Extensão do visto de turista nos EUA

0
197
Foto: Caroline Rebouças
Advertisement

Extensão do visto de turista nos EUA.

Em 2013 pisei em solo americano pela primeira vez. De lá pra cá, já entrei no país mais de 10 vezes e embora já possa solicitar o green card, optei por estender o visto de turista.

O meu visto de turista B-2 é válido por 10 anos. Isso não significa que eu possa entrar nos Estados Unidos e permanecer por 10 anos. Quer dizer que eu tenho a documentação necessária para entrar múltiplas vezes no país durante esse período. Apesar de o visto ser imprescindível, o mesmo não garante a entrada, apenas aumenta a possibilidade de que seja aceita. Quem vai decidir se você pode ou não entrar e por quanto tempo poderá permanecer é o policial da imigração. Além de ser aceita, eu sempre recebi a permissão de ficar por até 6 meses em cada entrada, nunca fiquei mais tempo do que o permitido e nunca tive problemas ao passar pela temida fila para entrevista da imigração americana. Pelo contrário, sempre fui tratada com muito respeito e simpatia. Certa vez, fui entrevistada pelo mesmo policial nas minhas duas visitas consecutivas em menos de 1 ano.

Sou avessa aos processos burocráticos, seja para mudança de visto, status, extensão, solicitação de residência permanente, etc. A ideia de ficar esperando a decisão de um requerimento não me agrada, porém desta vez não tive outra saída senão solicitar a prorrogação da minha estadia. O processo é simples e eu fiz sozinha.

Leia também: Como tirar visto de turismo para os EUA estando na Áustria

Quando aplicar:

De preferência 60 dias antes de o prazo de permanência expirar. Eu, como não sei planejar nada, apliquei faltando 10 dias. Não recomendo.
Nunca deixe para pedir a extensão depois que seu tempo já tiver expirado, caso o faça você já será considerado fora de status ou ilegal e a probabilidade do seu requerimento ser negado é alta.

Quem não pode aplicar:

Pessoas que tenham entrado no país com as seguintes categorias:

  • Programa de Isenção de Vistos;
  • Membro do grupo D (visto de não-imigrante);
  • Em trânsito pelos Estados Unidos (visto C de não-imigrante) ou sem visto (TWOV);
  • Sendo noivo(a) de um cidadão dos Estados Unidos ou dependente de um noivo (vistos K-1 e K-2 de não-imigrante).

Formulários:

  • O formulário é o I-539. Ao clicar no link você será redirecionado para o formulário em PDF editável. Basta colocar todas as informações necessárias, datar, imprimir e assinar. No site do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (United States Citizenship and Immigration Services – USCIS) é possível também encontrar todas as instruções que facilitarão o preenchimento do formulário. Antes de enviar, certifique-se de que todos os campos foram preenchidos corretamente pois se houver erros seu processo pode atrasar além do esperado.
  • O formulário G-1145 deve ser preenchido caso você queira receber uma notificação por e-mail ou mensagem de texto do USCIS confirmando que recebeu o seu requerimento. Não é obrigatório. De qualquer maneira, em torno de 7 a 10 dias você receberá pelo correio o Formulário I-797C, um aviso de ação que é justamente para lhe informar que seu pedido foi recebido e será analisado. Nesse formulário constará um número de recibo referente ao seu processo. É possível acompanhar o caso através desse número, aqui. Enquanto sua petição é analisada você continuará legal no país e o seu recibo serve como comprovante.

Leia também: Visto para morar nos Estados Unidos 

Documentos:

  • Cópia do visto americano;
  • Cópia do passaporte com todas as informações e carimbos;
  • Formulário I-94 (número de registro de entrada no país);
  • Extratos bancários ou imposto de renda que provem que você possui dinheiro suficiente para se manter nos Estados Unidos durante o tempo extra solicitado;
  • Carta explicando as razões pelas quais está pedindo a extensão;
  • Documentos comprovando a sua intenção de estender sua visita (emergência médica, perda ou roubo do passaporte, etc.)
  • Documentos que comprovem que você possui residência fixa fora dos Estados Unidos e vínculos com o seu país de origem;

Taxas:

A taxa de 370 dólares deve ser paga através de Money Order. Um método de pagamento pré-pago mais seguro que dinheiro e que pode ser feito através do USPS (Serviço Postal dos Estados Unidos), bancos ou até empresas como Western Union e MoneyGram.

Não esqueça de escrever o nome do beneficiário, neste caso o Department of Homeland and Security. Outra dica é corresponder o pagamento ao seu caso, escrevendo Form I-539 application na parte descrita como memo (uma breve mensagem oficial).

Importante:

Se o seu processo for aceito preste muita atenção no tempo de permanência. Muitas pessoas se confundem. O seu prazo de permanência começa a ser contado a partir do seu prazo inicial, aquele dado pelo policial da imigração quando chegou aqui. Não conte a partir da data da aprovação do processo.
Por exemplo: sua entrada foi em janeiro com permissão de 6 meses. Então, você poderá ficar legalmente até julho. Em maio solicitou a extensão para ficar por mais 6 meses, ou seja, até janeiro do ano seguinte. Se a sua resposta chegar em agosto, seu prazo máximo continua sendo até janeiro e não até fevereiro.

Se o pedido for negado, você receberá um prazo que geralmente é em torno de 15 a 30 dias para deixar o país. Isso não vai implicar em futuras visitas ou solicitações de visto.

Devido à demanda de milhares de solicitações, o processo pode demorar mais do que o normal. Caso você não receba a resposta até 180 dias a partir da data de expiração do seu visto, saia imediatamente do país para não ficar ilegal.
Usando o exemplo citado anteriormente: entrou em janeiro podendo ficar até julho. Solicitou a extensão em maio. Conta 180 dias a partir de julho que era a prazo de expiração do visto, ou seja, até janeiro seguinte. Se até lá não receber resposta, não fique esperando. Saia para evitar problemas por ficar mais tempo do que o permitido.

Para mais informações, acesse o site do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS).

Boa sorte!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.