BrasileirasPeloMundo.com
Austrália Curiosidades Pelo Mundo

Entendendo ou não o Futebol Australiano

Futebol australiano.

Esporte é algo que os australianos levam a sério. Aqui você vê todo tipo de atividade, que vai desde surfe até corrida de cavalos. Para quem veio do país do futebol, isso é novidade. Diferente do Brasil, na Austrália praticam-se e investe-se em diversos esportes. Competições internacionais são levadas a sério e contam com investimento pesado por parte do governo federal, além de ser perceptível que durante toda a vida escolar as crianças são incentivadas a praticarem muitas atividades como críquete, tênis, basquete, rúgbi, natação, atletismo, futebol e claro, futebol australiano.

Em Maio de 2016, nós já falamos sobre os esportes mais populares na Austrália, então hoje, eu vou me aprofundar um pouco mais e escrever sobre o esporte que mais mexe com as emoções dos australianos que é o aussie rules, ou como eles carinhosamente apelidam – Footy.

Como brasileiros, sabemos que a Austrália está longe de ter um bom desempenho no futebol, ou melhor, no soccer como eles chamam por aqui. Mas eles não se importam com isso, pois o futebol soccer não está nem perto de ser a paixão nacional, eles criaram o próprio futebol deles que é uma mistura de futebol com futebol gaélico e uma pitadinha de MMA – rs!. Imagens fortes e contusões inacreditáveis são muito comuns e costumam chocar os desavisados, é um esporte considerado violento, embora não tenha ocorrido nenhuma morte durante uma partida oficial desde de 1946 – Ufa!

A história

O futebol australiano nasceu na cidade de Melbourne por volta de 1859. Tom Willis treinava um time de críquete e queria manter seus jogadores em forma durante o inverno. Diz a lenda que ele se inspirou no futebol praticado por imigrantes ingleses e o futebol gaélico, que é praticado até hoje na Irlanda. Ele convidou apenas alguns amigos para os primeiros jogos, mas não demorou muito para ligas se formarem e darem inicio ao que antes era chamado de Futebol Vitoriano, que foi mudar de nome e ter suas regras definidas apenas em 1863. Em 1989 nascia a AFL, Australian Football League, a principal liga de futebol australiano, que hoje conta com 18 clubes inscritos.

A regra é clara –  Só que não!

Quando você assiste uma partida com australianos você percebe que muitas vezes nem eles entendem as marcações dos juízes, e é bem comum ver jogadores perdidos sem entender o que aconteceu. Aparentemente, algumas regras sofrem alterações de temporada para temporada, porém apesar dessa pequena confusão, o jogo funciona mais ou menos assim:

– São dois times com 18 jogadores que disputam uma partida de quatro tempos de 20 minutos

– O objetivo principal é fazer a bola (que é oval), passar pelo meio de duas traves principais bem altas que ficam no final do campo, com uma pontuação que varia de acordo com a jogada mas que tem valor máximo de 6 pontos

– O campo também conta com traves laterais, se a bola passar por essas traves ou tocar em uma delas ou se a bola bater em algum jogador antes de passar pelas traves centrais, marca-se 1 ponto – abaixo tem uma foto do campo para vocês tentarem visualizar

Photo by www.comunicacaoeesporte.com

– Os jogadores podem usar qualquer parte do corpo para carregar a bola, desde que, ele bata ela no chão a cada 15 metros

– Eles podem fazer passes com as mãos, mas não vale só arremessar a bola, é necessário dar um “soquinho”nela, parecido com o saque do vôlei

– É permitido driblar o adversário com os pés ( pedala, Robinho! ) , mas sem esquecer de quicar a bola a cada 15 metros ou passá-la – não pode ser “fominha”!

– Receber a bola de um companheiro sem que ela toque em ninguém antes pode dar direito a um chute livre, por isso, os jogadores que recebem a bola se desdobram e dão saltos inacreditáveis para pegar a bola ainda no ar

– As partidas começam com a bola sendo quicada no centro do campo, parecido com o basquete

Agora imagina essas regras super simples em um esporte onde é permitido tomar a bola a base de empurrões e puxões. A regra ainda diz que o adversário pode ser atingido na região abaixo dos ombros até o joelho, e que ele pode inclusive ser arremessado no chão, desde que não seja algo irresponsável ( então tá, né? ). Quem vai decidir se a jogada foi maldosa ou não é o juiz.

Facinho né? Se você chegou até aqui e entendeu tudo, parabéns! Com certeza você foi aussie na vida passada!

As mulheres e o footy

A primeira partida de futebol australiano feminino foi disputada em 1917 e desde 1981 possui uma liga profissional. As regras do jogo feminino são as mesmas do masculino, porém, as meninas jogam com uma bola menor e as partidas são mais curtas.

Em Fevereiro de 2018, a federação australiana de futebol virou destaque no mundo após ter autorizado a primeira jogadora transexual a participar do campeonato nacional feminino da segunda divisão. Hannah Mouncey teve seu primeiro pedido para participar da liga negado, porém agora ela conseguiu a autorização para disputar a liga semiprofissional. A AFLW considerou que Hannah cumpre todas as regras e por isso não havia motivos para impedir sua participação.

Segundo o site Gazeta do povo, a AFLW afirmou que “Esses são assuntos complexos e estamos considerando a opinião de especialistas, de diversas estruturas internacionais e o feedback de comunidades que são impactadas pelas nossas decisões”. Contudo, a organização, ainda irá desenvolver uma política oficial de atletas trans.

O futebol australiano representa muito para a cultura local. É bem comum ver famílias inteiras indo aos estádios, é uma paixão que passa de geração em geração. A liga é disputada de Março à Setembro e no dia da grande final é feriado nacional, dá para perceber o quanto eles amam, né?! Se você ficou curioso pra saber um pouco mais sobre o footy, dá uma olhadinha nesse vídeo:

Te vejo na próxima, cheers! 

Related posts

10 curiosidades sobre a Austrália

Joana Weit

Vistos para morar na Austrália

Aline Arruda

Como funciona a gorjeta nos Estados Unidos

Natália Baldochi

1 comentário

Marília Gil Maio 20, 2018 at 11:36 pm

Primeira vez no blog em busca de uma pesquisa escolar e já amei!!! Sucesso :* :*

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação