BrasileirasPeloMundo.com
Colômbia Turismo Pelo Mundo

Feira das Flores em Medellin

Feira das Flores em Medellin.

Medellin é conhecida como a cidade da eterna primavera. No mês de agosto, este título faz total sentido. Neste período, as flores descem das montanhas que cercam Medellín e invadem a cidade com todos os seus encantos e coloridos.

Caracterizado como principal evento turístico da cidade, a Feira das Flores está em sua 62ª edição e acontece como um carnaval. Durante 10 dias é possível desfrutar de atrações musicais, comemorações tradicionais, festival gastronômico, concursos musicais, festas ao ar livre e finalizando com um desfile de rua.

A Feira das Flores começou em meados dos anos 50 para apoiar e dar visibilidade aos camponeses da região montanhosa e rural da cidade. Esses camponeses viviam nos corregimentos (municípios ao redor da capital Medellín), plantavam as flores em suas fazendas e criaram um instrumento chamado silleta, para levá-las desde suas fazendas até os mercados no centro da cidade. Assim, eles ficaram conhecidos como silleteiros, e são os personagens mais importantes da feira.

Os silleteiros organizavam seus produtos (flores, verduras, legumes) nas silletas e desciam as montanhas trazendo nas costas todo o material. Um senhor chamado Arturo Uribe Arango viu vários camponeses descendo pelas estradas e percebeu que este trabalho deveria ser mais valorizado pelos habitantes da cidade. Então, no ano de 1957, Don Arturo realizou o primeiro desfile de silleteiros em Medellín, levando um grupo de camponeses para participar de um desfile no centro da cidade. Com o passar dos anos, as silletas transformaram-se em ornamentos, já não tinham apenas a função de vender as flores, mas também produzir lindos arranjos carregados nas costas do camponeses. Mais tarde, a feira converteu-se em um evento de massiva influência e uma das maiores festas da Colômbia.

Silleteiros carregando silletas decoradas. Foto: arquivo pessoal.

Leia também: Passeios com crianças em Medellín

A festa foi concebida para exaltar as tradições e personagens da cultura local. Nestes dias, a cidade floresce mostrando temas ancestrais de sua cultura, reunindo turistas e nativos para disfrutar das flores, da gastronomia, diversão e tradição. Com uma extensa programação, as atrações vão desde shows com artistas famosos, até visita às plantações de flores. Mais de 2 mil artistas enchem a cidade em seus espaços públicos, são artesãos, músicos, bailarinos, atores e circenses apresentando suas habilidades aos visitantes da cidade. Abaixo eu lhes indico alguns momentos importantes da feira.

Passeios pelos Corregimentos

Os corregimentos são municípios que fazem parte da zona metropolitana de Medellín. Os mais conhecidos são: Santa Elena, Santo Antonio de Prado e San Cristobal. Eles estão no alto das montanhas e é onde se encontram as fazendas que produzem as flores para o evento. Durante a feira, é possível visitar as fazendas, conversar com os camponeses, aprender como se cultivam as flores e até montar uma silleta junto com os camponeses. Um passeio mágico, as fazendas têm um perfume floral maravilhoso, o clima montanhoso muito agradável e os camponeses recebem cada visitante com muita atenção e carinho.

Passeio em fazenda no Corregimento de Santa Elena. Foto: arquivo pessoal.

Calle de los artistas

Esta é uma atração um pouco nova. Algumas ruas do centro da cidade são decoradas com muitas flores e cores e aí se realizam desfiles e apresentações de artistas. Um espaço criado pela prefeitura para dar visibilidade aos artesãos, bailarinos, músicos, atores e circenses. É um ótimo lugar para levar crianças e fazer fotos com muito colorido e alegria.

Plaza de las flores

Durante a feira, a prefeitura monta uma estrutura em parques famosos da cidade. Nesse lugar é possível degustar da gastronomia tradicional comendo arepas e empanadas, fazer fotos com roupas e elementos muito tradicionais, desfrutar da Fonda (música tradicional camponesa), comprar um poncho ou um sombrero paisa (artesanatos regionais), e assim se envolver na cultura local.

Medellín em bike

Medellín é uma cidade que incentiva muito o uso da bicicleta, tanto como esporte, como meio de transporte. Em um dia da feira, acontece um passeio pelas principais avenidas da cidade onde as bicicletas estão totalmente decoradas com flores. A criatividade toma conta e acontece uma invasão de flores, cores e até personagens típicos e famosos.

Leia também: Transporte público em Medellín

Festival de la Trova

Trova é um estilo de literatura e música baseado na improvisação. Seria algo parecido com o Repente do nordeste do Brasil. É um dos momentos mais tradicionais da feira. Ser trovador é um dom passado por gerações. Os artistas preparam-se por todo o ano e, no momento da feira, acontece uma competição super concorrida e com muita raiz camponesa.

Parque cultural nocturno

Este é um espaço dedicado aos shows e mais dedicado ao público jovem. Nele acontecem apresentações de artistas locais e internacionais. Não tem muito da tradição do local, mas é bastante movimentado devido às famosas atrações musicais.

Desfile de silleteiros

O desfile de silleteiros é o momento mais esperado da feira. Algumas ruas da cidade são fechadas para o desfile. Organizam-se arquibancadas para que o público possa aproveitar o evento. Neste desfile, mais de 500 camponeses carregam milhares de flores em suas costas – uma tradição que passa por gerações. É possível ver mulheres e também crianças carregando suas silletas cheias de flores. As silletas formam desenhos, paisagens, mensagens e representam toda a vida e família do artista. Além dos silleteiros, desfilam também muitos artistas, grupos de bailarinos e carros com bandas musicais. É um momento muito divertido. As artes feitas com as flores enchem os olhos de beleza. Algumas agências de turismo vendem os ingressos e é preciso comprar com antecipação para conseguir bons preços. Também é importante preparar-se para o calor – protetor solar e muita água.

Carro participante do Desfile de Silleteiros. Foto: arquivo pessoal.

 

Observações:

  • A feira acontece no verão e período de alta estação na cidade, então, os valores de hospedagem, alimentação e passeios podem ficar um pouco mais altos.
  • Por se tratar de um evento de grande massa, é preciso ter muito cuidado para não se perder, principalmente com crianças.
  • A maioria das atividades são públicas e gratuitas, mas há outras em que é importante comprar ingressos antecipados ou reservar entradas em pontos turísticos para evitar problemas e longas filas.

Related posts

Dicas de turismo em Capri

Daisy Salles

Campos de lavanda na Espanha

Camile Wyatt

Tour cultural por Valência

Marcela Bueno

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação