BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo EUA

Feriados e datas comemorativas nos EUA

Feriados e datas comemorativas nos EUA.

Com alguma frequência, ouve-se que o Brasil é o país dos feriados. No entanto, me surpreendi ao descobrir que o número de feriados nacionais brasileiros e americanos é exatamente o mesmo. Para exemplificar, vejam o quadro abaixo:

MesesFeriados nacionais no BrasilFeriados nacionais nos EUA
JaneiroConfraternização UniversalConfraternização Universal
Martin Luther King Jr. Day
FevereiroCarnaval*Presidents’ Day
MarçoSexta-feira da Paixão
AbrilTiradentes
MaioDia do TrabalhadorMemorial Day
Junho
JulhoIndependence Day
Agosto
SetembroIndependência do BrasilLabor Day
OutubroNossa Senhora AparecidaColumbus Day
NovembroFinadosVeterans Day
Proclamação da RepúblicaThanksgiving
DezembroNatalChristmas

*Oficialmente não é feriado. Por ser uma festa tradicional comemorada durante alguns dias, praticamente, em todo o Brasil, o Carnaval, normalmente é visto como um feriado.

Um fato curioso sobre os feriados nacionais, aqui, nos EUA, é que se um feriado cair em um sábado, será comemorado no dia anterior, sexta-feira. Se cair no domingo, a celebração acontecerá no dia posterior, ou seja, na segunda-feira. Por conta desses detalhes, são poucos os feriados nacionais norte-americanos que possuem dias fixos como existem no Brasil. Vamos a eles!

Feriados Nacionais

Janeiro

1 de janeiro – New Year, Réveillon ou Ano-Novo é o dia reconhecido pela ONU – Organização das Nações Unidas – como sendo o Dia da Confraternização Universal.

Martin Luther King Jr. Day – Dia de Martin Luther King Jr. – é celebrado sempre na terceira segunda-feira de janeiro. A semana escolhida normalmente fica próxima da data de aniversário do homenageado, 15 de janeiro.

Foto: Pixabay.com – Martin Luther King Jr.

Fevereiro

Presidents’ Day – Dia do Presidente – é um feriado de reconhecimento aos presidentes do país comemorado na terceira segunda-feira de fevereiro. A data também está relacionada ao aniversário do primeiro presidente do país, George Washington, que nasceu dia 11 de fevereiro de 1731.

Maio

Memorial Day – Dia da Memória – é dedicado aos militares americanos que morreram em combate. As homenagens acontecem sempre na última segunda-feira de maio.

Julho

4 de julho – Independence Day Dia da Independência Americana declarada em 1776.

Setembro

Labor Day – Dia do Trabalho – não é o mesmo feriado do Dia do Trabalhador comemorado no Brasil, e em diversos países, no dia 1º de maio. Por aqui, o Dia do Trabalho, acontece na primeira segunda-feira de setembro.

Outubro

Columbus Day – Dia de Colombo – é celebrado na segunda segunda-feira de outubro. É um Federal Holiday – Feriado Federal – e os órgãos públicos federais, como por exemplo, agências dos Correios e o Federal Reserve – Banco Central Americano – fecham. Por ser um Feriado Federal, cada Estado tem autonomia para decidir se adiciona ou não essa data no calendário.

O feriado de Columbus Day é um tanto quanto polêmico. Na análise de alguns estudiosos, Cristóvão Colombo foi um dos responsáveis pelo fim da história e cultura indígenas nas Américas e, por essa razão, atualmente, a celebração acontece em metade dos Estados americanos. Contudo, há Estados que comemoram, no mesmo dia, o Indigenous Peoples Day – Dia dos Povos Indígenas.

Novembro

11 de novembro – Veterans Day – Dia dos Veteranos – é uma homenagem prestada aos militares que serviram às Forças Armadas Americanas. Mesmo tendo uma data fixa, se o feriado cair em um final de semana, a regra da sexta-feira ou segunda-feira será aplicada conforme mencionado anteriormente.

Thanksgiving – Dia de Ação de Graças – acontece sempre na última quinta-feira de novembro. É um dos feriados mais festejados no país, sem sombra de dúvida. A data é muito familiar e, na minha opinião, se assemelha bastante ao Natal comemorado no Brasil.

O Thanksgiving antecede à famosa Black Friday – sexta-feira negra traduzindo ao pé da letra. É o dia que dá início à temporada de compras natalinas. Particularmente, não consigo entender muito a lógica da Black Friday, pois além de acontecer no dia posterior ao feriado que objetiva união e agradecimento, para mim, é muito estranho notar a loucura de diversas pessoas aguardando em longas filas a abertura de lojas para comprar coisas, muitas vezes, supérfluas e/ou desnecessárias.

Leia também: Dia de Ação de Graças nos EUA

Dezembro

25 de dezembro – Christmas – Natal que também é comemorado por aqui, mas não é celebrado da mesma forma por todo mundo – por ser uma data religiosa e nem todas as culturas terem a tradição de comemorar o dia.

Datas comemorativas

Embora algumas datas comemorativas tenham um cunho totalmente comercial, é importante lembrar que outras, de certa forma, procuram preservar aspectos culturais e tradicionais. Abaixo, mencionarei algumas das principais datas celebradas por aqui.

Fevereiro

14 de fevereiro – Valentine’s Day – Dia de São Valentin. É o dia dedicado a celebrar o amor, mais conhecido por nós, brasileiros, como o Dia dos Namorados. Veja, aqui, como o Valentine’s Day é comemorado pelo mundo.

Março

17 de março – Saint Patrick’s Day – Dia de São Patrício, o padroeiro irlandês. É uma data bastante festiva. Normalmente, há desfiles de bandas tocando músicas tradicionais irlandesas/celtas. Aproveita-se para apreciar a gastronomia e, claro, tomar muitas cervejas. Também é comum observar pessoas usando roupas ou acessórios de cor verde. Mas, por que o verde? Para saber mais, leia aqui.

Maio

Mother’s Day Dia das Mães – assim como no Brasil, aqui nos EUA também é comemorado no segundo domingo do mês de maio.

Junho

Father’s Day Dia dos Pais diferentemente do Brasil, na Terra do Tio Sam é celebrado no terceiro domingo de junho.

Outubro

31 de outubro comemora-se o Halloween. Além de ser uma data tradicional e divertida,  lojas de diversos segmentos fazem decorações sobre o tema. As crianças ficam animadíssimas para usar suas fantasias e andar pela vizinhança, batendo de porta em porta, pedindo doces. É muito bonitinho observar a felicidade da criançada no Halloween. No dia 31 de outubro e no final de semana anterior à data, há diversas festas em bares e muitos adultos também usam fantasias para curtir e entrar na brincadeira.

Leia também: Visto para morar nos Estados Unidos

Super Bowl

Para finalizar, apesar de não ser um feriado ou data comemorativa, não poderia deixar de mencionar a relevância do Super Bowl – Grande Final da National Football League (NFL) – Liga de Futebol Americano que é realizado sempre no primeiro domingo de fevereiro.

Costumo dizer que é como se fosse uma Final do Brasileirão, ou da Champions League – Liga dos Campeões ou, por que não pensar em “quase” uma final de Copa do Mundo? Digo isso porque venho percebendo que, ao longo do tempo, cada vez mais telespectadores no mundo têm acompanhado o Super Bowl.

Assumo que só depois de me mudar para cá pude entender melhor o significado e abrangência do evento. O negócio é tão impactante que algumas empresas gastam verdadeiras fortunas para terem suas marcas expostas no dia mais caro para se fazer propaganda na televisão no mundo inteiro.

Considerando que o inverno oficialmente vai até o dia 20 de março, acho que até dá para sentir um certo “calorzinho” na final do Super Bowl diante de tanto agito e empolgação.

Related posts

A culpa de não sermos perfeitas

Gabriela Albuquerque

Adaptação ao novo país, uma experência única

Roberta Caraco

Woodstock, um oásis hippie em Nova Iorque

Michelle Marinho

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação