BrasileirasPeloMundo.com
Escócia

Escócia – O País da Chuva

Muito me honrou o convite para escrever sobre a Escócia aqui no blog. Por que Escócia? Porque depois de um romance virtual de quase três anos – sim, relacionamentos à distância podem e dão certo! – no início de 2011 casei e mudei para o país do meu marido, para que ele não perdesse contato com a filha adolescente.

O romance foi em inglês. Conquistei a fluência por ter morado em Nova Iorque. Formada em Direito em 1993, resolvi tirar umas férias da advocacia no Brasil e fui ser au pair nos EUA de 2001 a 2005. Na época, saudosa do meu Pampa Gaúcho, criei no Orkut a comunidade Pelotenses Fora de Casa, que chegou a reunir 2.660 participantes. O grupo compartilhava as boas lembranças da Pelotas, embora minha intenção inicial fosse pensar coletivamente a cidade sob um privilegiado ponto de vista: o de fora.

Naquela época, antes mesmo de voltar ao Brasil, e buscando mais uma oportunidade profissional, escrevi para a EF Brasil. Em abril de 2006 participei de um treinamento em São Paulo para ser Certified Agent da EF e da Cultural Care Au Pair em Pelotas.

Hoje moro numa cidadezinha bem no meio da Escócia: Falkirk (distante 38 Km de Glasgow e 42,3 Km da capital Edinburgh) possui o único “elevador de Barcos” do mundo, o Falkirk Wheel. Trabalho na “prefeitura” (Council) de Clackmananshire como Business Support Administrator para Ochils Landscape Partnership e também para Clackmannanshire Business e sou voluntária na administração do Wider Access to School Project, um projeto que organiza aulas para adultos na Denny High School.

Dia 03 de Fevereiro completei três anos de Escócia e também conquisto o prazo mínimo para pleitear minha cidadania britânica, conforme as mudanças na legislação de imigração. Fico triste da minha terra natal não ter a mesma qualidade de vida daqui. Apesar de tantos atrativos, o Brasil está anos-luz atrás do Reino Unido em segurança, educação e saúde. Otimista, acredito que ainda viverei para ver o dia em que no Brasil ninguém mais se alimente das latas de lixo.

A Escócia é famosa pelo whisky, pelos kilts, pelas gaitas de fole e, sobretudo, pelo mau tempo. Chove um dia sim e o outro… também! Exageros à parte, é quase isso mesmo. Diz-se que em um único dia têm-se as quatro estações do ano. E venta muito! Quando cheguei, pensei que uma das asas do avião fosse tocar o chão antes das rodinhas. A dramática aterrissagem foi comemorada com uma salva de palmas dos agradecidos passageiros: – Chegamos vivos!

Nos meus primeiros dias aqui, o mau tempo que não deu trégua por seis semanas era deprimente. Vinda do verão brasileiro, o contraste entre os dois países não poderia ser maior do que em 2011. Saímos do Sul sob um calor infernal e na Escócia, por sua vez, há muito tempo não se via tanta neve. Foi somente em meados de março que fomos saudados por um tímido sol.

Era sábado e fomos até a praia de Saint Andrews, cidade onde o príncipe William e Kate Midleton iniciaram seu romance. Passeamos pela praia e fomos comer sanduíches de atum no carro. Era frio demais para se ficar muito tempo ao ar livre.

Ao saberem que sou brasileira, alguns escoceses não entendem o porquê de eu ter deixado um país ensolarado e quente. Explico que sou do Sul, onde temos invernos e, com alguma sorte, alguns milímetros de neve na Serra Gaúcha. Destaco, ainda, que sou de Pelotas, a segunda cidade mais úmida do mundo. Estou, portanto, perfeitamente preparada para enfrentar o clima escocês. Mas percebo que aqui o frio castiga menos, pois as casas não tem calefação (heating) no Brasil. Nos dias frios de inverno de lá, a solução é sentar na frente da lareira, do fogão à lenha ou da estufa elétrica. Não se tira a jaqueta nem dentro de casa e muita gente tem “lençol elétrico” para aquecer a cama.

Escoceses estão sempre reclamando do mau tempo. A convivência com eles deve estar influenciando o meu modo de enxergar o mundo. Mas acredito que jamais perderei a capacidade de enxergar a Escócia com olhos de turista. A beleza dos castelos medievais, jardins e montanhas (munros) nunca deixará de me encantar, se bem que tudo é mais bonito em dias ensolarados. A Escócia é lindíssima especialmente no início da primavera, quando as flores narcissus (daffodils) estão por toda a parte.

Olhos de Turista

Admito que sinto falta do verão e tento viajar no mínimo uma vez para o Brasil. Pelo Skype e Facebook consigo aplacar a saudade e manter-me em contato com familiares e amigos. Se viajo mais de uma vez por ano, alguns escoceses acham exagero. Mas os amigos no Brasil adoram: – Alô, alô pessoal! Do dia 1° ao 22 de março estarei aí! Vamos ir desde já arrumando espaço nas agendas. Estou aceitando convites para chás, cafés, churrascos e chimarrão na praia do Laranjal!

Escrever sobre a Escócia, apontando as mais significativas diferenças que existem em comparação com nosso querido Brasil, será um imenso prazer!

 

Related posts

Dicas para alugar imóvel na Escócia

Narister Oliveira

Universidade de St Andrews na Escócia

Laura Bernardes

O que aprendi nestes 2 anos fora do Brasil

Narister Oliveira

28 comentários

Tati Sato Fevereiro 25, 2014 at 11:48 am

Oi Beatriz! Bem-vinda ao grupo! Amo a Escócia e acho Edinburgh uma das cidades mais encantadas do mundo! Acho um país interessantíssimo, com suas histórias e lendas!
Claro que tem coisas bizarras (como o deep fried mars bar, o deep fried burger e basicamente o fato que se deep fry everything!), mas quem não tem?
Um beijo

Resposta
Beatriz Jenkins Fevereiro 25, 2014 at 5:26 pm

Ola Tati!
Obrigada pelas boas vindas! Fiquei muito faceira de “me ver” no “Brasileiras pelo Mundo”.
Ainda nao experimentei o “deep fry mars bar” mas sou meio curiosa e capaz de me aventurar!
Beijo pra ti tambem!
Bia

Resposta
Tati Sato Fevereiro 26, 2014 at 9:09 pm

O deep fried mars bar é asqueroso, tenho que ser honesta… Isso não diminui meu amor pela Escócia! So tenho que me cuidar para não ter um infarto! Haha

Resposta
Enzo Setembro 8, 2015 at 4:27 pm

Achei fantástico o deep mars bars. E olha que não como fritura. Kkk

Resposta
Jussara Agosto 5, 2016 at 10:26 am

Ola Beatriz
Estou querendo ir ainda este ano conhecer a Escocia, moro na Inglaterra, mas provavel que so vou conseguir ferias em Novembro.
Gostaria de saber sua opnião sobre a vegetação nessa epoca, indo em Novembro perco um pouco da beleza do lugar?

Desde ja obrigada.

Resposta
Cristiane Leme Agosto 5, 2016 at 3:04 pm

Jussara, a Beatriz parou de colaborar com o blogue.
Edição BPM

Resposta
Andrew Swan Fevereiro 25, 2014 at 2:05 pm

Beatriz, I am the complete opposite to you. Scottish living in Sao Paulo with my Brazilian wife. I miss the cold and for that matter the cold rain (the source of our great whisky). I miss green things too.
Your Husband is involved in volunteering, does he know the Kiltwalk charity https://www.facebook.com/thekiltwalkchildrenscharity?fref=ts

I will keep my eye open for your blog.

Resposta
Sydnei Vasconcelos Fevereiro 25, 2014 at 3:26 pm

Oi Beatriz, tudo bem!

Eu tambem sou brasileiro e tambem moro na Escocia, moro na cidade de Montrose, me mudei pra ca ha 1 ano atras em Fevereiro do ano passado.

Concordo demais com vc que a Escocia eh um pais lindo, adoro as paisagens exuberantes daqui, o verde, a vegetacao, os lagos, praia, tudo eh muito bonito. Uma das maiores diferencas que eu senti aqui eh que quando to indo pro trabalho ou voltando pra casa fico apreciando aquelas paisagens bem bucolicas e verdejantes em meio a essa arquitetura bem gotica e antiga, algo muito diferente de quando eu morava em Fortaleza (sim, me mudei de um “forno” pra uma “geladeira” rsrsr) onde so via poluicao, mto engarrafamento e multidoes apressadas na rua. Eh sem duvida uma diferenca mto gritante, aqui cem duvidas a qualidade de vida da um salto!

Em relacao ao clima eh verdade mesmo que temos as 4 estacoes do ano em apenas um dia. Mas eu acho a Escocia ensolarada, apesar de fazer muito frio o sol aparece com frequencia e eu confesso que adoro esse clima. Tinha pavor do calor infernal que durava 365 dias do ano em Fortaleza. Uma coisa que percebi aqui no UK eh que os britanicos sao obcecados por sol, eh uma coisa q nem Freud explica! rsrsr

Vc conhece mtos brasileiros aqui? Se quiser manter contato podemos nos add no FB – Sydnei Vasconcelos.

Abracos,
Sydnei

Resposta
Julio123 Agosto 20, 2015 at 7:48 pm

Olá eu sou bom brasileira pois to indo para Escócia ainda não sei o endereço mas logo vejo isto e gostaria de saber mais sobre tds vcs brasileiros pois to com um pouco de medo gostaria de saber aonde tem comida brasileira bjus a tds!! Desculpa meu nome é Eliana. ..

Resposta
Jussara Agosto 5, 2016 at 10:23 am

Ola Sidney
Estou querendo ir ainda este ano conhecer a Escocia, moro na Inglaterra, mas provavel que so vou conseguir ferias em Novembro.
Gostaria de saber sua opnião sobre a vegetação nessa epoca, indo em Novembro perco um pouco da beleza do lugar?

Desde ja obrigada.

Resposta
Laura Mones Novembro 9, 2018 at 9:43 am

Olá Sidney! Me Chamo Laura Próximo amo irei a Escócia e especial a sua cidade Montrose Voçê poderia por gentileza me ajudar com algumas informações estou indo para estudar inglês gostaria saber algumas dicas de escola meu Namorado citou uma cidade mais próxima Abeeden Voçê conhece alguma escola mais próximo de Montrose agradeço.

Resposta
Ana Cristina Kolb Fevereiro 25, 2014 at 5:01 pm

wow, nosso grupo ta a cada dia mais chique soh! rsrsrsr Adorei termos a Escocia como parte do nosso globo e seja super bem vinda Beatriz, adorei o post e adorei partilhar dessa sua viagem e inicio de vida na Escocia, adorei, e ja to aguardando o próximo post pra saber mais sobre este pais lindo, tive alguns colegas escoceses e so posso dizer que o inglês “escocês” nem sempre é obvio heheheheh Namasté 🙂

Resposta
Fernanda Franco Fevereiro 26, 2014 at 9:55 am

Oi Beatriz, seja bem-vinda! Ai que delicia, a Escocia era minha primeira opcao quando resolvi me mudar para Europa. Mas, coisas do destino, desembarquei em Londres, e aqui estou ha 12 anos. Ja visitei a Escocia varias vezes, e sempre fica com gostinho de quero mais. Beijos e parabens! x Fernanda

Resposta
Daniela Maio 2, 2014 at 6:45 pm

Que bom saber que agora o blog tem textos da Escócia!
Sou apaixonada pelo país e mudei pra Aberdeen em fevereiro. O tanto de verde que existe em terras escocesas é fascinante. E os escoceses são super gente boa.

Resposta
Vivian Dezembro 17, 2015 at 12:02 am

Boa noite estou de mudanca pra aberdeen e o medo e mto grande. Gostaria de manter contato com os brasileiros dai pra tirar duvidas e ir me acostumando.

Resposta
Daniela Madureira Dezembro 20, 2015 at 5:52 pm

Vivian, a Beatriz não faz mais parte do blog, então eu sou a colunista que escreve sobre a Escócia. Convido a você acompanhar os meus textos (http://www.brasileiraspelomundo.com/category/escocia) e, se tiver dúvidas, fique à vontade para perguntar nos comentários.
Espero que goste de Aberdeen!

Resposta
André Camlot Julho 10, 2014 at 5:04 am

Olá amantes da Escócia como eu!
Morei uns meses em Cambrigde na Inglaterra, mas infelizmente não tive a oportunidade de visitar esse país que tanto gosto e nem sei porque, hahahaha. Só querendo dizer que estou aliviado, achando que era o único louco que tinha um amor por esse país. Espero um dia ainda poder viver lá.

Resposta
Rodolfo Rodrigues Julho 17, 2014 at 11:57 pm

Boa noite Beatriz,
Sou brasileiro e gostaria encarecidamente de pedir uma orientação.
Atualmente moro no Brasil e acabo de receber uma proposta de emprego para trabalhar na Escócia, em uma empresa chamada Scotoil (www.scotoil.co.uk/), que segundo informações no próprio site, tem sede em Aberdeen.
Estou analisando cautelosamente, mas quero te perguntar se conhece tal empresa e se posso acreditar na proposta de trabalho.
Muito obrigado pela atenção.
Meu email: [email protected]
Rodolfo Rodrigues.

Resposta
Carlos Albe Março 31, 2015 at 3:40 am

Ola Beatriz!
Meu nome eh Carlos e tambem sou gaucho, de Caxias du Sul e professor de ingles. Morei na Europa por 3 anos e nesse tempo visitei a Escocia e foi simplesmente o pais com as melhores caracteristicas para se morar. Ainda penso em voltar e morar ai. A unica duvida eh se eh um bom lugar para se juntar algum dinheiro, mas acredito que sim. Estou certo?

Felicidades

Carlos Albe

Resposta
Cristiane Leme Março 31, 2015 at 10:02 am

Carlos, por favor, se puder redirecione sua pergunta para um dos textos da Daniela, nossa colaboradora na Escócia. Grata – Cristiane (edição BPM)

Resposta
EMERSON Maio 28, 2015 at 11:38 am

OLA MEU NOME É EMERSON,FALO INGLES FLUENTEMENTE JA TRABALHEI NA ONU E GOSTARIA DE CONHECER A ESCOCIA.AGUEM CONHECE ALGUN TIPI DE SERVIÇO VOLUNTARIO QUE DE ALOJAMENTO E REFEIÇOES.?MEU EMAIL É [email protected]

Resposta
Israel Andrade Dezembro 16, 2015 at 8:57 pm

Eu sonho em trabalhar na ONU, tanto que estou indo para a Europa para tentar obter a fluência em outras línguas. Gostaria muito de ter informações sobre como é trabalhar lá. Poderias me ajudar ?

Resposta
Fred Gladstone Julho 23, 2015 at 12:52 am

Olá Beatriz!
Já que trabalha na prefeitura, você sabe dizer se o governo da Escócio tem algum plano, tipo do que acontece no Japão com brasileiros com ascendência japonesa – para brasileiros de origem britânica que queriam morar ou estudar no país? Sou bisneto de um Gladstone e essa família há na Escócia, Irlanda e Inglaterra. Tenho vontade de morar no Reino Unido nem que seja por um tempo.

Resposta
Fred Gladstone Julho 23, 2015 at 12:54 am

Quero dizer Escócia, desculpe.

Resposta
clotildeoriateClotilde ( clô ) Setembro 14, 2015 at 3:20 am

Oi Beatriz, moro em SC- Brasil e gostaria de saber se na Escócia tem campo de trabalho para engenheiro agrimenso,r ou eng. agrônomo. Estamos amadurecendo a ideia de morarmos em outro país, porque no Brasil está bem difícil para os profissionais autônomos. Sou artesã e tenho um filho de 11 anos. Obrigada.

Resposta
Charles Guedes Outubro 30, 2015 at 3:02 am

Oi Beatriz, morei em Londres e na Italia com minha esposa, voltei para o Brazil, mas não está funcionando, tenho um amigo escocês que vive dizendo que eu deveria ir para a Escócia. Para alguém como eu que não sou da area de tecnologia e nem energia. Tu achas que é um lugar onde poderia trabalhar e viver com tranquilidade, mesmo em empregos mais primários?
Sou Administrador da área de supermercados.Obrigado, Charles.

Resposta
Cristiane Leme Outubro 30, 2015 at 2:43 pm

Charles, por favor note que a Beatriz deixou a colaboração do blog. Vi que já direcionou suas dúvidas para a Daniela, nossa atual colunista na Escócia, e peço que aguarde a resposta dela. Obrigada.
Edição BPM

Resposta
Saulo Dezembro 14, 2015 at 10:06 pm

Olá sou Pastor aqui na Irlanda,preciso contactar um amigo Pastor em Glasgow.o nome dele é Daly se alguem sober como posso encontrar a Igreja que ele lidera.ficarei muito grato.Email [email protected] facebook saulo e Edina. Muito Obrigado.Deus abençoe

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação