BrasileirasPeloMundo.com
Empregos Pelo Mundo Uruguai

Emprego no Uruguai

Emprego no Uruguai.

Muitos brasileiros buscam o Uruguai para realizar o sonho de viver em um país mais tranquilo, longe da violência dos grandes centros urbanos do Brasil.

O primeiro passo sempre é tentar encontrar oportunidades no mercado de trabalho para avaliar as possibilidades de começar a vida em outro país.

E é aí que começam as perguntas: Qual o mercado mais aquecido? Há oportunidades na minha área de atuação? Quanto é o salário mínimo? Mas com este salário será que conseguirei ter um bom padrão de vida no Uruguai?

No meu primeiro post aqui no blog, eu escrevi um pouco sobre a minha história quando estava em busca de emprego aqui em Montevidéu. Mas alguns brasileiros seguiram por outros caminhos e conseguiram empregos em empresas bacanas aqui no Uruguai.

Espanhol: Requisito básico

Primeiramente, para conseguir um emprego no Uruguai na sua área em alguma empresa uruguaia, é necessário falar espanhol. Ou sim ou sim. Mesmo que você trabalhe com uma área que tenha contato com clientes brasileiros, é necessário saber se comunicar com os colegas, chefes e fornecedores em espanhol.

Uma dica é sair do Brasil já com conhecimentos avançados e aperfeiçoar o idioma em algum curso aqui no país durante os primeiros meses de estadia.

Enquanto você está aperfeiçoando seu espanhol, é possível trabalhar em algum call center que contrata pessoas que falam português para atender a clientes brasileiros. Existem algumas oportunidades neste segmento para os brasileiros.

IMG_3432

Mercados mais Aquecidos

O Uruguai é um país pequeno e por isso, as vagas de emprego são proporcionais ao tamanho do país. O mercado de tecnologia e de engenharia possuem muitas vagas e sempre existem novas oportunidades.

Outros mercados mais específicos não têm tantas oportunidades. Algumas posições muito específicas que existem no Brasil até mesmo não existem no Uruguai. Exemplo? Planner de uma agência de publicidade.

Algumas vagas não existem simplesmente porque não há necessidade para o mercado uruguaio.

Áreas restritas de segmentos específicos normalmente não existem, principalmente no mercado de Comunicação, Design e Artes Visuais. Nestes casos, o ideal é buscar por algo que seja semelhante à sua experiência anterior.

IMG_1206

Salários

Os salários são mais baixos do que os praticados nas grandes capitais do Brasil e o salário mínimo gira em torno de R$ 900 (ano base 2014).

A diferença de salários entre os cargos é relativamente baixa, ou seja, não há uma grande lacuna entre o salário do empregado que ganha menos e do empregado que ganha mais.

Não existem salários tão altos quanto existem no Brasil, mas é possível viver de acordo com o que se ganha, buscando opções de aluguel de acordo com a sua situação financeira.

Leia também: como abrir conta bancária no Uruguai

Para começar

Para quem vem ao Uruguai sem saber espanhol, o ideal é começar em um call center que aceitem brasileiros e fazer o curso de idioma.

Os que já têm espanhol fluente, o ideal é começar a buscar oportunidades ainda no Brasil em sites de buscas de empregos, empresas do seu setor de atuação, além do Linkedin, que tem bastante informação sobre as empresas no Uruguai.

O segundo passo é fazer uma versão do currículo em espanhol, cadastrar em sites de empregos e também enviá-lo às empresas.

As empresas uruguaias dão valor para aqueles funcionários que têm pretensões de ficar e estabelecer-se na empresa. Assim, é importante passar a segurança de que você veio para ficar e quer crescer dentro da empresa. O estrangeiro deve sempre mostrar que está no país para ficar. Assim, há mais chances de ser contratado.

Related posts

Emprego em Londres: por onde começar a procurar

Nathália Braga Bannister

Dicas para preparar um CV e arrumar emprego na Inglaterra

Fabíola Pinheiro

Emprego na Dinamarca – Parte 1

Cristiane Leme

21 comentários

chenaokevara Dezembro 6, 2014 at 4:26 pm

Oi!

Sou estudante de história, saberia me dizer se por aí há falta de professores de história? ou geografia e filosofia que são disciplinas afim. Também posso dar aulas de português como fiz na Argentina.
Como está Santiago para essas áreas?
Vlw

Resposta
chenaokevara Dezembro 6, 2014 at 8:57 pm

Ops, copiei a mensagem inteira da pergunta que fiz no do chile e não troquei o nome da cidade ^^ rsrs
*Montevideo

Resposta
Adriana Molha Junho 8, 2015 at 6:45 pm

Olá. Não sei dizer se há falta de professores de histório no Uruguai. Sugiro que procure opções de emprego no Uruguai, que sejam adequadas ao seu perfil. Abraços!

Resposta
Mariana Janeiro 20, 2015 at 8:06 pm

Olá Adriana, tudo bem? Trabalho com organização de eventos (casamentos, aniversários, corporativos..) e estou terminando agora em abril uma pós graduação em administração e organização de eventos. Logo que terminar não quero continuar aqui (moro em SP), estou querendo morar em montevideo.. Ando procurando nos sites de emprego daí mas pra essa área não acho quase nada.. você saberia dizer como é essa área ai? Será que é arriscado ir e tentar trabalhar como autônoma organizando eventos? Pois imagino que a quantidade de eventos seja proporcional ao tamanho no país né! Caso você possa me dar uma luz eu agradeço!
Abraços

Resposta
Adriana Molha Junho 8, 2015 at 6:44 pm

Olá Mariana. São Paulo tem muito mais oportunidades de trabalho nesta área. O Uruguai poderá oferecer oportunidades proporcionais ao tamanho do país, como você disse. O ideal é buscar emprego no Uruguai antes de sair do Brasil. Abraços.

Resposta
Rodrigo Bueno Fevereiro 4, 2015 at 10:32 pm

Tudo bom?
Pretendo abrir um negócio no ramo de doces finos e bolos para casamentos e festas.
Também penso na possibilidade de entrar nesse mesmo ramo na forma de comércio.
Claro que iria mudar com a familia para montevideo.
Alguém poderia me responder se eu teria algum sucesso?
Obrigado
Rodrigo

Resposta
Adriana Molha Junho 8, 2015 at 6:42 pm

Oi Rodrigo. Não saberia te dizer se a empresa daria certo. É necessário avaliar o mercado antes, fazer algumas pesquisas.

Resposta
Andre Luiz Fevereiro 19, 2015 at 5:36 pm

Olá,
Eu também sou professor de História, estou pensando já algum tempo em ir com a minha família para o Uruguai.
Como e o mercado de trabalho para um professor (Público e ou Privado), e necessário revalidar o diploma??
Muito Obrigado

Resposta
Adriana Molha Junho 8, 2015 at 6:40 pm

Olá André Luiz. Não sei dizer ao certo o que é necessário para ser professor no Uruguai e como está o mercado.
O ideal é pesquisar um pouco sobre o mercado. Abraços.

Resposta
Adilson Araujo Fevereiro 28, 2015 at 11:07 pm

Mariana, tudo bem?
Estou pensando em morar no Uruguai mas minha ideia e montrar uma churrascaria pequena, imagino que já tenha alguma em Montevidei poderia dizer sobre essa oportunidade? Estarei em Montevidei em Agosto de ferias e queria ver as possibilidades para morar.

Obrigado.

Resposta
Adriana Molha Junho 8, 2015 at 6:39 pm

Olá Adilson. Cada país certamente tem sua particularidade. É importante, antes de morar no país, avaliar um pouco o mercado e os hábitos de consumo dos moradores do local. Abraços.

Resposta
Carlos Henrique Sbalqueiro Agosto 6, 2015 at 12:20 am

Adriana, moro no Brasil. Sou professor de língua espanhola e língua portuguesa. Tenho formação nestas áreas e pós-graduação no ensino de línguas. Você acredita que há possibilidades para eu conseguir dar aulas no Uruguai? Sabe onde devo procurar e para onde poderia encaminhar o meu currículo? Abraços

Resposta
Bruno Moreira Lage Agosto 11, 2015 at 6:44 pm

Adriana boa tarde,
Será que você teria alguma informação quanto a um Corretor de Imóveis, devidamente registrado junto ao CRECI no Brasil, se pode atuar no Uruguai?
O que teria de fazer para tal?
Eu e minha esposa, que já temos os filhos adultos, somos de Belo Horizonte / M.G. e temos muita vontade de virmos morar no Uruguai, realmente nos transferirmos para Montevideo para morarmos.
Ela que trabalha no SEBRAE e também na criação e produção de objetos de artesanato variados, eu que já atuo à muitos anos no ramo imobiliário como corretor de imóveis, com maior vivência na área de imóveis “prime”, temos este sonho mas sempre nos “paira” a dúvida de o que fazer, onde atuar, será que conseguiremos trabalho? Ainda mais na nossa idade, eu com 59 e ela com 51.
Enfim, as dúvidas e inseguranças que todos temos quando estamos buscando algo mas que nos fará sair de nossa “zona de conforto”.
Será que tem algo para nos informar, para nos ajudar?
Parabéns pelo seu trabalho, você é uma “campeã” e vitoriosa.
Desde já antecipo agradecimentos.
Sucesso.
Bruno Moreira Lage
[email protected]

Resposta
Cristiane Drefs Setembro 28, 2015 at 1:47 am

Boa Noite Adriana,
Me chamo Cristiane e a 5 anos trabalho como motorista autônoma no sistema de transporte escolar em Porto Alegre. Sou pós-graduada em Auditoria com formação em Ciências contábeis.
Diante das atuais dificuldades enfrentadas nessa Pátria, penso em ir viver num país que ofereça respeito pelos cidadãos em que seu seio vivem, pois aqui as coisas estão vergonhosas.
Aqui possuímos condições de vida diferenciada de muitos, ambos somos autorizatários do sistema de transporte e temos uma filha de 10 anos. Meu marido além de motorista tem formação técnica em Informática. Não estou a procura de um plano de carreira, apenas gostaria de viver num lugar com segurança, tirar minha filha dessa brincadeira de mal gosto que é a administração Brasileira.
atts,

Cristiane

Resposta
Leandro Alvarez Fevereiro 11, 2016 at 1:38 pm

Bom dia!

Primeiramente gostaria de parabenizar seu site, é realmente maravilhoso e lúcido, bem sou filho de Uruguaio e acabei de me formar em publicidade e propaganda, trabalhei em grandes empresas como Ambev e Coca-Cola, estou entrando em contato com meu pai, só que minha família é do ramo da saúde, gostaria de saber se a área de Marketing e informações tem oportunidades, como analista comercial, analista de informações, analista de Marketing?
Estamos passando por uma crise horrível no Brasil, não há perspectivas de uma aquecimento econômico. No Uruguai poderia ter uma oportunidade de emprego?

Agradeço desde já o contato

Leandro Alvarez

Resposta
Luciana Basile Abril 5, 2016 at 6:02 pm

Bacana a ajuda ao pessoal que está em busca de uma “virada” a vida. Graças a Deus hoje temos a Internet!!
Sobre as oportunidades de empregos para quem ainda não domina a língua espanhola, é possível encontrar vagas no comércio? Sou arquiteta, mas sonho mesmo é em trabalhar com moda. Penso que começar como vendedora no comércio, ir conhecendo os hábitos de consumo, etc, possa me ajudar nesse caminho. Paralelamente, vou buscar aperfeiçoar o idioma. Futuramente penso em abrir um negócio, mas quero ir com calma… Alguma dica para mim? Onde busco emprego nessa área? Eu tenho 45 anos, acha que seria difícil um emprego pela minha idade?

Resposta
Breno Março 12, 2017 at 8:11 pm

Olá Luciana moro no Rio de Janeiro 34 anos. Tenho profissão sou pintor de automóveis conseguiria trabalhar no Uruguai? Poderia ser como modelo fotografico/Sou branco bonito de rosto corpo atlético, branco olhos castanhos cabelo liso. Se puder me ajudar agradeço.

Resposta
Mônica Pontual Abril 22, 2016 at 5:39 am

Olá Adriana! Sou do Nordeste do Brasil e gostaria de saber como é a área de contábeis e/ou administrativa para se conseguir emprego ai no URUGUAI? E se fosse possível vc mencionar ou me enviar links de sites de cadastro de empregos daí.

Obrigada e sucesso para vc.

Mônica Pontual

Resposta
Robert von Knoblauch Fevereiro 27, 2017 at 6:54 pm

Oi Adriana. Minha pesquisa sobre o Uruguai começou ressentemente e todos falam mto de Montevideo. Entendo que é o maior centro e consequentemente onde vao se localizar mais oportunidades. Mas eu já gostaria mais de lugar menor e mais calmo. Sei que as chances de emprego sao menores. Vejo que o maior problema é realmente o idioma. Nao falo espanhol. Sou eletricista e trabalho tbm com telefonia e rede estruturada, e rede logica. Minha desvantagem tbm é que nao tenho formacao superior. Aqui mesmo no Brasil perco mtas oportunidades por esse detalhe. Sera que em alguma cidade menor teria alguma chance? Mesmo como autonomo. Trabalharia ate em outra coisa, estou bem aberto qto a isso. A gente faz cada pergunta né. Dar atencao à essa gente tda nao é facil. Kkkkk. A gente sabe que nada é tao facil. A situaçao no Brasil nao ta facil, nunca foi. O que mais incomoda é que somos roubados constantemente. Pelos politicos, dia e noite, aí tem ainda a criminalidade diaria nas ruas. Nao procuro por riqueza, apenas poder ter uma vida mais tranquila e descente. Obrigado pela atençao. Abraço

Resposta
Victor S Franzini Julho 16, 2018 at 10:46 am

Oi Adriana tudo bem?
Vi que sua postagem é antiga mas espero que ainda esteja ativa, já tentei de várias formas achar vagas no LinkedIn mas não lista nada para o Uruguay, você sabe se existe alguma restrição no país? Ou consegue passar algumas dicas para fazer o search?

Resposta
Liliane Oliveira Julho 16, 2018 at 2:10 pm

Olá Victor,
A Adriana Molha parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação