BrasileirasPeloMundo.com
Entrevistas

Especial Artistas – Gael Le Cornec

A entrevistada de hoje é a atriz Gael Le Cornec, que mora em Londres. Conhecida pela atuação do monólogo de Frida Kahlo.

  •  Por favor, fale um pouco sobre você e sua trajetória.

Na verdade me formei primeiro em Biologia, o que pode ter influenciado a visão teatral que tenho hoje, me considero mais uma criadora do que atriz. Estou constantemente complementando todas as funções e papéis das artes performáticas. Não trabalho apenas como atriz, mas também como diretora e escritora. Agora por exemplo, sou diretora convidada do Departamento de Teatro da Universidade de Cumbria e estou escrevendo uma peça sobre brasileiros em Londres para a Stonecrabs Theatre, o que faz parte do Projeto Brasiliance apoiado pelo Heritage Fund. Fica o convite para vir ver a peça no Rich Mix Theatre dias 5 e 6 de julho.

Foto by Rosie Collins
  •  Como é ser atriz fora do Brasil?

Nunca fui atriz no Brasil. Gostaria que isso acontecesse um dia. Estou aguardando o convite.

  •  Você acha que teria as mesmas oportunidades estando no Brasil ou o fato de morar na Europa afetou a sua carreira?

Sim, morar na Inglaterra afetou muito a minha carreira, talvez eu ainda fosse bióloga se tivesse continuado no Brasil. Acho que foi uma necessidade de berrar a minha existência para o mundo, que me tenha levado a abraçar as artes em um país estrangeiro.

frida_poster_low_2009

  •  Você fez cursos fora do Brasil, se sim, que cursos você recomendaria para alguém que tenha vontade de tentar uma carreira no teatro como você.

Fiz muitos cursos… Mas recomendo aqueles que querem seguir uma carreira no teatro a fazerem uma boa escola de teatro. Considero as escolas Philippe Gaulier e Lecoq em Paris muito boas. Percebo a diferença quando trabalho com atores que se formaram lá. Em Londres, acho o trabalho da East 15 bem legal, e também me surpreendi com o nível dos meu alunos na University of Cumbria, onde dou aula.

last_days_of_g_final_lowres1

  • Alguma peça ou local que você tenha gostado mais de atuar e porquê?

Amei atuar meu monólogo ‘Camille Claudel’ no Festival Internacional de Shanghai uns meses atrás. Já tinha tido experiências internacionais fazendo o monólogo da Frida Kahlo e atuando com legendas, mas dessa vez resolvi achar uma forma de incorporar o “lost in translation” no espetáculo e deu muito certo! Foi incrível! O povo até repetia as falas do espetáculo quando me encontravam na rua.

 

  •  A Inglaterra é um país onde se “respira” arte.  Se não morasse aqui, algum outro país que gostaria de morar, sendo atriz?

Estados Unidos. Me apresentei no Women’s Theatre Festival em Los Angeles, gostei muito da California e dei uma esticadinha de alguns meses para estudar técnica meisner para cinema, deu até para fazer uma filmezinho! Pretendo voltar para os EUA um dia, talvez Nova Iorque.

  •  O que lhe inspira para compor um personagem?

Antes de tudo a estória da personagem, a partir daí vou pesquisando a sua trajetória, o linguajar, o jeito etc. Cada processo é único. Não tem fórmula que funcione para todos. As vezes não da para explicar como acontece e tudo acaba se encaixando de forma muito natural.

  •  Por favor deixe uma mensagem para as leitoras do Brasileiras Pelo Mundo.

Seguir sempre em frente, sem deixar as pequenas coisas nos derrubar. Quando estou me sentindo “pra baixo”,  penso nessa frase atribuida ao Goethe: ‘Seja qual for o seu sonho, comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia.‘ Ouse fazer, e assim o sonho real começará a viver. Simples!

Mais informações  no site da Gael!

Related posts

Fisioterapeuta brasileira na China

Christine Marote

De dona de casa a empreendedora na Alemanha

Larissa Da Costa

Entrevista com a chef Maria Frey

Ana Cristina Kolb

3 comentários

Ana Lozon Junho 18, 2014 at 12:04 pm

ANN você tá arrazando com suas entrevistas!
Eu AMOOO a Frida Khalo!!! E a Gael com esse nome francês quando é que ela vem pra cá??!!!
bisouss

Resposta
Fernanda Franco Junho 18, 2014 at 7:23 pm

Ah que maravilha, ate a Gael. Ela e um encanto de pessoa, super super 10. Adoro o trabalho dela e desejo todo sucesso do mundo! Parabens!!!

Resposta
ackolb Junho 19, 2014 at 11:16 am

Nossa Gael, também fiquei super a fim de ver suas pecas! Muito forte sua expressão! Amei! To amando esta serie de artistas fora do Brasil! Parabens Ann Moeller! Inspiracao pura! 🙂

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação