BrasileirasPeloMundo.com
Dubai

Dubai – Entrada Para o Oriente

Olá brasileiras guerreiras que fazem toda a diferença por esse mundo afora.

Primeiro gostaria de dizer que é um grande prazer e honra poder fazer parte desse time de mulheres batalhadoras, alegres e determinadas. Confesso que fiquei radiante e com muito mais orgulho da pátria amada, ao ver essa união toda e troca de experiências.

Mas onde estão as minha “manners”? Preciso antes me apresentar: me chamo Carla, idade (nem a NSA descobre, rsrs…), sou Administradora, Pós graduada em Gerenciamento de Projetos pela Boston University. Sou casada, mãe de 2 meninos gêmeos lindos e vivo pela minha família. Somos uma família “nômade”, se assim posso dizer: estamos fora do Brasil há mais de 7 anos, e já passamos pelos Estados Unidos, Cazaquistão, Emirados Árabes (Dubai), e há 1 ano e meio moramos na “diferente” Arábia Saudita.

A Ann me pediu para falar um pouco sobre Dubai, nos Emirados Árabes. Particularmente um lugar muito especial para mim. Cheguei em Dubai com um barrigão de 5 meses, e com um marido que trabalhava e viajava feito louco. Não conhecia uma alma brasileira por lá até os meninos completarem 5 meses de vida. O choque cultural entre a vida nos Estados Unidos e nas Arábias foi grande, e fazer tudo praticamente sozinha e grávida de gêmeos foi um grande desafio. Mas conseguimos. Depois de 5 meses cuidando dos babies sozinha, enquanto o maridão trabalhava, e sem ajuda de babá (mamãe pode ficar apenas por 1 mês), finalmente contratamos nossa ajudante, que está conosco até hoje e nos auxilia um monte com as tarefas da casa.

Foi somente depois da babá que eu consegui tirar minha carteira de motorista dos Emirados Árabes: apesar de ter habilitação válida (americana e brasileira), tive que passar por aulas e testes tanto escritos quando práticos. Eles reduziram a quantidade de aulas pra mim, por eu já possuir essas habilitações de outros países, mas mesmo assim, como dizem os cariocas – ninguém merece ter que fazer tudo de novo, né? Depois com a habilitação na mão, sua vida em Dubai parece mudar completamente.

Dubai tem um ótimo sistema de metrô, mas infelizmente ele não chega a todos os lugares. Os táxis também funcionam bem, mas com alguns probleminhas: em Dubai muitos lugares ainda não tem endereço completo – ainda parece uma vila de pescadores nesse aspecto, as referências são o prédio azul, sabe como é? Sem contar que Dubai é um imenso canteiro de obras, muda o tempo todo! Todo dia novas construções acontecem, ruas surgem e desaparecem – coitadinho do google maps por lá!

Outra coisa que era sempre motivo de dor de cabeça eram os atrasos… ligava, marcava um horário, mas ou o motorista chegava muito tempo antes, ou muito tempo depois. Raro às vezes que ele chegava no horário certo marcado. E por último, mas não menos importante, tinha os “odores” que infelizmente tinha que aguentar dentro dos taxis… anyway… nada melhor do que pilotar o seu carrinho cheirosinho e com ele ganhar toda a independência que precisa.

Com essa independência e liberdade que um lugar no Oriente Médio oferece, Dubai hoje é o lar de muitos compatriotas. Conheço uma brasileira que vive com sua família por lá há mais de 25 anos. Imagina isso! Ela chegou na época em que Dubai era um grande espaço que só tinha areia.

Dubai tem o amor dos brasileiros que vivem por lá, e o exemplo disso são associações voluntárias lideradas por Brazucas destinadas a fazer caridade, muitos negócios representados por brasileiros… lá tem Guaraná Antártica, pão de queijo, açaí… tem de tudo. Tem grupo espírita, evangélico, católico… Tudo para que nós possamos nos sentir um pouquinho “em casa”, mesmo que tão longe.

Para quem pensa em ir morar em Dubai (conseguindo um trabalho lá), ou indo transferido pela empresa, minha dica é negociar bem o seu pacote. Os aluguéis costumam ser altos, e dependendo da época que Dubai está vivendo, podem aumentar muito – e ou você se muda, ou aceita o aumento (tem brasileiros que se mudam de ano em ano por conta disso). Outro ponto relacionado aos aluguéis nos Emirados, é que esses são pagos anualmente – e você negocia com o seu “landlord” em quantos cheques irá parcelar: 1, 2, 3 e até 4 cheques. Já ouvi algumas pessoas que conseguiram negociar em mais vezes, mas não é algo comum.

Outro ponto importantíssimo são as escolas para os pequenos. Para fazer a matrícula, há lista de espera em quase todas as instituições. Tem escola para todos os gostos e bolsos e em geral são muito boas, mas funcionam no mesmo esquema do aluguel: paga-se o valor em uma parcela por 3 meses. E é isso, sem chance de negociar.

Com relação à saúde, os Emiratis (assim são chamados os locais), tem a melhor saúde possível – que para eles, é completamente gratuita. Mas isso somente para os locais, para os expatriados a situação muda. Ou usamos o plano de saúde que a empresa oferece (os hospitais e atendimento são excelentes), ou usamos a rede pública, mas diferente dos “arabinhos”, os expatriados terão que pagar por isso e assim desembolsar uma boa grana.

Com relação ao lazer, Dubai, sendo um dos lugares “Tops” para se visitar, oferece de tudo: praia (com águas calmas azul turquesa – e sim, pode usar biquíni sem problemas), cinemas de última geração, teatro, festivais, restaurantes maravilhosos (tem churrascaria brasileira ótima)…

Resumindo, Dubai foi uma experiência inesquecível para todos nós. Eu tenho um carinho muito grande por aquele lugar, pois lá nasceram os nossos meninos e foi lá que aprendi muita coisa… com a vida pessoal e profissional. Fiz amigos que ficaram para sempre. Enfim… já viu que tem muito para falar de Dubai e Oriente Médio, né?

Se você tem algo que gostaria de saber, ou algo que gostaria que eu explicasse melhor, deixa uma mensagem que no próximo post posso responder suas perguntas.

Um forte abraço a todos e até breve!

 

Related posts

5 motivos para morar em Dubai

Miriam Souza

Escolas internacionais em Dubai

Juliana Bordião

Passeios ao ar livre em Dubai

Miriam Souza

78 comentários

Chris Novembro 27, 2013 at 1:09 pm

Que legal, Carla! Super bacana conhecer um pouquinho de Dubai através de um texto tão bem humorado! =)
bjão

Resposta
Carla Ferreira Novembro 28, 2013 at 2:32 pm

Oi Chris! Fico feliz que tenha gostado do texto. Muito obrigada 🙂

Resposta
Andréia Vitorino Marcos Abril 10, 2015 at 11:33 am

Bom dia, Chris!
Belíssimo texto. Gostaria de aproveitar a oportunidade de pedir ajuda, posso? Estou pesquisando para realização de uma Feira Cultural – Mulheres que de alguma forma contribuíram positivamente no mundo. Consegui contato com Camila na índia, que foi maravilhosa e me conduziu uma excelente pesquisa sobre as mulheres importante da Índia. Agora preciso de personalidades femininas de Amirades Arábes, até o momento localizei um museu dedicado a elas, mas nomes específicos ainda não. Você poderia me ajudar? Aguardo contato,obrigada desde de já!
Andréia Marcos
Picos/PI – Instituto Monsenhor Hipólito
Coordenadora de Informática

Resposta
Nailton Cruz Abril 25, 2015 at 2:35 am

OLA ,CARLA MUITA LEGAL SABER QUE VC E FAMILIA SAO EMBAIXADORES NA ARABIA.EU PASSEI 2 ANOS NO REINO UNIDO.E NO MOMENTO ESTOU NO BRASIL.FUI GARÇON E PIZZAIOLO EM LONDRES.QUAL SERIA UM MEIO MENOS DIFICIL,PRA QUE EU PUDESSE IR PRA TRABALHAR.TENHO IMENSA VONTADE.BEM SE FOR POSSIVEL GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS.

ATENCIOSAMENTE

NAILTON

Resposta
Marília Lucena Novembro 28, 2013 at 2:53 am

Não conhecia esse blog brasileiras pelo mundo. Já acompanho a carioca travelando pelo instagram e agora no face!! Adorei ter encontardo esse novo blog. Desde adolescente sou doida para morar fora do Brasil. Infelizmente isso ainda nõ aconteceu 🙁

Resposta
Carla Ferreira Novembro 28, 2013 at 2:31 pm

Olá Marília, que bom que gostou do Brasileiras pelo Mundo. As histórias por aqui são sempre interessantes. Muito obrigada pela sua vista e por acompanhar o Carioca Travelando 🙂

Resposta
SYdnei Novembro 28, 2013 at 3:52 pm

Olha, fico feliz que vc e sua familia tenha tido uma experiencia feliz em Dubai, mas eu nao acredito que essa cidade seja essa maravilha toda nao.

Semana passada mesmo estava em todos os jornais aqui sobre a opressao contra as mulheres, que no caso, nao tem nem sequer o direito de dirigir na rua. Tambem lemos o tempo todo sobre essas obras faraonicas que eles estao fazendo a custa de muitas vidas de trabalhadores, praticamente a Seguranca do Trabalho eh zero. Varios imigrantes jah morreram nessas construcoes.

A cultura arabe eh extremamente opressiva e sexista. Ate um beijo dado em publico pode dar cadeia, ontem mesmo eu li num jornal que policiais estavam prendendo pessoas que ofereciam “abracos gratis” no meio da rua.
Nao vou nem mencionar os gays que esses sim sao perseguidos e ate presos. Inclusive a propria Dubai anunciou esse ano que vai tentar “detectar” gays nos aeroportos e barra-los se for confirmado que sao gays.

Essa eh a cultura arabe, essa eh a mentalidade do povo desse pais (que eu nao quero ir nem a passeio).

(meu teclado esta sem acentos).

Sydnei

Resposta
Carla Ferreira Novembro 30, 2013 at 1:56 pm

Olá Sydnei, primeiramente muito obrigada pelo seu comentário. Mas deixa eu tentar esclarecer um pouquinho da confusão. Nos Emirados Árabes, as mulheres são permitidas a dirigir sim (como eu disse no post acima). Eu não tenho dúvidas que os quase 200 países existentes no globo, não estão no mesmo nível de evolução, concorda? Desde tráfico de mulheres na Europa, contrabando de crianças na Ásia até mesmo as condições de trabalho nas Américas.
Eu moro no Oriente Médio há quase 4 anos, e tenho certeza que eles ainda tem muito a evoluir. Mas eu acredito que faz uma experiência agradável é a sua perspectiva e as pessoas com quem você se rodeia.
Você já teve a oportunidade de visitar algum país do Oriente Médio? Com certeza a coisas a se melhorar e a pontos positivos a se ressaltar. Eu acredito que não apenas no Oriente Médio, mas em todos os continentes existem aspectos que gostaríamos de mudar/evoluir. E acho que precisamos dar tempo ao tempo.
O Oriente Médio é uma área extremamente turbulenta do ponto de vista social e politico, e eles ainda tem muito por conquistar. Afinal, muitos países daqui não tem nem 60 anos de idade.

Resposta
Rosenilde Abril 4, 2015 at 12:02 am

ola querida,gostei do seu comentário,pois estou interessada em ir trabalhar la e conhecer um pouco este lugar que atualmente é desejado pelos brasileiros,gostaria de saber se tem oportunidades para trabalho na minha idade,tenho 48 anos e se vc indica alguma agencia que encaminha.

Resposta
Denise Dezembro 1, 2013 at 3:16 pm

Oi Carla, ótimo texto, parabéns! O Oriente Médio e cheio de mitos e histórias, eu confesso que a cultura me interessa muitissimo! Estou ansiosa por mais textos seus 🙂

Resposta
Carla Dezembro 10, 2013 at 4:44 am

Oi Denise, muito obrigada pelo seu comentário! Vem mais textos sobre a região por ai 😉

Resposta
Tati Sato Dezembro 4, 2013 at 10:48 am

Oi Carla, tudo bom?

Adorei o texto! Achei super interessante como você descreve o meio de vida dos Emirados Árabes!

Confesso que já pensei em enviar meu curriculum para trabalhar lá, mas provavelmente iria sem meu marido… E como seria para uma mulher sozinha viver naquela região???

De qualquer forma, tem muito mais coisa brasileira que em Manila! Aqui, eu “importo” Guaraná Antártica todas as vezes que vou ao Brasil e os mantenho como tesouros! Haha!

Um beijo

Resposta
Carla Dezembro 10, 2013 at 4:55 am

Oi Tati,
Em Dubai (Emirados Árabes), não tem problema algum, afinal podemos dirigir, alugar/comprar imóvel em nosso nome… vida normal para as mulheres. E posso dizer o mesmo de Bahrain, Kuwait, Qatar… em geral, é tranquilo sim. Já na Arabia Saudita o bicho “pega um pouco”, por ser muito restrito para as mulheres, já que nao podemos dirigir, nem alugar nada em nosso nome. Mesmo assim, conheço muitas que estão por aqui sozinhas (tem de tudo: enfermeiras, engenheiras, professoras, médicas…), e a empresa oferece todo o suporte necessário para elas.
Eu tenho muita vontade de conhecer as Filipinas (vou dar uma olhada nos seus posts). Minha ajudante é de lá e está conosco desde Dubai.
Bjo grande 🙂

Resposta
Emanuelle Pizzinatto Dezembro 4, 2013 at 2:03 pm

Olá Carla,

estou indo pra Dubai em Janeiro.
Gostaria de saber quanto às vestimentas e costumes.
O que posso vestir? O que não devo fazer… Essas coisinhas.
Se você conseguir me dar algumas dicas ia ajudar muito!!
Obrigada

Manú

Resposta
Carla Dezembro 10, 2013 at 3:12 pm

Oi Manú,
Dubai é o lugar mais moderno e liberal que já visitei em todo o Oriente Medio. Pode usar biquini, shortinho, mini saia… de toda maneira, por ser um pais islâmico, vale muito o bom senso na hora de se vestir (ir aos shoppings, pontos turísticos, etc…).
Até porque, além de voce ver a mulherada local toda coberta nas abayas, o ar condicionado em todos os lugares em Dubai parece estar sempre na menor temperatura possível (carregue sempre um lencinho e um casaquinho na bolsa, só para garantir e não passar frio). No mais, dá uma olhada no meu blog (cariocatravelando.com), tem posts sobre Dubai lá. E qualquer dúvida que eu puder ajudar, me diz. Um abraço 🙂 Carla

Resposta
Jana/ BH Dezembro 31, 2013 at 4:51 pm

ola , Carla , td bem
vou ser breve , meu sonho sempre foi ir trabalhar em Dubai, mas não falo o ingles
vc acha possivel uma pessoa sivirar em um pais , nao falando o ingles ?
tive uma proposta pra trabalhar em um hotel , mas deixei bem claro k nao domino a lingua .
sou casada
, mas gostaria de tentar esta oportunidade , ja vivi em portugal por 7 anos , e nao obtive nada!
conheci uma pessoa , que diz k pode me ajudar , e que é diretor de um hotel em Dubai , estou com esperanças mas…
vc pode me ajudar ?

Resposta
Carla Janeiro 13, 2014 at 12:55 pm

Oi Jana, minha sugestão é voce começar a melhorar o seu inglês o mais rápido possível. Dubai oferece muitas oportunidades de trabalho para todos os níveis em diversas áreas. Mas sem dúvidas pelo menos o inglês como segundo idioma é fundamental para a comunicação independente da área. Então, existem varios sites que ajudam com as “foundations” dentre eles sugiro:
– Udemy: varios cursos relacionados – pagos e gratuitos;
– Duolingo: tem inclusive um nice app para o iphone;
– Livemocha: Mais antigo, mas igualmente interessante;
– TheFreeDictionary: Eu tenho isso a mais de 10 anos. Te envia por email uma nova palavra ao dia … juntos com artigos diversos.
Espero ter ajudado e Boa Sorte 🙂

Resposta
Leandra Fevereiro 3, 2014 at 10:40 pm

Boa noite Carla, sou mestranda em Diplomacia e Politica Externa e pretendo fazer minha dissertação sobre Dubai, gostaria de manter contato com você por email, e também se possível, que você me apresentasse outras pessoas que vivem ou viveram em Dubai, brasileiros e não brasileiros, conversar com vocês certamente terá um grande valor para a construção deste trabalho. Aguardo seu retorno. Obrigada.

Resposta
Thaynara Março 13, 2014 at 2:39 am

Oi Carla, boa noite!
Primeiro adorei seu texto, me tirou muitas dúvidas !
Então , meu namorado recebeu uma proposta de trabalho , para ir pra Dubai e quer que eu vá , mas pra ser sincera estou morrendo de medo, pois ainda estou cursando a faculdade e não sei como é a área de trabalho para quem ainda não é formado, principalmente eu sendo mulher.
Também tenho muito receio da parte cultural pois faço nutrição e costumo trabalhar com atletas,e não sei se vou ter oportunidade de trabalho aí e muito menos se tenho como concluir a faculdade?
Então por favor me da uma luz? Obrigada bjs

Resposta
Carla Maio 18, 2014 at 11:26 am

Olá Thaynara,
Para ir para Dubai acompanhando o seu namorado que vai à trabalho, vocês precisarão casar – oficialmente namorados não podem morar juntos nos Emirados como no Brasil. Mas acontece sim de namorados irem visitar o país como turistas.
Por coincidência eu conheço uma Brasileira que é formada em Nutrição e em Educação Física e está em Dubai acompanhando o esposo. Ela está muito feliz por lá, trabalhando bastante, cheia de clientes e prestes a abrir um estúdio.
Sobre concluir a faculdade por lá, te aconselho a entrar em contato com as faculdades de Dubai para saber se aceitam a sua transferência – assim você terminaria o seu curso por lá?
Espero ter ajudado.
Um abraço e tudo de bom na nova vida 🙂

Resposta
Ayla Dezembro 1, 2015 at 1:49 am

Oi carla, amei seu blog…Estou pensando em um dia trabalhar la em Dubai. Minha area é nutrição e quando vi este artigo dei pulos de alegria ao saber que posso ter uma chance de ir pra lá. Então, gostaria de perguntar se você sabe de algum contato ou empresa que contrata profissionais nessa área? Obrigada linda!

Resposta
Carla Ferreira Dezembro 1, 2015 at 6:42 am

Oi Ayla, profissionais qualificados são sempre muito procurados em todo o Oriente Médio e não somente em Dubai. Eu mesma conheço algumas nutricionistas que fazem um excelente trabalho na região. Vou perguntar para as nutricionistas que conheço sobre sugestões pra te passar e te digo, ok? Muito Obrigada por acompanhar o Carioca Travelando 🙂 Um grande abraço!

Resposta
Carol Março 18, 2014 at 4:13 am

Olá, Carla!
Adorei suas palavras. Era realmente as informações que eu estava precisando!
Muito obrigada!
Irei morar em Dubai em breve. Tenho uma pequenininha e gostaria de saber se a mão de obra doméstica lá é legal, tanto babá quanto empregada. E como funciona essa relação. Se este serviço é caro… Se é fácil encontrar alguém de confiança… Enfim.
Sobre a carteira de motorista. Caramba! É trabalhoso assim? Vou ter que provavelmente melhorar meu inglês para cursar estas aulas.
E quanto à região de moradia? Onde vc recomenda procurar apto/casa para alugar?
Um beijo

Resposta
Carla Maio 18, 2014 at 11:04 am

Oi Carol, já chegou em Dubai? Com relação a moradia, creio que a região vai depender do seu budget, se quer estar longe ou perto do trabalho. Eu gosto muito das áreas chamadas “The Greens”, “Marina”, “Springs”, “Tecom”, “Arabian Ranches”. Pesquise bastante onde irão morar e negociem – os preços dos aluguéis em Dubai no momento estão nas alturas.
Com relação a empregada doméstica, várias empresas oferecem o serviço em Dubai – por hora, semanal ou mensal. A maioria vem das Filipinas ou Etiópia. É bem tranquilo conseguir ajuda doméstica em Dubai. Se você tem facebook, sugiro procurar o grupo “Brasileiras em Dubai”. Lá trocamos figurinhas e ajudamos umas as outras com dúvidas e dividimos dicas.
Muito boa sorte na nova jornada 🙂
Carla

Resposta
Jacqueline Março 23, 2014 at 7:54 am

Olá Carla, obrigada por dividir suas experiências com a gente!
Assim como a Carol, tbem nós mudaremos em breve pra Dubai e gostaria de saber se é possível conseguir uma empregada brasileira por lá.
Ah, também gostaria da sua opinião sobre morar em apartamento ou casa. Parece que a Marina é um bom lugar pra morar mas lá só existem apartamentos, certo? Bjs e obrigada!

Resposta
Carla Maio 18, 2014 at 11:17 am

Oi Jaqueline, pude responder sua mensagem apenas agora… já está em Dubai?
Como disse para a Carol, eu particularmente gosto da Marina também. Mas você tem razão, por lá a maioria das residências são apartamentos.
Com relação a empregada Brasileira, não é algo impossível, mas é mais difícil. Muitas empresas oferecem o serviço em Dubai – por hora, semanal ou mensal (nacionalidades Filipina ou Etiópia). Se você tiver facebook, sugiro procurar o grupo “Brasileiras em Dubai”. Lá ajudamos umas as outras com dúvidas e dividimos dicas.
Muito boa sorte na nova vida em Dubai 🙂

Resposta
Vinicius Rajão da Fonseca Março 25, 2014 at 2:36 pm

Olá Carla, muito boa suas informações. Eu e minha esposa estivemos em Dubai recentemente e nos apaixonamos pela cidade e o que ela oferece. Gostaria de saber se você sabe se tem mercado de trabalho para professores em Dubai. Eu e minha esposa somos professores do ensino básico e universitário. Você tem alguma informação sobre isso? Processo de seleção, salário. Obrigado

Resposta
Carla Maio 18, 2014 at 10:57 am

Oi Vinicius, a procura por professores em Dubai é bem grande, afinal o número de expatriados cresce constantemente. Aumentam o número de famílias, novas e antigas escolas expandem e logo, a procura por professores, de todas as áreas também cresce. Porém, não sei te informar com certeza com relação aos professores Brasileiros. Sei que o curso de idioma Berlitz, ensina português com professores Brasileiros. Muito obrigada pela sua participação aqui. Um abraço e boa sorte na sua busca, Carla

Resposta
Claudius Maio 10, 2014 at 5:24 am

Oi Carla,que graça de pessoa você é.Eu estive ai em Dubai, era uma avózinha de 60 anos,e eu fiquei abismada com o que eu vi,e olha que não vi muito,e era noite.Mas eu dizia e digo se um dia existir carro voador, com certeza sairá desta cidade futurística,eu nada aproveitei,porque assim como você estava com seu barrigão de gêmeos,eu estava saindo de um casamento, com uma pessoa que eu amava muito ,então, nem em Paris eu estaria ou ficaria feliz,é engraçado uma avó ,uma senhora falar de relacionamento,mas você é tão aberta, tão bacana, que eu ouso em dizer eu estava morta de amor ,e cega, não aproveitei nada, nem no Líbano em que fiquei na casa de uma filha amada,eu só dei trabalho, eu chorava muito, eu sofri bastante mesmo,e voltei e continuei a chorar, e ja se foram tres anos,acho que nunca mais sairei do Brasil, mas o Líbano é maravilhoso, Dubai é indescritível é de deixar qualquer um com inveja,mas eu te juro, não saio mais daqui não,nem ha mais grana para isso.Que você seja feliz sempre.Só me diga uma coisa vocês são muçulmanos ou católicos?Amei você é uma menina linda,fala com tanta simplicidade é fantástico chegar ai, engraçado que um dia destes, eu estava pensando, eu queria além de saber do lugar ,como essa gente consegue viver nestes Países?E você realizou meu sonho , seja onde for ,será sempre assim, elegante, nada de nariz em pé,fala com bossa e com graça.Uso um pseudônimo, mas me chamo Thais, se puder me escrever eu queria ver seus filhos, e marido, e mais de onde você vive, me faria muito feliz, escreva para [email protected]

Resposta
Carla Maio 18, 2014 at 11:13 am

Oi Thais, que mensagem mais bacana essa a sua. Muito obrigada por escrever. Realmente Dubai é uma cidade incrível… concordo com você quando diz sobre o carro voador – Bem isso mesmo 🙂
Eu sinto muito pelos momentos ruins que viveu, e torço para que sejam apenas águas passadas. Desejo que só alegria esteja presente na sua vida.
Eu tenho um site de viagens onde compartilho minhas aventuras por ai: http://www.cariocatravelando.com
Dá uma olhada lá quando puder. Um forte abraço Thais, e muitas felicidades sempre 🙂

Resposta
Marcio Ramos Jube Oliveira Maio 22, 2014 at 2:58 am

Oi Amiga desculpa perturbar mas tenho algumas duvidas teria como me dizer algumas delas ? olha estou querendo ir trabalhar em Dubai ja morei 10 anos nos estados unidos e estou no Brasil agora eu e minha familia gostaria de irmos pra Dubai todos nos eu tenho 39 minha esposa tem 39 tambem e minha filha tem 20 meu filho 18 .Tem uma empresa se chama MTVintercambios .Eles tem vagas de trabalho pra nos em Dubai olha e assim pagam 1000,00dollars por mes mas tips e moradia e seguro saude pra mim e minha esposa e mesmo valor e meus filhos 400,00 dollars olha realmente estou com medo pois tudo estava certo vamos mas quando vimos que teria a possibilidade de morarmos todos separados pois cada hotel tem sua propria moradia ou seja seu proprio alojamento fiquei com duvidas pois ja ouvi falar do aluguel carissimo e nao tenho dinheiro pra isso .que voce me aconcelha por favor me ajuda me de uma luz quero muito sair do Brasil e morar fora novamente fica com Deus obrigado

Resposta
Debora Junho 30, 2014 at 1:00 pm

Olá Meninas e O casamento entre Brasileiras e Homens de Dubai como é tratado as mulheres?????

Resposta
Carol Julho 14, 2014 at 2:34 pm

Olá Carla! Adorei seu post e o blog brasileiraspelomundo. Sou fisioterapeuta especialista em oncologia, aqui no Brasil hoje são tituladas somente 25 profissionais nessa área, porém como a maioria das profissões, é muito desvalorizado. Pensando nisso estou a procura de experiência fora do pais! Primeiro tenho um blog que trata a prevenção do câncer de mama e saúde da mulher: http://www.envolvida.com. E desenvolvi um projeto para mulheres mastectomizadas, porém mais uma vez ninguém nem nenhuma empresa quis patrocinar ou investir no projeto aqui no Brasil. Queria saber duas coisas: como funciona a politica de projetos sociais lá em Dubai? Você sabe onde posso encontrar informações sobre apoios e incentivos para projetos nessa área? Para eu trabalhar na área de fisio lá, pesquisei muito e aparecem muitas vagas, porém não sei se são confiáveis essas agencias de empregos daqui que recrutam profissionais para trabalhar la. Você conhece algo confiável?
Muito obrigada, caso tenha facebook, gostaria de te add! Abraços

Resposta
Patricia Julho 11, 2016 at 8:35 am

Carol, também sou Fisioterapeuta com mais de 10 anos de experiência na área e tenho os mesmos questionamentos que você quanto às oportunidades de emprego em nossa área lá.

Se a Carla puder nos ajudar será muito bom 😉

Aguardo notícias de vocês. Desde já meu muito obrigada.
Pat

Resposta
Cristiane Leme Julho 11, 2016 at 7:45 pm

Patricia, a Carla parou de colaborar com o BPM mas vocês podem entrar em contato com ela pelo Carioca Travelando.
Edição BPM

Resposta
Tatiana Bemfica Agosto 10, 2014 at 11:21 pm

Ola Carla, Tudo bem?

Me chamo Tatiana e gostaria muito de te perguntar uma coisa, pois estou um pouco apreensiva.
O meu marido ira participar da seleção da Emirates para piloto. Caso passe, iremos morar em Dubai. Porem não sei como irei fazer. Primeiro porque iremos só nos dois e quando ele estiver voando não sei o que posso fazer por ai. Trabalho na área de fisioterapia, massagens… Porem não sei se posso abrir um negocio em Dubai.
Meu segundo receio é que já escutei muito falar que como a grande maioria da população é estrangeira, existe também pessoas não tão boas, que quando você sai na rua sozinha ou ate mesmo com o marido quase te atacam. Te olham de maneira bem agressiva, com bastante desrespeito. Isso é verdade? Te Incomoda ai?
Conseguimos viver com o calor e com o clima de Dubai? Ir a praia, dar uma corrida diária, fazer exercícios, são coisas que posso fazer tranquilamente em Dubai?
Em relação a assalto, andar nas ruas sozinha, ficar em casa sozinha? É tranquilo? De verdade?
Muito obrigada Carla pelas dicas, estou bastante preocupada em mudar minha vida para um lugar tão longe e diferente culturalmente.

Resposta
Ana Vileti Agosto 24, 2014 at 5:09 am

Olá querida, a paz.
Que bom encontrar pessoas como vc, que doa um pouco do seu tempo á pessoas desconhecidas como eu. OBRIGADA.
Temos agora a oportunidade de morar em Dubai. Eu, meu esposo e meu filhinho de cinco anos. Minha maior preocupação, Carla, é quanto a educação do Samuel, escola, convívio, língua…
O que vc me sugere? Qual o seu conselho?
Obrigada. Deus abençoe sua vida.

Resposta
Carla Ferreira Setembro 9, 2014 at 1:16 pm

Oi Ana, muito obrigada pelo seu comentário aqui 🙂
Dubai oferece diversas escolas de ótima qualidade, mas devido a grande procura dos expatriados, muitas tem lista de espera. Quando você está indo morar em Dubai? Se ainda estiver no Brasil, sugiro já ir entrando em contato com as escolas para saber os requisitos para a matricula e disponibilidade. Você também precisa saber onde vocês irão morar para buscar a escola para o seu filho, já que o trânsito em Dubai anda bem congestionado, e nada melhor do que o seu filho estudar pertinho de onde decidirem viver, não é mesmo? Eu tenho um site de viagens e escrevi um pouco sobre a questão da adaptação e do idioma nas escolas para as crianças aqui no Oriente Médio, dá uma olhada lá:
http://cariocatravelando.com/2014/04/especial-arabia-saudita.html
Logo logo vai sair um texto meu aqui no Brasileiras pelo Mundo, falando sobre a busca pelas escolas aqui no Oriente Médio, fique ligada:) No meio tempo, se você tiver Facebook, te aconselho a procurar os grupos “Brasileiras em Dubai” e “Brasileiros em Dubai” para tirar mais dúvidas e pegar dicas com o pessoal que já mora em Dubai.
Abaixo segue o link com uma lista das escolas em Dubai (tem uma coluna que mostra qual o curriculum que cada escola segue)
http://www.dubaifaqs.com/schools-dubai.php
Espero ter ajudado. Deus te abençoe sempre também.
Um grande abraço,
Carla

Resposta
Marlene de Assis Datto Agosto 30, 2014 at 12:03 pm

Carla, amei te conhecer. Gosto de ver a coragem e fé das mulheres brasileiras, são fantásticas! Deus abençoe a tada família. Bjos!

Resposta
Carla Ferreira Setembro 9, 2014 at 12:51 pm

Oi Marlene, que bacana ler o seu comentário, muito obrigada! Deus abençoe sempre a todos nós e nossas famílias. Um beijo grande 🙂

Resposta
Be Silveira Outubro 7, 2014 at 4:42 am

Oi, Carla!!!
Adorei teus posts e já estamos “juntas” no Instagram srrs. Bom, fiquei bastante interessada com a oportunidade de emprego em Dubai, sou enfermeira, atualmente estudo francês, inglês e alguns cursos livres voltados para área de hotelaria. Estou a princípio interessada no Quebec mas confesso que Dubai (como boa Carioca deixou-me bastante empolgada). Como não conheço ninguém e ou instituição o qual possa solicitar informações a respeito, eu gostaria que na medida do possível você pudesse direcionar me a respeito de qual link eu poderia obter maiores informações. A princípio iria sozinha, mas pretendo levar minha irmã pois sou responsável legal da mesma. Quanto a área poderia ser tanto hotelaria como saúde!
Parabéns, seus posts são ótimos.

Beijão e sucesso!!!

Resposta
Ale Outubro 10, 2014 at 2:03 am

Oi Carla tudo bem, tenho uma filha de 18 e ela quer estudar medicina. Se mudo para Dubai vc saberia me dizer se é possível ela ingressar aí? e os valores vc saberia dizer mais ou menos como sao?

Obrigada pelas informacoes acima e em todas as respostas. Realmente é muito esclarecedor e de muita utilidade.

Abracao

Ale

Resposta
Juliane Dezembro 12, 2014 at 7:25 pm

Oi Carla,
Estou buscando o máximo de informações que posso sobre Dubai, pois, atualmente moro em Londres mas é possível que meu marido se mude para Dubai a trabalho. Se tudo se confirmar eu gostaria sim de te fazer mais perguntas, pois, eu ainda preciso terminar o meu mestrado e provavelmnte irei para Dubai depois do meu marido.
Suas dicas serão valiosas.

Resposta
Carla Ferreira Dezembro 15, 2014 at 9:35 am

Oi Juliane, Dubai é bem tranquilo e tem de tudo. Te sugiro dar uma olhada no cariocatravelando.com
Lá tem vários posts com dicas de Dubai e região. Um grande abraço 🙂

Resposta
Nat Janeiro 4, 2015 at 10:03 pm

Oi, Carla

Tudo bem? 🙂

Tenho algumas perguntinhas…
É difícil conseguir emprego em Dubai? Eu vi, pela internet, algumas agências brasileiras que oferecem empregos lá, mas não tenho certeza se são empresas sérias…Tenho medo de golpe… Voce conhece alguma que não seja furada? Ou voce acha que é melhor procurar trabalho diretamente lá?

Também queria saber se é possível entrar com visto de turista e depois trocar pelo de trabalho?

Um grande abraco e obrigada

Resposta
Carla Ferreira Janeiro 5, 2015 at 6:28 am

Oi Nat, tudo depende do que o mercado está procurando e da sua qualificação profissional. Muitos conseguem uma oferta de trabalho ainda no seu país de origem, outros vão à Dubai já com entrevistas marcadas. Dá uma olhada nesse artigo que fiz aqui no Brasileiras pelo Mundo, tem muitas dicas bacanas. Boa sorte! 🙂

http://www.brasileiraspelomundo.com/arabia-saudita-mercado-de-trabalho-no-oriente-medio-29194056

Resposta
Maria Goretti Schöni Março 1, 2015 at 8:58 pm

Amei este blog- Te escrevi espero minha resposta tb. Deus te abençõe linda

Resposta
Camila Março 18, 2015 at 6:32 pm

Caramba que post legal. Acabei tirando várias dúvidas. Em breve me mudarei para Dubai. sou advogada mas não tenho pretensões de trabalhar na minha por enquanto pois preciso intensificar meu inglês primeiro. Deletei meu facebook no começo do ano, mas com certeza vou voltar para ver as dicas das brasileiras em dubai rs.
Tenho uma dúvida em relação aos animais de estimação. Sou gateira rs tenho 3 gatos e uma cachorrinha. A princípio levaria só os gatos, pois meus pais amam minha cachorrinha e deixá-la no Brasil seria como deixar um pedaço de mim para eles.
Mas também preciso saber como é a aceitação dos animais em Dubai, não quero ficar longe deles, farei o possível para levar todos.
Obrigada e parabpens! Beijos

Resposta
juliana santana Março 19, 2015 at 12:03 pm

Adorei seu texto,estou indo para Dubai com minha patroa vou dar uma força para ela por 3 meses sou baba,gostaria de ficar por la mesmo e atuar na profissao que estou,mas nao sei se la vou conseguir a oportunidade.

Resposta
fernanda Março 28, 2015 at 12:14 am

que linda historia, eu estou curiosa em alguns pontos, me chamo fernanda, sou de goiania goias, faço faculdade de direito,tenho um ingles mais que o basico, nao fluente porque ainda nao fui pra fora, mas faço curso tem 2 anos e meio, e quero saber como faço para transferir para uma universidade em dubai ou emirados arabes unidos, e como faço para transferir ou me ingressar, quais valores, e sobre os alugueis de moradia, o custo de vida, se vale a pena

Resposta
Cristina Abril 8, 2015 at 9:53 am

Oi, tudo bem?! Parabens pela materia! Me ajudou bastante. Meu namorado vai trabalhar em Dubai e devo ir com ele durante 1 ano. Sabe me dizer se teremos que casar se morarmos neste Pais? Eles sao rigidos em Dubai para isto? Obrigada

Resposta
Arilson Cunha Abril 15, 2015 at 5:28 pm

Oi Carla tudo bem gostei muito da sua matéria .Aqui é um pai desesperado a procura de oportunidade não tenho qualificação,sou motorista com caminhão próprio más não aguento mais tomar calote,e no Brasil ta muito difícil de pagar todos esses impostos ,estou afim de tentar dar um conforto melhor para minha família você acha que eu tenho alguma chance la em Dubai .Muito obrigado ass por Arilson Cunha

Resposta
leandro Maio 22, 2015 at 6:23 pm

OI CARLA TUDO BEM?:

MEU NOME É LEANDRO E EU SOU CADEIRANTE ” QUE USA CADEIRA DE RODAS”

COMO É A VIDA DO DEFICIENTE LÁ ?

GRATO

Resposta
Thiago Souza Maio 26, 2015 at 3:30 pm

Olá Carla, parabéns pelo post. Gostaria da sua ajuda, pois recebi uma proposta de trabalho para Dubai e estou pesquisando preços de algumas coisas. Gostaria de saber quanto pagarei em média de energia elétrica, água, telefone fixo e celular, internet e também quanto fica em média uma compra mensal de supermercado. Lembrando que somos somente eu e minha esposa. Obrigado pela atenção.

Resposta
JAIME NERY PEREIRA DA COSTA Junho 24, 2015 at 1:55 pm

QUERO TRABALHAR COMO PROFESSOR EM DUBAI FALO TRÊS LINGUÁS SOU PROFESSO DE FÍSICA COM EXPERIENCIA DE 22 ANOS VOCÊ PODE ME AJUDAR?

Resposta
chadia Junho 24, 2015 at 7:59 pm

Olà carla metèria interssante parabèns. Meu nome è chadia khalil só estudante e falo très idiomas inglès, arabe e português . Consigo uma opurtunidade de emprego em Dubai?

Resposta
Priscila Julho 10, 2015 at 4:40 am

Olá preciso da sua ajuda, meu namorado é americano e está em Dubai à trabalho, e eu sou brasileira, gostaria de saber se posso ficar hospedada na casa ou apartamento, mas ele mora sozinho?

Resposta
Elisa Reis Julho 27, 2015 at 9:07 pm

Boa tarde Carla!

Adorei a sua matéria sobre Dubai!

Estou me mudando para Dubai à trabalho, porém meu marido ainda não irá contratado para lá, saberia informar o jeito melhor para ele ir juntamente comigo e arrumar um trabalho para lá, ou até mesmo na mesma empresa em que estarei?
Estou com um pouco de receio de ir para um país totalmente desconhecido e com culturas tão diferentes daqui.

Muito obrigada!

Resposta
Nathalia Agosto 4, 2015 at 7:05 pm

Olá, vejo que vc tem muito experiência sobre os emirados, e gostaria de te perguntar uma coisa. Tenho um namorado que é dos Emirados Árabes, temos planos de nos casar em um futuro não tão distante. Gostaria de saber se me casando com ele, posso tirar cidadania emiratica? Porque sei que o casamento é possível. Obrigada

Resposta
bruna Agosto 12, 2015 at 5:32 pm

oi Carla! adorei ler sobre você… e eu tenho mil perguntas pra lhe fazer hahaha , pois estou grávida de 4 meses e provavelmente eu vá pra lá mês que vem.. mas to bem perdida e preocupada em relação à médico, a hospital a saúde do meu bebe! e vi que você ganhou seis bebês lá … poderia me dizer mais sobre… obrigadaaaaa!

Resposta
Vanessa Setembro 7, 2015 at 3:18 am

Boa noite Carla!!! Gostei muito do seu depoimento… Meu marido pretende trabalhar em Dubai próximo ano, eu queria saber se foi muito difícil pra você conseguir sua babá?!

Resposta
Carla Ferreira Setembro 11, 2015 at 1:00 pm

Oi Vanessa, a Senhora que trabalha conosco, era prima da babá de uma amiga. Nós demos muita sorte mesmo, afinal eu não a conhecia e ela nunca tinha trabalhado fora do país dela. Ela não tinha nenhuma experiência, mas tinha boa vontade em aprender. Fomos ensinando o serviço aos poucos e ela aprendeu muito bem. Algumas pessoas que conheço em Dubai tiveram histórias felizes, outras nem tanto. Conseguir ajuda em Dubai é relativamente fácil, você vai precisar procurar alguém que se encaixe no seu gosto pessoal de trabalhar. Um grande abraço e muito sucesso na nova jornada!

Resposta
Jeane Alves Setembro 8, 2015 at 7:36 pm

Oi Carla!Sou Jeane,assistente social curso Mestrado em Oncologia aqui no Brasil e assim que concluir pretendo ingressar no Doutorado.Gostaria de cursar o Doutorado em Dubai.Conhece alguém que estude em Dubai e possa me dar algumas orientações

Desde já,obrigada pela atençao!

Jeane Alves

Resposta
Carla Ferreira Setembro 11, 2015 at 12:28 pm

Oi Jeane, não conheço ninguém que esteja cursando Doutorado em Dubai. Te sugiro procurar se informar sobre os cursos junto as instituições no Brasil (opções para Doutorado fora do país). Parabéns pelos seus estudos!

Resposta
Thaisa Silva Setembro 23, 2015 at 10:39 am

Olá Carla, adorei seu texto! Super pra cima e me deixou animada 🙂
Acabei de receber uma proposta de emprego para trabalhar em Dubai e estou tentada a aceitar…
Seu texto vai me ajudar bastante com relaçao a proposta, pois não vi nada a respeito de plano de saúde.
Por favor, você poderia me dar uma noção de aluguel ou me indicar algum site?

Obrigada,

Resposta
Andreia Outubro 13, 2015 at 1:02 am

Carla, amei a sua reportagem. Recebi uma proposta de emprego e gostaria de saber se com 15-17Mil aed sao suficientes para viver em Dubai com marido e filha de 4 anos. Qual o valor médio de aluguel de casa nos condominios de expatriados e valor de escola? obrigada pela ajuda ou onde consigo me informar sobre isso?

Resposta
Carla Ferreira Outubro 13, 2015 at 6:07 am

Oi Andreia, o valor do aluguel varia dependendo da região que vocês escolherem para viver em Dubai. Dá uma olhada no site https://www.propertyfinder.ae para ter uma ideia dos alugueis por região e tamanho dos imóveis. Em busca de alugueis mais em conta, algumas pessoas vivem no Emirado vizinho conhecido como Sharjah. A vantagem é o aluguel mais em conta. A desvantagem é a distancia a dirigir para quem trabalha em Dubai. Mas é uma opção, vale a pena dar uma olhada no site que recomendei. Geralmente os alugueis em Dubai são cobrados por contratos anuais – pagos em diversos cheques a combinar com o agente/proprietário. Nesse link a seguir, mostra os valores anuais das diferentes escolas em Dubai http://www.expatwoman.com/dubai/monthly_faqs_school_fees_6135.aspx
Espero ter te ajudado 🙂

Resposta
Ionara Lima Novembro 23, 2015 at 7:39 pm

Olá Carla!
Gostaria de saber como é o estudo universitário nos Emirados Árabes, em especial o curso de Medicina? Assisti a uma palestra onde o palestrante comentou que existe uma oferta de bolsas de estudo para estrangeiros. Você tem alguma informação a esse respeito?
Grata.

Resposta
Carla Ferreira Novembro 24, 2015 at 6:27 am

Oi Ionara,
Dá uma olhada nos sites abaixo da Dubai Medical College e Dubai Harvard Foundation. Parece que a última estava com um programa de bolsas parciais para candidatos selecionados, mas parece que as inscrições eram até Março/ 2015. Dá uma olhada abaixo. Minha sugestão é entrar em contato direto com as Universidades para saber maiores detalhes sobre programas de bolsas de estudo. http://www.dmcg.edu e http://www.dhfmr.hms.harvard.edu

“The Dubai Harvard Foundation for Medical Research (DHFMR) offers a limited number of partial scholarships to selected candidates. Priority is given to candidates from the United Arab Emirates, but candidates from the GCC and MENA region, regardless of nationality, will also be considered. The Deadline for Applying for a Scholarship is March 1, 2015.”

Resposta
Alanis Março 7, 2016 at 12:38 am

Olá Carla,
estou com uma duvida cruel…Meu noivo esta morando em Dubai por conta do trabalho,estou no Brasil,grávida de 6 meses,Gostaria de saber se teria algum problema de ter o bebe lá,já que ainda somos noivos e ainda nao casamos no papel…
Obrigada! 🙂

Resposta
Gabriel Maio 6, 2016 at 1:18 am

Oi tudo bem? Nossa achei mto bom sei blog!
Recebi uma proposta da minha empresa de ser transferido para Dubai! Certamente que aceitarei mas estou em fase de ajuste de salário! Poderia me passar mais ou menos alguns valores ! Ou se possível um salário que seria bom para viver bem aí!

Obrigado

Resposta
Sam Pereira Maio 19, 2016 at 5:09 pm

Muito bom o post leio isso horas antes de pegar um vo para Dubai, estou me mudando para lá…

Resposta
William da Silva cunha Junho 18, 2016 at 7:44 pm

Boa tarde Carla, gostei bastante do seu texto, estou com uma oportunidade de emprego para Dubai é gostaria de saber se consigo escola pros meus filhos maiores de 12 e 9 anos. Tem escolas para brasileiros ou teremos que nos virar com o nosso péssimo inglês. Desde já agradeço pela atenção.

Resposta
Cristiane Leme Junho 19, 2016 at 7:28 pm

William, a Carla parou de colaborar conosco.
Edição BPM

Resposta
santos Setembro 14, 2016 at 8:31 pm

boa noite estou aplicando em uma empresa em Dubai e fui chamado para seleção, porém estou na duvida se a declaração de união estavel que tenho com minha epesa serve como documento para ela ir junto comigo???

Resposta
Cristiane Leme Setembro 14, 2016 at 8:56 pm

Santos, a Carla parou de colaborar conosco, mas em resposta à sua dúvida, os países árabes exigem certidão de casamento para tal visto. Em caso de dúvidas e para mais detalhes eu sugiro consultar o seu futuro empregador para saber sobre os requisitos necessários com mais certeza.
Abraços e continue acompanhando o BPM!
Edição

Resposta
Isabela Dezembro 26, 2016 at 5:27 pm

Tenho uma tia que mora em Duvai e trabalha como aeromoça. Tenho 12 anos e estou planejando de ir morar e estudar lá em 2018. Qual visto eu poderia fazer?

Resposta
Paula Cristiane Maio 15, 2017 at 4:54 pm

Ola, não sei se a Senhora pode me ajudar, mais gostei da sua historia. Preciso fazer um trabalho para a faculdade sobre a saúde em Dubai e não consigo encontrar nada. A Senhora pode me ajudar? Agradeço

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação