BrasileirasPeloMundo.com
Holanda

Festivais de verão na Holanda

Festivais de verão na Holanda

Oficialmente junho é o mês que começa o verão na Europa, dia 21 para ser mais exata. Digo oficialmente porque é o dia em que os calendários devem mudar para a “folhinha” do verão, porém ninguém avisou o belo clima europeu que ele deve mudar também então, não necessariamente o verão chegará arrasando corações e tostando geral nas praias. Pelo menos não aqui no norte da Europa. Aqui quase sempre dá para andar descalço no asfalto.

Ai ai..O negócio é tão grave que eles possuem uma peça do guarda-roupa chamada de “jacket de verão” (juro que a tradução literal é essa). A primeira vez que ouvi essa expressão me imaginei no verão do Brasil usando uma jaqueta. Na verdade, comecei a suar só de imaginar. Triste fim. Porém nem tudo está perdido minha gente! Existem dias em que as temperaturas passam dos 25 graus e, apesar do verão não trazer sempre o sol, ele traz os festivais. E são várias as opções! Então vamos às opções porque aqui tem para todos os gostos!

Leia também: Custo de vida em Amsterdã

No começo de junho temos o Vlaggetjesdag, ou Dia da bandeira. Mas pera! Será que eles cantam o hino também? Gente, salva de palmas para aqueles que lembram como começa a Hino da bandeira. Valendo..Enquanto você quebra a cabeça para lembrar do “Salve lindo pendão da esperança” vou contar um pouco sobre esse festival. Ele acontece entre os dois primeiros finais de semana de junho. Mas sabe porque eles não cantam o hino? Porque na verdade esse festival celebra o início da temporada do “herring”, aquele peixe cru que me dá arrepio só de pensar em comer e eles amam. O festival acontece em Scheveningen e é um misto de música, open peixes, bebidas, passeios de barco, barcos em miniatura e muito mais! E aparentemente tem um momento em que geral como “herring” junto. Deve ser, no mínimo, divertido de ver! Desespero só de pensar, mas enfim.

O próximo festival famoso chama Pinkpop que é um festival de pop e rock considerado um dos mais antigos do mundo! E não, apesar de ter “pink” no nome, isso não tem nada a ver com a celebração da cor, mas sim com o “Pinksteren” que é a celebração de “Pentecostes” que ocorre 50 dias depois da páscoa. Alguns podem estar pensando “ué, mas um feriado religioso celebrado assim com música, festa e bebida?”. Mas calma, não é muito diferente da nossa festa junina, né? Nossa, saudades festa junina. Nostalgias a parte, artistas do mundo todo vem para esse festival que ocorre na cidade de Landgraaf em Limburg e esse ano tem em seu line-up Pearl jam, Foo Fighters e Bruno Mars, por exemplo. São três dias de festa no sul do país com direito a 4 palcos separados então, se animou, corre para o site para ver como conseguir um ingresso!

Agora, se o sul parece um pouco longe, existem opções mais próximas também. O Holland Festival é um festival dedicado às artes cênicas e ocorre nas cidades de Amsterdam, Rotterdam, Haia e Utrecht. Então assim, não só é possível assistir ópera, dança, teatro, mas também é uma ótima oportunidade para conhecer as principais salas de teatro do país e tenho certeza que isso é uma experiência imperdível! E sabe do melhor? O festival dura o mês inteiro e tem algumas atrações de graça. Mas assim, veja direito o que é de graça, porque pode ser que o que é de graça é uma peça totalmente em holandês o que é ótimo cara você seja um amante da língua ou o mito da criatividade.

Leia também: Os festivais de verão na Finlândia!

Quando falei que as opções eram bem variadas, o negócio era sério. A próxima opção é uma corrida nos canais da cidade de Haarlem conhecida como Grachtenloop (Grachten significa canal e a pronúncia seria algo parecido com “rararritem” seguido de tosse). A parte especial dessa corrida é que a rota passa por vários pontos turísticos e culturais da cidade e vai beirando os belos canais. Aos interessados, o mapa do trajeto já está disponível no site.

Agora calma, preciso avisar uma coisa. Em julho vai aparecer no seu campo de visão um festival chamado Rotterdam Summer Carnival. Quando você vir essa placa, favor virar para o outro lado. Não é brincadeira. Ano passado eu vi esse anúncio e pensei “MEU DEUS CARNAVAL”. Ai respirei e pensei novamente “calma Roberta, segura a emoção que óbvio que não será como nosso carnaval”. Ok, eu estava preparada para não ser nosso Carnaval, disso eu já sabia. Mas o festival não vale a pena. Vai ter uma multidão nas ruas, carros alegóricos fracos andando na velocidade lesma “modo on” e música que as vezes parece Carnaval e muitas outras vezes não é possível identificar o estilo. Então conselho? Aproveite seu tempo com outra coisa, porque de verdade, não vale a pena. Mas para não acabar com a imagem de Rotterdam, darei créditos ao festival de jazz (que nunca fui mas ouvi que é muito bom) e acontece durante três dias na arena de esportes Rotterdam Ahoy.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Holanda

Agosto chegará chegando com a Parada do Orgulho Gay e um dia de muita animação, boa música, clima tranquilo e barcos para perder de vista nos canais de Amsterdam. Open cores, plumas, fantasias, coreografias e festividade. Mas para os que odeiam multidão, nem pensem em ir. Tem pessoas saindo de dentro do bueiro, sério. Juro que ano passado fecharam uma rua porque tinha gente desmaiando de tanto calor. Me ajuda! Mas os palcos espalhados pela cidade e as escolhas musicais são um prato cheio para os amantes de pop e bons clássicos da era de Britney Spears e Backstreet Boys.

Além disso, agosto traz o Vuurwerk Festival – Festival de Fogos de Artifício em Scheveningen. Nunca passei tanto frio na vida (aviso aos navegantes). Ventos para todos os lados na praia enquanto esperávamos os fogos começarem. A competição é entre dois países por noite durante dois ou três finais de semana e no fim de tudo um deles é coroado vencedor. A experiência é legal, mas os fogos não são nada de mais para ser sincera. Então cuidado com as expectativas.

Viu como a Holanda é eclética? Aqui você encontra desde festivais para celebrar peixe cru, mês de ópera e teatro, corrida para ver a cidade e parada gay. Não sei se tem sol, mas criatividade, animação e cerveja…aaaaah isso tem de sobra! Então, prepara a jaqueta de verão e saia para a rua!

Bedankt em tot ziens!

Related posts

Exames de Idioma na Holanda

Cintia Beatrice

Bicicletas, ­um estilo de vida na Holanda

Helena Eher

Como procurar emprego na Holanda

Fernanda Campestrini

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação