BrasileirasPeloMundo.com
Eslováquia

Feriados e datas comemorativas na Eslováquia

Feriados e datas comemorativas na Eslováquia.

Hoje vou falar um pouco sobre os feriados nacionais e datas comemorativas aqui da Eslováquia.

Em se tratando desse assunto, os eslovacos são muito parecidos conosco, os brasileiros. Sempre que tem um feriadinho eles aproveitam para viajar, explorar outras regiões do seu país ou até mesmo da Europa.

Como a posição geográfica da Eslováquia é super estratégica, acaba favorecendo o deslocamento de carro e trem para os países mais próximos, sem falar nas promoções de passagens aéreas que sempre aparecem!

Confesso que desde que cheguei aqui (há aproximadamente 6 meses) tenho aproveitado toda e qualquer oportunidade de viajar, nem que seja apenas durante o fim de semana!

Quando falamos de feriado nacional, também é feriado bancário e as empresas normalmente concedem folga para os funcionários.

Vejamos abaixo um pouco da história de cada um dos feriados aqui no país.

Obs: Aqueles que não possuem data fixa estão baseados no calendário do ano de 2019, para referência.

Leia também: 10 motivos para adorar a Eslováquia e os eslovacos

Janeiro

Em 1º de janeiro comemora-se o Dia da Implantação da República Eslovaca (Deň vzniku Slovenskej republiky), que nada mais é do que a data em que se declarou a independência do país no ano de 1993, após o desmembramento da Checoslováquia.

No dia 06 de janeiro, 12 dias após o Natal, é a data da Epifania (Zjavenie Pána). Basicamente um feriado celebrado por católicos e cristãos ortodoxos, marca a ocasião em que os Três Reis Magos (ou também o homem sábio) visitaram Jesus.

Fevereiro

Não há feriados neste mês no ano de 2019.

Março

Não há feriados neste mês no ano de 2019.

Abril

A Sexta-feira Santa, este ano, caiu no dia 19 de abril (Veľkonočný piatok) e relembra a data em que Jesus Cristo foi crucificado e morto no calvário.

Já no dia 22 de abril celebrou-se a segunda-feira de Páscoa(Veľkonočný pondelok), ocasião da ressurreição de Jesus Cristo, que ocorreu 3 dias após a sua crucificação.

Maio

O feriado de 1º de maio é conhecido como o Dia Internacional do Trabalhador (ou também Dia do Trabalho – Sviatok práce na língua eslovaca). Data que relembra a greve de 1886, em Chicago, nos EUA, ocasião em que os trabalhadores lutaram por melhores condições, como, por exemplo, a redução da jornada diária.

No dia 8 de maio comemora-se a data da vitória sobre o fascismo (Deň víťazstva nad fašizmom), ocasião em que os aliados venceram a Alemanha Nazista e quando se encerrou a Segunda Guerra Mundial na Europa.

Junho

Não há feriados neste mês no ano de 2019.

Julho

Em 5 de julho celebra-se o dia de São Cirilo e Metódio (Sviatok svätého Cyrila a Metoda). Eles eram irmãos e são tidos como Santos Patronos da Europa, pois tiveram grande importância na aculturação dos povos eslavos pelo cristianismo, tendo influenciado para a expansão da religião no leste europeu durante o século IX. Cirilo, inclusive, criou um alfabeto que contribuiu para este processo, sendo este conhecido como alfabeto Cirílico.

Leia também: Primeiras impressões da Eslováquia

Agosto

No dia 29 de agosto se comemora a Revolta Nacional da Eslováquia (Výročie Slovenského národného povstania), movimento armado liderado pela resistência eslovaca que se iniciou nessa data, no ano de 1944, durante a Segunda Guerra. O objetivo era derrubar Jozef Tiso, governo da situação que era apoiado pela Alemanha Nazista.

Setembro

Na data de 1º de setembro relembra-se o Dia da adoção da Constituição da República Eslovaca (Deň Ústavy Slovenskej republiky), ocorrida ano ano de 1992.

Em 15 de setembro comemora-se o Dia de Nossa Senhora das Dores (Sviatok Panny Márie Sedembolestnej), santa padroeira da Eslováquia.

Outubro

Não há feriados neste mês no ano de 2019.

Novembro

No dia 1º de novembro celebra-se o Dia de Todos os Santos (Sviatok všetkých svätých), em honra a todos os santos e mártires, data celebrada por muitas igrejas do cristianismo.

A data de 17 de novembro é marcada como o Dia da Luta pela Liberdade e Democracia (Deň boja za slobodu a demokraciu), relembrando dois acontecimentos associados a estudantes universitários na época da Checoslováquia, ocorridos neste dia nos anos de 1939 e 1989.

Dezembro

No dia 24 de dezembro é celebrada a Véspera de Natal (Štedrý deň).

Em 25 de dezembro comemora-se o Natal (Prvý sviatok vianočný).

Em 26 de dezembro também é feriado como sendo Segundo dia de Natal (Druhý sviatok vianočný) ou Dia de Santo Estevão, que foi o primeiro mártir do cristianismo e um dos setenta discípulos.

Dia do Nome (Meniny)

Assim como em outros países da Europa, na Eslováquia, cada dia do calendário corresponde a um nome (na realidade mais do que um, porém, no calendário oficial ficam listados no máximo 2 nomes por dia). Inclusive, se você comprar agenda ou calendários feitos aqui, com certeza os nomes virão impressos em cada um dos dias pra ajudar a lembrar, afinal são tantos nomes né?!

Essa tradição de celebrar os nomes remonta ao calendário dos santos católicos, pois antigamente as crianças recebiam os nomes em homenagem aos santos.

A importância dessa data para os eslovacos chega a ser tão grande quanto a data de seu nascimento, quando se comemora o aniversário. As tradições locais vão desde troca de presentes e cartões até a organizar uma pequena comemoração com a família ou colegas de trabalho, envolvendo muitos quitutes eslovacos, óbvio.

Alguns nomes mais “abrasileirados” não existem no calendário, obviamente, mas para muitos é possível encontrar um similar. No meu caso, não existe Carolina e sim Karolína, que é comemorado no dia 3 de junho. Para esta ocasião, com certeza, vou preparar alguma coisa para levar pro trabalho, pois boa parte dos meus colegas de trabalho segue à risca a tradição e ficam controlando o calendário para ver qual é o próximo nome a ser celebrado. Você pode consultar os nomes no calendário clicando aqui.

Eu, particularmente, acho super interessante e gosto de me inserir nessas peculiaridades da cultura local, então, adoro quando me contam mais detalhes sobre as tradições e gosto de participar sempre que possível.

Related posts

Quanto custa fazer supermercado em Bratislava

Bárbara Coutinho

Permissão de residência na Eslováquia para cidadão europeu

Carolina Paolini

Curiosidades e dicas para aprender eslovaco

Bárbara Coutinho

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação