus países favoritos! <3

Resposta
Patricia Janeiro 25, 2017 at 7:43 pm

Estou muito interessado em ir para Nimega, na Holanda, alguém sabe me dizer algo sobre a cidade?

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação