Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Comemorações Pelo Mundo»Festas em Barcelona
    Comemorações Pelo Mundo

    Festas em Barcelona

    Gleice Garcia SantiagoBy Gleice Garcia SantiagoJanuary 20, 2016Updated:July 22, 20172 Comments5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Se há uma coisa que não falta em Barcelona são festas. Desde que cheguei já fui a muitas, locais e regionais.

    No final de agosto teve a Festa Maior (“Festa Major”), que é realizada nos bairros e cada um segue uma tradição. É uma festa bem regional que acontece logo após as férias escolares – em Barcelona elas ocorrem de junho a agosto. Fui a 2 bairros: no bairro de Gracia, as ruas estavam enfeitadas com papéis, copos plásticos, bonecos e cada uma tinha um tema: as estações do ano, a rua Japonesa, a rua do teatro, dentre outros.

    (Fonte: acervo pessoal)
    (Fonte: acervo pessoal)

    Em um bairro vizinho, a festa foi feita dentro de um parque onde houve shows de bandas locais, brinquedos para as crianças, comidas, teve o desfile dos gigantes (as pessoas esperam na calçada os gigantes passarem pelas ruas) e a queima de fogos de artifício.

    O 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, também é comemorado aqui pelos brasileiros. A festa geralmente é no Parc del Fórum, com barracas de comidas típicas, shows com bandas brasileiras e convidados especiais. Tanto brasileiros e estrangeiros quanto os moradores da cidade participam da festa. Caso você esteja com saudades de comer açaí, brigadeiro, feijoada e outros pratos do Brasil, é uma boa ocasião para saborear a comida típica brasileira.

    Dia 11 de setembro é o Dia Nacional da Catalunha (Diada de la Catalunya), a festa geralmente acontece na Praça Catalunya, onde encontramos as fontes no bairro de Montjuic. Este ano, mais de 1,4 milhões de pessoas compareceram ao local. É o 4º ano consecutivo em que as pessoas se reúnem na Avenida Meridiana e pedem pela independência da Catalunha.

    No final de setembro houve a Festa das Uvas (“Festa del Most a Can Barra”), na qual uvas são colocadas em uma área de concreto para serem pisoteadas pelas crianças. Do líquido que sai é feita uma bebida alcoólica conhecida aqui por Mistela; parece um vinho doce e claro. No local há um pequeno museu que conta a história dos primeiros semeadores.

    (Fonte: acervo pessoal)
    (Fonte: acervo pessoal)
    (Fonte: acervo pessoal)
    (Fonte: acervo pessoal)

    No fim de outubro o Hallowen também é comemorado por aqui, porém é mais comum nas escolas, onde as crianças vão com pintura no rosto. É possível comprar fantasias em mercados e lojas. A festa não é tão grande quanto na América, mas passou a ser celebrada por aqui também.

    Logo na sequência, no começo de novembro, tem a Festa das Castanhadas (“Festa de la Castanyada”), que é a comemoração dos Dia de Todos os Santos ou o Dia de Finados, que por aqui acontece em 1º de novembro. Antigamente, na Idade Média, as pessoas passavam a noite em vigília pelos mortos e, para não dormirem, comiam castanha, boniato e bebiam vinho. Nas praças, é comum ver as castanhas serem tostadas em uma panela coberta por folhas direto ao fogo, para depois serem servidas em um cone de jornal. Para comer basta apertar a casca. São muito boas e se comidas ainda quentes, ficam ainda mais saborosas.

    (Fonte: acervo pessoal)
    (Fonte: acervo pessoal)
    (Fonte: acervo pessoal)
    (Fonte: acervo pessoal)

    Também é comum ver os “boniatos” assados, um tipo de batata doce, mas bem laranja. Com ele são feitos vários doces típicos que são chamados de panellets. Esses doces são vendidos em supermercados e em padarias e existem de vários sabores e formas.

    (Fonte: acervo pessoal)
    (Fonte: acervo pessoal)

    É possível assar as castanhas em casa, usando uma panela própria que já é toda furada e que vai direto ao fogão ou à churrasqueira. Faz um pouco de sujeira no fogão, pois a casca vai queimando e soltando pedaços, mas o cheiro de castanha quente que fica depois é delicioso e especial.

    No final de novembro teve o 1º Festival de Inverno Cultural Brasil Barcelona. Foi uma festa com comidas e bebidas típicas brasileiras, shows de cantores brasileiros – como Dudu Nobre – e até um pouco de samba no final. O evento aconteceu dentro de um ginásio esportivo, num domingo, com o intuito de integrar e promover a cultura brasileira para os catalães e demais turistas de Barcelona.

    Sobre o Natal, os dias 24 e 25 são passados junto com a família. Há também uma tradição antiga, chamada Caga Tió, que é um tronco de madeira, esculpido com cara e patas, coberto com um manto vermelho. O objetivo é que as crianças batam nele para que doces e balas caiam.

    Dia 26 de dezembro é dia de Santo Esteban e também é bem comemorado por aqui.

    No dia 6 de janeiro, que é o Dia de Reis, as famílias se reúnem para trocar presentes, pois aqui não se troca presentes no Natal, mas sim nesse dia. Existe um doce típico chamado Roscón de Reyes que é comido nesse dia e também há festas nas ruas, onde os 3 reis magos vêm em carros alegóricos enfeitados, jogam balas para as crianças, cantam música e dançam. É um dia mais especial para as crianças.

    E essas são apenas algumas das festas que acontecem por aqui!

    Textos relacionados

    • O que mudou depois que eu mudei de país
    • Manicures em Barcelona
    • Entendendo Barcelona
    • Estações do Ano na Espanha
    • Aprender Catalão
    • Morar fora do Brasil: minhas percepções
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    Barcelona espanha
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Gleice Garcia Santiago
    • Website

    Gleice é paulista da capital, Arquiteta e Urbanista formada pelo Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo com MBA em Gestão de Escritórios de Arquitetura e Design de Interiores pela FGV de São Paulo. É neta de espanhóis de Sevilha e Granada e mora em Barcelona desde Julho de 2015.

    Related Posts

    Rota pelos mercados municipais de Valência: entre cores e sabores

    November 8, 2021

    Refugiados LGBTQIA+ acolhidos na Espanha

    September 13, 2021

    O universo das startups em Valência – Espanha

    August 2, 2021

    2 Comments

    1. Angela Camolese Nespoli on January 24, 2016 2:31 pm

      Olá Gleice! Ando muito aflita com a situação do Brasil, e minha profissão é Design de Interiores, e o idioma espanhol é de domínio fluente. Há 2 anos venho pensando em ir-me daqui para Espanha, mas como tenho uma filha, procrastinei a decisão. Como está o mercado de trabalho nesta área? Grata!
      Cordialmente,
      Angela Camolese

      Reply
      • Gleice Garcia Santiago on January 24, 2016 2:51 pm

        Olá Angela, tudo bem?
        Tenho entendido que eles buscam pessoas que tenham um ingles fluente também, além do castelhano e em alguns casos do catalão. Vagas de trabalho tem, mas ainda não consigo te dizer o que eles querem de fato, pois muitas vezes a experiência é totalmente correspondida, mas alguma coisa não atende. Também é necessária a homologação do diploma, para design não sei como é o trâmite, sei que para arquitetura é bem burocrático. Depois da crise de 2009, a área de construção foi bem abalada por aqui e ainda não está normalizada. Para ter uma idéia das vagas, veja o site da Infojobs. Espero ter te ajudado! Boa sorte!

        Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.