BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Romênia

Dicas parar alugar imóvel em Bucareste

Está de mudança e quer informações e dicas parar alugar imóvel em Bucareste? Neste artigo, detalho o assunto iniciado ao escrever sobre o custo de vida local, contando o que é preciso saber para se situar na cidade.

Bucareste por bairros

O primeiro passo é escolher aonde morar, optando pelo que melhor atenda às suas necessidades. No caso, a cidade está dividida em 6 setores, cada um englobando os seus respectivos bairros. Os setores são administrados por sub-prefeituras que cuidam dos serviços concernentes à localidade, como manutenção de ruas e coleta de lixo. Vejamos como fica essa divisão:

Setor 1: Dorobanți, Băneasa, Aviației, Pipera, Aviatorilor, Primăverii, Romană, Victoriei, Herăstrău, Bucureștii Noi, Dămăroaia, Străulești, Chitila, Grivița, 1 Mai, Pajura, Domenii

Setor 2: Pantelimon, Colentina, Iancului, Tei, Floreasca, Moșilor, Obor, Vatra Luminoasă, Fundeni, Ștefan cel Mare

Setor 3: Vitan, Dudești, Titan, Centrul Civic, Balta Albă, Dristor, Lipscani, Muncii, Unirii

Setor 4: Berceni, Olteniței, Văcărești, Timpuri Noi, Tineretului

Setor 5: Rahova, Ferentari, Giurgiului, Cotroceni, 13 Septembrie, Dealul Spirii

Setor 6: Giulești, Crângași, Drumul Taberei, Militari, Grozăvești, Ghencea

Bucareste por setores

Já por áreas ou direções, a cidade se reorganiza, montando a seguinte configuração, que leva em conta os bairros mais populares:

Norte: Dorobanți, Aviatorilor, Herăstrău, Primăverii, Floreasca

Subúrbios do Norte: Băneasa, Pipera

Sul: Berceni, Giurgiului e parte de Cotroceni

Leste: Titan, Vitan

Oeste: Drumul Taberei, Grozăvești

Centro: Romană, Victoriei, Unirii, Cotroceni

No geral, tem-se o consenso de que o norte é mais próspero, o sul, mais modesto, enquanto o leste e o oeste se situariam no meio.

Passando uma vista, Pipera tem uma vizinhança residencial, com algumas empresas instaladas. Sem grandes atrativos, além da proximidade com escolas, não oferece uma vida independente de bairro. Já Herăstrău, Floreasca, Aviatorilor e Dorobanți estão próximos aos grandes parques e possuem comércios interessantes, propiciando andanças úteis. É também nesse miolo aonde está a maior parte dos restaurantes e cafés badalados. Quanto à Romană e Victoriei, pode-se dizer que abrigam a vida cultural e boêmia da cidade, ao mesmo tempo em que sediam locais de trabalho. E sobre Titan, este também oferece vida independente de bairro, com comércio próprio e proximidade a um grande parque que leva o seu nome.

De acordo com a Well-Come Expats, braço da imobiliária Imoteca, especializada no aluguel de residências para estrangeiros, os bairros de maior popularidade, entre expatriados, são Pipera, Herăstrău, Floreasca, Aviatorilor e Dorobanți, sendo Pipera e Herăstrău os mais procurados pelos recém-chegados com criança em idade escolar, por estarem próximos das escolas internacionais, no caso, a americana (American International School in Bucharest), a francesa (Lycée Français Anna de Noailles) e a britânica (British School of Bucharest).

Quanto ao Centro, sobretudo Romană e Victoriei, desperta o interesse de estudantes, executivos, solteiros e casais sem filhos.

Em complemento, quem procura por casa, Băneasa e Pipera são alternativas mais viáveis às mansões situadas em Aviatorilor e Dorobanți, podendo, também, o mesmo público do Centro, encontrar boas opções de apartamentos entre Herăstrău e Floreasca.

Valores

Vale ficar atento ao fato de que, quando um imóvel é anunciado, será informado o número de quartos, no sentido da quantidade de cômodos e não de quartos para dormir. Nessa conta, geralmente se exclui cozinha e banheiro, por ser implícita a existência. A maioria dos imóveis está equipada com fogão e geladeira, mas não necessariamente com máquinas de lavar louça e roupa.

Segundo a Imoteca, a média do aluguel na região norte (levando em consideração ser a mais procurada por estrangeiros), varia da seguinte forma, lembrando que os valores não incluem eventuais taxas de condomínio, ou despesas outras, como gás, luz e aquecimento:

2 cômodos: entre 600,00 e 900.00 Euros + IVA

3 cômodos: entre 800,00 e 2.100,00 Euros + IVA

4 cômodos: entre 1.000,00 e 3.700,00 + IVA

É importante saber que o IVA (imposto sobre valor agregado), também conhecido pela sigla, em inglês, VAT (value added tax), incidente sobre alugueis residenciais, na Romênia, tem alíquota de 19%.

Ainda de acordo com a imobiliária, orçamentos menores também encontrariam opções nessa área da cidade.

Formalidades

Para alugar, é apenas requerida a apresentação de passaporte ou documento de identidade local, não sendo necessário fiador. De praxe, pede-se o pagamento adiantado de um mês, e o depósito, em garantia, de um a dois meses de aluguel, a ser devolvido no término do contrato.

O prazo mínimo costuma ser de um ano. No caso do locatário devolver o imóvel antes do tempo, dependendo do estabelecido contratualmente, deverá arcar com o valor da penalidade previamente estipulada, geralmente, um mês do aluguel, ou abrir mão da caução.

O que mais levar em conta na hora de alugar

Parques e jardins – Como contei ao escrever sobre o que fazer em Bucareste no verão e no inverno, os parques e jardins da cidade são opções de lazer que enriquecem a vida local. Sendo assim, é interessante alugar um imóvel próximo aos muitos parques espalhados pela região metropolitana.

Metrô e transporte público – Também como detalhado no artigo sobre transporte público, morar perto de uma das 51 estações de metrô é uma ajuda e tanto para fugir do trânsito – com tendências caóticas – da cidade.

Prédios residenciais e comerciais – É comum encontrar construções aonde imóveis residenciais coabitam com espaços comerciais. Por não estarmos acostumados a este arranjo, antes de fechar o contrato, fica o conselho de visitar o prédio para checar que tipo de comércio ou escritório funciona no local, e assim ter uma ideia se o movimento incomodará a sua morada.

Construções anti-sísmicas – Bucareste está situada em área sujeita a terremotos de alta magnitude. Antes de alugar, é importante se certificar se a construção é anti-sísmica. Para isso, deve-se evitar prédios e casas mais antigos, como os construídos nas décadas de 1920-1930, situados, em sua maioria, no Centro, e prestar atenção aos imóveis marcados com a “bola vermelha”. O sinal redondo e vermelho, apregoado na fachada, informa que a construção não é segura, em caso de terremoto. Com o intuito de trazer transparência e segurança ao mercado imobiliário, foi criado um mapa sísmico da cidade, apontando as áreas mais sujeitas a eventuais impactos. Em complemento, ainda traz uma lista de ruas com o número das construções que estão em risco. Essa informação encontra-se no site Risc Seismic. Escrito em romeno, é de fácil navegação. A lista de ruas está na aba Catalog Strazi.

Related posts

A história do comunismo pelas ruas de Bucareste – Parte I

Cristina Hélcias

Onde morar em Joanesburgo?

Thaís Helena

Minha experiência com o sistema de saúde romeno

Juliana Gehring

5 comentários

Rita Schlicht Julho 17, 2018 at 3:07 pm

Ola Cristina,
Tudo bem? Me chamo Rita Schlicht e sou brasileira de Aracaju/SE e que ama a terrinha ❤️ mas que mora há muitos anos pelo mundo por motivos de transferência de trabalho.
Já morei na Nigeria, angola, Escócia, Paris etc… agora estamos em Abu Dhabi e nos transferiram para Bucareste.
Tenho um friozinho na barriga, primeiro pq já estava me acostumando a morar aqui, tenho uma vista do mar desde meu apartamento que me acalma, o mar acalma a alma.
A transferência já será para daqui uns meses porém, preciso conseguir adiar por motivos particulares até o final deste ano, enfim,
Queria saber mais sobre este lugar, o que você me aconselha? Tenho um cachorro ( galgo italiano) será fácil pra ele transitar pelos parques e ruas da cidade? Lugar pra morar? Tenho 3 filhas mas estão fora por conta da universidade etc..
segurança, facilidades e dificuldades?
Espero que você possa me ajudar em algumas dúvidas e espero também poder te conhecer.
Um beijo ,
Rita

Resposta
Cristina Hélcias Julho 17, 2018 at 4:44 pm

Olá, Rita, espero que corra tudo bem com a sua mudança! Eu não moro mais em Buscareste, mas escrevi alguns textos que podem ajudá-la nas suas dúvidas. Sobre onde morar, todas as minhas impressões estão nesse artigo onde deixou o comentário e sobre ter cachorro, também tenho e foi bem tranquilo passear por parques, viajar e até mesmo ir com o bicho em restaurantes com terraço, durante o verão. Deixarei os links dos outros textos por aqui. Abraço, obrigada pelo comentário e wue Bucareste traga muitas alegrias!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação