BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo MundoJapão

Festivais no Japão

Festivais no Japão.

O Japão e um país cheio de rituais,  do início ao final do ano.  São vários festivais. Resolvi escrever um pouco sobre os festivais que acontecem durante o ano todo.

Janeiro

O Shogatsu celebrando o início do ano onde trocam se cartões de ano novo e varias comidas que se serve para dar boa sorte ao novo ano. Também costuma se visitar templos para pedir que o próximo ano seja melhor e deixar la também os amuletos do ano anterior.

Segunda segunda-feira do mês:

Seijin-no-hi (dia da maioridade). Os jovens que completam 20 anos celebram a chegada da vida adulta..

Fevereiro

Setsubun – Festival de jogar favas (feijões) – Tradição para espantar maus espíritos.

Março

Hina Matsuri – Dia 03 – Dia das Meninas.

Grandes exposições de bonecas que levam de geração em geração, quando chega inicio de marco ficam expostas em lojas ou ate em mercados. E no primeiro degraus são expostos também o casal imperial, que tem grande importância em tudo por aqui.

Leia sobre: Dá para morar no Japão sem saber japonês?

Shunbun-no-hi – Dia 21 – Dia do Equinócio da Primavera o dia que inicia a Primavera aqui no Japão.

Abril

Golden Week – Semana Dourada. Semana que todos viajam.

Midori-no-hi – Dia 29 Dia do Verde – Era o dia do aniversário do Imperador anterior (Showa), que foi um grande admirador da natureza e por isso e comemorado em sua homenagem,  “O dia do Verde”.

Maio

Kenpo Kinenbi –Dia 3: Dia da Constituição.

Kodomono-hi – Dia 5: Dia das Crianças  Festival dos meninos.

Julho

Tanabata – Dia 7: Festival das Estrelas –  Tem uma história bonita, que conta que duas estrelas que moram de lados opostos da galáxia e se encontram apenas uma vez por ano, que costuma ser no dia 7 de Julho, pois e o sétimo dia do sétimo mês.

Agosto

Festival Bon – Dia 13 a 16 – Uma importante tradição em honra aos ancestrais. A maioria dos japoneses prefere tirar férias de verão nesta época.

Setembro

Shubun-no-hi – 23 – Dia do Equinócio do Outono.

Novembro

Bunka-no-hi – Dia 3 de setembro –  Dia da Cultura.

Shichi-go-san – Dia 15 – Neste dia as pessoas vão aos templos para desejarem crescimento saudável para meninas de sete anos, meninos de 5 anos e meninas de 3 anos

Tennou-tanjoubi – 23 de novembro – Aniversário do Imperador.  O único dia que o palácio imperial e aberto para visitação e o casal real aparece na varanda. Um dia importante por aqui.

Dezembro

 Natal – O Natal aqui e mais comercial do que religioso, embora tenha varios japonêses católicos, que celebram a data. Um pouco diferente do Brasil até por conta do clima.

Ōmisoka ( 大晦日 ) , véspera de Ano Novo , é o segundo dia mais importante na tradição japonesa , pois é o último dia do ano velho e véspera de Ano Novo . E como em todo o mundo, se come alguns alimentos que acreditam trazer sorte no próximo ano. Um deles e o mochi feito com massa de arroz.

E com isso acaba o ano, recomeçando as comemorações novamente em Janeiro!

Related posts

Natal no Japão

Alessandra Ozbir

Principais acontecimentos na Suécia em dezembro

Juliana Teles

JMJ/Cracóvia 2016

Valéria Oliveira Szewczyk

7 comentários

Ju January 9, 2014 at 6:01 pm

Parabéns pelo texto Emilia… Japão é lindo de mais… amei visitar Kyoto e Tokyo durante a estação do florescer das cerejeiras….. e espero voltar no outuno um dia….. adorei a história do festival das estrelas… abraços…

Resposta
Emilia Hanashiro January 11, 2014 at 1:48 am

Eu também ainda não fui a Kyoto no Outono e já programei ir este ano, obrigada pelo comentário, bjs.

Resposta
Ana Carina January 14, 2014 at 10:26 pm

Emilia, amei o post com o resumão dos dias festivos!!
Agora me conta, é feriado em todos estes dias?ou dia normal e comemoração, pós expediente??
Beejos!

Resposta
Emilia Hanashiro January 20, 2014 at 11:37 pm

Sim a maioria e feriado em vermelho no calendário, com algumas exceções como por exemplo: do festival de Tanabata comemorado em dias diferentes em cada região do Japão e aqui em Kamisu e comemorado no inicio de agosto e são dois dias de festa bem aqui perto de onde moro.

Resposta
Ana Cristina Kolb January 16, 2014 at 4:45 pm

Emilia querida, muito interessante ver todos os festivais em um post! Adorei, ainda nao visitei o Japao, e esta na minha listinha ha algum tempo, mas pelo que parece o “Chronos” + tempo sequencial e tangível, que planejei ainda não bateu com o “äion”, tempo de Deus, eu como aikidoka e praticante da cerimonia de Chá japonesa, tenho como objetivo ir como “UCHI-DESHI’ em um dojo e aproveitar pra fazer também alguns cursos na arte de servir chá japonesa, adoro esta cultura onde modernidade e tradicional co-habitam! Gostei muito do texto, voce poderia contar mais sobre Shichi-go-san , porque crianças nestas idades especificas? Bjus e paragens! Arigatou gozaimasu

Resposta
Emilia Hanashiro January 20, 2014 at 11:48 pm

Sim o Shichi-go-san e um festival e não e feriado mas bastante comemorado pelos pais que tem filhos de sete , cinco e três anos , pois acredita se que os números impares traz boa sorte e e comemorado no dia 15 de novembro. com visita ao templo p pedir saúde,boa sorte e expulsar os espíritos malignos.
tem tambem todo um ritual usando kimono com obi tradicional e nao um simples cordao, e os meninos tambem usam hakama pela primeira vez. Enfim por aqui sempre existe um ritual para tudo. bjs.

Resposta
Japão – Fazendo e Contando Histórias do Brasil March 17, 2014 at 10:37 am

[…] Leia mais sobre o Japão! […]

Resposta

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação