BrasileirasPeloMundo.com
Portugal Turismo Pelo Mundo

É verão! Que tal curtir as praias fluviais do Minho?  

Praia Fluvial de Adaúfe

É verão! Que tal curtir as praias fluviais do Minho?

É verão! Que maravilha! Com esta estação tão aguardada pelos portugueses, inicia-se a época das férias escolares, da pausa no trabalho, dos dias ensolarados e do bom tempo para fazer praia e curtir longos dias de sol com a família e amigos. Sim, sol! Muito sol e calor.  

Ao contrário do Brasil, o mês de agosto na Europa é período de alto verão, temperaturas escaldantes, tempo seco, quase sem chuva. Aqui em Braga e em algumas localidades do Minho, agosto configura férias mesmo. Ou seja: muitas empresas, restaurantes, lojinhas fecham e vão aproveitar os dias para viajar e descansar 

É tempo de autocaravanas cortando a cidade, parques de campismo lotados, muito turista e povo na rua. Como no Brasil, os portugueses, especialmente os minhotos e os bracarenses, adoram uma praia, que pode ser o mar aberto ou os rios da região, também conhecidos como praias fluviais.  

A cidade de Braga tem uma localização privilegiada: não está longe do mar (uns 30 km no máximo) e fica bem perto do Parque Natural da Peneda Gerês. Ou seja: é cercada pelo mar e pelo rio, por belas paisagens e muitas opções de lazer para amenizar o calor.  

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar em Portugal

Os rios que cortam a região do Minho são o Cávado, Lima, Vez Homem e Caldo. Além deles, há também as lagoas, cascatas e as barragens da região do Parque Natural de Peneda Gerês. Todos com uma bela paisagem, infraestrutura, águas limpas e geladas 

Em agosto, esses lugares transformam-se no lazer preferido dos minhotos e dos turistas que chegam a Braga, uma vez que oferecerem, além de diversão para toda a família, infraestrutura completa com casas de banho, churrasqueiras e grelhadores para assar um bom peixe ou carne.  

Aliás, vale uma ressalva. Uma curiosidade acerca dos portugueses quando ‘fazem praia’: se pensa que o brasileiro tem mania de ir à praia carregado de coisas, a famosa farofada, precisa ver os portugueses. Há famílias que levam até geladeira para praia. Sim, geladeira. Então, não se assuste se encontrar uma reunião de família com uma verdadeira cozinha montada.  

Por tudo isso, se for aproveitar uns dias de verão em Braga, em Portugal, recomendo incluir no roteiro as praias fluviais do entorno. Preparei dicas para conhecer alguns lugares imperdíveis, não só pela beleza da paisagem, como também pela paz, sossego e infraestrutura que oferecem aos banhistas. Vamos às dicas!  

Praia Fluvial de Adaúfe 

É, sem dúvida, a mais próxima do centro de Braga. Situada em uma bela região à margem do rio Cávado, a praia fluvial fica a uns 10 minutos de carro do centro dBraga e é servida por alguns autocarros. É fácil de chegar e conta com amplo estacionamento.  

Adaúfe tem uma extensa área gramada, perfeita para piqueniques e encontros familiares ou para quem busca relaxar e praticar esportes, como canoagem. O local oferece uma boa infraestrutura com aparelhos de ginástica, opções para jogar futebol ou vôlei, bem como outras brincadeiras para a garotada se esbaldar no rio. 

Praia Fluvial de Verim  

Localizado em Póvoa de Lanhoso, também muito próximo à Braga, cerca de 20 minutos de carro, o espaço, em tempos mais remotos, era o ponto de imersão de duas nascentes de águas com propriedades curativas. É conhecida pelas águas com propriedades sódicas, fluoretadas e sulfúreas.  

Há alguns anos, tem sido agraciada com a bandeira de Praia Acessível, cumprindo requisitos de mobilidade condicionada e acessibilidades necessárias. Além disso, destaca-se pela qualidade das águas, tendo sido contemplada com prêmios consecutivos nesse quesito.  

Para os que querem apreciar a beleza do local e aproveitar os dias de folga com a família, a praia de Verim oferece um bar de apoio onde se pode usufruir de uma vista fantástica sobre o Cávado, um bom parque de estacionamento e construções pré-fabricadas de madeira para apoio aos banhistas, tendo ainda um espaço para a prática de esportes 

Leia também: Roteiro turístico em torno de Braga em Portugal

Praia fluvial do Rio Caldo 

Situado em Terras do Bouro e em Vieira do Minho, em meio ao Parque Natural de Peneda Gerês, as praias fluviais do Rio Caldo têm uma paisagem de tirar o fôlego. Nessa região, as mais frequentadas são a de Alqueirão, a do Bar e da Entre-as-Pontes. Todas são de fácil acesso, têm uma boa área para repolsar, uma vasta oferta de passeios no rio e atividades de diversão náutica. 

Praia Fluvial de Albufeira de Vilarinho das Furnas  

Uma das minhas preferidas para piquenique. Fica em Terras do Bouro, no Vilarinho das Furnas, uma aldeia que ficou submersa em 1972 pela construção e enchimento da barragem de mesmo nome. Os motivos históricos e a beleza da paisagem atribuem a esta praia características únicas. Sugiro cuidado por ser muito profunda e com pouca frequência. Entretanto, a frescura, o verde das serras, a calmaria e a paz fazem do Vilarinho de Furnas um dos locais mais bonitos e sossegados do Gerês. Para mim, a mais bonita. 

Praia Fluvial da Valeta 

Esta fica dentro do perímetro urbano de Arcos de Valdevez, sendo muito procurada como espaço de lazer e recreio. É um espaço agradável, localizado no decorrer do curso do rio Vez, com um extenso areal com águas calmas e limpas, área relvada e arborizada, perfeita para o verdadeiro farnel. Tem boa infraestrutura, oferecendo sanitários, vigilância e bar com esplanada. Esse local também conquistou a classificação de água excelente, sendo controlada pela Autoridade de Saúde. Ou seja: perfeita em tudo, inclusive na paisagem e no sossego.  

Praia fluvial de Estorãos 

Por último, não poderia deixar de recomendar um passeio à charmosa aldeia de Ponte de Lima. Simplesmente, maravilhoso! Envolta pela Serra da Arga, junto à ponte romana do rio Estorãos, é uma das mais belas e românticas praias fluviais a se visitar. O local convida para uma imersão à natureza. O  silêncio introspectivo, o barulho dos pássaros e a corrente das águas ajudam a recarrar a bateria. É perfeito para um piquenique romântico, a dois, acompanhado por um bom livro. Deixe-se apreciar. Ao final, faça um passeio pela aldeia e se perca pelas construções em pedra que embelezam o centro histórico. É divino!

Pronto. Aqui estão as minhas dicas de roteiro para passar um verão bem ao estilo Minhoto. Quis oferecer um roteiro diferenciado aproveitando o que a região tem de melhor: seus rios e suas riquezas naturais. Claro que tudo depende do que se procura. Mas tenho certeza de que não se arrependerá em dar um crédito a essas praias fluviais. A experiência será encantadora. Aproveite! Divirta-se!  

Related posts

Dentista brasileira em Portugal

Daniele Bacelar

Canterbury, opção de estudo e passeio fora de Londres

Ann Moeller

Turismo em Dubai

Juliana Bordião

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação