BrasileirasPeloMundo.com
Entrevistas Inglaterra Profissões Pelo Mundo - Inglaterra

Helena Oliveira, enfermeira brasileira em Londres

Enfermeira brasileira em Londres.

O BPM hoje entrevista a Helena Oliveira, paulista, que já mora na Europa há 24 anos. Helena é enfermeira formada em Londres e especializada em oncologia. Ela trabalha em um hospital da rede pública inglesa (NHS), com tratamento de câncer e quimioterapia.

BPM – Descreva o seu dia como enfermeira:

Helena – Todos os dias acordo muito feliz para ir trabalhar. A área de Oncologia é muito gratificante, do meu ponto de vista. É muito bom ver os pacientes melhorarem e fazer parte dessa difícil jornada . Trabalho das 8.30 da manhã às 6.30 da noite  3 vezes por semana. Meu horário é part time para conciliar meu tempo com meus filhos. Já trabalhei muito tempo em alas de hospital, em oncologia , turnos, noites, fins de semana, Natal, Páscoa… Agora decidi ter mais qualidade de vida. A minha área é outpatients: eles recebem tratamento de quimioterapia, transfusão de sangue e vão para casa após algumas horas. Cria-se um vínculo com eles, pois alguns fazem tratamento semanal por meses seguidos. Eu sou bem brasileira e abraço, os trato com bastante carinho e atenção. Gosto de fazer o meu ambiente de trabalho um ambiente agradável e as vezes quando reparamos estão todos conversando e rindo. Adoro poder colaborar com isso.

BPM – Você trabalha para o NHS, que é o serviço de saúde pública inglesa, como é a seleção de profissionais da sua área e o processo para busca de emprego?

Helena – Na Inglaterra existem 676.000 enfermeiras registradas no UKCC ( United Kingdom Central Council for Nursing). Para se manter no registro é preciso trabalhar 450 horas em 3 anos, pelo menos. Aqui há sempre muita oferta de emprego e para poder trabalhar é preciso se inscrever no NMC Nursing Midwifery Council. No site ha um link de aplicações para estrangeiros. A profissão é muito valorizada e respeitada pelo público em geral. A maioria das pessoas considera que o trabalho é puxado. Os médicos trabalham juntamente conosco, e temos sempre a autonomia para descordar de um médico em prol de beneficiar um paciente e suas escolhas.

O NHS é um dos maiores empregadores da área no país e há muita oferta de emprego no site NHS Jobs e a aplicação é feita online.

Enfermeira brasileira em Londres

Lena

BPM – Qual a diferença da sua profissão, se houver, entre o Brasil e a Inglaterra?

Helena – O sistema de trabalho é diferente do Brasil, aqui por exemplo trabalhamos em grupos de 6 enfermeiras formadas para apenas 1 auxiliar de enfermagem. Fazemos de tudo no departamento o que também pode incluir fazer as camas dos pacientes, ou seja, aqui na Inglaterra, as enfermeiras são “pau para toda obra”. No Brasil essa parte menos técnica fica apenas com as auxiliares. A carga horária é de  37.5 horas semanais podendo se trabalhar extra. No Brasil fala-se em 30 horas semanais, mas na verdade o mais importante seria ser remunerada decentemente.

Leia mais: Tudo o que você precisa saber para morar na Inglaterra

BPM – Que cursos você recomenda para as brasileiras que queiram ingressar na carreira de enfermagem na Inglaterra?

 Helena – Para começar o mínimo de 7 no IELTS Academic, o diploma tem que ser traduzido por um tradutor juramentado e veja mais informações no site The Nursery & Midwifery Council , Unison e Royal College of Nursing.

 Fiz um curso GNVQ Health and Social Care  por 1 ano e resolvi me candidatar para enfermagem, como a procura por enfermeiras era muita consegui uma vaga na universidade sem muita dificuldade. O meu inglês não era fluente, mas com muito esforço, com um filho pequeno de 3 anos, longos estágios e redações intermináveis para escrever, consegui me formar com excelentes notas.

Em um dos meus estágios trabalhei na área de oncologia em um renomado hospital, me apaixonei pelo trabalho e quando me formei me candidatei para uma vaga. Consegui meu emprego na primeira entrevista. Sorte? Não sei, mais fiquei imensamente feliz pois era o que eu queria.

A enfermagem é um campo muito vasto e há posições com cargos como Advanced Practice Level, que são similares a médicos (podem passar receitas e diagnosticar os pacientes).

BPM – Como funciona o escalão e a média salarial dentro do NHS?

Helena – Há um plano que funciona como “degraus de carreira” chamado Agenda for Change, onde todos os anos tem um aumento de salário. As férias também aumentam com os anos trabalhados. No meu caso, no momento, já com dez anos de carreira, tenho 30 dias úteis mais 8 dias de feriados anualmente.

As médias de salários são: iniciantes a partir de £21.600, podendo ir até £60.000 por ano como topo de carreira.

BPM – Como o NHS apoia um profissional da sua área em termos de cursos extras e treinamentos?

 Helena – Há várias opções de treinamentos e progresso na carreira em forma de especializações como oficinas e cursos com pouca carga horária nos próprios hospitais. Os profissionais são incentivados a fazer parte e remunerados como se fosse um dia de trabalho. Isso também inclui Cursos como Mestrado e Pós Graduação.

Related posts

Mãe: ser ou não ser?

Ana Dietmüller

A mulher na sociedade inglesa

Betina Vargas

Como Londres irá celebrar o aniversário da rainha

Nathália Braga Bannister

62 comentários

Jéssica Gomes Abril 27, 2016 at 9:03 pm

Fiquei muito feliz e me surpreendi com a entrevista . Darei a entrada em meu registro ( COREn ) nos próximos dois meses e me pergunto como seria minha vida fora do Brasil. No Brasil há muito profissionais, porém nem todos estão qualificados para as áreas mais necessitadas e o salário deixa á desejar e consequentemente a classe fica desmotivada. As oportunidades são poucas e bem seletivas. Fica difícil até ter o primeiro emprego, já que por cuidarmos do ser humano a “experiência” faz sim, realmente toda a diferença no atendimento. Não adianta termos só o conhecimento científico e o prático ficar á desejar.
Me interesso e muito por poder ir morar fora, principalmente no voluntariado. Possuo algumas experiências e nada como uma boa força de vontade e uma boa bagagem de determinação para nos levarem a destinos brilhantes. Adorei a matéria e me sinto motivada mais ainda depois de ler e conhecer mais sobre As Brasileiras Pelo Mundo a Fora. Parabéns !!

Resposta
Bárbara Junho 14, 2017 at 9:59 pm

Jéssica Gomes,você conseguiu validar seu diploma e já estas em Portugal?

Resposta
Lucia Abril 27, 2016 at 11:02 pm

Oi tambem sou BRASILEIRA e trabalho como enfermeira ha bastante Tempo na Suica. Gostaria de trocar ideias . Abraco

Resposta
Thiago Henrique Abril 29, 2016 at 12:03 am

Olá Lúcia gostaria de trocar ideias com você a respeito do exercício da Enfermagem na Europa-Suíça. Sou Enfermeiro aqui no Brasil com bastante experiência. Você tem e-mail ou facebook?
Meu e -mail e [email protected]
Aos demais que já exercem a profissão seja em Londres ou na Suíça se souberem de mais algumas informações tenho interesse e gostaria de tratar in nos.

Resposta
Emanuella Costa Janeiro 18, 2018 at 3:06 pm

Gostaria também de trocar ideias sobre Enfermagem fora e como faço pra ingressar facebook Emanuella Costa

Resposta
nattasha Setembro 28, 2016 at 12:06 am

Lucia,

estou indo para a Europa no inicio do ano que vem, sou enfermeira e gostaria muito de conversar com alguem que já vive essa experiência. Por favor, entre em contato comigo pelo [email protected]
Beijos!!

Resposta
Rosangela Dezembro 28, 2016 at 12:37 am

Oi Lúcia, tudo bem???
Por favor me esclareça uma dúvida???
Na Suiça tem Técnicos em Enfermagem???
Há muita especulação sobre este assunto.
Num outro blog foi dito que na “Europa não existe Técnico em Enfermagem???
E Auxiliar de Enfermagem tem???
Pode me responder por favor???
Agradeço muito pela atenção.
Rosangela Moro no Brasil

Resposta
Carolina pinheiro dos Santos Janeiro 27, 2017 at 11:55 pm

Vc é brasileira? Na suíça eles pagam bem? Tenho vontade de morar aí.

Resposta
Carolina pinheiro dos Santos Janeiro 28, 2017 at 12:06 am

Gente vamos montar um grupo quem tem interesse de ir p Inglaterra. Para trocamos idéias.949992571177 whats

Resposta
Maria Março 26, 2017 at 9:58 am

Oi Carolina! Estou na Inglaterra… montaram grupo?

Resposta
Amanda Katiely da t Agosto 3, 2017 at 8:14 pm

Alguém montou o grupo
Eu quero (81)997249647

Resposta
Emanuella Costa Janeiro 18, 2018 at 3:08 pm

Eu tb

Resposta
aline Janeiro 7, 2018 at 3:24 pm

tenho interesse em entrar no grupo.
sou enfermeira e estou pesquisando para trabalhar no exterior

Resposta
aline Janeiro 7, 2018 at 3:25 pm

tenho interesse em entrar no grupo.
sou enfermeira e estou pesquisando para trabalhar no exterior
+5592995055552

Resposta
Juliana Montenegro Junho 7, 2018 at 4:11 pm

Olá.
Gostaria de poder entrar no grupo, caso ja tenham.
(48) 98424-2059
Obrigada.

Resposta
Carolina Bortolani Outubro 8, 2018 at 3:10 pm

Olá eu tenho ; )
Sou enfermeira formada há cinco anos com pós graduação em centro cirúrgico e cme.
Gostaria muito de trabalhar fora do Brasil, segue meu watts: +55 (12) 983032763 [email protected]. Desde já obrigado.

Resposta
Cristiane Março 26, 2019 at 12:16 pm

Oi tudo bem? Tenho interesse em trabalhar fora. Gostaria de entrar no grupo do WhatsApp. Meu número é+5541998726349.

Resposta
Walkiria Abril 28, 2016 at 3:41 pm

Otimo ver essa entrevista, tbm sou brasileira tenho 23 anos e moro em Londres a 10 anos e estou cursando Enfermagem. Atualmente ja estou na minha decima semana de estagio trabalhando com pacientes e enfermeiros na area de Orthopaedic & Trauma. Alem de ser uma area gratificante, não tenho duvida que escolhi a area certa para me profissionalisar.

Resposta
DAIANE GUIRRO Junho 29, 2016 at 2:44 pm

Ola Valquiria, tbm sou Enfermeira no Brasil, vou pra Inglaterra em fevereiro-2017…
gostaria de manter contato com vc…

meu e-mail: [email protected]

Resposta
nattasha Setembro 28, 2016 at 12:06 am

Walkiria,

estou indo para a Europa no inicio do ano que vem, sou enfermeira e gostaria muito de conversar com alguem que já vive essa experiência. Por favor, entre em contato comigo pelo [email protected]
Beijos!!

Resposta
Ana Novembro 25, 2016 at 12:18 am

olá tudo bom
mi add no whats +5512982456228
quero trocar ideia

bejos obrigada

Resposta
Iranildes paixão da Silva Fevereiro 20, 2018 at 3:29 am

Parabéns que legal .

Resposta
Maria Novembro 12, 2018 at 3:13 pm

Ola tudo Ben?
Sou Eu sou enfermeira no Brazil, ja FYI duas vezes a Londres a passion. Meu filho mora ha 5 anos tenho ingles basico Eu gostaria de ir trabalha em kindred, sera que consigo trabalho Na enfermagem? My [email protected]

Resposta
Neli Vidal Dezembro 28, 2018 at 2:18 am

Boa noite sou enfermeira há 8 anos e fui técnica 7 anos , trabalhei em UTI neonatal que e minha paixão , em UTI adulto , clínica, pediatria , pa enfim , atualmente atuo em pa + PSF gostaria de saber como funciona aí na área da enfermagem para brasileiro já que meu filho mora em Londres e tenho desejo de trabalhar aí ?

Resposta
Marcy Elaine Abril 29, 2016 at 10:15 pm

Foram 3 anos de estudos que valeu a pena! Eh muito facil arrumar emprego assim que se forma. O Reino Unido precisa muito de Enfermeiros.
Sou Enfermeira em Nursing Care e o salario inicial eh de £26,000 anual

Resposta
nattasha Setembro 28, 2016 at 12:05 am

Marcia,

estou indo para a Europa no inicio do ano que vem, sou enfermeira e gostaria muito de conversar com alguem que já vive essa experiência. Por favor, entre em contato comigo pelo [email protected]
Beijos!!

Resposta
Roberta de Abreu Dezembro 20, 2016 at 1:30 am

Olá. MARCY. Você fez o curso na Inglaterra? Posso perguntar o nome dá escola? E custo?
Fiz o técnico em Enfermagem e pretendo fazer o superior. Minha dúvida é se faço no Brasil ou aí. Vou em abril fazer um curso de inglês. Meu sonho o fazer Enfermagem na Inglaterra. Primeiro preciso melhorar o Inglês. E Não sei sobre valores do curso aí.
Pode explicar? Contato email [email protected]
Obrigada

Se outra pessoa puder responder sobre preços fico muito grata.

Resposta
Nathalya Fevereiro 1, 2017 at 6:17 pm

Esses 3 anos de curso foi para validar seu diploma no Reino Unido? Como fazemos para conseguir esse link com uma universidade para a validação? É caro? Também sou Enfermeira e vejo vagas direto para o Reino Unido, tenho interesse em saber como funciona! Já faço inglês aqui no Brasil!

Resposta
Maria Março 26, 2017 at 10:00 am

Oi Marcy! Eu consigo emprego. A área da enfermagem com inglês básico? Estou em Londres mas com dificuldade de conseguir… pode me passar algumas dicas?

Resposta
Marisa Vila Real Agosto 9, 2018 at 9:31 pm

Marcy,
Estou indo para Londres em agosto de 2019, farei intercambio para estudar ingles. Sou enfermeira no Brasil ha 14 anos. Vc acha que tem a possibilidade de trabalhar como enfermeira mesmo eu não tendo alguma cidadania? Pois soube ( não sei se é verdade), que se a empresa que te contratar , vc pode ficar no Pais, pois ela se responsabiliza por vc. É verdade isto. Meu intercambio será por 6 meses, mas pretendo fazer alguma especialização na area para poder ficar mais no pais e aprender melhor o idioma.
O brigada
Marisa Vila Real [email protected]

Resposta
Elma dos Santos Pires Abril 30, 2016 at 6:49 pm

Boa tarde. Gostaria de saber sobre a atuação dos auxiliares de enfermagem no Reino Unido. Sou técnica em enfermagem no Brasil e estou indo para Londres em maio/16 . Como conseguir vaga nessa categoria e quais são as exigências?
Muito obrigada

Resposta
Cenilma cunha Outubro 18, 2016 at 3:29 pm

Olá Helena!
Sou técnica em enfermagem, trabalho na área a 11 anos e gostaria de ter contato com vc, email: [email protected]
Linda a sua História, entre em contato comigo por favor, beijos.

Resposta
Elias Maio 2, 2016 at 7:07 pm

Olá! Gostaria de saber se a jornada de trabalho de enfermagem é flexível (se recebe o salário por hora, como em outras profissões), ou é obrigatório que se cumpra a jornada de 37.5 horas semanais?

Resposta
Maria Ignacia Junho 2, 2016 at 2:48 pm

Ola! tudo bem? Cheguei em Londres ha dois meses, sou enfermeira faz 13 anosno Brasil e estou enviando meu Diploma para o Naric, Ainda tenho que aprender o ingles para poder fazer meu cadastro profissional aqui, tenho um filho de dois anos tb, gostaria de saber alem do diploma, qual os outros documentos que preciso do Brasil para me cadastrar no conselho de enfermagem aqui?

Resposta
DAIANE GUIRRO Junho 29, 2016 at 2:49 pm

Ola Maria, tbm sou Enfermeira no Brasil, vou pra Inglaterra em fevereiro-2017…
gostaria de manter contato com vc…

meu e-mail: [email protected]

Resposta
Sidney Julho 9, 2016 at 3:13 am

Olá gostaria de saber mais information sobre Enfermeiro em Londres, estou me formando I ano q vem e em julho estou indo pra Londres fazer Intercâmbio. Deixo me email.
Gostaria muito de se communication com Enfermeiros em Londres.
[email protected]
GRATO.

Resposta
Tiago Silva Agosto 4, 2016 at 12:40 pm

Oi Helena,
Boa Tarde!
Meu nome é Tiago Silva, eu estou me mudando para Belfast, NI – UK e minha mulher é enfermeira aqui no Brazil. Você poderia me ajudar? Eu gostaria de saber qual o tempo de processo de validação e os passos que devo tomar para ajudar ela.

Resposta
Emanuella Costa Janeiro 18, 2018 at 3:13 pm

Gostaria da mesma informação

Resposta
siane Agosto 26, 2016 at 2:19 pm

Bom dia Helena!
Encantada com sua história, sou técnica de enfermagem porém estou no segundo período de enfermagem,mas gostaria de ter contato com enfermeiras que residem fora do Brasil pra trocar ideias e novidades da nossa área.
Meu nome é Siane e mora em São Luís -Ma

Resposta
lenir Janeiro 10, 2017 at 3:55 pm

OI HELENA.
OI PESSOAL QUE TAL FAZERMOS UM GRUPO NO WAST APP.
ACHO MAIS FACIL PRA AJUDAR UNS AOS OUTROS SOBRE NOSSAS IDEIAS DE MORAR FORA DO BRASIL E SOBRE TRABALHO.
ESSE É MEU CELULAR
55 45 9993050 MEADD ME DA UM OI.
JA TENHO UM GRUPO MAS NÃO É SOBRE ESSA AREA DE TRABALHO.

Resposta
Cristiane Janeiro 25, 2017 at 1:16 am

Boa noite, meu nome é Cristiane, moro em Londres a um ano e estou pensando em mudar de profissão e iniciar o curso de Enfermagem. Indica alguma Universidade?
Obrigada a todos e boa sorte**

Resposta
GISELE Março 28, 2017 at 11:30 pm

Boa noite, HELENA

Bem meu nome é Gisele, sou casada com um britanico, morei alguns anos na inglaterra e nos ultimos 6 anos estou residindo no Brasil. Sou formada em enfermagem, e estou fazendo vários cursos de pos-graduação, atualmente trabalho de enfermeira em uma unidade de saúde básica. Estamos pensando em voltar a morar na Inglaterra pensando na qualidade de ensino para nosso casal de filhos, gostaria de informações de como posso validar meu diploma e como faço para arrumar emprego nesta area

Resposta
Érica Abril 4, 2017 at 3:12 am

Gostaria de mais informações ,sou brasileira Enfermeira mais ainda não consegui trabalho no Brasil , gostaria de saber mais sobre trabalho na suíça e Inglaterra …

Resposta
Anne Abril 18, 2017 at 5:25 pm

Oi gente.. criaram o grupo?? Se sim, por favor me add.. (85) 99696-3759.

Resposta
[email protected] Abril 20, 2017 at 4:14 am

Ola galera boa noite!!!!
Sou enfermeira obstetra, com experiencia media, amo essa area, tenho 12 anos de formada e 6 anos como especialista, tenho 37 anos, sou negra, NÃO FALO Inglês, mas conheço um pouquinho, estou desempregadíssima ha 4 meses, tenho um filho de 4 anos e somos somente nós, desejo muito vender o carro, a casa que tenho e ir embora, choro todos os dias, já enviei curriculum para o Brasil todo,
Será que existe algum país que possa ir com meu filho, estudar mais e também trabalhar?

Resposta
João Paulo do nascimento Barros julio Maio 4, 2017 at 1:10 am

Alguém poderia informar como faz para poder exercer a função de enfermeiro na Europa … Tenho muita vontade de arriscar e sair do Brasil … Alguém sabe informar se precisa fazer algum de prova ou revalida fico muito grato se alguém puder me ajudar com essa informação …

Resposta
Gilvan junior Maio 8, 2017 at 5:55 pm

Olá pessoal sou enfermeiro também e gostaria de saber se fizeram o grupo do whatsapp se sim 34-988371545 add aí
Gostaria de mais informações sobre enfermeiro em londres.consigo visto de trabalho? Posso levar minha esposa e filha?

Resposta
Lila Maio 10, 2017 at 12:52 pm

Ola
Gostaria de saber quais as categorias de enfermagem existentes na Inglaterra?

Resposta
Bárbara Junho 14, 2017 at 10:06 pm

Olá, sou Bárbara e gostaria de entrar em algum grupo de Enfermeiros em Portugal ou caso não tenha se tiver algum colega com contato por gentileza contatar comigo.Grata desde já.

Resposta
Eloana Barbara Agosto 9, 2017 at 3:25 pm

Boa tarde pessoal, eu queria conversar com alguém que trabalhou ou trabalha na área de enfermagem em algum país estrangeiro, eu estou querendo sair do Brasil assim que me formar, por favor se alguém puder me mande mensagem no WhatsApp 43991545381 ou no meu gmail [email protected] OBRIGADO DESDE JÁ !

Resposta
Fernanda Setembro 19, 2017 at 7:59 pm

Alguém fez grupo? Me adicionei? (28)999634669

Resposta
Bruna Dezembro 26, 2017 at 6:39 pm

Ola tbm sou enfermeira. Acabei de chegar em Portugal e estou tentando validar meu diploma aqui. Me deparei com muita burocracia. Caso eu consiga validar aqui ….será que ele sera valido na inglaterra? … Alguem sabe me informar?

Resposta
Kirmey jaid Março 30, 2018 at 12:28 am

Me adiciona no grupo também sou enfermeira no Brasil e estou me preparando para me mudar para a Inglaterra ou para suíça com minha família voces poderiam me ajudar..por favor

Resposta
Aline Junho 13, 2018 at 1:58 pm

Ola ann meu nome é Aline achei muitoninteressante aeu post gostaria de falar em particular com vc sobre ingressar na area de enfermagem em londres, se puder me mande um email de resposta desde já muito obrigada.

Resposta
Karmem Musa Junho 27, 2018 at 6:53 pm

Pessoal, tenho interesse em fazer faculdade de enfermagem na Europa. Alguém passou por essa experiência, sabe como funciona as admissões?

Resposta
HELENA Julho 1, 2018 at 3:42 pm

Tenho interesse de entrar no grupo sou enfermeira!

Resposta
HELENA Julho 1, 2018 at 3:44 pm

Alguém fez grupo me adicione 011966746228

Resposta
Thamyllis Lima Julho 23, 2018 at 8:25 pm

Boa tarde !!
Alguem montou o grupo?
Quero participar..
Meu numero é (77) 98841-2408

Resposta
Suélen Aparecida Lanziloti de Carvalho Agosto 13, 2018 at 2:58 am

Olá sou técnica em enfermagem tenho muita vontade de tentar a vida em outro país e adquirir experiência nessa área, você acha que seria possível ou apenas para quem fez o ensino superior?

Resposta
Gabriel Nogueira Cardin Janeiro 27, 2019 at 8:16 pm

Olá, sou enfermeiro graduado no Brasil ha 4 anos concursado e pos graduado em urgencia e emergencia, agora em Março 2019 vou p Italia dar entrada na minha cidadania italiana, depois, quero buscar um lugar para revalidar meu diploma. Falo francês, morei 3 anos na França. Por favor se alguem puder me ajudar com informações para revalidação, nao importa o país eu agradeço!

Se tiverem grupo eu gostaria de participar!
5567998377202

Resposta
Ediane Fevereiro 1, 2019 at 8:56 pm

Tenho interesse em trabalhar na Inglaterra também gostaria de saber sobre os processos burocráticos oportunidades, revalidação de diploma. Se tiverem um grupo podem me adicionar por favor

Ediane 19974085503

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 2, 2019 at 12:31 am

Olá Ediane,
Sugerimos que você leia o link abaixo com todas as informações que temos sobre o país que talvez possam te ajudar.
https://www.brasileiraspelomundo.com/voce-precisa-saber-para-morar-na-inglaterra-051261972
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação