BrasileirasPeloMundo.com
Argentina

Festas de fim de ano na Argentina

Festas de fim de ano na Argentina.

As festas de fim de ano para quem mora em outro país é sempre um período bastante complicado. A gente sente falta da família, da noite de Natal cheia de comida e dos abraços e desejos de felicidades no Reveillon quando estamos vestidos de branco.

Geralmente no mês de agosto já sabemos se iremos ou não conseguir viajar ao Brasil e ficar com nossa família. Para quem sempre vai como eu, quando chega novembro começamos a ficar ansiosos e a contar os dias que faltam. Bate aquela vontade de acordar e sentir o cheirinho do café da manhã que a minha mãe prepara para mim. Sinto falta até de quando ela reclama que não como bem e que deveria comer mais frutas enquanto coloca um prato cheio de frutas, que ela foi na feira comprar especialmente para mim.

Por momentos como esse imagino o quanto pode ser difícil para quem não pode ir. Alguns podem dizer que quem já tem uma família no novo país sente menos, mas a verdade é que quando moramos longe das nossas raízes, uma nova família ameniza, mas não substitui todos os anos de lembranças, costumes e festas familiares. Sempre me lembro que nos dias 23 e 24 de dezembro eram os dias da faxina para valer. Meu irmão e eu nos dividíamos e limpávamos tudo, de cadeiras a gordura acumulada na parte de cima dos armários da cozinha enquanto minha mãe cozinhava e no dia 24 à tarde ficávamos atentos para ver quando o termômetro do peru saia. Era uma festa.

Devem estar se perguntando por que estou contando isso a vocês. Bem, passei este ano escrevendo sobre a crise na Argentina e ela continua aqui, firme e forte. Fazendo um breve resumo: tivemos o segundo turno eleitoral no final de novembro e vamos ficar sabendo o que mudará em nossas vidas. Temos novas regras para o Cepo do Dólar, que atualmente está valendo 15,72. O dinheiro rende cada vez menos. Empresas estão cortando gastos, entre eles cursos de capacitação e de idiomas. A inflação continua alta, mas sobe de forma mais controlada. Os imóveis estão mais caros e no momento o mercado em geral está em suspense esperando o resultado da eleição e no meio de tudo isso o tempo, sempre inclemente, continua seguindo o seu curso e está chegando dezembro, Natal e Papai Noel.

DSCF5075
Meu presente de amigo secreto: um conjunto de incenso e vela aromatizante e uma torre Eifel.

Foi um sucesso!!! E como podem ver na foto acima consegui um peru caríssimo, diga-se de passagem, já que aqui não é um costume, fiz rabanadas e foram chegando farofa, arroz primavera, salada de maionese, coxinhas, empanada baiana, rocambole, bolo de nozes, espetinhos, cerveja, batida de coco, vinho, sidra, pudim de leite condensado, mosaico de gelatina, etc e champagne para fechar essa noite maravilhosa. Foi um momento tão bom, tão único, tão nosso, pois mesmo quem mora em Buenos Aires há muitos anos nunca tinha participado de uma ceia de Natal brasileira aqui. A ceia era nossa. Nossos sabores, cheiros e sensações. Nem o “Então é Natal…” da Simone ficou de fora. Lembro-me que tiramos uma foto tão alegre que resumia o nosso espírito naquela noite de Natal antecipada.

Leia também: Natal Pelo Mundo

Em dezembro farei a ceia novamente. Novos amigos estarão nela, já que a vida está sempre em movimento, e todos os que estiveram no ano passado também porque foi algo muito especial. Não importa onde estejamos, cada um leva sua cultura lá fundo do coração e em algumas ocasiões ela palpita muito forte e reunir os amigos que fizemos nesse novo país fará bem a todos os envolvidos. E com a história desta ceia que já está se tornando tradicional desejo a todos um Natal super lindo e um 2016 com muitas notícias boas, amor, paz e desejos realizados.

Related posts

Meu Natal e Ano Novo em Buenos Aires

Alice Trindade

Como sobreviver à crise na Argentina

Sara Martins

Machismo x feminismo na Argentina

Fabi Lima

6 comentários

iris Dezembro 14, 2015 at 1:39 am

Adorei o texto! Boas festas.

Resposta
Erika Martins Carneiro Dezembro 14, 2015 at 9:47 pm

Que lindo o seu post, Ina! Me emocionei! Ótima a sua ideia da ceia, acho que vou copiar por aqui, também.
Um beijo e feliz Natal para você e seus queridos no Brasil!

Resposta
Ina de Oliveira Dezembro 15, 2015 at 12:57 am

Que bom que gostaram do texto! No último sábado foi a segunda ceia de Natal que eu promovi e conseguiu ser ainda melhor que a primeira em alguns aspectos. Foi uma noite muito especial e emocionante. Todos vieram como se fosse o dia 24/12, capricharam nas roupas, nas comidas e nos presentes.Será o post para o próximo ano. 🙂

Resposta
Renata Salas Collazo Dezembro 15, 2015 at 1:52 pm

Ina, excelente idéia. Tenho a mesma sensação quando vai chegando dezembro, porque não tem nada mais animado do que Natal e Ano novo em família!!! Lindo post. E a mesa de Natal ficou show!!!

Resposta
gisaaltoe Janeiro 1, 2016 at 3:52 pm

Ina, adorei sua ideia! Quem fica longe da família nessa época realmente sente um vazio que, muitas vezes, não assumimos. Mas o cheirinho de farofa á capaz de milagres! hehehe Feliz Natal e Próspero Ano Novo! Sorte em 2016! bjoka

Resposta
Ina de Oliveira Janeiro 1, 2016 at 8:39 pm

Obrigada Gisele,
Espero que na ceia deste ano você esteja presente! Feliz 2016!!!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação