BrasileirasPeloMundo.com
Costa Rica

Feriados na Costa Rica

Pixabay

 Uma mudança de país inclui várias coisas, como a vida social, o trabalho, a família e obviamente se adaptar ao calendário local e suas festividades, até por uma questão de saber seus direitos trabalhistas, caso seja necessário.

Neste texto vou falar sobre os feriados na Costa Rica e quais deles estão incluídos na Lei Trabalhista do país.

1º de janeiro – Ano Novo

11 de abril – Dia de Juan Santamaria. Este feriado é em homenagem a Juan Santamaria, um costarriquenho que participou do processo de invasão na Nicarágua para libertar o povo da escravidão de William Walker. O ato decisivo da batalha foi na Segunda Batalha de Rivas, onde Juan Santamaria ateou fogo na fortaleza inimiga, ajudando assim a Costa Rica cumprir com o seu objetivo. Juan Santamaria faleceu em batalha. A cada 11 de abril acontece um desfile em sua cidade natal e no Central Park, em Alajuela, existe uma estátua sua.

18 e 19 abril (2019) – Páscoa, dias da Semana Santa, com festividades e missas em todo o país.

1º de maio – Dia do Trabalhador, comemorado mundialmente, com seu surgimento no século XIX. Em algumas cidades daqui há desfiles, fogos de artifícios e pronunciamento do Presidente da Nação.

25 de julho – Dia da Anexação do Partido de Nicoya. É a comemoração da anexação da província de Guanacaste à Costa Rica, anteriormente pertencia a Nicarágua. Este ato foi pacífico e voluntário do povo que vivia em Guanacaste naquela época. Os guanacastecos (povo da província de Guanacaste) se sentiam identificados com a cultura e costumes dos costarriquenhos. Na província de Guanacaste este é um dia muito festivo e especial, com desfiles e festas por toda a região.

2 de agosto – Dia de Nossa Senhora dos Anjos ( Día de Nuestra Señora de los Ángeles). As festas neste dia são de caráter religiosos e se concentram na Cidade de Cartago, onde está localizada a basílica de Nossa Senhora. Conta a lenda que, em 1635, uma jovem chamada “La Negrita” apareceu na cidade de Cartago junto de uma rocha sagrada. Neste lugar foi construído uma igreja que, mais tarde, teve que ser removida de lugar, por conta dos terremotos e as correntes de lavas vulcânicas, para um outro lugar ali perto. Este dia reúne multidões na cidade para as festividades.

15 de agosto – Assunção de Maria (Asunción de la Virgen). Comemorado em grande parte dos países católicos, sendo a comemoração do dia da partida de Maria e o recebimento do seu corpo no céu.

15 de agosto – Dia das Mães.

Leia também: Dez motivos para morar na Costa Rica

15 de setembro – Dia da Independência da Costa Rica, quando Costa Rica declarou sua liberdade do regime colonial espanhol.

Desfiles das escolas no dia da independência

 

14 de outubro – Dia das Culturas, anteriormente conhecido como o Dia da Raça. Nesta data se comemora o descobrimento da América por Cristóbal Colón e subsequentemente a influência da cultura espanhola na América. Em 1994 passou a ser conhecida como o Dia das Culturas com o objetivo de reconhecer a diversidade cultural que faz parte da Costa Rica durante todos os seus anos de história.

25 de dezembro – Natal.

31 de dezembro – Festa de fim de ano.

Leia também: Dificuldades durante adaptação na Costa Rica

Entre estes feriados, os seguintes dias são de pagamento obrigatório, de acordo a Lei Trabalhista do país:

1º de janeiro

11 de abril

1º de maio

25 de julho

15 de agosto

15 de setembro

25 dezembro

* Este texto foi elaborado de acordo os feriados registrados nas leis deste país.

Related posts

Sete lugares para visitar na Costa Rica

Franciane Reis

Dicas para alugar imóvel na Costa Rica

Jesuela Macedo

Dificuldades durante a adaptação na Costa Rica

Lorena Schramm

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação