BrasileirasPeloMundo.com
Escócia

Escócia- Conhecendo Aberdeen

Quando eu soube que tinha conseguido o emprego em Aberdeen, eu percebi que, mesmo já morando no UK, não sabia muita coisa sobre a cidade. Eu sabia que ela fica no norte da Escócia, que é uma das cidades com menor nível de desemprego do UK (graças principalmente à indústria energética), que tem duas universidades, uma praia, muitas gaivotas e que foi eleita em 2012 a cidade mais feliz do Reino Unido em uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers baseada em sucesso econômico e qualidade de vida.

Como eu tinha um mês pra mudar, comecei a pesquisar mais a fundo, apesar de só ter aprendido sobre a cidade quando realmente passei a morar aqui. Então mostro aqui um pouco mais da cidade para quem pretende morar ou visitar a Granite City.

Aberdeen fica na região conhecida como Grampian, cujo nome vem das Grampian Mountains, uma cadeia de montanhas no nordeste da Escócia, includindo alguns dos picos mais altos do UK. A região é dividida em três autoridades locais – Aberdeenshire, Moray e Aberdeen City, sendo a última responsável pela cidade de Aberdeen apenas.

Com uma população de 220 mil pessoas, Aberdeen é a terceira maior da Escócia. Sua economia baseia-se principalmente na indústria de energia, em especial petróleo e gás natural, mas também renováveis, o que deu à cidade o título de Capital Europeia de Energia. Muita gente que vem do Brasil pra cá trabalha para empresas multinacionais da indústria energética ou faz pesquisa para o setor. O porto também é bem movimentado.

Muitos destes profissionais trazem as famílias, o que torna a cidade bem receptiva a quem tem filhos. Sempre há muitas atrações family-friendly, passeios e eventos voltados à família toda.
Quem é brasileiro pode matar as saudades do país tropical comendo em um restaurante em sistema de rodízio no centro da cidade e fazendo compras em um mercadinho português-brasileiro que vende produtos dos dois países.

Aberdeen também é conhecida como a Cidade de Granito, já que a abundância da rocha na região resultou em seu uso na construção da cidade. Como consequência, os prédios seguem o mesmo estilo, de pedra cinza, que brilha sob a luz do sol (veja foto acima). O comércio e os serviços se concentram bastante no centro da cidade. É possível notar o contraste de alguns prédios mais recentes, como o shopping que fica junto à estação de trem, com a arquitetura que remonta à história da cidade, vielas estreitas, ruas de pedra, e construções de séculos atrás, principalmente se seguir para o bairro de Old Aberdeen, onde ficam o campus de mais de 500 anos da universidade de Aberdeen e a Catedral de St. Machar. O prédio onde fica a prefeitura, o Marischal College, é um dos ícones da cidade e o segundo maior prédio de granito do mundo (o primeiro é o Escorial Palace em Madri).

Banhada pelo Mar do Norte, a cidade tem uma praia e toda a região ao redor da cidade tem praias de areia, praias de pedra, dunas e penhascos. Em boa parte do ano dá pra ver golfinhos e focas na região de Torry Battery, perto do farol. Dois rios cruzam a cidade, o Don ao norte e o Dee ao sul, ambos com nascentes nas montanhas e seguindo pelo leste até o mar.

Como está na costa e tem toda a movimentação do porto, Aberdeen tem também uma grande concentração de gaivotas. É quase impossível não ouvir falar delas quando se fala da cidade. Elas estão por toda a parte, surpreendem pelo tamanho, e geram situações inusitadas, como roubar comida das pessoas mais desavisadas. Eu vi uma sendo expulsa de um bar, saindo pela porta da frente parecendo alguém que bebeu demais sendo convidado a se retirar sob os olhos bravos do segurança (é sério!). Mas você se acostuma com elas e aprende a rir das situações, e a se precaver também.

É bem fácil se deslocar pela cidade. Eu faço tudo a pé ou de bicicleta. Os ônibus são caros pela distância que percorrem, mas ajudam bastante quando você está com mais pressa ou precisa ir pra um lugar mais distante. Tem bastante carro circulando, principalmente porque muita gente não mora em Aberdeen, mas em cidades e vilas na região de Aberdeenshire, e vai ao trabalho dirigindo até o centro. Muito trânsito aqui significa ficar uns 15 minutos parado, nada que impressione uma paulistana como eu!

Quem tem a oportunidade de conversar com um Aberdonian, como são chamados os que nasceram em Aberdeen, vai notar um sotaque bem particular da região, diferente de outros escoceses como os de Edimburgo e Glasgow, por exemplo.

Aberdeen é o ponto de partida para uma infinidade de lugares lindos na Escócia. A região Grampian é famosa pelos inúmeros castelos, praias, vilas costeiras, destilarias de whisky, trilhas e jardins. Parte do Cairngorms National Park, o maior do Reino Unido, fica na região (ele é tão grande que abrange mais três constituências).

Com 2h30 de trem dá pra viajar para qualquer uma das duas maiores cidades – Glasgow e Edimburgo – e também até Inverness, cidade usada como base para visitar o famoso Lago Ness. De Aberdeen também sai a balsa que leva até as ilhas de Orkney e Shetland, as mais ao norte da Grã-Bretanha. Esse é o principal motivo para eu gostar de morar aqui: a mistura de conveniência de uma cidade grande em termos de oferta de serviços com toda a natureza que tem em volta.

Related posts

Escócia – Visitando o país

Daniela Madureira

Roteiro de 7 dias na Escócia

Kamila Bianchi

Escócia – Estudar em uma universidade: Parte 2

Daniela Madureira

73 comentários

Guttemberg Brandão Abril 22, 2015 at 10:14 pm

Muito bom Daniela, fico grato por toda essa informação, a cidade é linda espero conhece-la brevemente.
Sou brasileiro e moro a16 anos em Portugal más estou pensando em procurar trabalho em Aberdeen, vc conhece alguma agência de recrutamento? Trabalho na área de oil e Gaz se puder dar alguma dica fico muito grato.
Att, Gutto

Resposta
Daniela Madureira Abril 23, 2015 at 10:21 pm

Olá Guttemberg, muito obrigada pela leitura e comentário! Infelizmente não conheço agências de recrutamento.
Atenciosamente,
Daniela

Resposta
Katarina Aguilar Junho 19, 2015 at 5:33 pm

Olá Daniela, eu sou louca pra conhecer Aberdeen, tenho apenas 16 anos e meu sonho é morar aí. Sou fã do Kurt Cobain e além da cidade ser maravilhosa, teria um imenso prazer de pisar na terra que meu ídolo foi criado. Você tem facebook?

Resposta
Daniela Madureira Junho 19, 2015 at 8:56 pm

Oi Katarina, sinto informar mas acho que houve uma pequena confusão 🙂
A cidade onde Kurt Cobain nasceu chama sim Aberdeen, mas não é a cidade escocesa onde eu moro, e sim a que fica no estado de Washington, nos EUA.
Só como curiosidade, há também uma terceira Aberdeen, em Hong Kong!
Obrigada pela leitura!

Resposta
Paula Abril 27, 2015 at 9:55 pm

Oi Daniela, adorei a leitura! Agradeço por dividi-la. Moro no Brasil, mas meu marido (que está desempregado há 1 ano) está passando por um processo seletivo aí em Aberdeen. Gostaria de saber se você conhece a empresa, e se nossa área de comunicação tem oportunidades. Tenho MBA em marketing. Se você puder me responder por e-mail, seria extremamente grata. Um abraço

Resposta
Daniela Madureira Abril 29, 2015 at 6:35 pm

Oi Paula, acho que foi seu marido que me contatou por Twitter. Eu pessoalmente não conheço a empresa, mas não quer dizer de maneira nenhuma que ela não seja legítima (tem muuuuita empresa de petróleo e gás aqui!)
Se ele tiver dúvidas, eu recomendo a ele verificar com o City Council, não sei se eles poderão ajudar. Também se ele precisar de visto, pode checar se a empresa tem licença para ser sponsor de vistos de trabalho: https://www.gov.uk/government/publications/register-of-licensed-sponsors-workers.

Sobre empregos na area de comunicação, digo por experiência propria que as empresas priorizam pessoas com experiência no mercado britânico e que tenham conhecimento daqui. Não digo que é impossível, mas é mais difícil. Essencial ter inglês impecável. Pra mim era ainda mais difícil porque eu tinha que encontrar uma empresa disposta a patrocinar meu visto. Se você vem como dependente de uma pessoa que tenha visto de trabalho normalmente você tem permissão para trabalhar também, varia de acordo com o visto que seu marido tiver. Isso pode deixar as coisas um pouco mais fáceis pra você. No meu texto sobre trabalho há informações e links que podem te ajudar.

Espero que isso seja útil pra você, mas se eu puder ajudar com mais informações, me avise.

Obrigada pela leitura e boa sorte!

Resposta
Denise Maio 21, 2015 at 6:11 pm

olá Daniela, será que você poderia me ajudar.sou brasileira e meu esposo recebeu uma proposta de trabalho em Aberdeen, inclusive já recebemos o contrato de trabalho,mas estou um pouco cética e preciso de ajuda. Você conhece a empresa Hess corporation, é uma empresa petrolífera, o escritório fica Union Plaza 2nd Floor South 1 Union Wynd Aberdeen. Poderia me ajudar de algum modo. temo pela veracidade deste contrato. estou te aguardando. abraços. Denise

Resposta
Daniela Madureira Maio 21, 2015 at 6:22 pm

Olá Denise, veja minha resposta à Paula acima com algumas sugestões para verificar a legitimidade da empresa.

Boa sorte!

Abraços, Daniela

Resposta
Denise Maio 22, 2015 at 12:28 am

Oi Daniela, verifiquei a empresa, está correto, meu problema e se o contrato é verdadeiro e se a pessoa que me passou realmente trabalha na empresa, nós brasileiros desconfiamos até da sombra..rsrrs..muito obrigado. Adorei seu blog..parabéns!!

Resposta
leonardo masalskas Maio 22, 2015 at 11:50 pm

olá, me chamo leonardo masalskas e também recebi um contrato da hess corporation para trabalhar em aberdeen após entrevista online com a christine.
Hess Corporation
Union Plaza,
2nd Floor South,
1 Union Wynd,
Aberdeen AB10 1SL,
Scotland, United Kingdom.
20th of May, 2015
contrato necessário registro em uk, hospedagem para minha familia, convenios e tal….
também estou com receio e ser inverdade……
meu contato é [email protected] e gostaria de conversar com pessoas que tambem receberam as propostas.
whats 16 981155295

atenciosamente,
leonardo

Resposta
Fabiano Silva Outubro 8, 2015 at 5:08 pm

Boa tarde!
Recebi também uma proposta para Aberdeen, porém foi para trabalhar na Diamond Offshore Drillings e também estou com está dúvidas. Alguém poderia me dar algum direcionamento??

Resposta
raquel Pisani Novembro 11, 2015 at 5:06 pm

Ola, também recebi um email recente da Diamond Offshore para entrevista, recebi um questionário e segundo o email fui aprovada. Porém estou com medo, liguei no RH da Diamond Offshore aqui do Brasil e me disseram que varias pessoa tem ligado la para saber, eu acredito que é fake.

Você como está sobre esse assunto ? Chegou a conversar com outras pessoas ?
Fico no aguardo

Raquel Pisani

Resposta
Marietta Garbuglio Maio 22, 2015 at 2:58 pm

Ola Daniela, meu nome é Marietta, eu também sou de SP. Me mudei para aberdeen vai fazer uma semana, ainda é recente.
Eu e meu marido morávamos em Londres, mas ai ele recebeu uma proposta de trabalho aqui em aberdeen e então viemos para cá.
Eu descobri o seu blog através da minha avó que me disse à dois dias que tinha visto a sua história dizendo também sobre a cidade e então eu procurei no Google.
Gostei muito sobre tudo que você disse.
Eu por enquanto não estou definitivamente empregada, mas como eu falo algumas línguas e sou muito ligada à tecnologia, computadores e etc, creio que não faltarão oportunidades.
Olha se voce puder me ajudar, gostaria de dicas.
Pode entrar em contato comigo através do meu e-mail, [email protected]
Obrigada,
Marietta

Resposta
Daniela Madureira Maio 22, 2015 at 5:48 pm

Oi Marietta, seja bem-vinda a Aberdeen! Eu gosto muito daqui.
Não sei se você já teve a oportunidade de ler, mas há um texto meu sobre emprego aqui no UK, onde eu conto um pouco da minha experiência em procurar uma oportunidade aqui.
Que tipo de dicas você procura? Sobre a cidade?
Obrigada pela leitura!
Daniela

Resposta
Pablo Marcellus Maio 26, 2015 at 9:44 pm

Olá pessoal! Tive o prazer de viajar para a cidade de Aberdeen em março/2014 pela a empresa Prosafe. Atualmente eu recebi uma proposta de trabalho da empresa Hess através da Christine Ormiston, mas estou um pouco reticente com essa oferta de trabalho. Mas verifiquei neste blog que outros brasileiros também receberam propostas da Hess. No meu contrato o “starting date” seria no dia 14/09/2015.

Abraço.

Resposta
Lea Lessa Junho 20, 2015 at 6:44 pm

Olá Daniela! Gostei muito do seu blog. Eu estou com um proposta boa de trabalho em Aberdeen. Gostaria de falar com você em privado. Será que dá? Por favor me adicoino facebook [email protected]. Grata

Resposta
Daniela Madureira Junho 20, 2015 at 7:20 pm

Olá Lea, enviei um email para você.
Abs, Daniela

Resposta
Gilmar Freire Julho 5, 2015 at 6:59 pm

Olá Daniela

Muito legal suas informações .Isso ajuda muito aos brasileiros que estão indo conhecer a cidade.

Eu recebi uma proposta de trabalho de uma empresa chamada Addax petróleum , você conhece?? Fica em 17, Ruibislaw terrace .Estarei chegando aí no mês que vem.

Agradeceria se pudesse me passar um contato seu.

Obrigado

Gilmar Freire

Resposta
Daniela Madureira Julho 5, 2015 at 7:55 pm

Olá Gilmar, obrigada pela visita ao blog e pela leitura!
Não conheço a empresa, mas como ja falei nos comentários acima, aqui tem muita empresa de petróleo, então considero normal eu não conhecer todas.
Boa sorte com sua vinda para a cidade!
Não divulgo meu email, mas fique à vontade para comentar aqui pelo blog.

Resposta
Gilmar Freire Julho 5, 2015 at 10:10 pm

Daniela obrigado o elo retorno.

Eu verifiquei e a empresa tem site na Internet e ela está na lista que vc recomendou de sponso em Uk..Porém eu vi uma notícia na Internet falando de possíveis fraudes usando o nome dela. Será que seria possível você me fazer um grande favor da uma ligada no telefone que vou te passar e confirmar se a empresa realmente está neste endereço que te passei? Outra informação qual seria valor para um visto de trabalho que o governo aí cobra.normalmente ?? Obrigado

Gilmar

Resposta
Daniela Madureira Julho 5, 2015 at 10:36 pm

Gilmar, eu não farei isso.
Os valores de cada tipo de visto são publicados no site do governo – https://www.gov.uk/browse/visas-immigration/work-visas.

Resposta
Rui Capalonga Setembro 3, 2015 at 1:11 am

Gilmar Freire,

Você poderia me adicionar no face para conversarmos a respeito dessa proposta de trabalho? Fui contatado pela ADDAX Petroleum e estou com os mesmos receios que você. Você conseguiu o visto? Você foi ou está por ai? Eu quero ir mas tenho receios.
Entre em contato comigo, por favor

Rui Capalonga

Nayana s. Julho 6, 2015 at 5:21 pm

Boa tarde!

Gilmar/ Daniela meu Pai tb. recebeu uma proposta desta empresa, mas o endereço é outro. Será q realmente existe???
Estou super preocupada, pq estou achando q não.
Daniela este outro endereço existe, poderia ajudar?

ADDAX PETROLEUM UK LIMITED
28, Pent Towers
Aberdeen, Scotland, United Kingdom.
Tele: +447035982888
FAX: +44 1224459259

Resposta
Rui Capalonga Setembro 3, 2015 at 1:06 am

Nayana,

Você poderia me adicionar no face para conversarmos a respeito dessa proposta de trabalho? Fui contatado pela ADDAX Petroleum e estou com os mesmos receios que você. Você conseguiu com o visto? Seu pai foi trabalhar lá? Eu quero ir mas tenho receios.
Entre em contato comigo, por favor.

Rui Capalonga

Resposta
Raquel Julho 13, 2015 at 2:26 pm

Olá Daniela! Gostei imenso do teu post! Sou portuguesa e em novembro vou mudar-me para Aberdeen. Também estou de olho nas oportunidades de trabalho, na área de marketing digital e produção audiovisual, que são as minhas áreas de formação. Alguma dica que possas dar? Obrigada!

Resposta
Daniela Madureira Julho 14, 2015 at 12:49 am

Oi Raquel, fico feliz que tenha gostado! Creio que as melhores oportunidades são em agências de marketing e conteúdo digital que trabalham para as empresas de energia aqui da cidade. Na área de produção audiovisual não vi muita coisa (meu marido é desta área), as pessoas acabam desenvolvendo projetos individuais pelo que andei percebendo, e há uma motivação dos profissionais de áudio e vídeo em tentar algumas iniciativas, mas não é o forte da cidade.
Um abraço e boa sorte com a mudança!

Resposta
Raquel Julho 23, 2015 at 11:38 am

Obrigada Daniela!! Se me cruzar contigo na rua, dou-te um oi! 🙂

Beijinhos!

Resposta
Daniela Madureira Julho 23, 2015 at 7:11 pm

😉

Resposta
Joabson Agosto 7, 2015 at 1:37 am

Olá Daniela, gostei da descrição feita por ti sobre Aberdeen. Ainda esse ano estarei me mudando para esta cidade para cursar o meu doutorado. Bem, no seu relato você diz que costuma se deslocar de bicicleta pela cidade. Quanto a isso, gostaria de saber se a cidade oferece ciclovias ou se os ciclistas disputam espaços nas ruas com os automóveis e se existe muito desnível na região? Ficarei grato pela informação

Resposta
Daniela Madureira Agosto 8, 2015 at 9:49 am

Olá Joabson, espero que goste de Aberdeen! Eu gosto bastante.
Há poucas ciclovias na cidade, na maioria das ruas os ciclistas vão pela faixa esquerda (lembre-se que aqui a direção é ao contrário), dividindo o espaço com os carros. Houve uma consulta da prefeitura recentemente para planejar mais ciclovias e projetos para o movimento de bicicletas, mas acho que ainda vai demorar um pouco.
Em alguns trechos há também faixas compartilhadas com os pedestres.
Há desnível sim dentro da cidade dependendo do seu trajeto, mas eu considero leve. Eu não tenho problemas em pedalar aqui, acho tranquilo. O que eu não gosto e tento evitar são as rotatórias (escoceses adoram rotatórias) porque acho algumas delas mais perigosas para os ciclistas. Vários estudantes, inclusive brasileiros, usam a bicicleta como meio de transporte aqui.
A Rota 1 da National Cycle Network passa pela cidade. Ela liga Dover (no sul da Inglaterra) às Ilhas Shetland (as remotas ilhas no norte da Escócia). Você pode obter mais informações sobre a National Cycle Network na Escócia aqui – http://www.sustrans.org.uk/scotland/national-cycle-network.
O GetAbout também tem informações úteis para ciclistas na região – http://www.get-about.com/.
Por curiosidade, em qual das duas universidades você fará seu doutorado?
Obrigada pela visita ao blog!

Resposta
Joabson Agosto 9, 2015 at 1:41 am

Obrigado Daniela pela resposta, creio que essa vai ser a principal forma de deslocamento pela cidade. Respondendo a sua pergunta, estarei cursando doutorado em Estudos da Religião na University of Aberdeen. Quero aproveitar para lhe parabenizar pela publicação a respeito da dieta vegetariana na Escócia. Apesar de não ter aderido completamente a esse estilo de vida, percebo pelas dicas dadas por ti que não é difícil adotar esse regime por aí.

Resposta
Daniela Madureira Agosto 9, 2015 at 10:53 am

Joabson, se importa se eu te enviar um email?

Resposta
Joabson Agosto 9, 2015 at 12:41 pm

Olá Daniela, pode enviar sim.

Monise Agosto 20, 2015 at 10:18 pm

Olá, gostei muito do seu texto.
É uma delícia relembrar! Morei em Aberdeen por dois anos (Bieldside) e sinto tanta falta de lá quanto sinto de São Paulo, do bairro em que cresci e não bastando sinto a necessidade de visitar para recarregar as energias, nem que seja andando pelo “imenso centro da cidade” até a praia, passando os finais de semana chuvosos visitando os castelos, os lagos ou indo rapidinho em Stonehaven.

Obrigada por compartilhar 🙂 Vieram muitas lembranças boas em mente agora.
Tudo de bom aí em ABZ.

Resposta
Elias Outubro 11, 2015 at 2:09 am

Oi Daniela! Estou impressionado com a quantidade de brasileiros nos comentários acima que receberam proposta de emprego em Aberdeen. O que eles fizeram para receber essas propostas? Como posso ser visto para me candidatar às vagas de emprego no exterior ainda morando no Brasil? Se puder dar algumas dicas, ficarei agradecido.

Resposta
Daniela Madureira Outubro 11, 2015 at 12:19 pm

Oi Elias, seu comentário está aqui caso algum deles queira contar como conseguiram 🙂 Mas posso dizer que varia muito, não há uma fórmula. Eu consegui o meu quando já morava aqui. Tem gente que é transferida na empresa onde trabalha, como alguns brasileiros que conheço. Ter inglês fluente é obviamente fundamental, assim como ter permissão para trabalhar ou a disposição da empresa patrocinar o visto. Escrevi sobre a minha experiência de procurar emprego aqui no UK, além de algumas informações que considero úteis, neste texto.
Obrigada pela leitura!

Resposta
Ivone Ramos Outubro 27, 2015 at 2:40 pm

Olá Daniela, tudo bem? Adorei seu post sobre a cidade,sou arquiteta e vou para Aberdeen dia 31 deste mês com meu esposo que vai fazer um curso por ai, mas estou preocupada pois não falo inglês e ele vai passar o dia na Universidade, Vc acha que consigo me virar a pé pra fazer os passeios sozinha, mesmo não falando a língua? Quero conhecer a arquitetura local, parques, museus e etc. Vc poderia me passar alguma dica em relação a esses passeios?

obrigada! Ivone

Resposta
Daniela Madureira Outubro 29, 2015 at 1:04 pm

Oi Ivone, eu recomendo a você aprender o básico de inglês pelo menos, para poder se virar em uma situação onde precise pedir informações ou em uma emergência. Não espere que ninguém se comunique com você em outra língua que não seja o inglês, por isso aprendê-la é necessário.
Há vários parques na cidade. O meu favorito é o Seaton, em Old Aberdeen. Outros que gosto bastante são o Duthie (mais ao sul, próximo ao rio Dee) e o Hazlehead, mas este já é mais afastado.
A Galeria Central está passando por uma reforma, mas você pode visitar o Aberdeen Maritime Museum e Tolbooth Museum, no centro. Tem também o King’s Museum, um pequeno museu que é parte da University of Aberdeen.
Para outras dicas do que fazer e visitar na cidade, recomendo o site Visit Aberdeen – http://www.visitaberdeen.com/.
Obrigada pela leitura e boa sorte na cidade!

Resposta
Daniela Madureira Novembro 20, 2015 at 7:36 pm

Depois de receber muitos comentários de gente com propostas de emprego, fui atrás de algumas informações sobre o assunto e escrevi um texto neste mês com cuidados e dicas de como tentar ver se a oferta é legítima.
O texto está nesta página – http://www.brasileiraspelomundo.com/escocia-sua-oferta-de-emprego-e-legitima-161622779.

Resposta
Nadjane Março 7, 2016 at 1:00 pm

Olá Daniela li o seu texto por curiosidade pois estou me correspondendo com um rapaz dessa cidade, eu moro no Brasil em campinas SP e não sei se existe a pocibidade de esse relacionamento dar certo, pela distância e a língua ,mais gostei muito do que VC fala sobre a cidade é muito bom saber a opinião de uma brasileira que está vivendo aí .obrigada por lê. Um grande beijo fique com Deus.

Resposta
Daniela Madureira Março 7, 2016 at 6:34 pm

Oi Nadjane,
Muito obrigada pelo comentário, fico feliz que gostou do texto!

Resposta
Nádia Abril 2, 2016 at 2:09 pm

Olá, estava lendo vários artigos sobre a cidade em que você está e tenho ficado maravilhada com o local. Em meio as minhas buscas vi o seu relato e gostei mais ainda. Atualmente estou em Londres, sou cidadã europeia. Gostaria de saber sobre empregos e condições de vida ai.
Sou cabeleireira, já morei na Italia e agora em Londres. Uma das coisas que achei interessante nesses lugares é que são diferentes em alguns aspectos: como por exemplo as italianas não se cuidam muito, não são tão vaidosas como nós brasileiras. As inglesas são mais ou menos. E ai? como são as escocesas?
hahahha
Obrigada.
beijos

Resposta
Daniela Madureira Abril 3, 2016 at 6:03 pm

Oi Nádia!
Sobre as condições de vida… o que você gostaria de saber especificamente? Eu fiz dois textos sobre a vida aqui na Escócia, um falando sobre os 10 motivos para viver aqui e outro sobre algumas curiosidades e diferenças com o Brasil. A vida aqui na Escócia é bem similar à da Inglaterra. Há algumas diferenças em legislação e no jeito das pessoas – eu acho que os escoceses levam a vida com mais tranquilidade e bom humor – mas se você conhece o modo de vida do inglês de maneira geral, é bem parecido.

A percepção sobre o que significa “se cuidar” varia muito, eu não acho que as inglesas, escocesas e principalmente as italianas “não se cuidam”. O que eu percebo é que nestes países não há uma brutal pressão social (como acontece no Brasil) para estar sempre em forma, de unha pintada, maquiagem feita, depilação em dia e cabelo todo no lugar, da hora que acorda à hora de ir pra cama. Inclusive esta é uma das razões que me fazem gostar de morar aqui, eu posso ser como quiser e sair como der vontade. E isso não significa que a mulher não se cuida, ela simplesmente não precisa se adequar a um padrão de beleza o tempo todo, afinal existe vida lá fora e eu quero ir lá aproveitar sem ter que me preocupar se meu cabelo tá assim ou assado, se tem um pêlo aparecendo ou se minha calça não parece nova em folha. E ao mesmo tempo há a liberdade de se entupir de maquiagem e spray no cabelo se quiser montar um visual mais caprichado pra ir pra balada. Cada uma na sua. Admiro muito isso.

Obrigada pela visita ao blog!

Resposta
Nádia Abril 9, 2016 at 4:25 pm

Obrigada a você por responder, Outra pergunta.. Aqui em Londres temos o ensurance number. Ai tbm temos esse procedimento?

Resposta
Daniela Madureira Abril 9, 2016 at 6:31 pm

Olá! Sim, aqui é o mesmo National Insurance (e se você tiver um já, ele continua valendo pra qualquer lugar do UK).

Abraços!

Resposta
Gil Leite Abril 5, 2016 at 12:17 am

Olá Daniela! Parabéns pelo texto! Viajarei pelo Reino Unido em Junho e reservei três dias para ficar na Escócia. Dois dias serão certos em Edimburgo e no último planejava ir para Glasgow. Mas, gosto de fugir um pouco do turismo óbvio e conhecer cidades menos conhecidas, foi aí que comecei a pesquisar sobre Aberdeen. Então aí vai minha pergunta se você puder me ajudar: passar um dia em Glasgow ou Aberdeen? Obrigado! Abraços.

Resposta
Daniela Madureira Abril 5, 2016 at 7:44 pm

Oi Gil!
Se você vai reservar só um dia eu te dou uma terceira (e quarta e quinta!) opção: visitar alguma das cidades menores e mais próximas de Edimburgo, como Stirling, St Andrews ou Perth. São ótimas pra um passeio de um dia, super bonitas e cheias de história. Em Stirling, por exemplo, você pode conhecer o monumento ao William Wallace e visitar o Stirling Castle (que na minha opinião é tão ou mais legal que o de Edimburgo).
Acho que vale mais a pena optar por uma delas, onde você pode chegar rapidinho e aproveitar mais o dia, do que visitar correndo as cidades maiores como Glasgow e Aberdeen.

Obrigada pela visita e pelo comentário e espero que goste da Escócia!

Resposta
Rosana Abril 17, 2016 at 2:18 pm

Ola Daniela
Eu e um amigo vamos para Escócia em Junho, Nossa ideia é comprar a passagem do Brasil para Aberdeen e de lá visitar Inverness e outros locais próximos a Aberdeen. Nossa ideia é de ir de excursão/ônibus de Aberdeen para estes locais. Qual seria melhor localização para ficar? Você sugere algum hotel?

Resposta
Daniela Madureira Abril 17, 2016 at 7:17 pm

Oi Rosana, se deslocar de ônibus é bem fácil. Vocês podem pesquisar os itinerários e preços da Megabus e da Stagecoach, as duas empresas que fazem trajetos intermunicipais aqui na região.
Não tenho muito ideia de hotéis pra ficar, mas há opções desde redes conhecidas até B&Bs, que podem ser uma boa escolha (mais local, “autêntica”, e muitas vezes mais barata também). Se vocês vão pegar bastante ônibus pra saírem da cidade, sugiro ficarem na região central ou próximos a ela, já que a estação de ônibus da cidade fica lá.
Boa viagem! 🙂

Resposta
Rosana Abril 18, 2016 at 11:45 pm

Daniela, muito obrigada pelas informações. ótimo, Ajudou e muito.
Rosana

Resposta
Thais Maio 26, 2016 at 2:25 pm

Oi Daniela, tudo bom?

Estou me mudando para Aberdeen em Agosto/2016. Na verdade, meu marido foi chamado para trabalhar por aí, e está ´indo na frente (ele viaja agora no fim de maio).

Além de brasileira, tenho a cidadania italiana, o que é perfeito e me ajudará muito na busca por um emprego. Sou publicitária, com mais de 10 anos de experiência em agência na área de Atendimento. Mas, fiquei preocupada, pois não vi muitas ofertas de emprego nessa área. Você tem alguma dica pra me ajudar onde procurar?

Obrigada!

Bjs,
Thais

Resposta
Daniela Madureira Maio 26, 2016 at 10:55 pm

Oi Thais, não há muita oferta na área mesmo porque não tem muita agência por aqui. As que existem são focadas em clientes da indústria energética.

Não conheço um site voltado ao mercado publicitário, então o que recomendo seriam os sites gerais de emprego (Monster, Infojobs, s1jobs, etc), ou contatar agências de emprego na cidade.

Boa sorte com a mudança!

Daniela

Resposta
Di Junho 10, 2016 at 12:24 am

Oi, Daniela. Vc ainda mora em Aberdeen? Eu estou aqui há 2 anos mas ainda não fiz nenhuma amizade… Bjs

Resposta
Daniela Madureira Junho 10, 2016 at 5:37 pm

Oi Di, sim, atualmente resido em Aberdeen.
A maneira dos escoceses – e dos britânicos em geral – de fazer amizades é bem diferente mesmo, até falei sobre isso neste texto.

Você já tentou o Internations? É um site de imigrantes, com grupos para cada cidade e país, onde há discussões, agendam encontros… Conheço gente que já utilizou e gostou bastante: https://www.internations.org/.

Obrigada pela visita!

Daniela

Resposta
Carol Julho 22, 2016 at 8:17 am

Pessoal,
Acabei de receber uma proposta de trabalho para trabalhar na empresa Talisman Sinopec. Recebi inclusive contrato.
Gostaria de saber se as pessoas convidadas para trabalhar realmente foram e se podem dar algum relato. Muito obrigada pela atenção!

Resposta
Dalma Karla Casaes Julho 31, 2016 at 12:05 am

Olá Carol. Tudo bem. Também recebi uma oferta de trabalho da mesma empresa. Porém estou muito desconfiada. Podes me passar seu contato para conversarmos.

Resposta
Priscilla Rodrigues Agosto 31, 2016 at 1:26 pm

Dalma, tb recebi uma excelente proposta de emprego! Gostaria muito de trocar informações… me add no face por favor, Penido Priscilla, ou me add no whatsapp: 021 984803222

Resposta
Dani Agosto 24, 2016 at 2:22 am

Ola,
tudo bem ótimas dicas!
Estou pensando em conhecer a escócia a passeio, você sabe me informar se o Kelburn Castle ainda esta com a pintura dos brasileiros (interrogação)

Obrigada!

Dani

Resposta
Daniela Madureira Agosto 24, 2016 at 4:59 pm

Oi Dani, creio que ainda está sim – http://www.kelburnestate.com/castle_and_estate/kelburncastle/graffiti_project.

Obrigada pela visita ao blog!

Daniela

Resposta
Patricia Setembro 4, 2016 at 1:16 am

Oi Daniela,
Adorei seus dois textos.
Sou pesquisadora e estou fazendo processo seletivo para university of aberdeen, gostaria de saber algumas coisas, tomara que tu possa me ajudar:
– terei um salário aproximado de 3000 libras/mês e vou eu, meu marido e meus dois filhos ( de 1 e de 6 anos), tu acha q da para começar até meu marido conseguir alguma coisa? Eu e meus filhos iremos como cidadãos europeus, com passaporte polonês, tu sabe se tenho alguma ajuda de custo com o bb para pagar a creche? Pois o grande tem direito a escola né?! Obrigada e aguardo teu retorno para continuarmos falando.
Abraço

Resposta
Daniela Madureira Setembro 4, 2016 at 6:40 pm

Oi Patricia, creio que dê sim. Eu não tenho filhos, então me perco um pouco no quanto se gasta por família quando tem criança envolvida 🙂
Dá uma olhada no meu texto sobre custo de vida, talvez possa te dar uma ideia pra calcular o básico.
Até onde sei, não há auxílio do governo para creche. As escolas são públicas apenas a partir dos 3 anos de idade.
Você se importa se eu te mandar um email?
Abraço!

Resposta
Patricia Setembro 7, 2016 at 5:46 pm

Oi Daniela, podes me escrever por e-mail sim. Te aguardo
Abcs

Resposta
Patricia Setembro 19, 2016 at 8:55 pm

Oi Daniela não recebi nenhum e-mail seu estou no aguardo
Abcs
Patricia

Resposta
Sandra Setembro 27, 2016 at 2:33 pm

Daniela, gostei muito de ler seus textos. Estou me correspondendo com uma pessoa de Albedeen e seus textos me ajudaram a compreender melhor a vida por aí. TKs.

Resposta
Aline Dezembro 3, 2016 at 3:54 pm

Pessoal q esta recebendo proposta de emprego na area de oil&gas fiquem atentas pois existe uma “gangue” que estao usando desse pretexto p dar golpes nas pessoas….basicamente eles dizem q tem um emprego no q se encaixa no seu perfil, informa um salario muito atraente, porem dizem q para tal vcs terao q arcar com as despesas do visto de trabalho e dao um contato de um advogado p cuidar desse processo…cuidado muito dessas propostas sao golpes de africanos. Sei disso pois meu esposo trabalha em uma multinacional nessa area e ele vez ou outra recebe esse tipo de email e ja buscamos infomacoes dentro de algumas CIAs da qual eles usam o nome p dar o golpe e descobrimos q a proposta e falsa. Boa sorte p todos vcs.

Resposta
Romeiro Julho 24, 2017 at 3:13 pm

Bom dia Daniele, sou paulista tambem e acabo de ser selecionado por uma empresa ai na cidade, estou bastante apreensivo pois alem de nunca ter viajado tão longe, o meu inglês não esta aquelas coisas, falo muito pouco, estou treinando bastante para tentar melhorar minha comunicação, mas quando estiver ai com toda certeza vou aperfeiçoar na marra, hshshs, poderia me dar algumas dicas tudo que puder será de grande valia para mim, estou aguardando o tramite do visto, pois a empresa que esta me contratando esta lidando com tudo para o dia do meu embarque, vou trabalhar com projetos mecânicos e de tubulações que é minha especialidade, segue meu e-mail, se tiver um tempinho e puder fazer um contato ficarei muito grato, e quem sabe nos encontrar-mos ai logo logo, obrigado e uma excelente semana “[email protected]

Resposta
Ligia Antunes Julho 31, 2017 at 8:50 pm

Boa Tarde ,

Estou no Brasil mas tenho uma situação grave de atendimento psicologico a uma demanda de um brasileiro que sofreu um acidente em aberdeem inclusive com morte da esposa.
Tem indicação de uma profissional?

Resposta
Samara Testoni Julho 11, 2018 at 2:59 pm

Olá Daniela!

Sua escrita é excelente e suas informações foram muito valiosas. Cheguei em Aberdeen há 2 dias e estou adorando. Sou de Curitiba, e pretendo ficar aqui até dezembro.

Tenho uma dúvida, você poderia me recomendar algum banco para que eu possa abrir uma conta aqui? Cogito transferir o dinheiro de minha conta brasileira para uma conta daqui. Seria boa ideia?

Obrigada Daniela!

Resposta
Liliane Oliveira Julho 11, 2018 at 4:30 pm

Olá Samara,
A Daniela Madureira parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista na Escócia chamada Narister Oliveira que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Adriane Wendler Agosto 27, 2018 at 4:48 pm

Olá Daniela preciso muito da sua ajuda. Podemos conversar em.particular [email protected] ou Facebook Adriane Wendler. Por favor

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 28, 2018 at 2:14 pm

Olá Adriane,
A Daniela Madureira parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Andrew Sales de Caravalho Abril 2, 2019 at 9:09 pm

Olá Daniela boa tarde , gostaria da sua ajuda se possível . Fui selecionado para uma vaga de emprego na Empresa ConocoPhillips em Aberdeen . Já fiz todo preparado de contratos e documentos , porém a funcionária da empresa pediu que entrasse em contato com um Advogado que eles indicam para autorização de visto e taxa de imigração . No entanto o valor das taxas e honorários está dando quase 9.000 reais , o Advogado pediu que depositasse esse dinheiro o que nos causou um receio em ser golpe , pode nos ajudar com alguma informação ? Geralmente são esses os trâmites ?

Grato

Resposta
Liliane Oliveira Abril 3, 2019 at 1:23 pm

Olá Andrew,
A Daniela Madureira parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista na Escócia chamada Narister Oliveira que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação