BrasileirasPeloMundo.com
EUA

EUA – Um Paraíso Chamado Havaí

As reações são unânimes. Sempre que falo para alguém que moro no Havaí ouço interjeições do tipo oooooh!!! Ahhhh!!! Ou perguntas em palavras únicas: Sério? Verdade? E, o inevitável “por que”? Afinal, o que levaria alguém a morar no pedacinho de terra mais distante do planeta? Já explico tudo para vocês e vou tentar dar uma geral sobre essas ilhas do meio do nada, ou como costumo dizer, do meio de tudo: dê uma paradinha para localizá-las no mapa e vai entender o que eu quero dizer.

A imagem que a maioria das pessoas têm dessas ilhas é que é um lugar paradisíaco, com ondas enormes, surfistas sarados e coqueiros à beira mar. Sim, tem isso tudo, mas muito mais. Quem assistiu ao filme Os Descendentes talvez lembre que no comecinho George Clooney desmitifica um pouco do paraíso que era cantado na tela grande nas décadas de 1960 e 70 por Elvis Presley.  Clooney disse: “aqui tem trânsito e muito sem-teto”. Eis que nem o paraíso escapa das mazelas da atualidade .

O Havaí foi o último estado a se juntar aos Estados Unidos (1959), é a estrelinha de número 50 da bandeira. O arquipélago é formado por mais de uma centena de ilhas, oito delas maiores, e sete habitadas: Big Island, Kauai, Lanai, Maui, Molokai, Oahu e Niihau. Kahoolawe – a oitava e menor de todas – serviu de base de testes de bombas durante a Segunda Guerra e até hoje sofre as consequências.

Hanauma Bay  foto

Eu moro em Oahu, na capital Honolulu, que tem cerca de um milhão de habitantes. Por incrível que pareça – eu acho isso incrível –  o Havaí recebe por ano mais de oito milhões de turistas. Para ter uma ideia, o Brasil inteiro recebe cerca de seis milhões. A infraestrutura, principalmente da praia mais turística daqui, Waikiki, é impressionante, com hotéis para todos os bolsos e restaurantes com comidas de qualquer lugar do mundo em cada esquina.

Apesar de sempre estar lotada, principalmente de turistas asiáticos, a água é cristalina, cheia de peixinhos coloridos e vez ou outra damos de cara com tartarugas gigantes. Mas são as praias mais afastadas desse centro turístico que mais saltam aos olhos. No North Shore estão as famosas praias de surfe: Waimea, Sunset Beach e Pipeline. São lindíssimas, porém para quem não se arrisca nas ondas a melhor época do ano para desfrutá-las é no verão do hemisfério norte, já que no inverno (principalmente entre outubro e fevereiro) o mar está grande e é dedicado aos campeonatos mundiais de surfe… Aliás, essa é a época de ir para a areia e admirar as ‘outras’ belezas que circulam com suas pranchas debaixo do braço.

1797481_623501451038126_804402698_n (1)

Já se você prefere mergulhar num verdadeiro aquário, lembre-se desse nome: Hanauma Bay: uma reserva marinha que vai fazer você achar que está no filme “Procurando Nemo”, e é até possível encontrá-lo, aliás, mas caso não dê de cara com o peixe palhaço, vai com certeza encontrar o primo dele, o Humuhumunukunukuapua’s, peixinho bem diferente colorido, símbolo do Havaí. Essa é a única praia que se paga para entrar. Por ser uma reserva é preciso assistir a um vídeo na entrada para aprender as boas maneiras de se comportar nesse ambiente preservado e encantador.

Mas, tem ainda as inesquecíveis praias de Lanikai, Laniakea, Haleiwa, Waimanalo, trilhas incríveis, hula, cultura polinésia, luau e muito mais… Morar aqui não é barato, Honolulu, São Francisco e Nova York revezam o primeiro lugar no ranking das cidades americanas com maior custo de vida. Mas eu garanto que no quesito clima, ficamos em primeiro lugar. As temperaturas durante o ano inteiro variam de 17 a 30 graus Celsius, em Honolulu, a chuva aparece um pouco mais no inverno e o arco-íris diário é presença garantida.

foto perfil

Morar aqui me trouxe um outro estado de espírito e resgatei o convívio com o mar, uma das minhas maiores paixões. E nem preciso entrar, só de olhar para ele já ganhei o dia.

A cada mês vou tentar passar para vocês um pouco do gostinho de morar nessa ilha, da minha experiência havaiana e as particularidades desse lugar que vim de férias e fiquei… Foi mais ou menos assim. Sou jornalista, trabalho para o SBT e vários outros veículos jornalísticos. Morava em Nova York e sofria com os oito meses que tinha que ficar de casaco. Vim com meu marido para o Havaí para ficar uma semana – o local já era uma
paixão antiga da gente e dizíamos que era aqui que iríamos nos aposentar.

waikiki sunset

Bom, o destino fez com que viéssemos de mala e cachorro bem antes desse prazo determinado. Por causa da distância – o Havaí está a mais de cinco mil quilômetros da costa oeste americana – tenho que passar boa parte da vida no avião para poder cobrir minhas pautas, cubro os lançamentos de filmes de Hollywood. Mas é este misto de azul e verde que chamo de lar e tento levar a vida com o máximo de Aloha* possível.

Mahalo** pela leitura e E Komo Mai*** ao meu paraíso.

* Aloha na língua havaiana significa amor, afeição, paz, mas também é usada como “olá” e “tchau” .

** Mahalo = Obrigada

*** E Komo Mai – Bem-Vindo

 

Related posts

Como é morar em Chicago

Lorrane Sengheiser

EUA – Quem são os brasileiros do sul do país?

Thais Amaral Tellawi

Quanto custa fazer supermercado nos EUA

Liliane Oliveira

24 comentários

Georgina Abril 3, 2014 at 5:16 pm

Uau, que lindo e todas as demais expressoes que se usam pra falar do Havaí devem ser poucas pra expressar essa beleza pessoalmente. Apaixonante. Esotu doida pelas próximas histórias!!!

Resposta
Cleide Klock Abril 4, 2014 at 6:54 pm

Obrigada Georgina!! Aguarde muitas histórias e fotinhos pra dar água na boca! Aloha!

Resposta
Ana Cristina Kolb Abril 3, 2014 at 5:53 pm

Nossa Cleide, tai um lugar maravilhoso, minha primeira viagem ao Havai foi a MAUI, tinha uma amiga alemã que trabalhou pr mim e se mudou pra la, isto ainda era em meados dos anos 90, me apaixonei, principalmente porque tínhamos o prazer de ser recebidos por amigos locais ensosso amigos alemães, foi maravilhoso, literalmente paraíso, alugamos um bangalô dento de um condomínio e foi simplesmente paradisíaco. Anos mais tarde mno final de 2009 fui passar ferias visitando um amigo em OAHU e quase morri caindo em uma montanha ca. 600 metros abaixo e estourando o humerus, osso que apoia o ombro esquerdo, naturalmente fiquei por muito mais tempo que queria por ai, mas a experiência foi maravilhosa, nunca vi tantas pessoas tao carinhosas e generosas comigo. Fui operada fiz fisioterapia e retornei pra Suica somente 3 meses depois, recuperar do meu acidente demorou mais de 2 anos. Mas mesmo assim AMO este pedacinho do mundo, tem tudo haver comigo, eu vaco aikido entao minha rotina de ferias era yoga, aikido, cantos com um grupo de sufis, mergulho e velejar que também uma das minhas maiores paixões! Luau’s lindos antes do acidente passei varias semanas onde passava o dia inteiro andando por honolulu, hiking nas montanhas e descobrindo este lugar fantástico. Ja estou alegre desde de ja de ler seus posts! pois como voce bem o disse, até no paraíso existem mazelas humanas, a revolta dos locais, desemprego, maior % de suicídio de jovens nos USA, enfim muitos são os temas a serem discutidos, Seja super bem vinda ao BPM e Mahalo, tenho fascinação com a língua local e filosofia. Bjus e Aloha!

Resposta
Cleide Klock Abril 4, 2014 at 6:53 pm

Ana Cristina!!! Nossa, que triste esse acidente, de qual trilha que foi? Mas que bom que você também guarda boas lembranças! Realmente o local é especial e acredito que o Aloha Spirit das pessoas que moram aqui te ajudou na recuperação. Mahalo pela mensagem e pelas boas vindas, volte sempre para o “meu” paraíso. É um prazer fazer parte dessa comunidade de mulheradas pelo mundo. E quem sabe a gente se encontra por ai? beijos da ilha de cá

Resposta
Monica Bateman Abril 3, 2014 at 6:04 pm

Parabens pelo texto, Cleide, o Hawai esta na minha lista de lugares para visitar. Ja chegamos a marcar uma viagem em 2012 mas com as nossas mudancas pra la e pra ca, acabamos cancelando. Mas um dia eu vou, com certeza! Otimas dicas ! Bj

Resposta
Cleide Klock Abril 4, 2014 at 6:55 pm

Coloque no começo dessa listinha e me avise quando estiver por aqui 🙂 Aloha!

Resposta
Juliana Abril 3, 2014 at 8:07 pm

Que saudade do mar! Obrigada pelo texto e pelas fotos.

Resposta
Cleide Klock Abril 6, 2014 at 5:18 am

Aqui realmente é o melhor lugar pra matar a saudade do mar, está por todos os lados! A cor e a visibilidade são incríveis! Amo! Em breve, mais fotos 🙂

Resposta
Cintia Abril 4, 2014 at 6:27 am

Cleide, adorei o post. Sempre quis conhecer o Havai e agora mais ainda. Tenho um amigo que morou aí e é simplesmente apaixonado ….Com certeza o Havaí está na minha lista de viagens. Sucesso !!!

Resposta
Emilia Hanashiro Abril 4, 2014 at 9:10 am

Lindo!!!! e deve ser realmente muito bom morar em um paraíso como esse, adorei, bjs.

Resposta
Simone Abril 5, 2014 at 4:25 am

Que delícia de introdução, imagina se não dá mais vontades ainda de ir visitar vocês. Mas sabe como é.. morar longe da família, a gente acaba ficando meio limitado no destino. Mas um dia… ah… um dia o dia vai chegar… Enquanto não chega, acompanho tuas matérias. XOXO

Resposta
Cleide Klock Abril 6, 2014 at 5:19 am

Se sei como é Simone, as férias acabam sempre sendo no Brasil com a família…Mas a gente te espera 🙂 Vou tentar a cada texto te dar um pouco do gostinho daqui! bjs

Resposta
Bianca Abril 6, 2014 at 12:07 am

A cada foto sua, cada história, fico ainda mais encantanda com o Hawai… Um dia eu vou! Parabens por realizar seus sonhos e tirar o máximo proveito disso!

Resposta
Andrea Quiming Abril 6, 2014 at 11:11 pm

Adorei a sua reportagem, voce descreveu muito bem esse lugar, que eu tambem chamo de paraiso. Sou moradora do Hawai desde 1999 e ainda nao encontrei nehum lugar no mundo que eu tocaria para morar. Adoro!

Resposta
Pati Tombini Abril 16, 2014 at 8:06 am

Amiga, que maximo! Nao tinha visto ainda, otima materia, parabens! Somos abencoadas por morarmos nesse paraiso! bjao

Resposta
EUA – Havaí e a Vida de Chinelo de Dedo Maio 14, 2014 at 8:43 am

[…] Leia mais sobre o Havaí! […]

Resposta
Guará Matos Dezembro 15, 2014 at 6:25 pm

Eu percebi que esse estupendo espaço é feito por mulher e abrangendo todas as outras, mas eu não poderia me furtar de deixar minhas impressões:

Que texto mais aconchegante, nos fustigando a imaginar quão foi maravilhosa “a transa divina” que gerou esse encantamento de lugar! Senti-me tocado pela magia havaiana. As imagens, bem escolhidas, completam o clima de feitiçaria comandado pela “bruxinha boa” Cleide Klock!

Eu ainda (nos meus 56 anos) tenho esperança de renascer num lugar desse.

Obrigado, o presente não poderia ser melhor.

Guará Matos
Twitter: GuararemaMatos
[email protected]

Resposta
Cleide Abril 26, 2015 at 6:38 pm

Guará, adorei suas palavras e fiquei feliz que gostou do texto <3 Essa terra é de magia, não tenha dúvida! beijos

Resposta
Janayna Abril 25, 2015 at 3:49 pm

Oi Cleide!! Eu amei o seu blog!
Sempre tive vontade de morar no Havai, e estou me formando em enfermagem você se existe mercado para brasileiras como eu, que desejam morar no havai e ser enfermeiras?

Obrigada!
Beijos!

Resposta
Cleide Abril 26, 2015 at 6:43 pm

Olá Janayna, obrigada! Você precisa ver se aqui no Havaí o seu diploma é reconhecido, pois em muitas profissões não aceitam graduações feitas no exterior, como é o caso de Medicina e Direito. Não sei sobre enfermagem…sei que o campo é grande aqui, mas também você precisaria ter visto para trabalho nos Estados Unidos. Talvez tenha até alguma prioridade para a profissão, mas realmente não sei das possibilidade. Achei esse link aqui que pode te ajudar: http://www.nursezone.com/international/
beijos

Resposta
Juliane Julho 6, 2015 at 9:02 pm

Olá! Tenho muito interesse em morar no Havaí, será que você poderia me indicar fim site ou até mesmo me passe algumas dicas e informações sobre lá? Como custo de vida, faculdade, melhor região para morar por um preço bom… Muito obrigada!

Resposta
tatiana m baeumle Agosto 24, 2015 at 7:45 pm

Ola, suas fotos são maravilhosas. Vc teria uma dica de pousada ou hotel acessível em Oahu?

Resposta
pedro ivo Janeiro 21, 2016 at 10:14 am

Oi Cleide,

Post muito bacana, parabens !!!!

Entao, estamos morando em Boca Raton,Florida ha 5 meses… Eu, minha esposa e duas filhas.

Meu sonho sempre foi ir morar no Hawaii ou no sul da California, mas sempre soube do alto custo de vida por ai.

Qual ilha ou cidade tem as melhores escolas? e por alto, so p/ eu ter uma nocao, quanto se gasta por mes pa viver ai?

Obrigado,

Pedro

Resposta
Renata Maio 31, 2016 at 5:40 am

Ola, estou pensando em passar dois meses em haleiwa. Tenho uns amigos que moram por la, e queria aproveitar p treinar o inglês. Como é o inglês? É um sotaque difícil? Acha dois meses muito para ficar por haleiwa, ou consigo morar em haleiwa e viajar sem ficar monótono? Obrigada

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação