BrasileirasPeloMundo.com
Argentina Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Documentos para ficar legal na Argentina

Documentos para ficar legal na Argentina.
Pois é, o ano começou, muitas mudanças políticas e econômicas estão acontecendo, as contas estão subindo vertiginosamente, mas era o esperado para quando o Cepo ao Dólar fosse retirado e ele foi. Muitas pessoas perguntam quais os documentos para ficar legal na Argentina e escrevem querendo vir para cá.
Para não se tornar um imigrante ilegal- porque não é uma boa sair do seu país para ficar ilegal em outro com cultura e língua desconhecidas, não é mesmo?  – darei algumas informações importantes neste post.
Brasileiros podem entrar na Argentina como turistas apenas portando o RG ou passaporte. O visto será válido por até noventa dias. Algumas pessoas que querem passar apenas uns cinco ou seis meses e por isso não querem pedir o documento, vão de barco até o Uruguai, passam um dia em Colônia de Sacramento e voltam, assim, renovando o visto por mais noventa dias.

Porém, para quem quiser ficar mais tempo, trabalhar de forma legal e morar, é necessário entrar no site Migraciones Argentina, pedir um turno, ou seja, agendar uma data para ir até lá apresentar todos os documentos e solicitar a Precária.

Leia também: cheguei na Argentina, e agora?

Ao entrar no site e no link sobre o assunto,  o interessado irá encontrar a lista com todos os documentos necessários. Antes de pedir esse turno, é preciso ir até a Polícia Federal Argentina e pedir o certificado de antecedentes criminais que tem três prazos: 24h, 48h e uma semana. Claro que o preço varia de acordo com o prazo. Depois, deve-se pedir o atestado de antecedentes criminais do Brasil no Consulado Brasileiro, que é um serviço gratuito.
Blog_fev_02
Fonte: http://www.migraciones.gov.ar/
Ao retirar seu atestado argentino, ele terá um número que será solicitado para pedir o turno online. Todos esses trâmites são feitos online, NÃO ADIANTA IR PESSOALMENTE. Depois é só aguardar o dia marcado, que pode demorar de algumas semanas até meses. Por isso é bom começar o procedimento no primeiro ou no segundo mês de chegada.
Claro que tudo isso pode mudar ou sofrer modificações em 2016, já que o novo presidente informou que haverá mais controle sobre a imigração em seu governo.
Fonte: http://www.viajaraargentinahoy.com.ar/tramites/obtener-dni-en-cordoba/18925
Fonte: http://www.viajaraargentinahoy.com.ar/tramites/obtener-dni-en-cordoba/18925
Com todos os documentos e fotos em mãos, caso seja requisitado, compareça na Migraciones no dia agendado. Quando chegar a sua vez eles farão algumas perguntas de praxe e, caso não haja nenhum problema, você já sairá de lá com a Precária que te dará mais noventa dias. Dentro deste período você receberá seu DNI,  que pode ser provisório (válido por dois anos e depois deste tempo há que se refazer todo o trâmite para, só depois, pedir o permanente) – esse foi o meu caso-  ou permanente, com validade maior, mas não definida, via correio.
Com a Precária em mãos, você já poderá ir na Anses solicitar o Cuil, que dá direito a trabalhar na Argentina. No entanto, não aconselho pedi-lo com a Precária, pois quando chegar o DNI, você terá que ir novamente na Anses  trocar pelo número de Cuil definitivo.
Com esses dois documentos qualquer pessoa pode trabalhar em território argentino.

Related posts

Trabalho e visto na Áustria

Mariana Gonçalves

Tipos de visto para morar na Tailândia

Dani Vidal

Bolsas de doutorado e pós-doutorado na Argentina

Fabi Lima

115 comentários

cleiton Março 29, 2016 at 6:47 pm

Obrigado pelas dicas, estou atualmente no processo de mudança para Buenos Aires, quero trabalhar como músico ai.
Abraços!

Resposta
Ina de Oliveira Março 30, 2016 at 12:40 am

Boa sorte, Cleiton!

Resposta
Regilaine Dezembro 20, 2017 at 11:59 pm

Boa noite Ina, estou indo morar ano que vem e já estou procurando saber sobre as documentações. Meu maior medo é não conhecer ngm. Estou indo com a minha filha ficarei com meu noivo. Tem alguma dica pra que eu possa estar me envolvendo mais ou Realizando trabalhos voluntário ? Vc já dá aula de português aí? Eu sou professora tbm. Bjus e obrigada pelo post

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 22, 2017 at 5:46 pm

Olá Regilaine,
A Ina de Oliveira parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Argentina.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
rodrigo Abril 2, 2016 at 3:02 am

Ina boa noite sendo eu barbeiro seria bom pra mim morar em buenos aires

Resposta
Ina de Oliveira Abril 3, 2016 at 7:41 pm

Oi Rodrigo,
Na verdade não existe uma resposta concreta para a sua pergunta. Existem muitos salões aqui e vejo tanto homens como mulheres trabalhando neles, mas não saberia te dizer se é uma área aberta a imigrantes brasileiros. Boa sorte.

Resposta
Marília Letícia Outubro 19, 2017 at 3:18 pm

Ina fiquei muito interessada por sua história, sou graduada em letras e estou com muita vontade de ir morar em Buenos Aires, visitei aí e fiquei muito tentada a ir morar.

Resposta
Viviane Camilo Abril 14, 2016 at 4:53 pm

Por favor preciso muito me mudar para a Argentina. Mas tenho uma filha de 14 anos não sei como fazer para colocá-la em uma escola publica. Ela nao fala espanhol.

Resposta
Ina de Oliveira Abril 18, 2016 at 8:56 pm

Oi Viviane,
O ideal é entrar no site de imigraçao Argentina e conhecer melhor sobre o procedimento, mas se estiver vindo transferida peça a empresa que lhe indique o que fazer. Eles poderao auxiliá-la melhor sobre o assunto.
Boa sorte.

Resposta
Vera Lucia Bayerlein Maio 4, 2016 at 3:37 pm

Bom dia, Ina

Gostei muito das informações, comentários e posicionamentos. Certamente sua formação contribuiu muito para isso.
Conheço Buenos Aires e tenho interesse em morar em algum canto romântico. As afinidades me atraem e como sou aposentada, nada me impede.
Apreciei muito as informações sobre a legalização da permanência. Estive recentemente nos países latinos da Europa e me causou espanto tanto imigrante clandestino…..
Parabéns pelo trabalho
Abraços

Resposta
Ina de Oliveira Maio 10, 2016 at 12:24 am

Oi Vera,
Que bom que gostou do post e obrigada.
Aqui na Argentina também tem bastante imigrante brasileiro ilegal. Infelizmente isso acontece porque muitas pessoas pensam que é muito fácil viver em outro país e não dão a devida importância a cultura, ao idioma e o mais importante: que será sempre um imigrante. Fatores como sorte e conjuntura atual do país para onde vai também contribuem, mas o fato é que muitos chegam em outros países achando que darão um jeito e tal e a realidade mostra ser bastante diferente. Informação hoje em dia é tudo, mas bom senso também, afinal não é possível pagar contas com sonhos não é mesmo? Ainda mais numa outra realidade.
Boa sorte com os seus planos e continue nos acompanhando.

Resposta
Cinthia Maio 10, 2016 at 5:24 pm

Olá, Ina, tudo bem?

Estou planejando ir para Buenos Aires no início do próximo ano. Acha que com uns R$ 15 mil consigo viver por uns 4 meses tranquilamente? Como está o mercado de trabalho? Acha que nesse período já consigo a DNI e trabalhar lícita aí? Sou jornalista e até a viagem, terei um ano de estudo de espanhol.

Resposta
Ana Julho 31, 2016 at 5:47 pm

Eu pretendo mudar para Neuquén em até um ano e meio, O que me preocupa são essas coisas de ir pessoalmente, visto que Neuquén é longe das principais embaixadas e consulados.

Resposta
Ina de Oliveira Julho 31, 2016 at 8:41 pm

Oi Ana,
Terá que ver se poderá fazer algum dos trâmites em Neuquén e depois vir a Buenos Aires na data que tiver que ir à Migraciones.

Resposta
Beatriz Furtado Agosto 21, 2016 at 11:11 am

Bom dia Ina.

Recebi uma boa proposta de um amigo para morar em La Plata.
Gostaria de saber se no caso de estar com o nome sujo aqui no Brasil interfere em alguma coisa para mudar permanentemente para a Argentina.
Quero agradecer pelas informações aqui prestadas, me ajudaram muito,

Obrigada!

Resposta
Ina de Oliveira Agosto 24, 2016 at 4:47 pm

Olá Beatriz,
Isso poderá complicá-la porque pode aparecer quando puxarem os antecedentes ou quando precisar renovar o passaporte já que o seu CPF está comprometido.

Resposta
Jorge Henrique Neres Setembro 23, 2016 at 10:33 pm

Boa noite Ina.
Suas informações me ajudaram muito, obrigado.
Quanto tempo eu gasto resolvendo todos esses procedimento? É obrigatório ter o passaporte ,ou posso ter apenas o RG,CPF para ficar legal ? Pretendo me mudar para Argentina ,tenho muitas dúvidas ,me ajuda?

Resposta
Ina de Oliveira Setembro 26, 2016 at 11:10 pm

Oi Jorge,
Entre 1 e 3 meses. Tudo dependerá da data que conseguirá ao agendar a entrevista. Quanto a documentaçao, basta entrar nos links que deixei e verificar a lista de documentos pedida, pois pode ter mudado algo.

Resposta
Ruth de souza meira Outubro 8, 2016 at 11:44 pm

É obrigatorio passaporte para viver na argentina?

Resposta
Ina de Oliveira Novembro 21, 2016 at 9:43 pm

É necessário para poder pedir o DNI.

Resposta
Ina de Oliveira Novembro 21, 2016 at 9:46 pm

Oi,
É necessário para solicitar o DNI.

Resposta
Carol Novembro 19, 2016 at 11:02 am

Olá! Namoro com um argentino a quase dois anos, estou indo a Buenos Aires ficar com ele por uns 7, 8 meses. Gostaria de saber se compensa fazer o dni provisório, e se posso entrar com visto de turista, e o que falo na imigração?
Obrigada!

Resposta
Ina de Oliveira Novembro 21, 2016 at 9:32 pm

Oi Carol,
Na imigracao voce nao fala nada. Diz apenas que vem fazer turismo, caso perguntem, e aqui voce tem duas opcoes: a) ao completar 3 meses, ir ao Uruguay passar um finde e voltar e ter mais 3 meses, ou comecar os tramites para ter o DNI.

Resposta
lopes Setembro 21, 2017 at 10:08 pm

Isso tem razão
Só ir no Uruguai e dormir em colonia uma noite
Assim eu fazia quando morava em Buenos Aires
Já pra quem mora no lado oeste da argentina
Só ir no Chile e fazer o mesmo
Pois tbem trabalhei lá de gasista
E fazia o mesmo
Não tem mistério

Resposta
Michelle Dezembro 12, 2017 at 3:49 pm

Oi boa tarde
Eu quero muito ir embora do brasil,estava pensando em ir para lisboa. Tentar a vida la,mas tenho 2filhas e teria que ir sem elas e tentsr busca las depois,mad ficar longe delas seria sofrido demais.Entao me indicaram a argentina. Eu gistaria fe saber se é facil arrumar serviço la e levar minha família.

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 13, 2017 at 6:44 pm

Olá Michelle,
A Ina de Oliveira parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Argentina.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Allisson Oliveira Dezembro 12, 2016 at 1:01 am

Ola Ina

Tenho programado minha mudança para argentina já faz algum tempo e gostei muito do que li no seu blog.
Sabe se posso requerer reunião familiar após adquirir o DNI?

Resposta
César Alves de lima Dezembro 21, 2016 at 11:22 pm

Oi Ina boa noite tudo bem? Bom eu e minha namorada estamos indo para Argentina em Fevereiro de 2017 e ela está indo como estudande, ela cursar na UBA e eu queria me legalizar no pais para poder trabalhar. como faço isso? Poderia me dar um Norte por favor de como?

Resposta
Aline Almeida Janeiro 22, 2017 at 6:12 pm

como ela fez pra morar?eu quero muito estudar lá… [email protected]
se puder me fornecer algumas informaçoes,ficarei grata.

Resposta
Antoni Janeiro 6, 2017 at 2:45 pm

Olá, quero ficar de 6 a 12 meses em Bariloche, tem algum site para alugar um imóvel com preço bom para um casal?

Resposta
Natasha Janeiro 19, 2017 at 4:48 am

Ola, eu ja fui para Buenos Aires 2 vezes como turista, 1 em 2011 e outra em 2012. Agora estou morando a 4 anos na Irlanda como estudante mas a europa também esta em recessão e não estou mais vendo uma luz no fim do túnel aqui, também não quero voltar para o Brasil. Minha pergunta é a seguinte. Aqui na europa, se você não tem descendente (passaporte) europeu é praticamente impossível morar aqui tranquilo sem precisar ficar renovando sua situação de alguma forma, até se você ganha um Work Visa(visto de trabalho) ou casar isso não te garante aqui por muito tempo. Na Argentina é a mesma coisa? Digo, preciso entrar como estudante ou investidor ou casar ou com contrato de alguma empresa etc pra poder morar lá tranquila sobre minha situação? O que preciso provar pra ganhar a residencia? Obrigada

Resposta
Deuza Alcântara Janeiro 26, 2017 at 10:07 pm

É necessário provar algum vínculo com o país para pedir residência permanente, como estudo ou trabalho Por exemplo?

Resposta
Ina de Oliveira Janeiro 27, 2017 at 2:36 pm

Oi Deuza,
Até o momento nao, mas nesta semana o presidente e o congresso já estao analisando as novas regras para dificultar o acesso de residencia para diminuir a entrada de estrangeiros no país e que brevemente deve ser anunciado quais serao e a partir de quando. Mas, como eu disse, no momento, só precisa proceder como explicado no post.

Resposta
Ruberth Fevereiro 23, 2017 at 3:07 pm

Oi me chamo ruberth e no setembro queria muda para Argentina para trabalhar em restaurantes

Resposta
Bruna Março 6, 2017 at 11:13 pm

Boa noite, preciso de algumas informações pois estou sem informações. Pretendo abrir um negócio em San Miguel de Tucumán em Janeiro de 2018. O que preciso pra abrir a empresa e morar legalmente no país?

Resposta
leonardo de alvarenga Março 15, 2017 at 1:45 am

quero morar na argentina, porem, quero saber se apenas com meu RG consigo dar entrada no DNI na migraçao?

Resposta
Ina de Oliveira Março 26, 2017 at 4:21 pm

Leonardo,
Leia este texto no qual deixou o seu comentário e terá as informações necessárias sobre documentação.

Resposta
Sergio Março 27, 2017 at 9:30 pm

Ina de Oliveira
Tudo bem? Sou o Sergio e gostaria que se possível fazendo favor de mandar a documentação para morar em Buenos Aires
Obrigada desde já ….

Resposta
Geverson Brunetto Março 22, 2017 at 2:20 am

quantoa habilitação, existe algum acordo com o Brasil para a troca ou teria que fazer a carteira na argentina?

Resposta
Ina de Oliveira Março 26, 2017 at 4:23 pm

Oi Geverson,
Por um período poderá usar a carteira de habilitação internacional, como turista. Mas se quiser ter uma permanente aqui recomendo entrar em contato com o consulado, depois de já ter a documentação.

Resposta
Marcio Dias Março 25, 2017 at 6:06 pm

Olá,
Me chamo Marcio, tenho planos e projetos de ir embora para a Argentina, tenho contatos em três cidadãs deste pais, Buenos Aires, Moron e Mar Del Plata. Em Moron já surgiu uma vaga de trabalho em uma loja de roupas masculinas com o envio do meu currículo para minha amiga que reside nesta cidade.
Porem este projeto, eu estou ciente que devo ir com cautela e bem planejado. Gostaria de informações sobre migração, vistos temporários e permanente. Também sobre dupla nacionalidade, esta questão conversei quem uma amiga de Buenos Aires que reside, estuda e trabalha lá a mais ou menos 8 meses, como funciona a questão de dupla nacionalidade e o que é preciso fazer para conseguir?
Sei que sobre o visto temporário (90 dias) tem que ser renovado antes de passar este prazo e na próxima vez teria que retornar ao brasil, ficado 15 dias e após voltar para Argentina, hoje funciona deste jeito ainda?
Com trabalho fixo e moradia neste país, eu conseguiria ter cidadania Argentina? Já tenho trabalho em vista em Moron, até teria que ter ido para lá para esta vaga, mas tenho algumas coisas para resolver aqui no Brasil.
O que significa Precária?
Agradeço desde já sua atenção e fico no aguardo de seu retorno.

Resposta
Ina de Oliveira Março 26, 2017 at 4:20 pm

Oi Marcio,
Primeiro recomendo ler o texto no qual deixou o seu comentário pois vai encontrar praticamente todas as respostas para as suas perguntas. O texto está bastante claro e com todas as informações necessárias para obter documentos.
Só não entendi para quê você quer dupla nacionalidade, uma vez que nós brasileiros temos um passaporte bastante amplo e aceito em vários países.

Resposta
Luciano dos santos Março 26, 2017 at 3:01 pm

Ola maravilhoso esse seu blog parabens, eu tenho muito interesse em morar na argentina, voce poderia me informar como sao as escolas por ai, tenho uma filha de 7 anos.

Resposta
Ina de Oliveira Março 26, 2017 at 4:14 pm

Oi Luciano,
Que bom que está gostando do nosso blog. Nao posso falar muito sobre as escolas porque depende do bairro onde morar. Por aqui, me geral as crianças sao matriculadas no mesmo bairro onde moram.

Resposta
PATRICIA FERREIRA DA SILVA Março 31, 2017 at 3:59 pm

Bom dia Ana de Oliveira. Primeiramente parabéns vc faz um ótimo trabalho. Eu estou planejando em morar em Buenos Aires eu sou formada na área da saúde ” Enfermeira” não sei falar o espanhol como eu poderia inicia uma busca de colocação no mercado de trabalho e estudar, Pretendo fazer medicina. Só que preciso de uma direção e buscar moradia e local de trabalho. Tem uma senhora que reside na argentina pra iniciar o tramite dos documentos e inscrição da faculdade.

Resposta
Ina de Oliveira Abril 12, 2017 at 2:11 pm

Inscreva-se num curso de espanhol e já vá aprendendo. Não conseguirá trabalhar como enfermeira se não pode se comunicar. Chegar a qualquer país com o básico do idioma local ajuda bastante.

Resposta
Marcelo Abril 11, 2017 at 10:02 pm

Ina, tudo bom? Ótimo post, parabéns!!!
Uma consulta, prestar ajuda para alguém que não conhece nada na Argentina, como essas agencias de intercâmbios o fazem e que muitos alunos procuram para estudar em Buenos Aires, é um processo ilegal? Digo, a questão do tramite em Retiro, nas migrações, mesmo que seja na calçaca ou no estacionamento a fora, é ilegal?
Desde já, obrigado.

Resposta
Ina de Oliveira Abril 12, 2017 at 2:07 pm

Oi Marcelo,
Que bom que gostou do post!
Essas agências funcionam mais como uma assessoria. Ilegal não é, porém a maioria se aproveita muito dos brasileiros que não sabem de nada.
No ano passado dei aula de espanhol para uma brasileira e ela me disse que pagou seis mil pesos para uma agência para tirar o DNI. Fiquei perplexa. É muito dinheiro!!! Quando todas as taxas saíam um total de 1.500 pesos. E tem que ir na Migraciones igual. Ela foi, pagou a essa agência, fez a entrevista e deram a Precária (doc provisório até chegar o DNI) para a pessoa da agência e não para ela, dizendo que entregariam depois pq precisavam fazer mais um passo. E isso é mentira. Quando fazemos a entrevista eles já nos entregam a precária, porque ela já nos garante estar legalmente no país. Ou seja, essa brasileira pagou caro e não tinha o documento em mãos! Pedi para ela entrar em contato imediatamente porque ela estaca como ilegal já tendo tudo feito. A agência demorou vários dias para entregar.
É preciso ter olho vivo porque não há necessidade de gastar tanto dinheiro. Porque o trabalho deles é nada. É só levar a pessoas aos lugares e nada mais.
Aqui no post dei o passo a passo para conseguir ficar legal e não é nenhum mistério e mesmo sem saber espanhol é possível fazer tudo sozinho. Espero ter ajudado.

Resposta
Marcelo Abril 12, 2017 at 7:10 pm

Obrigado Ina, pergunto porque estou com problemas com uma empresa chama Omega Intercâmbios, trabalhei lá e não me pagaram nada. E um dos processos é esse. De ficar na rua das migrações ou no estacionamento, e ao meu ver, é ilegal fazer o tramite de uma pessoa. A policia local mesmo já pediu que eu fosse retirado. Por isso eu neguei a trabalhar com isso na minha vida e fui demitido por manter contatos com alunos. Um absurdo.

Resposta
Deise cristina Abril 17, 2017 at 11:57 pm

Oi vc saberia me dizer um bairro de buenos aires que seria melhor para morar

Resposta
Domingo Prada Abril 21, 2017 at 3:36 pm

Ina boa tarde,
o próximo 15 de Maio mudo para Buenos Aires.
tenho a minha documentação brasileira ao dia (certidão de antecedentes penais, certidão de nascimento)
alem disso preciso fazer alguma outra coisa? Obrigado.

Resposta
Ina de Oliveira Maio 11, 2017 at 10:01 pm

Oi Domingo,
No texto está indicado o link do site das Migraciones. As informaçoes sobre documentaçao estao lá.

Resposta
Adry Abril 26, 2017 at 11:55 am

O ina! Bom dia!! Muito boa suas dicas parabéns pelo trabalho! Sobre a entrevista… o que é perguntado? Precisamos informar algum motivo (trabalho/estudo) para pedir a precária? Ou apenas porque queremos morar lá e pronto! Quais os casos que é negado? O presidente já modificou sobre a lei de imigração?

Resposta
Ina de Oliveira Maio 11, 2017 at 10:00 pm

Oi Adry,
O presidente ainda nao modificou a lei, mas aqui nós sabemos de manha que algo novo foi aprovado, entao é uma questao de acompanhar o noticiário. MAs acredito que é uma questao de pouco tempo, pois muitos argentinos nao querem mais receber tantos imigrantes e menos ainda os que veem aqui para estudar nas universidades públicas. Esse debate está na ordem do dia. Quanto a entrevista depende de quem a faz. Alguns fazem mais ou menos perguntas sobre a intençao de que querer morar no país.

Resposta
Alejandro Maio 1, 2017 at 3:15 pm

Hola buen dia, estamos con mi mujer ( Brasilera ) volviendo para buenos aires a vivir, yo soy argentino, Queria saber ines si ella precisa del pasaporte si o si para poder obtener el DNI, ( porque no lo tiene ), y si me casara con ella en argentina ella obtendria la recidencia permanente, sabes de eso? muchas gracias.

Resposta
Ina de Oliveira Maio 11, 2017 at 9:56 pm

Hola Alejandro,
Ella no necesita tener pasaporte para pedir turno y obtener el DNI. Como Brasil hace parte de Mercosur ella necesita solamente presentar su RG emitido menos de 10 años como pide la ley.

Resposta
edineura Maio 9, 2017 at 5:43 pm

Ina Boa tarde!
Temos plano de morar em Buenos Aires, eu e meu esposo somos aposentados. Ela fala espanhol.
Visitei Buenos Aires em 2013 e gostei muito.

A minha preocupação é em relação a moradia. Porque gostamos de manter em dia todos os gastos.
Não temos nada comprometa os antecedentes. Seria dificil pra nós?

Resposta
Ina de Oliveira Maio 11, 2017 at 9:55 pm

Oi,
Manter em dia todos os gastos é algo que todos os residentes argentinos estao querendo. Está bastante complicado com a inflaçao que temos e que continua subindo independente de tudo o que o governo tem feito.

Resposta
Isabela Fernandes Maio 11, 2017 at 9:46 pm

Olá, Ina! Gostaria de saber se esta permissão de trabalho é para qualquer pessoa ” com ensino superior ou não”.

Resposta
Ina de Oliveira Maio 11, 2017 at 9:53 pm

Oi Isabela,
Sim, o documento é para todos.

Resposta
susi Maio 17, 2017 at 7:05 pm

Ola Ina…

Queria te pedir se os antecedentes penais do Brasil para a presentar no dia do turno de residencia na argentina somente posso retirar no consulado ou pode ser o online? E queria pedir se ele precisa ser traduzido ou coisa do tipo?

Resposta
Ina de Oliveira Maio 18, 2017 at 2:15 am

Oi,
Não precisa ser traduzido, mas tem que ser solicitado no consulado daqui porque precisa da assinatura do cônsul.

Resposta
Amanda da Silva Lima Maio 24, 2017 at 10:32 pm

Olá, amei seu texto esta bem explicado. Só tenho uma dúvida com relação ao meu diploma da universidade. O que devo fazer para para validar ele na Argentina caso depois já estar com DNI eu decida fazer uma pós? Obrigada!

Resposta
Gabriella Dezembro 13, 2017 at 12:06 pm

Você vai precisar reconhecer firma de todas as assinaturas de seu diploma, fazer a apostila de haia, traduzir com um tradutor legalizado argentino e legalizar no colegio de traductores de buenos aires, e por último legalizar dentro da UBA. prepare o bolso!!

Resposta
Aline Maio 29, 2017 at 5:11 pm

Queria saber se posso pegar os antecedentes criminais no Brasil Primeiro e depois o da Argentina, ou eu já estando lá pego o da Argentina e volto para o Brasil?
Não entendi bem esta parte , teríamos que estar na Argentina primeiramente e depois entrar em contato com o site de migraciones??

Resposta
Ina de Oliveira Junho 6, 2017 at 9:48 pm

Tudo na Argentina.

Resposta
Thiago Julho 5, 2017 at 4:56 am

Olá me Chamo Thiago e sou Brasileiro e estou indo morar na argentina Buenos Aires e gostaria de saber como faço para tirar a documentação aqui no Brasil para poder ir legalmente,estou totalmente perdido e nao sei por onde começar, aonde devo ir o que devo fazer não sei. Será que você pode me dar essa ajuda, desde já grato

Resposta
Ina de Oliveira Julho 7, 2017 at 2:56 am

Oi Thiago,
É mais fácil tirar a documentação aqui. Para dar entrada aí no Brasil vá até o consulado da Argentina.

Resposta
Eduardo Julho 5, 2017 at 11:05 pm

Boa noite.
Quero abrir empresa na argentina, isso falicitaria?
Você sabe como ficaria esta questão ?
E quanto a casa pra alugar você teria alguma imobiliária pra indicar ?
Obrigado

Resposta
Ina de Oliveira Julho 7, 2017 at 2:49 am

Oi Eduardo,
Eu não sei responder esta questão, o melhor é entrar no site do Consulado Brasileiro na Argentina para ter mais info.

Resposta
Élyson Dantas Julho 10, 2017 at 11:46 pm

Boa noite Ina!
Sou brasileiro e irei me casar com uma argentina em breve, estou indo agora em Julho para San Martín – Mendoza, tenho passaporte válido por 10 anos, e é claro, todos os outros documentos brasileiros, estou levando todos, porém não autentiquei nenhum aqui no Brasil. Preciso saber se dessa forma, poderei me casar na Argentina e resolver todos os trâmites lá, inclusive o de adquirir minha DNI e posteriormente a cidadania argentina, sem necessidade de voltar ao Brasil para mais trâmites. Resumindo, posso me casar na Argentina com uma argentina com meus documentos, passaporte, etc e realizar esse e mais trâmites para DNI, etc sem sair da Argentina?

Resposta
roberto Julho 14, 2017 at 4:10 pm

tenho 47 anos moro moro em SP e acabei de me aposentar como servidor público sou sozinho e quero fugir do Brasil de vez,terei dificuldades para morar na Argentina com um salário de 3,500,00?

Resposta
monize Agosto 4, 2017 at 9:30 pm

Ina, eles pedem que já tenha um emprego ou matricula de estudo na argentina? ou voce solicita e lá voce pode “se arrumar”? obrigada pelas dicas!

Resposta
albino arno rauch Agosto 8, 2017 at 11:58 pm

ola ina, muitas informaçoes, mas a minha duvida e: sou brasileiro vou fazer toda documentaçao pra se tornar cidadao argentino. pois quero comprar terras na argentina, quais os procedimentos, e se e possivel? e se terei os documentos da propriedade ( escritura). me informe se possivel. muchas gracias. albino.

Resposta
Davi Moura Agosto 10, 2017 at 10:49 pm

Oii Ina gostaria de morar na Argentina ainda esse ano pretendo casar lá com minha Noiva e gostaria de saber se casando eu ainda tenho que fazer todos esses processos!!

Resposta
Maria Elisângela Agosto 12, 2017 at 2:31 am

Oi boa noite meu filho tem 14 anos já estou começando a poupança para ele ir pra argentina quando terminar o ensino médio,o que vc mim orienta a fazer em relação aos trâmites??

Resposta
Paola Albuquerque Agosto 13, 2017 at 10:08 pm

Ei Ina!
Gostaria de saber com relação a mão de obra,indiferente de qual trabalho que seja, a partir do mais simples.A mão de obra de obra é valorizada aí,mais do que no Brasil?

Resposta
Paulo Soares Agosto 16, 2017 at 5:45 am

Oi quero ir morar em Córdoba, não tenho proposta de emprego nada em vista pelo menos, amei a cidade e a Argentina em se, haverá algum problema para eu solicitar um visto para morar na Argentina levando em consideração que não tenho proposta de emprego na Argentina, e se com o visto também posso estudar em universidade pública?

Resposta
Vando França Agosto 18, 2017 at 5:14 am

Olá Ina, obrigado pelas diversas informações que você posta aqui. Sou Profissional de Ed. Física e minha noiva é Enfermeira, pretendo cursar medicina aí, mas eu precisaria trabalhar para me manter. Gostaria de saber se há grandes academias de ginástica aí onde eu pudesse trabalhar ou até mesmo prestar serviço de Personal Trainer e quanto a minha noiva você sabe informar se há brasileiros enfermeiros que conseguiram validar o diploma e atuam aí?

Resposta
Catarina Agosto 19, 2017 at 7:03 pm

Ola, gostei muito das informacoes, gostaria de saber se os documentos sao o mesmo para mim, eu sou portuguesa, vivo em portugal, e gostaria de viver em buenos airea, na argentina, os documentos sao os mesmos?

Resposta
Catarina Agosto 19, 2017 at 7:05 pm

Qual o tempo necessario para a realizacao destes documentos todos?eu vou para argentina em 2019

Resposta
Eder Setembro 12, 2017 at 4:23 am

Gostaria de saber como faço para mim ir trabalhar na Argentina

Resposta
Sandrelly Soares da Silva Outubro 14, 2017 at 4:33 pm

Olá! E sabe dizer quanto custa aí para tirar o DNI?

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 18, 2017 at 1:41 pm

Olá Sandrelly!
A Ina de Oliveira parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Argentina.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
albino arno rauch Outubro 27, 2017 at 4:18 pm

ola, boenas tarde,desejo muito morar na argentina,comprar propriedades la.gostaria que alguem me informassa se isto e possivel? e se terei a documentaçao da propriedade, e os tramites? graçias.

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 28, 2017 at 2:12 pm

Olá Albino!
A Ina de Oliveira parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Argentina.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
albino arno rauch Novembro 8, 2017 at 10:35 pm

hola, eu comentei um texto, so que nao consigo localisar para ver se alguem respondeu para tirar minhas duvidas.

Liliane Oliveira Novembro 9, 2017 at 6:18 pm

Albino,
Sugerimos que entre em contato com alguma colunista da Argentina deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Marília Letícia Outubro 19, 2017 at 3:23 pm

Ina fiquei muito interessada por sua história, sou graduada em letras e estou com muita vontade de ir morar em Buenos Aires, visitei aí e fiquei muito tentada a ir morar.

Resposta
Tamile Santos Novembro 4, 2017 at 7:48 pm

Olá preciso tirar uma grande duvida, morei oito meses em Rosario (residencia temporária, dois anos), e tinha toda a documentação, DNI etc… Porém retornei ao Brasil, e esses documentos já venceram, pretendo retornar para me casar, como devo proceder?
Desde já grata.

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 5, 2017 at 3:13 pm

Olá Tamile,
A Ina Oliveira parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Argentina.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Gabriella Dezembro 13, 2017 at 12:02 pm

Bom dia, Irna
Muito boas as suas dicas, obrigada!
Estou planejando em me mudar para Buenos Aires em março, e iniciar um Posgrado na UBA, que já tenho os documentos em trâmite.
Eu preciso fazer um trâmite de ingreso na Argentina antes de me mudar? Ou quando chegar já posso iniciar os trâmites de radicación e DNI?

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 13, 2017 at 6:56 pm

Olá Gabriella,
A Ina de Oliveira parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Argentina.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Andreza Dezembro 26, 2017 at 10:32 pm

Ina, que bom encontrar suas dicas na internet. São ótimas!
Você sabe que tipo de autorização preciso pedir ao pai d meu filho que assine para que eu possa viver com ele na Argentina? Infelizmente no site migraciones as informações são muito confusas e o interesse em esclarecê-las não existe (tentei por e-mail).
Se você souber e puder me ajudar, agradeço muito!!

Resposta
Liliane Oliveira Dezembro 27, 2017 at 2:26 pm

Olá Andreza,
A Ina de Oliveira parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Argentina.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Guilherme Ambrosio Janeiro 3, 2018 at 11:21 pm

Boa noite Ina , tudo bem ? Me chamo Guilherme e gostaria de saber como faço para ser legal na argentina, sou artista e queria morar na argentina. Eu vou em março para a argentina , mais preciso Buenos Aires, e queria ficar definitivamente lá. Como devo fazer ? Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail e me ajudar. Obrigado desde já.

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 4, 2018 at 11:39 am

Olá Guilherme,
A Ina de Oliveira parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Argentina que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Mara Santos Janeiro 9, 2018 at 10:46 pm

Ola cassei a 7 meses
Como faço pra tirar os documentos moro em Lanus.
Obrigada
[email protected]

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 10, 2018 at 1:51 pm

Olá Mara,
A Ina de Oliveira parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Argentina que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
victoria Março 6, 2018 at 1:52 am

e qual o procedimento para quem quer ir para estudar?

Resposta
Liliane Oliveira Março 6, 2018 at 2:45 pm

Olá Victoria,
A Ina de Oliveira parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Argentina que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Rafael Abril 18, 2018 at 11:48 pm

Boa noite Ina tenho muita vontade de ir morar na Argentina mais nao falo espanhol oque devo fazer

Resposta
Liliane Oliveira Abril 19, 2018 at 5:55 pm

Olá Rafael,
A Ina de Oliveira parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Argentina que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
andreia Junho 24, 2018 at 5:17 pm

E se voce se casar com um argentino? Qual e o tramite?

Resposta
Liliane Oliveira Junho 25, 2018 at 12:51 pm

Olá Andreia,
A Ina de Oliveira parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Argentina que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Sérgio Rigel Junho 29, 2018 at 5:19 pm

Oi, Liliane, boa tarde.
Minha namorada foi estudar em Buenos Aires, ela foi 19/03/2018 e já está com a volta comprada pro dia 14/07/2018. Você sabe me dizer se ela poderia ter algum problema para embarcar, uma vez que até a data do retorno dela já terá passado mais de 90 dias? Tem o risco da passagem dela ser cancelada? E caso haja algum problema, qual procedimento ela teria que realizar para poder retornar tranquilamente em julho?
Muito obrigado!

Resposta
Liliane Oliveira Junho 30, 2018 at 10:18 pm

Olá Sérgio,
Infelizmente, não consigo tirar suas dúvidas, mas talvez fosse interessante você entrar em contato com a companhia aérea e Consulado brasileiro em Buenos Aires para verificar maiores detalhes.
Boa sorte!
Obrigada,
Liliane

Resposta
E. Santos Julho 18, 2018 at 9:22 pm

Olá Liliane, boa noite!
Parabéns pelo artigo e disponibilidade em auxiliar a todos.
Estou com uma dúvida sobre um documento para o trâmite inicial do DNI. Na relação solicitada eles pedem um Certificado de Domicilio ou Factura de Servicio Público ou em nosso nome. Estamos fazendo o tramite aqui em Rosario, mas estamos em um endereço temporário e não temos nada em nosso nome. Como devemos proceder? Tem algum órgão que emitimos essa constância? Ou somente informar o endereço da residência resolve? Precisamos ir no Consulado Brasileiro aqui em Rosario para algum tramite?
Agradeço pela atenção.

Resposta
Liliane Oliveira Julho 19, 2018 at 2:00 am

Olá Edu,
A Ina de Oliveira parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Argentina que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Pedro Ivo Pedroso Outubro 25, 2018 at 2:49 pm

Gostaria de saber se é possível pedir legalização para morar na Argentina , sou aposentado tenho 72 anos , então não iria a trabalho. Aguardo orientação da possibilidade. Grato

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 25, 2018 at 7:21 pm

Olá Pedro,
A Ina de Oliveira parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Argentina que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Danielle Cordeiro Maio 3, 2019 at 2:51 am

boa noite.

Estou me programando para morar em Buenos Aires no começo de 2020 com minha filha de 14 anos.
A minha pergunta é; é fácil matricular ela em uma escola aí,como faço?
Sou barista ,é fácil arrumar emprego na minha área?
Já estou vendo para tirar os documentos para ficar legal ai na Argentina,aqui ainda no Brasil.
Ou é melhor ver quando estiver ai?

Grata .

Resposta
Liliane Oliveira Maio 3, 2019 at 1:44 pm

Olá Daniele,
A Ina de Oliveira parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista na Argentina chamada Fabiola Lima que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
thais arroio Novembro 20, 2020 at 2:27 pm

Boa tarde Iná,
Gostei das informações e me ajudaram com muitos esclarecimentos.
Também conheço uma empresa que tem varios artigos informativos a respeito da Argentina e orientam brasileiros como estudar lá, se interessar: http://www.viveenbuenosaires.com

abraços

Resposta
Vivian Oliveira Janeiro 19, 2021 at 3:35 pm

Olá Thais,

Infelizmente a colunista não colabora mais com o BPM.

Entretanto, fique à vontade para ler textos de outras colunistas sobre a Argentina.

Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando.

Abs,
Equipe BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação