BrasileirasPeloMundo.com
Costa Rica Dicas de compras pelo mundo

Feiras verdes e mercadinhos na Costa Rica

Feiras verdes e mercadinhos na Costa Rica: em busca do orgânico e artesanal.

Chegou janeiro! E junto com ele chegaram, para muitos, as metas de uma vida melhor e mais saudável!

Por sorte, para ajudar com essas metas, a Costa Rica tem uma grande vantagem: é internacionalmente conhecida pela preocupação e cuidado com os recursos naturais. As empresas buscam estar em dia com certificações ambientais e selos verdes.

Em 1992, os produtores fundaram a Associação Nacional de Agricultura Orgânica promovendo a certificação de alimentos e, para regular e fomentar a agricultura orgânica, o governo criou, em 1994, o Programa Nacional de Agricultura Orgânica (PNAO).

Em geral, existe uma preferência e boa disponibilidade de produtos ecológicos, artesanais e/ou orgânicos. Eles podem ser encontrados no supermercado, em mercadinhos especializados, nas feiras locais ou nas feiras verdes.

Mas por que essa busca por consumir produtos orgânicos? Que diferença isso pode fazer na vida de uma pessoa?

Efetivamente escolher um produto orgânico significa escolher uma opção mais saudável por muitas razões! 

Esses produtos estão livres de pesticidas persistentes, fertilizantes sintéticos, antibióticos, aditivos e conservantes que podem causar câncer, mutações genéticas ou má formação fetal. No Brasil se calcula (ABRASCO) que cada pessoa ingere aproximadamente 7,3 litros de agrotóxico por ano!

Os produtos orgânicos também estão livres de resíduos de hormônios e anabolizantes que afetam o equilíbrio hormonal do nosso organismo, logo, consumir esses produtos orgânicos pode diminuir os riscos de câncer e de interferir no crescimento normal das crianças. 

Eles são também produtos mais nutritivos e saborosos, com mais antioxidantes e, normalmente, são produzidos em harmonia com o meio ambiente, causando menos impactos aos recursos naturais.

Então, este mês trouxe um pequeno guia pra ajudar quem está nessa procura por alimentos mais saudáveis aqui na Costa Rica.

Macaxeira/Mandioca ou Yoca, em espanhol. Foto de Alvaro Jiménez (Acervo Pessoal)
Plátanos. Foto de Alvaro Jiménez (Acervo Pessoal)

Como eu disse antes, nos supermercados podem ser encontrada na sessão de verduras uma parte separada para os orgânicos, mas a variedade não é muita.

Leia também: Custo de vida na Costa Rica

Nas feiras de bairro ou feiras de agricultores rurais, existe uma diversidade de produtos maravilhosa, e os custos realmente são muito melhores comparados com os do supermercado. Mas, infelizmente, são pouquíssimas coisas orgânicas que você encontra aí.

Nas feiras especializadas é onde está a variedade e a maioria de produtos orgânicos que existem por aqui.

Em San José, a mais conhecida é a Feira Verde de Aranjuez. Ela acontece todos os sábados das 7h às 12h30, no Centro Polideportivo Aranjuez. Essa feira chega a ser um evento social, onde amigos se encontram pra tomar um café da manhã delicioso, com excelente café e variedade de comida. Ela acontece também todos as terças no “Mercado Viejo” em Ciudad Colon, das 13h às 19h. Nos dois lugares são realizados eventos com música, arte, yoga e outras atividades. Um ambiente super familiar, com ótimos preços e com variedade de frutas, hortaliças e produtos variados! Vale a pena ir pra dar uma conferida!

Em Escazú está a Buena Tierra, que é uma quitanda de produtos orgânicos com serviço a domicílio, aberta de segunda a sábado. Eles realizam uma feira às quartas-feiras das 8h às 12h. Variedade de produtos (frutas, verduras, grãos, produtos de limpeza e café) e preços acessíveis!

Na Avenida Escazú, pertinho do Hospital CIMA, no primeiro fim de semana do mês (de sexta a domingo) montam o Mercado Contemporâneo Km 0, com produtos orgânicos, artesanato, comidinhas e música. A proposta é proporcionar uma experiência de socialização aos visitantes.

Também em Escazú, todos os sábados, das 7h às 13h00, em frente à Cruz Vermelha de Escazú, está o Mercadito de San Rafael. Variedade de frutas, verduras, produtos naturais e artesanato.

No Barrio Escalante está o “Orgánico a su casa”, café/loja de produtos orgânicos com entrega a domicílio.

Em Santa Ana está o Green Center, que é o primeiro supermercado orgânico da Costa Rica, com uma grande variedade de alimentos e produtos. Aberto de segunda a domingo, com preços razoáveis.

Microgreens. Foto de Alvaro Jiménez (Acervo Pessoal)

Outra loja em Santa Ana é La Misticanza. Localizada no City Place, não é muito grande mas tem uma variedade de produtos interessante. Vendem cúrcuma a granel e contam com bolos e sobremesas. Preços similares ao Green Center, que são um pouco mais caros que as feiras.

Em Alajuela está La Verbena, feira verde, todos os domingos das 7h30 às 13h00, em la Ermita del LLano. Funciona como a feira de Aranjuez, um pouco mais simples, com bons preços.

“Plátanos verdes” e “Pipa”. Foto de Alvaro Jiménez (Acervo Pessoal)

Na Finca San Luis, em Alajuela, além de comprar suas verduras, eles te proporcionam um tour agroambiental. 

Leia também: Ecoturismo na Costa Rica

Outro fornecedor orgânico de entrega a domicílio é a Finca Cielo Verde. Eles têm uma rota de entrega e estão sujeitos a uma quantidade mínima de pedido para fazer a entrega. Além de frutas e verduras e ovos, têm galinhas orgânicas. Os preços são bem razoáveis, e vale a pena receber produtos frescos e orgânicos na porta da sua casa!

Por falar em carne orgânica, vale mencionar o GrassFed, em Santa Ana. Vendem carne  natural, de pastoreio, sem antibióticos e hormônios, nem conservantes.

Por último, queria citar El mercadito, mercado itinerante com produtos artesanais. Vale muito a pena conferir porque tem produtos lindos, com bons preços e incentiva o comércio local de artesãos.

Se parece uma meta um pouco radical consumir unicamente produtos orgânicos, fica a dica aqui de começar pelos alimentos que mais absorvem e, consequentemente, que estão mais contaminados com pesticidas. Alguns exemplos são pimentão, morango, pepino, alface, cenoura, abacaxi, beterraba, couve e mamão.

Deixa seu comentário e sugestão sobre outros lugares com opções orgânicas aqui na Costa Rica.

Related posts

Tempo para dizer até logo

Jesuela Macedo

Transporte público na Costa Rica

Jesuela Macedo

Palavras e expressões da Costa Rica

Jesuela Macedo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação

Pin It on Pinterest

Share This