BrasileirasPeloMundo.com
Abu-Dhabi Emirados Árabes Unidos

Emirados Árabes Unidos – Como passar os finais de semana

Abu Dhabi ,como já conversamos aqui, é um emirado muçulmano e por essa razão, os nossos finais de semana diferem nos dias dos países ocidentais e alguns orientais. Aqui os dias mais sonhados da semana são a sexta-feira e o sábado. A sexta-feira é considerada o dia santo, o dia da oração em grupo/família, o dia em que todos em alguma das cinco orações do dia vão a mesquita; é considerado um dia de purificação do corpo e da alma.

No começo essa mudança causa sempre uma estranheza – trabalhar no domingo? E por meses me confundia quando precisava marcar algum medico, reunião… Além das 7 horas de diferença de fuso para o Brasil, aquela conversa básica no Skype dia de domingo nunca e possível, afinal, estamos em pleno dia útil.

Passada a confusão e adaptação, o que fazer nos finais de semana nos Emirados Árabes Unidos?

unnamed (3)

Aquelas dúvidas de quem trabalhou a semana toda e sonha em relaxar no fim de semana – será que o clima vai estar bom? Será que vai chover? -, a gente aqui não tem. Não chove nunca; ou melhor, chove sim, 2 dias ao ano – OK, talvez 3 dias ao ano se a temporada for bem úmida! Tempestade de areia? Também acontecem na mesma proporção.

Então já da pra adivinhar os programas preferidos dos expatriados e locais: atividades ao ar livre!

unnamed (4)

Mas imagine se, ainda por cima, você vem de um país onde o verão e curtíssimo, os dias são chuvosos, o que mais você poderia desejar? Praia? Piscina? Tudo aqui e agora? Pois bem, os Emirados Árabes podem te oferecer tudo isso.

São os famosos beach clubs, os clubes de praia. Não chegam à grandiosidade e fama de Ibiza, St. Tropez ou Grécia, mas têm lá o seu charme e, claro, muito conforto. Aqui os beach clubs são os famosos títulos de clube oferecidos pelos hotéis que têm parte do Golfo Pérsico como praia particular.

Como eles funcionam?

Você pode pagar apenas por um dia, mensalmente ou anualmente. Os preços variam de 150 a 500 dihrams por dia ou de 8 mil a 35 mil dihrams por ano (1 dihram= 0,27 dólares). Existem vários planos: casal, solteiro e família.

unnamed (6)

Nesses clubes você pode desfrutar de toda a dependência do hotel, ter seu próprio guarda sol, espreguiçadeira, água gelada, toalhinhas refrescantes para abrandar um pouco o calor e não precisa disputar um espaço na areia: está tudo ali, reservado para você; e além da piscina, há kids club, ótimos restaurantes e para quem gosta de celebrar com um bom vinho, uma cerveja gelada ou um drink, a bebida alcoólica nos hotéis é liberada para o consumo. Muitas famílias frequentam diariamente: os pais vão a academia enquanto os filhos brincam e se divertem na área de crianças, que tem programação diária, principalmente para atividades depois do horário escolar.

Eu, como carioca, nunca imaginei me associar a nenhum deles; imagina, tendo a praia, local mais democrático do Rio de Janeiro, pagar para ir para um clube? Mas sou obrigada a confessar que me rendi a esse encanto e hoje acho que vou sofrer quando for embora.

unnamed

Como expatriada posso dizer que o beach club/clube de praia é o local ideal para conhecer gente nova.

Quase todas das grandes redes de hotelaria mundial têm aqui seus representantes: The Ritz Carlton, Hilton, St. Regis e Sofitel, além do famoso beach club local, Saadyat beach club . Opções não faltam para todos os gostos e bolsos também, e biquínis e burkinis convivem pacificamente.

Agora, se praia não é bem sua praia, temos exatamente o oposto: os hotéis situados  no meio do deserto, uma experiência fantástica! Existem dois bem famosos por aqui: o Qasr Al Sarab (Palácio Miragem), a cerca de 2 horas do centro, localizado no Rub’Al Khali e considerado a maior extensão de areias virgens no mundo; e o Bab Al Shams (Porta para o Sol), no deserto de Dubai, a cerca de 45 minutos do centro da cidade ou 1 hora e 45 minutos de Abu Dhabi. E o exclusivíssimo Al Maha, mas esse não aceita crianças.

unnamed (1)

Para você que pensava que no deserto só existiam beduínos com seus camelos, irá se surpreender. O Qasr Al Sarab é inspirado em um verdadeiro palácio árabe, extremamente bem decorado e com 4 restaurantes, academia de ginastica, quadra de tênis, biblioteca e todo o conforto de um hotel pra lá de 5 estrelas. No hotel eles oferecem várias opções para diversão dos hóspedes como passeios nas dunas, andar a camelo e caminhadas.

Os passeios nas dunas nos dão a sensação de que o deserto é infinito, com uma areia avermelhada, bem fina. Eu nunca tinha feito nada parecido. Os motoristas são extremamente qualificados e sempre perguntam antes se queremos a aventura com pouca ou muita emoção. Não me arrisquei a pedir muita emoção!

unnamed (2)

Uma das coisas mais impressionantes do deserto é o pôr do sol: é simplesmente indescritível! Nos sentimos pequenos diante de tanta beleza, e ao mesmo tempo imensos por estar ali vivendo e presenciando aquele momento.

por do sol

A caminhada até o ponto mais alto da duna na corcunda dos camelos era só um mero detalhe no nosso deslumbramento, no silêncio que toma conta de todos. Tem gente do mundo todo ali que se aventura no deserto a dentro pra viver esse momento, e pessoas nascidas e crescidas vizinhas aquelas areias também se juntam para contemplar o espetáculo.

Um fim de semana no deserto é uma experiência única.

Há os mais aventureiros: os que acampam, equipam os seus carros com barraca, comida e partem, assim, para o meio do nada. Confesso que nunca fui corajosa a esse ponto mas quem sabe?

Então, se você for de praia ou de areia, irá adorar Abu Dhabi!

Related posts

Tipos de visto para morar em Abu Dhabi

Pollyane Martins

Calendário dos Emirados Árabes

Pollyane Martins

10 curiosidades sobre o Ramadã

Gabriela Lirio Delfino

8 comentários

Veralucia moraes de souza Setembro 23, 2015 at 9:20 pm

Oi Re adorei as informações que você deu muito importante estou querendo ir fazer está viagem bjs

Resposta
Renata Salas Collazo Setembro 24, 2015 at 1:09 am

Olá Vera,
Que bom que você gostou. Os Emirados Árabes são lindos e vale muito a pena a visita. Qualquer outra dúvida é só deixar aqui um comentário que eu te passo mais informação. Se você quiser pode visitar também meu blog pessoal. Lá tem só post sobre turismo. Visite sempre a gente por aqui, as dicas são preciosas, pois todas são feitas por Brasileiras que estão pelo mundo!!! Abraços

Resposta
Amanda Miamoto Setembro 24, 2015 at 3:57 am

Adorei as informações, estou morando em Dubai há quase 4 meses, chegamos um pouco antes do Ramadan e possivelmente o período mais quente do ano, foi um pouco sofrido a adaptação, uma vez que, viemos da Suécia (oposto de Dubai, em todos os aspectos). Ainda não fiz nenhum passeio, pois a temperatura estava muito alta, de acordo com as amigas veteranas ” Dubaianas” agora fica tudo perfeito. Estarei seguindo suas dicas Renata, espero encontrá-la um dia. Bjos

Resposta
Renata Salas Collazo Setembro 24, 2015 at 12:54 pm

Amanda,
Realmente a vinda da Suecia e chegar bem nos meses mais quentes do ano não deve ter sido nada fácil, mas tenho certeza que a partir de Outubro com a temperatura mais amena você tera a chance de conhecer de verdade Dubai/Abu Dhabi e os outros Emirados, que alias sao lindos!! Vale muito a visita… Qualquer duvida estou por aqui… Boa sorte!!!

Resposta
Erika Martins Carneiro Setembro 24, 2015 at 11:55 pm

Adorei, Renata! Obrigada! Vou ler seu blog.

Resposta
Renata Salas Collazo Setembro 25, 2015 at 12:07 am

Ótimo Erika, vou ficar super feliz e vou adorar saber a sua opinião também!!!… Quem sabe não me aventuro pela Islandia?!!! Adoraria conhecer!!! Beijos

Resposta
Ana Amélia Benazi Bassaneze Outubro 21, 2015 at 8:38 pm

Renata, acredite… Estou aqui viajando em Meus pensamentos diante tanta beleza! Eu adoro o calor… Praias e muita areia. Despertou uma imensa curiosidade e vontade de conhecer os Emirados Árabes… Tenho muito o que aprender com você! Bjus

Resposta
Renata Salas Collazo Outubro 22, 2015 at 12:37 am

Ana, que mensagem linda…. muito obrigada pelo carinho e apoio sempre… Quem sabe nao vamos juntas para Abu Dhabi? Bjs

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação