BrasileirasPeloMundo.com
Escócia

Escócia – 10 filmes para ver o país

A produção de filmes na Escócia sempre foi mais tímida em relação aos nossos vizinhos do sul, mas sempre houve um bom grupo de atores saídos daqui e o país é bastante usado como locação (assunto para outro texto). O número de obras feitas no – e sobre o – país vem crescendo e tem muita coisa boa retratando diferentes aspectos da vida, da cultura, da história e da mitologia nessas terras do norte.

Fonte: Pixabay
Fonte: Pixabay

Fiz uma lista com 10 filmes para você que tem interesse em conhecer mais da Escócia pela tela do cinema (ou da TV, ou do laptop). Alguns dos filmes listados ainda não foram lançados no Brasil. E antes que me perguntem, não, não tem Coração Valente (Braveheart). Primeiro, porque este filme é sempre citado quando se fala da Escócia, já virou clichê. Depois, porque tem muita coisa interessante que merece atenção além da controversa versão de Mel Gibson para o herói nacional William Wallace.

1 – Trainspotting – Sem Limites (Trainspotting)

Baseado no livro de Irvine Welsh, o filme dirigido por Danny Boyle lançou Ewan McGregor ao sucesso internacional com sua performance visceral, em que seu personagem é um viciado em heroína que passa o tempo com seu grupo de amigos, vivendo uma vida sem muito futuro em Edimburgo (apesar de, curiosamente, ter sido filmado quase todo em Glasgow). A trilha sonora recheada de hits dos anos 90, o estilo de filmagem e a atuação impecável do elenco tornaram este filme um clássico, eleito um dos 10 melhores filmes britânicos de todos os tempos pelo British Film Institute. É considerado por muitos o ponto de virada na produção cinematográfica da Escócia. Uma sequência está prometida para 2017, mais de 20 anos depois de seu lançamento.

Trainspotting (Reprodução)
Trainspotting (Reprodução)

2 – Valente (Brave)

Esta animação, a primeira da Pixar a ser dirigida por uma mulher e a ter uma personagem feminina como protagonista, é ambientada nas Highlands e traz muitos elementos da cultura da Escócia, como os clãs, seus tartans (os famosos padrões quadriculados) e os will-o’-the-wisps (fogo fátuo – as luzes misteriosas que Mérida encontra na floresta). A animação conseguiu captar a beleza da paisagem escocesa, bem apropriada para um conto de fadas como esse.

Valente (Divulgação)
Valente (Divulgação)

3 – Highlander – O Guerreiro Imortal (Highlander)

Christopher Lambert é Connor MacLeod, um guerreiro escocês imortal treinado pelo personagem intepretado por Sean Connery. O filme é ambientado em duas épocas: a década de 80 (quando foi filmado) e no século XVI. Tornou-se um cult e tem como trilha sonora várias canções da banda Queen, incluindo a famosa “Who Wants to Live Forever”.

Highlander (Divulgação)
Highlander (Divulgação)

4 – Sunshine on Leith

Este simpático musical com músicas da banda escocesa The Proclaimers, faz um excelente contraponto à versão mais sombria de Edimburgo apresentada em Trainspotting. Lançado em 2013 e seguido de excelentes críticas, é uma adaptação do musical teatral criado em 2007. O filme é uma graça, romântico, para assistir com pipoca e um sorriso no rosto (e com algumas lágrimas de vez em quando também).

Sunshine on Leith (Divulgação)
Sunshine on Leith (Divulgação)

5 – Sob a Pele (Under the Skin)

Este filme original e estranhíssimo, meio ficção científica meio terror, protagonizado pela sempre linda Scarlett Johansson, é ambientado em Glasgow. Apesar de aclamado pela crítica, é um filme para um nicho de audiência, não muito fácil de digerir (eu gostei!). Atenção especial para as cenas totalmente improvisadas com desconhecidos, como algumas em que ela pede por direções na rua.

Sob a Pele (Divulgação)
Sob a Pele (Divulgação)

6 – What we did on our Holiday

Ainda sem lançamento no Brasil, essa comédia dramática tem nomes bem conhecidos no elenco, como David Tennant, Rosamund Pike e Billy Connolly, este com uma atuação excelente como o avô que mostra aos seus netos uma maneira diferente e bem mais interessante de ver a vida. Assistir a este filme foi uma grata experiência. Trata com leveza e inteligência alguns temas sérios. A lindíssima paisagem é cortesia das Highlands, com especial menção à praia de Gairloch.

What we did on our Holiday (Divulgação)
What we did on our Holiday (Divulgação)

7 – Cova Rasa (Shallow Grave)

O primeiro trabalho de Danny Boyle com Ewan McGregor é um clássico dos anos 90. A comédia sobre três amigos que encontram o homem com quem dividem o apartamento morto, mas cheio de dinheiro, é ambientada em Edimburgo. Mas, assim como aconteceu com o outro filme, a maioria das cenas foi gravada em Glasgow.

Cova Rasa (Divulgação)
Cova Rasa (Divulgação)

8 – O Homem de Palha (Wicker Man)

Muita gente lembra da refilmagem (ruim) protagonizada por Nicolas Cage, mas o filme original de 1973 é bem mais aterrorizante. Conta a história de um policial cristão enviado para investigar o desaparecimento de uma menina em uma ilha na Escócia, cujos habitantes são adeptos de uma forma de paganismo.

O Homem de Palha (Divulgação)
O Homem de Palha (Divulgação)

9 – The Legend of Barney Thomson

Robert Carlyle dirige e estrela este divertido filme como Barney, um barbeiro que vê sua vidinha tediosa virar de cabeça pra baixo devido a um “acidente”. Emma Thompson está hilária como a mãe viciada em bingos e cigarros. Foi filmado especialmente no East End de Glasgow, e a cidade, segundo o produtor, “é uma das principais estrelas do filme”.

Pôster do filme The Legend of Barney Thomson
Pôster do filme The Legend of Barney Thomson

10 – God Help the Girl

Outro musical, desta vez em Glasgow, dirigido por Stuart Murdoch, da banda Belle & Sebastian. Emily Browning interpreta uma jovem lutando contra um distúrbio alimentar, encontrando esperança na música e em dois amigos. O filme é bonitinho e com músicas fofas, mas poderia ter uns 30 minutos a menos.

God Help the Girl (Divulgação)
God Help the Girl (Divulgação)

Agradecimento especial ao meu amigo Thiago Cardim, do Judão.

Related posts

Dicas de turismo em Glasgow

Daniela Madureira

Escócia – Conhecendo Edimburgo

Daniela Madureira

O monstro do Lago Ness na Escócia

Anelise Kaminski

11 comentários

Paula Julho 15, 2016 at 4:59 pm

Adorei a lista, Daniela! Já vi alguns e já colocarei os que não vi na minha lista 🙂
Aproveito para indicar, se me permite, o filme Sentidos do Amor, que foi gravado em Glasgow e é LINDO!
Beijos!

Resposta
Daniela Madureira Julho 15, 2016 at 7:06 pm

Oi Paula! Obrigada pela dica, não conhecia este filme. Vou procurar (e fica de dica para os demais leitores também!)
Abraços,
Daniela

Resposta
Beatriz Moreno Julho 16, 2016 at 12:41 am

Adorei a lista e já estou baixando metade, fico grata por sair dos clichês bem conhecidos.

Resposta
Daniela Madureira Julho 16, 2016 at 9:47 am

Obrigada a você por acompanhar o blog!

Resposta
Regina Oki Julho 16, 2016 at 8:41 pm

Adorei o post! Uma ótima ideia para quem quer conhecer um país ainda pouco explorado (o que é uma pena) pelo turista brasileiro. Parabéns!

Resposta
Daniela Madureira Julho 16, 2016 at 9:55 pm

Obrigada Regina! 🙂

Resposta
JOSE JUAN MORALES Agosto 28, 2016 at 7:34 pm

Falta um filme, aquele sobre a pedra dos escocês roubada pelos londrinos

Resposta
DENISE DIAS Outubro 21, 2016 at 4:40 pm

Amei a seria Outlander, quem puder assistir.. fantastica..

Resposta
Thayanna Outubro 31, 2018 at 2:36 pm

Tem livro pra indicar??

Resposta
Liliane Oliveira Outubro 31, 2018 at 2:44 pm

Olá Thayanna,
A Daniela Madureira, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Milton Ciongoli Dezembro 30, 2018 at 5:47 pm

Outro filme legal , rodado em Glagow é: Dear Frankie, com Gerard Butler, que é escoces.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação