BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Japão

Festivais no Japão

Festivais no Japão.

O Japão e um país cheio de rituais,  do início ao final do ano.  São vários festivais. Resolvi escrever um pouco sobre os festivais que acontecem durante o ano todo.

Janeiro

O Shogatsu celebrando o início do ano onde trocam se cartões de ano novo e varias comidas que se serve para dar boa sorte ao novo ano. Também costuma se visitar templos para pedir que o próximo ano seja melhor e deixar la também os amuletos do ano anterior.

Segunda segunda-feira do mês:

Seijin-no-hi (dia da maioridade). Os jovens que completam 20 anos celebram a chegada da vida adulta..

Fevereiro

Setsubun – Festival de jogar favas (feijões) – Tradição para espantar maus espíritos.

Março

Hina Matsuri – Dia 03 – Dia das Meninas.

Grandes exposições de bonecas que levam de geração em geração, quando chega inicio de marco ficam expostas em lojas ou ate em mercados. E no primeiro degraus são expostos também o casal imperial, que tem grande importância em tudo por aqui.

Leia sobre: Dá para morar no Japão sem saber japonês?

Shunbun-no-hi – Dia 21 – Dia do Equinócio da Primavera o dia que inicia a Primavera aqui no Japão.

Abril

Golden Week – Semana Dourada. Semana que todos viajam.

Midori-no-hi – Dia 29 Dia do Verde – Era o dia do aniversário do Imperador anterior (Showa), que foi um grande admirador da natureza e por isso e comemorado em sua homenagem,  “O dia do Verde”.

Maio

Kenpo Kinenbi –Dia 3: Dia da Constituição.

Kodomono-hi – Dia 5: Dia das Crianças  Festival dos meninos.

Julho

Tanabata – Dia 7: Festival das Estrelas –  Tem uma história bonita, que conta que duas estrelas que moram de lados opostos da galáxia e se encontram apenas uma vez por ano, que costuma ser no dia 7 de Julho, pois e o sétimo dia do sétimo mês.

Agosto

Festival Bon – Dia 13 a 16 – Uma importante tradição em honra aos ancestrais. A maioria dos japoneses prefere tirar férias de verão nesta época.

Setembro

Shubun-no-hi – 23 – Dia do Equinócio do Outono.

Novembro

Bunka-no-hi – Dia 3 de setembro –  Dia da Cultura.

Shichi-go-san – Dia 15 – Neste dia as pessoas vão aos templos para desejarem crescimento saudável para meninas de sete anos, meninos de 5 anos e meninas de 3 anos

Tennou-tanjoubi – 23 de novembro – Aniversário do Imperador.  O único dia que o palácio imperial e aberto para visitação e o casal real aparece na varanda. Um dia importante por aqui.

Dezembro

 Natal – O Natal aqui e mais comercial do que religioso, embora tenha varios japonêses católicos, que celebram a data. Um pouco diferente do Brasil até por conta do clima.

Ōmisoka ( 大晦日 ) , véspera de Ano Novo , é o segundo dia mais importante na tradição japonesa , pois é o último dia do ano velho e véspera de Ano Novo . E como em todo o mundo, se come alguns alimentos que acreditam trazer sorte no próximo ano. Um deles e o mochi feito com massa de arroz.

E com isso acaba o ano, recomeçando as comemorações novamente em Janeiro!

Related posts

Mortens aften, a preparação para o Natal na Dinamarca

Cristiane Leme

Curiosidades sobre o St. Patrick’s Day

Gabrielle Figueiredo

O fim do Eldorado japonês

Alessandra Ozbir

7 comentários

Ju Janeiro 9, 2014 at 6:01 pm

Parabéns pelo texto Emilia… Japão é lindo de mais… amei visitar Kyoto e Tokyo durante a estação do florescer das cerejeiras….. e espero voltar no outuno um dia….. adorei a história do festival das estrelas… abraços…

Resposta
Emilia Hanashiro Janeiro 11, 2014 at 1:48 am

Eu também ainda não fui a Kyoto no Outono e já programei ir este ano, obrigada pelo comentário, bjs.

Resposta
Ana Carina Janeiro 14, 2014 at 10:26 pm

Emilia, amei o post com o resumão dos dias festivos!!
Agora me conta, é feriado em todos estes dias?ou dia normal e comemoração, pós expediente??
Beejos!

Resposta
Emilia Hanashiro Janeiro 20, 2014 at 11:37 pm

Sim a maioria e feriado em vermelho no calendário, com algumas exceções como por exemplo: do festival de Tanabata comemorado em dias diferentes em cada região do Japão e aqui em Kamisu e comemorado no inicio de agosto e são dois dias de festa bem aqui perto de onde moro.

Resposta
Ana Cristina Kolb Janeiro 16, 2014 at 4:45 pm

Emilia querida, muito interessante ver todos os festivais em um post! Adorei, ainda nao visitei o Japao, e esta na minha listinha ha algum tempo, mas pelo que parece o “Chronos” + tempo sequencial e tangível, que planejei ainda não bateu com o “äion”, tempo de Deus, eu como aikidoka e praticante da cerimonia de Chá japonesa, tenho como objetivo ir como “UCHI-DESHI’ em um dojo e aproveitar pra fazer também alguns cursos na arte de servir chá japonesa, adoro esta cultura onde modernidade e tradicional co-habitam! Gostei muito do texto, voce poderia contar mais sobre Shichi-go-san , porque crianças nestas idades especificas? Bjus e paragens! Arigatou gozaimasu

Resposta
Emilia Hanashiro Janeiro 20, 2014 at 11:48 pm

Sim o Shichi-go-san e um festival e não e feriado mas bastante comemorado pelos pais que tem filhos de sete , cinco e três anos , pois acredita se que os números impares traz boa sorte e e comemorado no dia 15 de novembro. com visita ao templo p pedir saúde,boa sorte e expulsar os espíritos malignos.
tem tambem todo um ritual usando kimono com obi tradicional e nao um simples cordao, e os meninos tambem usam hakama pela primeira vez. Enfim por aqui sempre existe um ritual para tudo. bjs.

Resposta
Japão – Fazendo e Contando Histórias do Brasil Março 17, 2014 at 10:37 am

[…] Leia mais sobre o Japão! […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação