BrasileirasPeloMundo.com
Dubai Entrevistas

Profissões pelo mundo: empresária em Dubai

Hoje o Brasileiras pelo Mundo entrevista a brasileira Erika Saleh. Essa campineira, formada em Turismo, casada, que vive em Dubai desde 2011, se tornou empresária e proprietária do salão-spa São Paulo Ladies Salon. E nós fomos conferir de perto como é trabalhar com a beleza num dos lugares mais elegantes da atualidade.

Erika Saleh
Erika Saleh

BPM – Como e por que você veio para Dubai?

Erika – Desde criança sempre tive o sonho de explorar o mundo, sempre tive a visão que tudo é possível quando acreditamos e fazemos acontecer! Comecei a trabalhar desde cedo nas empresas da minha família, então já cresci com um espírito empreendedor! Primeiro, morei na Europa por 4 anos, estudando, trabalhando e viajando. Depois, 3 anos nos EUA, mas sempre tive curiosidade de explorar o Oriente Médio. Até que, em 2011, eu cheguei a Dubai e foi amor à primeira vista, algo inexplicável! O maior motivo que me trouxe aqui foi o de explorar o inesperado, de aprender, entender a cultura, vivenciar tudo o que a mídia não mostra da terra árabe.

BPM – Como é o mercado da beleza em Dubai?

Erika – O mercado de beleza em Dubai é bem amplo, com diversas opções de tratamentos, máquinas de alta tecnologia e muita mão de obra. Entretanto, eu acredito que podemos ter uma mão de obra mais qualificada para ter uma diferenciação e qualidade nos serviços proporcionados.

BPM – A vaidade e os cuidados com a beleza são valorizados em Dubai?

Erika – De acordo com as minhas pesquisas, o mercado gastronômico, de beleza e de turismo são os mais requisitados por aqui. Sem dúvida que é um mercado valorizado e com muita busca e oferta, para todas as nacionalidades. Por exemplo, as árabes adoram henna (tatuagem nos braços, mãos, etc), maquiagem bem forte, penteados diferentes, mas não tão frequentemente como as outras nacionalidades, porque usam abaya e sheila (véu) e não mostram muito o cabelo. As europeias vivem mudando a cor do cabelo, cortam em todos os estilos e estão sempre ligadas a moda. Já as brasileiras, gostam de cortar só as pontinhas para manter seus cabelos longos, também fazem unha e massagem toda semana. Mas todas as mulheres são vaidosas, dentro dos seus limites, culturas e costumes.

BPM – Quais são os serviços mais buscados no seu salão?

Erika – Os serviços mais procurados no meu salão-spa são massagens relaxantes, modeladoras, tratamentos faciais e capilares. Além dos penteados, coloração e unhas de gel com extensão.

BPM – A expectativa dos seus clientes locais são diferentes das daqueles de outras nacionalidades?

Erika – Com certeza, cada nacionalidade tem os gostos e expectativas diferentes, mas a maioria dos serviços prestados aqui são bem parecidos, como em qualquer parte do mundo. Entretanto, aqui nos Emirados temos o banho marroquino, conhecido como Hammam, um banho a vapor num mármore quente onde se eliminam as impurezas e células mortas, além de ser super relaxante! Outra curiosidade é que aqui, por lei, os salões de beleza e spas, são separados para mulheres e homens. Somente os hotéis podem oferecer serviços de beleza para ambos, mas o Spa não.

BPM – Você ainda considera as brasileiras vaidosas e exigentes com a aparência?

Erika – As brasileiras são muito exigentes sim, além de terem uma beleza natural exuberante, elas continuam se cuidando e arrasando aqui nos Emirados. É sempre uma grande satisfação poder proporcionar os serviços de spa-salão para as nossas conterrâneas.

BPM – Qual o maior desafio da sua profissão em Dubai?

Erika – O maior desafio em ser empresária em Dubai é crescer junto com os Emirados. Vejo esse desafio como uma oportunidade, e aqui estou em busca de aprender todos os dias para ser uma empresária de sucesso. Além do salão, também tenho uma empresa de cosméticos (Germaine de Capuccini UAE, Casa de la Belleza), onde forneço os produtos para diversos spas e hospitais nos Emirados. Então, lido com compradores, fornecedores e clientes finais de diversas nacionalidades, o que torna minha atuação mais abrangente e desafiadora. É um constante aprendizado.

BPM – Como é gerenciar um negócio em Dubai? Existe muita burocracia como no Brasil?

Erika – A burocracia existe aqui também. Além dos muitos documentos, também é preciso ter um escritório físico e um árabe local como “sponsor” (responsável). Na minha opinião, administrar as empresas em Dubai é muito mais burocrático que no Brasil, pois aqui, você é responsável pelo visto, acomodação e passagem aérea do funcionário. Além de todas as regras já existentes, como o emirado ainda está em expansão e crescimento, existem constantes mudanças e atualizações nas questões legais. Então, quando você pensa que sabe tudo, atualizaram algo novo no sistema.

BPM – Você se sente reconhecida e valorizada em Dubai?

Erika – Me sinto muito valorizada e reconhecida nos Emirados. Ainda mais depois que eu comecei a estudar o idioma árabe, eu sou ainda mais respeitada pois eles adoram quando eu falo no idioma local. A cultura é fenomenal, eles nos aceitam muito bem! Mas o mais importante é ser humilde e respeitá-los como iguais.

BPM – O que você aconselha aos profissionais da área da beleza que pretendem fazer carreira em Dubai?

Erika – Meus conselhos de ouro são: façam um portfólio com fotos e/ou vídeos de seus trabalhos (as famosas fotos antes e depois), estejam atualizados, façam cursos, oficinas, participem de feiras e lançamentos e estudem inglês. Aliado a tudo isso, tenham muito foco e determinação, fé e coragem, pois isso fará você superar todos os obstáculos. Dubai só lhe proporcionará crescimento e aqui é repleto de oportunidades, inclusive no meu salão!

Erika Saleh
Erika Saleh

Related posts

Licença maternidade pelo mundo

Ann Moeller

A retomada da profissão: de dona de casa a advogada em Dubai

Thais Cunha

Deisy Nakayama, maquiadora brasileira de sucesso no Japão

Valéria Nishiura

11 comentários

Magna Rodrigues Abril 18, 2016 at 7:24 pm

Juju querida que ótima a entrevista com a Erikinha.
Adorei !!!!
Desejo à vocês duas muito sucesso! !!
I miss you a lot ❤!

Resposta
Juliana Bordião Abril 19, 2016 at 8:05 am

Oi Mag querida. Fico feliz que esteja acompanhando o blog. Sinto sua falta aqui, querida!
Grande beijo

Resposta
Clara Paixao Abril 19, 2016 at 10:13 am

Mais um post muito bem construído e informativo. Para quem pretende viajar para os Emirados ou para quem reside aí uma maravilha poder contar com as dicas. Parabéns Ju!

Resposta
Juliana Bordião Abril 19, 2016 at 10:43 am

Oi tia Clara, obrigada por acompanhar o blog. Agora só falta você conhecer Dubai pessoalmente. Beijos

Resposta
Milene Abril 19, 2016 at 10:59 am

Ju Parabéns pelo post super bem estruturado. Adorei ver a Bela já incluída na sua descrivão ????.
Desejo muito sucesso a Erika que ela colha ótimos frutos por aqui.

Resposta
Juliana Bordião Abril 19, 2016 at 1:07 pm

Oi Mi, que bom que você gostou. Todo mês tem matéria nova. Passa por aqui para conferir. Grande beijo

Resposta
Jerry Martins Figueiredo Porto Março 17, 2017 at 4:33 pm

Erika tudo bem, estou tentando entrar em contato contigo, estou aqui na China, Abracos

Resposta
Fatima Outubro 2, 2017 at 5:35 pm

Gostaria de entrar em contato com a Erika ,, podem me dar seu email ?
grata
Fatima

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 10, 2017 at 3:33 pm

Olá Fátima!
A Juliana Bordião parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas em Dubai.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM.

Resposta
Wanessa Rosa Setembro 18, 2019 at 12:05 pm

Olá!
Gostaria muito de fazer carreira em Dubai,
Erika, podia tanto dar essa oportunidade.

Resposta
Liliane Oliveira Setembro 18, 2019 at 1:53 pm

Olá Wanessa,
A Juliana Bordião, infelizmente, parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação