BrasileirasPeloMundo.com
Escócia Universidades pelo Mundo

Como funcionam os dormitórios de universidades no Reino Unido

No Reino Unido, aos alunos do primeiro ano é garantido um lugar em um dormitório de sua universidade. Estes dormitórios são bons para alunos conhecerem pessoas fora do seu curso e se enturmarem com pessoas diferentes do seu circulo habitual. Uma experiência que, na minha opinião, é muito importante e eu recomendo vivamente para futuros alunos no Reino Unido. Eu posso dizer que fiz os meus amigos mais próximos na universidade por causa dos dormitórios.

Cada universidade é diferente com respeito aos seus dormitórios, tanto na qualidade como no preço. Aqui vou falar da minha experiência e de como essa experiência foi diferente para alguns amigos estudando em outras universidades.

Na Universidade de St Andrews há 4 tipos de dormitórios: “en suite self catered” -aonde se tem o próprio banheiro e o próprio quarto sem “roommate”, se divide cozinha e não é oferecida comida pela universidade nas cantinas de refeição portanto os alunos devem cozinhar todas as suas refeições, “en suite catered” – onde ainda se tem o próprio banheiro e o próprio quarto mas há apenas uma cozinha pequena a ser dividida e as refeições são providenciadas pela universidade, “standard self catered” – aonde se divide o quarto e o banheiro com um “roommate” e uma cozinha é dividida entre mais pessoas e a universidade não providencia refeições, e finalmente “standard catered” – aonde se divide quarto e banheiro com um “roommate” e há uma cozinha pequena já que a universidade providencia refeições.

Eu escolhi ficar no “en suite self catered” por vários motivos. O principal deles era o fato que eu queria um banheiro próprio e além disso eu queria cozinhar minhas próprias refeições. Por mais que pareça mais fácil ter refeições providenciadas pela universidade é um grande limitador de liberdade por que há horários específicos para comer e, apesar de ter algumas escolhas, não se pode decidir o que irão servir. É claro que depende muito da sua universidade e o tipo de experiência que você procura e por isso vale a pena pesquisar bem antes de decidir. Maioria das universidades colocam os horários das refeições e os cardápios online para que futuros estudantes possam ver. Além disso, escolher se você quer um “roommate” ou não depende muito da experiência que você deseja. Ter um “roommate”, apesar da falta de privacidade, pode ser uma experiência incrível e quem sabe seu “roommate” irá ser um dos seus amigos mais próximos?

Leia também: como se candidatar em uma universidade no Reino Unido

Em grande parte das universidades no Reino Unido os dormitórios são divididos dessa maneira mas algumas diferenças são esperadas. Por exemplo, nos dormitórios “en suite self catered” da Universidade de St Andrews a cozinha era divida por mim e mais 4 alunos mas tenho uma amiga no King’s College London em um quarto “en suite self catered” aonde a cozinha era divida por ela e mais 9 alunos. No meu caso, minha cozinha tinha uma geladeira, uma televisão e dois sofás e no caso dela a cozinha tinha duas geladeiras, um sofá e nenhuma televisão. Por isso é importante pesquisar especificamente para a sua universidade mas saber anteriormente que tipo de dormitório você prefere.

Umas dicas quando se for pesquisar o seu dormitório são:

1. Fotos mentem! Procure avaliações online do dormitório que você esta considerando.
2. Se der para visitar a universidade e o dormitório, melhor ainda!
3. Pesquise os aparelhos e moveis providenciados na cozinha – quantas geladeiras tem? Tem microondas? Tem mesa? Se você está em um dormitório “catered”, a cozinha é equipada o suficiente para cozinhar um café da manhã ou um lanche?
4. Pesquise as exatas dimensões do quarto, fotos costumam fazer com que espaços pareçam maiores do que são.
5. É importante ficar atento ao fato que, as vezes, banheiros são divididos não só com “roommates” mas com mais pessoas também. Se você não se importa em não ter banheiro próprio, pesquise quantas pessoas usariam um banheiro e a cozinha.
6. Pesquise os moveis no quarto! O meu quarto vinha com cama de casal, armário sem gavetas, mesa, cadeira, prateleiras para livros, dois criados mudos, uma lixeira e uma lâmpada. Lembre-se que tudo além disso terá que ser comprado.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Inglaterra

Após o primeiro ano, várias universidades possibilitam que alunos continuem nos dormitórios porém o mais comum é que alunos se mudem para apartamentos ou casas com amigos feitos durante o primeiro ano. Aviso que se o aluno decidir continuar nos dormitórios da universidade é bem provável que a universidade peça que ele saia durante as ferias de verão, portanto todas as suas coisas deverão ser guardadas em outro lugar e depois irão voltar para o dormitório.

No final, a escolha do dormitório e o que fazer depois do primeiro ano depende muito do aluno. Recomendo que se tenha uma ideia do tipo de experiência que se quer e fazer muitas (muitas mesmo!) pesquisas antes de tomar uma decisão. Boa sorte!

Related posts

A vida universitária em Montreal

Marcella Santiago

Escócia – Visitando o país

Daniela Madureira

Festas infantis na Escócia

Anelise Kaminski

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação