Especial – Dez Razões Para Morar Em.. “Cingapura”

28
4615
Advertisement

Sim, há muitas razões para se morar em Cingapura e escolher só dez não foi fácil. Esta pequena ‘ilha da fantasia’ como tenho costume de chamar, me encanta. Toda vez que faço algo novo, como por exemplo morar em um outro país, saio em busca de algo que me faça sentir um pouco mais em casa….

Localização – apesar de adorar passar os dias em Cingapura, é sempre bom saber que estou a poucas horas de países incríveis. E poder passar fins de semana em lugares tão diferentes, faz parecer que estou de férias o tempo todo. E tendo o Changi como aeroporto, fica até bom fazer tantos vôos rs.

Segurança – sair na rua e não ficar o tempo todo olhando para trás ou esperar que algo de ruim aconteça, NÃO TEM PREÇO. Eu adoro caminhar para ir aos lugares, e em Cingapura posso fazer isso o tempo todo, para ir a qualquer lugar e em qualquer horário do dia ou da noite. E isso me proporciona uma sensação de liberdade, que nunca senti antes.

Multiculturalidade – simmmm é maravilhoso poder conhecer diferentes pessoas e culturas de todas as partes do mundo. O tempo todo aprendo algo novo. Uma cidade-estado composta de tantas raças, onde as pessoas se respeitam e vivem em harmonia é muito interessante.

Transporte público – um espetáculo andar de metrô e ônibus em Cinga, extremamente pontual, limpo, seguro, fácil de usar, e tem por toda a ilha.

Comida – Eu não sou uma “foodie”, e mesmo sendo muito alérgica a comidas, tenho que confessar que provei muitas delicias asiáticas, e minhas favoritas são, o ‘sweet and sour chicken’, ‘fried rice’, ‘dumplings’, ‘saté’ e muitos outros pratos…

Festivais – Um lugar repleto de tanta mistura cultural, não poderia deixar de ter uma grande quantidade de festivais. E eles são dos mais diversos possíveis, celebrações religiosas, de ano novo, frutas, lanternas, luzes, comida, chegada de uma nova estação, e tantas outras. Podem-se dizer quem todo mês tem algum festival acontecendo na cidade.

Vida social – Se você achou que irá morar num pontinho perdido no meio do sudeste asiático e não terá nada de interessante para fazer está muito equivocado, pois sua agenda estará sempre cheia…  Há muitas festas, festivais, encontros, eventos, churrascos, atividades culturais, corridas, piqueniques, peças de teatro, shows e tantas mais. Até as crianças tem uma agenda movimentada. E o fato de ter tantos estrangeiros morando por lá, que estão em situação similar a sua, facilita fazer novos amigos.

993727_667670703245173_833366800_n
Celebrando o Dia da Independência em uma ‘Bus Party’ com o pessoal do Singapore Pub Crawl

Impostos baixos– Foi uma surpresa para mim, pagar imposto apenas uma vez ao ano e um percentual tão baixo. E isso não é só para o empregado, mas também para o empregador. E esse é um dos grandes motivos pelo qual tantas empresas vão para Cingapura e tantas StartUps estão surgindo na ilha.

Qualidade de Vida – e tudo isso somado, traz uma excelente qualidade de vida. E acho que isso é o que todos buscam no final das contas… mesmo sendo uma das cidades mais caras do mundo para se morar, com certeza, foi o lugar que me proporcionou maior qualidade de vida.

Piquenique com amigos de diversas partes do mundo!!!
Piquenique com amigos de diversas partes do mundo!!!

28 Comentários

  1. Acabei de descobrir Singapura, parece ser um ótimo lugar para viver. Também sou do sul e entendo você com relação ao frio, agora moro na Bahia, porém estou muito decepcionado com a falta de respeito do Brasileiro e dessa coisa de sempre querer mas não dar nada em troca, a cada dia perco mais as esperanças com o Brasil, parece ser uma coisa incurável, é uma pena. Acho que pra mim a única alternativa de alguma vida melhor onde não fique o tempo todo remando, remando, e não chegar a lugar algum, a única alternativa é sair do país. EUA era uma opção, mas o visto é dificil, teria que ficar ilegal etc. Em Singapura também estudo a possibilidade de entrar como turista e simplesmente não voltar, o desespero é grande. Sabe como funciona a vida de um ilegal por aí? Se ouve falar nessas coisas? Eu não tenho faculdades, diplomas, só quero trabalhar, mas essa simples tarefa no Brasil parece estar cada vez mais impossível, a terra das aparências e onde a malandragem impera, pessoas sérias por aqui não são tratadas a sério, se você não é malandro não é considerado no jogo, tenho nojo disso comparando com países do exterior que valorizam justamente o contrário: pessoas esforçadas e que tenham méritos. diego4779 em gmail ponto com

    • Ola Diego, obrigada pela visita ao blog e seu comentário… Cingapura com certeza é um lugar bom para se morar. Hoje no mundo inteiro o visto de trabalho não é tão facil de se tirar, afinal todos estão preocupados com a economia mundial e cuidam para que o desemprego local nao aumente e por isso controlam o numero de estrangeiros trabalhadores. Sempre digo que se deseja morar e trabalhar em Cingapura, tenha um emprego e visto de trabalho já pre aprovados, pois o governo é tolerancia zero com pessoas que por lá ficam ilegais. La e um pais onde existe pena de morte e são extremamente rigorosos em fazer cumprir a lei. Sucesso em sua jornada.

  2. Conheci Cingapura à um mes atrás e tive a certeza. Se um dia eu decidir sair do Brasil para morar em outro país, Cingapura é meu destino. Que cidade fantástica. Meu unico problema foi a comida. Não tive sucesso com a culinária asiática. Rsrs.

  3. Olá, estou pesquisando sobre singapura pois tenho uma grande chance de ir com o meu namorado em 2015 pelo trabalho dele. Confesso que estou meio assustada, pois nao falo inglês.

  4. Ju, me ajude a encontrar o que fazer em cingapura. Trabalho com depilação aqui no Brasil. Gostaria de saber também se posso fazer culinária pra vender. Não quero ficar parada. Aqui no Brasil eu trabalho bastante com depilação e ganho meu dinheiro. O que eu posso fazer dentro dessa area de estetica??? Não falo ingles, mas poderia atender ao público brasileiro que reside por aí. O que você acha???? Beijos

    • Olá Eurides. O fato de não falar inglês, pode sim ser um fator complicado, mas por lá existem muitos cursos que pode fazer e ajudaram a aprender o idioma. Quanto trabalhar em Cinga, precisa ter muito cuidado ok, pois trabalho ilegal por lá é tolerância zero, ou seja, se informe no Ministry of Manpower se o seu visto te permite trabalhar e como deve proceder, já vi muitas pessoas terem problemas por lá com isso, inclusive uma amiga que por trabalhar ilegalmente (prestando serviços em casas de amigos) fazer com o que marido perdesse o visto de trabalho e ambos tiveram que ir embora de Cinga. Existem dois grandes grupos no facebook: Brasileiros em Cingapura (onde brasileiros e brasileiras compartilhas dicas e e etc.) e o Brasil – Vivendo e Aprendendo em Cingapura (grupo de brasileiras, que trocam dicas de médicos, alimentação, cuidados com os filhos, compras, serviços e etc) – tenho certeza que este será muito útil para você, pois além de ter dicas sobre a vida por lá, também poderá ofertar o seu serviço. Então existem muitas clinicas de estética por lá, afinal o povo asiático é muito vaidoso, a depilação por lá é caríssima. Fico muito feliz em saber que gostou do blog, continue nos visitando e se precisar de algo fique a vontade para entrar em contato comigo via o Juju no Mundo

  5. Olá Juliana,
    Sou técnica de enfermagem, estou no 3º período de engenharia,falo o inglês básico, desejo morar lá, como deve proceder?
    Para continuar os estudos lá, é fácil? Moradia? emprego?
    Obrigada!

    • Olá Marisa. Obrigada por ler o blog e comentar o texto. Se deseja trabalhar na área de enfermagem é necessário ter inglês fluente e pelo mais mais um idioma local fluente (como o mandarim, malaio ou tâmil), pois irá trabalhar com locais. Tenho alguns amigos que vem tentando entrar na área da saúde a anos por lá mas sem sucesso. Elas são casadas e estão lá por causa que seus maridos trabalham por lá, ou seja o visto não é uma dificuldade. Para estudar lá é necessário que verifique se há algum convênio da sua universidade com alguma universidade por lá, estudar lá custa muitoooo caro. Já deu uma olhada no programa ciências sem fronteiras… tem muitas pessoas por lá que participam e me parece bem interessante. Aqui no blog mesmo já escrevi como buscar trabalho, estudos e moradia, da uma olhadinha no link http://www.brasileiraspelomundo.com/category/cingapura muitas de suas dúvidas serão sanadas. Sucesso pra você!

  6. Juliana,
    Obrigada pelo retorno, “fuçei” todo seu blog, muito legal, dicas valiosas.
    Ihh, não é tão fácil, então por enquanto tenho que continuar por aqui mesmo, rss.
    Tive a oportunidade de fazer mandarim, mas na época optei por trabalhar, então até me encaro aqui..
    Sucesso pra você também!

  7. Ola!Quero saber somente, quantos dólares é necessário para viver, razoavelmente em Cingapura? Dois mil, cinco mil dólares ou mais ?

    • Olá Everson. Obrigada por visitar o blog e comentar o texto. Então o custo de vida em Cingapura é alto, e tudo dependerá de como gosta de levar a vida. Eu ganhava em torno de 3 mil doláries de Cingapura, e tinha uma vida sem luxo, dividia apartamento com 5 pessoas, morava longe do centro e longe de estação de metrô. Evitava gastos com restaurantes caros. Viajava sempre que conseguia promoção de voôs, sendo solteira conseguia me virar bem com este valor de salário, mas não é possível juntar grana não. Agora se pretende morar em apartamento central sozinho (aluguel é em torno de 3 mil doláres) por exemplo. Em meus textos sobre Cingapura aqui no blog, falo sobre moradia, trabalho, custo de vida, estudo, saúde, transporte…. passa no link e da uma conferida acredito que as informações poderão te auxiliar muito http://www.brasileiraspelomundo.com/category/cingapura. Boa sorte e sucesso pra você!

  8. Bom dia Juliana, muito bom o seu relato sobre Cingapura.
    Trabalho com TI , eu recebi uma proposta de trabalho permanente lá, mas que terei que viajar constantemente pelos países em volta como Tailândia, Malasia, Dubai, Índia. Tenho uma esposa e um filho pequeno de 8 meses, e me ofereceram uma salário de 10.000 SGD.
    Tenho um bom salario no brasil e estou muito pensativo sobre o custo de vida la, pois o aluguel é caro, e não há mais benefícios, apenas o convênio médico que pagariam.
    Vale a pena mesmo ir para Cingapura? para morar uns 3 a 5 anos é possível sem ficar louco com uma cultura diferente assim do Brasil.

    Obrigado por sua opinião

    • Olá Ed. Obrigada por visitar o blog e comentar no texto. O custo de vida em Cingapura é muito caro, aqui no blog tenho vários textos falando sobre moradia, trabalho e etc…. acho que pode te ajudar a clarear as idéias. Acredito que antes de tomar uma decisão é necessário verificar quanto gastaria por mês por lá. O valor ofertado é um bom salário mas para uma familia talvez não seja suficiente especialmente se não há beneficios incluidos. Há grupos de brasileiros no facebook que encontram-se em situações similares a sua e talvez possam colocar as opiniões deles. Eu morava lá sozinha e ganhava um terço disso, vivia sem muito luxo mas não dava para guardar grana. Apenas para despesas e viagens. boa sorte e sucesso para voce e sua familia.

  9. Oi, Juliana, foi um presente achar este blog. Gostaria de sua opiniao francamente. Meu marido e americano, eu sou brasileira, ele logico ingles fluente, o meu da para se virar e temos uma filha de 13 anos. Ele foi convidado para trabalhar em Cingapura, tendo casa, carro, domestica, 3 comidas por dia e usd 8.000,00 de salario. Poderia me dizer como sao as escolas para minha filha, ou aonde posso encontrar estas informacoes? Vc acha que com este salario da para vivermos? Aguardo, Ana

    • Olá Ana.
      Acredito ser uma boa proposta, mas talvez nao suficiente. Eu sozinha ganhava em torno de 3500 dolares de Cingapura e nao era nada facil, dividia moradia e vivia com o basico. Aqui no blog do BPM ja escrevi sobre custo de vista, estudos. Ha um grupo muito legal no face Brasileiros em Cingapura que podem te ajudar mais no quesito de custo de vida de uma familia por la. O importante e analisar se voces nao forem com contrato de expatriado, o salario precisa ser bem alto. Sucesso para voces 🙂

  10. Juliana o que eu preciso levar para ir como turista por 30 dias? você sabe se eu poderia ficar 30 dias em Singapura, viajar para Malasya e voltar para Singapura para ficar mais 30 dias?

    E tem algo que vc recomenda levar? algo que não tenha ai por exemplo que eu possa vender?
    Abs

  11. Boa tarde Juliana,

    Tudo bem/ Estou indo para Cingapura em janeiro e gostaria de contratar um guia brasileiro. Por acaso, você conhece alguém para me indicar?
    Obrigada

    • Olá Fernanda!
      A Juliana Silva parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista em Cingapura.
      Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
      Obrigada,
      Edição BPM

  12. Bom dia Juliana, eu sou Angolano e gosto muito viver em cingapura ate que nos ja nao temos problemas de visto para visitar. Mas o que me preocupe e virver ilegal num pais estrangeiro e sem lingua ingles, sera que a oportunidade de emprego que agente pode fazer enquento estarei a resolver o problema.de documento?

    • Olá Augusto,
      A Juliana Silva parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista em Cingapura chamada Fernanda Froimtchuk que talvez possa te ajudar.
      Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
      Obrigada,
      Edição BPM

  13. Olá!!! Tudo bem com vocês?

    Estou tendo interesse em mudar do Brasil e venho pesquisando diversos países, onde Cingapura está sendo um alvo de curiosidade para área de trabalho. No meu caso é um pouco diferente. Desde 2014 eu tenho uma empresa aberta (MEI) e trabalho com propaganda e publicidade. As dúvidas são:

    – Posso abrir meu próprio negocio nesta área em Cingapura?
    – Tem algum problema ser PJ ( pessoa jurídica ) brasileira em Cingapura?
    – Se for trabalhar para alguma empresa, terei problemas, pois meu último registo é de 2013?
    – Quais são os passos para poder resolver todas essas questões?

    Fico no aguardo!

    • Olá Leticia,
      A Juliana Silva parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista em Singapura chamada Patricia Neves que talvez possa te ajudar.
      Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
      Obrigada,
      Edição BPM

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.