BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha

Dicas para dirigir durante o inverno na Alemanha

Dicas para dirigir durante o inverno na Alemanha.

Já falei antes, mas eu vou repetir: eu não gosto do inverno alemão! Muito frio, gelo e neve só é legal se você for ficar o dia todo em casa, enrolado em uma cobertinha, de frente para uma lareira tomando um chocolate quente. Se você, assim como a maioria das pessoas, precisa acordar cedo e sair para trabalhar, estudar, um compromisso, enfim, você irá concordar comigo que o inverno não é nada prático! Agora imagine dirigir no inverno na Alemanha?

Você precisa se preparar com camadas e camadas de roupas, luvas, touca e cachecol para, depois de “criada a coragem”, sair do ambiente quentinho da sua casa para o lado frio e sombrio. As temperaturas são muito baixas, quase sempre negativas pela manhã, além da presença muito tímida do sol, apelidada por mim como “claridade”, que começa entre as 8:30 – 09:00 horas da manhã e termina por volta de 16:30 – 17:00 horas.

Depois de todo o preparo, você vai até seu carro e, surpresa! Ele está congelado. Dica número 1 de quem mora na Alemanha: no inverno, se programe sempre para sair mais cedo que o normal. Você irá precisar gastar uns minutinhos a mais para descongelar ou raspar os vidros do seu carro pois os carros que ficam estacionados em áreas abertas, como na rua, por exemplo, criam uma camada de gelo em todo o vidro durante a noite. O gelo é o resultado da associação da alta umidade do ar e da baixa temperatura e que impede sua visibilidade.

Por isso, é preciso raspar os vidros. Existem disponíveis no mercado diversos tipos diferentes de espátulas para te ajudar neste serviço. O meu método preferido, no entanto, apesar de um pouco mais caro que a espátula, é dar uma generosa borrifada de descongelador, facilmente encontrado em diversas lojas e supermercados. Este mesmo líquido azul descongelador também pode – e deve – ser usado em substituição a água do reservatório do limpador de para-brisas. E se der preguiça de raspar o gelo dos vidros, nem pensar em jogar água quente, hein? Isso pode estourar o vidro.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

Para raspar ou descongelar os vidros, use luvas – de preferência impermeáveis. Eu, particularmente, uso luvas inclusive dentro do carro, pois o volante e o câmbio da marcha ficam muito frios e, com isso, eu perco um pouco a sensibilidade dos dedos. Outro item que eu aconselho ter dentro do seu carro é uma flanela limpa. A flanela, ou um pano de boa absorção qualquer, te ajudam a limpar os vidros pelo lado de dentro do carro, diminuindo a umidade e também a desembaçar os vidros mais rápido. Acredite em mim, os vidros embaçam muito no inverno e isso pode ser um pesadelo para quem tem que dirigir todos os dias.

Se você tiver um carro chique, que é equipado com um sistema de aquecimento independente, você pode acionar um botão à distância minutos antes da sua saída, como um alarme, ativando o aquecimento do carro, desembaçando os vidros e fazendo todo o trabalho chato para você. Claro que existe um preço de investimento inicial alto para isso, além de consumo extra de combustível. Contudo, esta ainda não é a minha realidade.

Uma vez ligado o carro, acione a função aquecedor e deixe ela até seu próximo ponto de parada. Durante seu trajeto, se houver gelo na pista, reduza sua velocidade suavemente. Não faça freadas e nem mudanças bruscas de direção, pois o carro pode derrapar e rodar na pista. Se isso infelizmente acontecer (de o carro deslizar), a orientação é tirar os pés dos pedais e tentar controlar a direção do carro pelo volante. Evite usar os freios e faça a redução da velocidade usando o câmbio, do mesmo modo que faria em uma aquaplanagem.

Se você se deparar com neve, não se desespere. Tome as mesmas precauções de quando o asfalto está congelado, além de ligar o limpador de para-brisas. Evite transitar por estradas menores e dê preferência para as que tem maior circulação, pois o governo cuida para que elas recebam uma generosa camada de sal, o que ajuda a derreter a neve do chão mais rápido.

Se seu carro ficou estacionado em local aberto e acumulou neve, antes de sair, você, além de raspar os vidros como falei antes, também precisará raspar os faróis e o teto do carro. Deixar neve acumulada no teto do carro pode causar acidentes pois, quando frear, a neve do teto pode escorregar e ir para a frente do seu vidro, ou, quando acelerar, a neve pode cair no carro que vai atrás de você na rodovia.

Vale lembrar que o governo alemão exige o uso de pneus específicos de inverno, pois estes têm maior aderência, reduzindo as chances de seu veículo deslizar no asfalto congelado.

Então, o que achou do texto? Ficou curioso sobre outros detalhes e dicas da Alemanha? Continue acompanhando o Brasileiras Pelo Mundo!

Bis dann!

Related posts

100 anos do sufrágio feminino na Alemanha

Nathalia Vitola

O Norte da Alemanha e suas peculiaridades

Marcela Vieira

Sete anos em busca de um emprego na Alemanha

Larissa Da Costa

1 comentário

Junior Giroto Junho 24, 2017 at 12:33 am

Oi Sarah,

Como vai?
Estou indo morar em Munster no comeco de Julho.
Pesquisei um monte de coisas ja, voce teria alguma dica para eu achar acomodacao, como (flat) essas coisas?
Estou um pouco preocupado com isso.

Desde ja meu muito obrigado

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação