BrasileirasPeloMundo.com
Costa Rica Curiosidades Pelo Mundo

Direções e endereços na Costa Rica

Direções e endereços na Costa Rica.

Na Costa Rica não tem endereços como conhecemos no Brasil, você não vai encontrar algo como “Avenida Ipiranga, 795 São Paulo – SP”, existe sim um trabalho no sentido de colocar nomes nas ruas e números nos imóveis, mas, por uma questão cultural, isso ainda não funciona na prática, pois os “ticos” não têm o costume de se localizar dessa maneira.

Cara, que tenso, como funciona então? Tudo é por referência. Você não será questionado sobre o seu endereço completo e sim qual a direção exata da sua casa. No começo isso é muito ruim, mas depois você vai se acostumando. Para quem anda de carro, não é tão ruim porque o aplicativo Waze funciona muito bem, mas para quem usa ônibus, táxi ou vai a pé, precisa saber além de “para onde vai”, perto do que fica esse lugar (a referência).

A direção exata é dada por referências como: edifícios, comércios, igrejas, órgãos públicos, enfim, alguma coisa que seja conhecida pela maioria das pessoas do local (do local!) e por pontos cardiais, isso mesmo, minha gente, por pontos cardiais. É preciso ter uma noção de onde é norte, sul, leste e oeste! Na região metropolitana de San José, conhecida como Vale Central, o norte está para o lado das montanhas de Heredia e Alajuela (algumas dessas montanhas são vulcões) e o sul estão as montanhas de Escazú e Santa Ana (sem vulcões).

Antes de seguir com as direções, acho importante dizer que a Costa Rica é dividida em 7 províncias que equivalem aos nossos Estados. As Províncias se dividem em cantones (os municípios) e os cantones em distritos e bairros. As províncias são: San José, Cartago, Heredia, Alajuela, Limón, Puntarenas e Guanacaste. Escazú e Santa Ana são cantones de San José – seria como Rio de Janeiro (cidade) e Niterói que estão dentro do estado do Rio de Janeiro. Sendo assim, San José, Escazú e Guachipelin em ordem são: província, cantón e distrito. Aqui tem muito distrito com o mesmo nome, por exemplo, San Rafael de Escazú, San Rafael de Alajuela, tem vários San Rafael então é importante saber de qual deles você está falando.

Vamos dar um exemplo de direção exata: Costado Oeste de Play y EPA, Autopista 27 Próspero Fernández, Escazú, isso é o endereço do Hotel Wyndham. EPA é uma loja tipo Leroy Merlin, Play é outra loja, ou seja, o hotel fica a oeste dessas duas lojas e na “marginal” de umas das principais rodovias da Costa Rica. Raramente tem número.

Leia também: comidas típicas da Costa Rica

Outro exemplo, o endereço do salão onde corto o cabelo é: Rohrmoser, 300 metros oeste y 25 norte de Teletica Canal 7, carretera a Pavas, Pavas, San Jose, Costa Rica. Vamos por partes! Pavas é um distrito de San Jose. Rohrmoser é um bairro de Pavas. Você precisará saber onde é a Teletica Canal 7 (canal de TV local), partindo daí você andará 300 metros a oeste e depois mais 25 metros ao norte. E isso é bem comum aqui “x” metros a oeste do lugar tal, mais “y” metros ao norte. Uma quadra (quarteirão) tem 100 metros. No nosso exemplo, também significa que da Teletica vamos andar 3 quadras. 25 metros significa que o lugar fica no comecinho da quadra (no primeiro ¼ da quadra). Se fosse 75 metros, seria quase no finalzinho da quadra.

O endereço da concessionária Kia em Guachipelin de Escazú é: Diagonal a Construplaza. Esse é todo o endereço que você precisa. Ache a Construplaza, que é uma loja de material de construção, e depois vá na diagonal.

E se a referência deixa de existir? Não tem problema (para eles!), ela continua sendo referência, porque as pessoas sabem que um dia ali ela existiu. Por exemplo, da árvore grande 200 metros a leste (sim, uma árvore pode ser referência). Um dia cortam a tal árvore. Até que se acostume com outra referência, o que um dia foi árvore seguirá como referência. O mesmo pode acontecer com uma loja, por exemplo, que mudou de lugar, ela continuará sendo referência e com o tempo será substituída por uma referência atual. Ufa! Mas isso não tem um prazo determinado.

Temos as referências, digamos assim, oficiais e as não oficiais. Isso significa que você pode criar a sua referência. Por exemplo, do Shopping Multiplaza: 200 metros ao norte, 50 a leste, uma casa de portão marrom com um cachorro.

Pedir informação na rua pode ser divertido também, as indicações podem ser: siga a natureza da rua e quando terminar tem um armazém, ande mais 25 metros. Pode ser também “da senhora que sempre vende fruta na rua, 200 metros” ou ainda “300 metros a leste, 3 casas antes de onde tem um cachorro amarrado”.

Leia também: dez curiosidades sobre a Costa Rica

E os Correios? Você pode mandar uma carta escrevendo no envelope a direção exata – se for facilitar a vida do carteiro dizer que tem um cachorro amarrado, pode colocar! Código postal existe, mas podemos dizer que não se depende tanto dele para que uma correspondência chegue ao destino. Normalmente você precisa saber o código postal se for preencher algum formulário que não é da Costa Rica – eu senti necessidade de saber o CEP de onde moro quando fui preencher o formulário de visto para os EUA. Encomendas maiores não chegam diretamente em casa, e sim na agência de correios mais próxima. Documentos importantes como a cédula e o passaporte, também não vão diretamente à tua casa.

Dicas:

  1. Tenha um amigo “tico” que possa te indicar as direções, ele pode te dizer “no Waze você coloca…”
  2. Aplicativos como Waze e Google Maps funcionam bem por aqui e em ambos você poderá ver as condições do trânsito.
  3. Se vai de táxi, saiba a referência de onde você vai. Uber tem, mas é proibido.
  4. Se vai de ônibus, tente saber por onde o ônibus passa. É interessante pegar o ônibus e fazer o itinerário todo para ver o percurso e ir observando, geralmente todo ponto ou parada tem a sua referência.

Related posts

Fika: um momento para o cafezinho na Suécia

Priscilla Furlanetto

21 Curiosidades sobre a Nutella

Farah Serra

Hábitos chineses que não fazem sentido no Ocidente

Tamires Lietti

1 comentário

Robson Outubro 27, 2019 at 11:25 pm

Jesuela, eu estou indo para a Costa Rica (San José) mês que vem, mas vejo que será uma aventura utilizar o transporte público.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação