BrasileirasPeloMundo.com
Eslováquia

Feriados na Eslováquia

Feriados na Eslováquia

Logo ao chegar na Eslováquia alguns colegas me disseram que este país era abarrotado de feriados mas agora, depois de 1 ano por aqui, tenho a impressão de que houve um certo exagero por parte deles. Ou talvez minha percepção esteja me traindo, primeiro porque eu venho de um país que tem muitos feriados e segundo pois geralmente eu trabalho aqui na Eslováquia nos feriados que caem no início do mês, por causa dos fechamentos mensais da empresa. Então, proponho a vocês tirarem a prova real. Vou enumerar aqui todos os feriados previstos para este ano nos dois países, tanto no Brasil quanto na Eslováquia e vou considerar nesta base não só os feriados nacionais, mas também os pontos facultativos em ambos os casos.

Vamos ver quem ganha esta competição?

Desta forma temos:

DataFeriadoBrasilEslováquia
01-Jan-19Confraternização UniversalII
06-Jan-19Epifania do Senhor ou Dia de Reis0I
04-Mar-19Carnaval (ponto facultativo)I0
05-Mar-19Carnaval (ponto facultativo)I0
06-Mar-19Carnaval (quarta-feira de cinzas)I0
19-Abr-19Paixão de Cristo (Sexta-feira Santa)II
21-Abr-19TiradentesI0
22-Abr-19Segunda-feira de Páscoa0I
01-Mai-19Dia do TrabalhoII
08-Mai-19Dia da vitória sobre o Fascismo (Final da II Guerra Mundial)0I
20-Jun-19Corpus ChristiI0
05-Jul-19São Cirilo e Metodio0I
29-Ago-19Revolta Nacional da Eslováquia0I
01-Set-19Dia da Constituição da República Eslovaca0I
07-Set-19Independência do BrasilI0
15-Set-19Nossa Senhora das Dores (padroeira da Eslováquia)0I
12-Out-19Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil)I0
01-Nov-19Todos os Santos0I
02-Nov-19FinadosI0
15-Nov-19Proclamação da RepublicaI0
17-Nov-19Dia da Luta pela Liberdade e da Democracia0I
24-Dez-19NatalII
25-Dez-19NatalII
26-Dez-19Natal0I
31-Dez-19Véspera do Ano NovoI0
Total1515

 

Surpreendentemente tivemos um empate, acreditem ou não. Se o Brasil é popularmente conhecido por ter feriados demais, podemos afirmar que a Eslováquia também não fica atrás.

Leia Também: Transporte público em Bratislava

A Eslováquia, assim como o Brasil, é um país majoritariamente católico, por isso as celebrações são bem similares. Mas algumas diferenças são muito interessantes e me despertam certa curiosidade, como por exemplo o feriado do dia 06 de janeiro, denominado a Epifania do Senhor ou Dia de Reis. Esse feriado representa a visita dos Três Reis Magos (06/Jan é data em que os Reis Magos encontraram o menino Jesus) quando Jesus Cristo é encarnado (25/Dez). Esta data é comemorada na Eslováquia e definida como feriado nacional, mas no Brasil, apesar da data ser celebrada por algumas igrejas, religiões e festejos populares, não entra na lista de feriados nacionais do país.

Outro exemplo, é o feriado da segunda-feira de Páscoa que determina a Ressurreição de Cristo que é considerado feriado na Eslováquia mas não no Brasil. Em ambos os países temos o feriado da Sexta-feira Santa em que Cristo é julgado, crucificado e morto, ocasião em que os católicos refletem sobre seus pecados e sobre os sacrifícios realizados por Jesus, mas no Brasil não comemoramos oficialmente o dia em que ele ressuscita (segunda-feira de Páscoa). Um pouco estranho, não é? Não sou especialista no assunto, longe disso, talvez existam razões maiores por trás dessas definições que estão muito além dos meus conhecimentos, mas depois de ter vindo morar na Europa essas perguntas começaram a surgir na minha cabeça.

O feriado que eu mais sinto falta com certeza é o nosso inigualável Carnaval. Em alguns outros países europeus ele é comemorado, de uma forma bem menos intensa, através de bailes de máscaras ou festas populares, mas por aqui não encontrei nenhuma manifestação, nem fantasias, nem bailes de máscaras, nada mesmo. Este ano o jeito foi me contentar em assistir aos desfiles das escolas de samba e aos bloquinhos de rua do Rio e de São Paulo pela televisão mesmo e trabalhar em todos aqueles dias em que a maioria dos brasileiros estava foliando pelas

Leia também:  Cheguei na Eslováquia, e agora?

Outras celebrações comuns entre eslovacos e brasileiros que são populares por aqui, mas que não são definidos como feriados são: o Dia dos Namorados, que por aqui é celebrado em 14 de fevereiro por causa do Saint Valentine ou São Valentim e o Dia da Mentira, que assim como no Brasil, é lembrado através de algumas brincadeiras em 1º de abril. Contudo, o Dia dos Pais (por aqui celebrado no terceiro domingo de junho) e o Dia da Mães (que cai no segundo domingo de maio, como no Brasil) não são tão populares por aqui como no Brasil, poucos comemoram por acharem a data muito comercial.

O Natal sem dúvida é o feriado mais importante por estas bandas, mas os feriados datados por acontecimento históricos como: o Dia da vitória sobre o Fascismo (Final da II Guerra Mundial), a Revolta Nacional da Eslováquia (movimento de resistência contra o governo eslovaco que estava sendo apoiado pelos nazistas), o Dia da Constituição da República Eslovaca e o Dia da Luta pela Liberdade e da Democracia (data que celebra tanto a manifestação estudantil contra a ocupação nazista em 1939 como o movimento a favor da Democracia em 1989) também são muito lembrados por exposições e celebrações.

E esses feriados e eventos merecem um novo artigo, dedicado só para eles, porque a história da Eslováquia, da antiga Checoslováquia e do império Austro-húngaro é muito fascinante assim como bastante excêntrica.

Related posts

Quanto custa fazer supermercado em Bratislava

Bárbara Coutinho

Primeiras impressões da Eslováquia

Carolina Paolini

Cheguei na Eslováquia – e agora?

Ana Carolina Pertot

2 comentários

Goreti Queirós Outubro 2, 2019 at 9:13 am

Parabéns pelo texto, bem elucidativo. Não somos só nós o país dos feriados, tem mais gente na fita.

Resposta
Bárbara Coutinho Outubro 2, 2019 at 12:23 pm

Obrigada, Maria Goreti! 🙂

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação