BrasileirasPeloMundo.com
Ucrânia

Feiras e bazares na Ucrânia

Feiras e bazares na Ucrânia.

Os bazares, feiras e mercados abertos são muito populares na Ucrânia. Os ucranianos compram muito mais nas feiras, que nos supermercados. Até porque, geralmente, são muito grandes e englobam muitas lojas e tendas; e as pessoas encontram quase tudo que necessitam nesses lugares.

É possível encontrar muito além de frutas ou verduras e legumes, mas também roupas, calçados, móveis, louças, brinquedos, produtos de limpeza e papelaria, livros, cosméticos, perfumes, flores, conservas, pães, tortas, laticínios, carnes, peixes, e muito mais.

São tão abrangentes, que nesses locais é possível encontrar tudo que é necessário para um casamento; vestidos de noiva, ternos para os noivos, roupas para os padrinhos, arranjos, buquês, decoração. Ou então, até mesmo uma infinidade de trajes para médicos e estudantes de medicina.

E também, para alegria dos turistas, roupas típicas, artesanatos e bordados ucranianos. Os bordados ucranianos são lindíssimos. São uma tradição, que se passa de geração em geração. Englobam peças muito coloridas, extremamente ricas em detalhes e significados.

Nos domingos, dias festivos e feriados, muitos homens e mulheres usam roupas bordadas, misturando elegância, cor e tradição. Os bordados são umas das mais bonitas e valiosas lembranças que podem ser levadas da Ucrânia. Também são uma ótima opção de presente, para qualquer pessoa que queira agradar.

Outra opção de presente que se pode encontrar nas feiras são moedas, medalhas, louças e uma grande variedade de objetos antigos. Uma informação útil, é que se pode fazer troca de moedas por um bom preço. Mas confesso que tenho minhas dúvidas quanto à legalidade desses cambistas.

7243c797-dc69-46b1-9276-e26c4c56a629

O bom das feiras é que elas abrem diariamente, independente da estação. Os horários de funcionamento variam um pouco; em geral, funcionam entre as 7:00 e 15:00 horas.

Umas das grandes vantagens de comprar nas feiras, é o preço, que é mais em conta que o dos supermercados, e sempre pode ser negociado. E também é possível comprar muitos produtos frescos e produzidos artesanalmente. Se você estiver na Ucrânia durante o verão; não pode deixar de passar na feira e comprar frutas. Elas são a base da minha alimentação durante verão, devido à qualidade, e também porque são deliciosas, doces e frescas, pois a Ucrânia tem um solo especial para a agricultura, e uma das melhores e mais férteis terras para práticas agrícolas no mundo.

Mas, tem um detalhe, ao qual, depois de quase três anos morando na Ucrânia, definitivamente ainda não me acostumei – e não tenho esperanças que isso mude em mim: Nas feiras, as carnes ficam expostas em mesas, ou em freezers que deixaram de desempenhar suas funções corretamente faz tempo. Então eu deixo pra comprar carne em supermercados. Isso é um fato que chama a atenção dos estrangeiros.

d88053a6-4681-4c13-b8c8-0b5792a857c0

É muito comum encontrar nas ruas senhoras de idade vendendo verduras, frutas ou flores. Se você vir uma delas sentada, vendendo carne de frango exposta apenas em cima de algum plástico, apenas posso lhe dizer que isso é normal neste país. Essa peculiaridade também se aplica aos peixes. Eles adoram comer peixes desidratados. Sou amante de culinária e adoro experimentar novos sabores; que me perdoem os ucranianos, mas esses peixes não me despertam muita vontade nem entusiasmo para um dia experimentar.

Leia também: cinco curiosidades sobre a Ucrânia

Mas, por outro lado, tem uma coisa que nunca pensei que comeria na vida e aqui acabei experimentando (sem saber): carne de cavalo. Aqui vendem como acompanhamento pra cerveja, e bem apimentada e gostosa. Eu recomendo!

A grande maiorias das pessoas que trabalham nas feiras são provindas dos chamados “celos”, que nada mais são que pequenas aldeias ou cidadelas. Elas tiram seu sustento de vender o que produzem. Muitos desses vendedores são mulheres, e têm uma idade bem avançada, são as chamadas “babushkas” (“vovózinhas”). Isso me comove, pois reflete a dura realidade que muitos enfrentam neste país, onde os salários são baixíssimos e as aposentadorias, mais ainda.

 

Se estiver na Ucrânia, não se prenda apenas aos pontos turísticos, mas também conheça lugares como as feiras ou, como eles chamam aqui, bazar ou ‘’renok’’ (РИНОК). E uma ótima experiência, que irá ajudá-lo muito a conhecer o cotidiano dos ucranianos e vai surpreendê-lo pela quantidade e variedade de coisas que se pode encontrar. Ou pelo menos você vai conhecer as babushkas, que são as vovozinhas mais simpáticas deste mundo.

Related posts

A beleza da mulher ucraniana

Maria Elaine Iaciuk

Cinco curiosidades sobre a Ucrânia

Maria Elaine Iaciuk

Transporte público na Ucrânia

Maria Elaine Iaciuk

9 comentários

IvanKuchpil Junho 4, 2016 at 4:16 pm

Tive a oportunidade de visitar uma dessas feiras em minha viagem a Ucrânia.
Tal como descrito pela Maria Elaine Iaciuk, as feiras vendem de tudo.
Vale a pena conhecer.

Resposta
Maria Junho 7, 2016 at 10:49 pm

Olá Ivan… Que bom que você já teve a oportunidade de conhecer. . Quando vim de novo pode aproveitar pra reparar nos detalhes que passaram despercebidos da primeira vez…
Eu sempre acho interessante explorar essas feiras. Adoro olhar os objetos antigos que vendem,até por que é uma coisa que não se acha no Brasil…..

Resposta
Mariana Junho 5, 2016 at 12:58 am

Obrigada por escrever sobre o país sob a ótica da experiência pessoal sendo uma estrangeira lá.

Resposta
Maria Junho 7, 2016 at 10:51 pm

Olá Mariana. . A Ucrânia é super interessante e quase ninguém escreve sobre… Pra mim é um prazer. .Gostaria de ter mais tempo pra me dedicar ainda mais à isso…
abraço. .

Resposta
JOSÉ DAMASCENO Fevereiro 21, 2017 at 2:49 pm

Bem sugestivo o seu olhar por esse ângulo de um estrangeiro que deseja informar bem a quem procura esse País para conhecer e se interagir. Parabéns Maria Elaine.

Resposta
Luiz Abril 10, 2019 at 6:31 pm

Io, Mariana! Estou em Suceava, Romênia, tentando chegar a Kviv. Foi assim que conheci seu post que muito me ajudou. Você fala dos transportes, mas não textualizou o transporte de trem. Pela internet, descobri que existe um trem noturno(couchette) saindo de Chevernist(?). Você recomendaria ou ônibus ? Avião não há.

Resposta
Liliane Oliveira Abril 11, 2019 at 1:25 pm

Olá Luiz,
A Maria Elaine Iaciuk parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Rejane Markman Julho 17, 2019 at 10:12 pm

Eu gostaria de saber informações sobre um mercado público onde se vende comida pronta, principalmente frutos do mar.

Resposta
Liliane Oliveira Julho 18, 2019 at 1:39 pm

Olá Rejane,
A Maria Elaine Iaciuk parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação