Dez motivos para morar em Barcelona

3
4361
Advertisement

Em geral, quando pensamos em morar fora, sempre buscamos informações sobre o país/região que queremos ir para avaliar os prós e contras, conhecer opiniões de quem já trilhou esse caminho para só, então, decidir para onde vamos, certo?

Mesmo assim, as coisas nunca são exatamente como pensávamos. O que transforma uma mudança de país em aventura é principalmente a incerteza e as surpresas com as quais vamos nos deparar.
Hoje vou dar 10 (bons) motivos para vir morar aqui, neste cantinho da Espanha:

1. O clima
Com um clima predominantemente mediterrâneo, os invernos são frios (mas nem tanto, entre 5 e 15 graus) – salvo na região dos Pirineus onde faz frio de verdade -, mas sol brilha na maioria dos dias, faça frio ou calor. O verão é bastante quente, com temperaturas que podem chegar aos 40 graus, mas se você está na costa, tem um mar inteirinho para se refrescar diariamente.

2. A cozinha mediterrânea
A dieta mediterrânea está aqui. Mesmo que você seja adepto ao fast food, como eu era, é impossível não se apaixonar pela comida fresca e colorida que se come todos os dias nesta zona. Pão com tomate, peixes, grãos e frutos do mar em todas as suas apresentações… Tudo conspira para que você coma melhor.

ramblas
Las Ramblas

3. O multiculturalismo
Se você vem de um país monolíngue, um passeio de metrô basta para que você escute cinco ou mais línguas diferentes ao mesmo tempo. E não, não estou exagerando. Além dos turistas que chegam nas quatro estações, Barcelona possui uma imigração considerável, o que faz com que você conviva com marroquinos, chineses, russos, argentinos, americanos e até brasileiros mesmo. A convivência no meio dessa mistura nos ajuda a ser menos preconceituosos e mais tolerantes.

4. Lazer para todos os gostos e bolsos
Com um clima ensolarado, seu fim de semana pode ser quase sempre fora de casa. Claro que há shoppings, teatros, cinemas e restaurantes para todos os bolsos. No entanto, se você não quiser gastar nem um euro, não tem problema. Barcelona tem parques, praias, ruas lindas, um centro histórico românico com vistas de tirar o fôlego ou zonas mais modernas para caminhar ou andar sobre rodas. Independente do seu orçamento, você sempre terá o que fazer. Para os amantes da arte, todos domingos a partir das 15h, os museus são gratuitos e no primeiro domingo do mês, grátis durante todo o dia.

5. A vida ao ar livre

Por ter um bom clima, ser uma cidade majoritariamente plana e com muitas ciclovias, Barcelona fomenta a vida ao ar livre. É normal ver pessoas de terno e gravata ou sapato alto em cima da bicicleta e pessoas caminhando e conversando por todos os lados, seja dia ou noite. Para viver aqui, é preciso gostar de gente, a cidade não é grande e está sempre cheia. No entanto, há espaço para todos.

6. A Segurança

Quando digo que há gente na rua de dia ou de noite, é porque Barcelona é uma cidade segura. É verdade que os batedores de carteira estão sempre a postos, especialmente nas zonas mais turísticas, mas dificilmente você será abordado por um deles. Como mulher, também posso afirmar que é muito tranqüilo pegar um metrô ou um nitbus (ônibus depois da meia-noite). Para mim, viver sem medo não tem preço.

mediterrâneo
Fazendo snorkel e tocando uma água viva ela primeira vez.

7. O mar mediterrâneo

Sou suspeita para falar, porque sempre fui apaixonada por praia e, na minha opinião, esta é uma razão bem forte para viver aqui. O mar mediterrâneo é transparente, tem boa temperatura, poucas ondas e está cheio de vida marinha. Para os que praticam esportes aquáticos, há praias de vários tipos. É tanta variedade que você pode passar o verão conhecendo uma praia a cada fim de semana. E se quiser fugir da Barceloneta, praia urbana cheia de turistas e sem tanta natureza, a Costa catalã oferece um litoral para todos os gostos a menos de 2 horas da capital.

8. Os transportes públicos

Como na maioria das cidades europeias que conheci, o transporte público funciona muito bem. Ônibus, metrô, trens de superfície e até dois funiculares (um trem quase em vertical que nos leva às zonas mais altas da cidade) fazem que com você possa se mover sem nenhum problema. Os serviços estão conectados por aplicativos que dão informação em tempo real e em 99% são pontualíssimos. Claro que tudo isso tem um preço e não é barato: € 2,15 por viagem. Porém, há várias opções de passagens integradas e você pode usá-las em mais de um meio de transporte e acaba saindo mais em conta.

Eu e meu “transporte público” favorito.

9. A cultura latina

Conhecer outras culturas é ótimo e enriquecedor, mas confesso que também é bom quando nos reconhecemos no outro. Embora a cultura local seja a catalã e não exatamente a espanhola (assunto pra outro post), somos todos latinos, de origem romana e, no fim das contas, não tão diferentes assim. Isso não é uma vantagem, mas eu considero um ponto a ser pensado na hora da adaptação e da convivência diária. No entanto, é uma opinião estritamente pessoal.

10. A vida noturna

Dizem que eu moro onde as pessoas passam férias. E é mesmo. São tantos bares, fechados ou ao ar livre; finos ou simples; em frente ao mar ou em zonas de montanha… a oferta para a vida noturna é grande e diversificada. Em função da sortida imigração, também é possível conhecer restaurantes e/ou festas específicas de vários países, basta procurar o que quisermos… que possivelmente encontraremos nesta cidade.

Nenhum lugar é perfeito, mas Barcelona é tudo de bom!

Espero ter deixado vocês com pelo menos uma vontade de dar uma passadinha por aqui, nem que seja a passeio.

Até a próxima!

3 Comentários

  1. Oi Juliana. Tudo bem? Eu estou pensando em fazer o Doutorado em Barcelona. Como eh o visto? Eh possível trabalhar durante o curso? En possível consegui visto de trabalho ou residência com o curso? Eles dao oportunidade para dar aula na universidade?

    Desculpa por tantas perguntas, mas não tenho encontrado resposta nos sites que eu tenho pesquisado.

    Aguardo retorno.

    Obrigada.

    Bjs!

  2. Adoro Barcelona ! Eu que sou carioca e amante de praia, posso dizer que arriscaria me mudar pra essa cidade linda e encantadora ! 🙂
    A primeira vez que fui a Barcelona foi em 2009, depois disso, passo pelo menos 1 fds por ano por ai ! 🙂

  3. Ola, faltou dizer algo importante, sobre o mercado de trabalho. É facil conseguir trabalho? no meu caso tenho cidadania portuguesa, falo bem espanhol(proficiencia) e moro em Londres. Trabalho na area de Turismo(guia) e restaurantes. Pergunto por que sabemos que Espanha, Italia etc estao em crise. Estou pensando seriamente em viver em Barcelona e tambem pergunto sobre custo de vida, valor de alugueis se nao for abusar. Obrigada! Abraços. Ana

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.