BrasileirasPeloMundo.com
Cinema Pelo Mundo República Tcheca

Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary

Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary.

Na primeira semana do mês de julho deste ano, do dia 1º. ao dia 9, acontecerá a 51ª. edição do Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary na República Tcheca. Mais uma vez, este festival, que é considerado um dos mais importantes festivais de cinema da Europa central e Europa do leste, vai apresentar aproximadamente 200 filmes de diversas categorias e de nacionalidades distintas na sua programação. O programa oficial ainda não foi publicado, apenas o catálogo de filmes está disponível no site oficial do festival – sua publicação está programada para os próximos dias. Enquanto o festival não começa, vamos conhecer um pouco mais sobre a história deste evento do cinema tcheco e é, claro, de Karlovy Vary, cidade onde acontece o festival a cada ano.

O FESTIVAL

Apesar de ser um dos festivais de cinema mais antigos e conhecidos da Europa, o Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary operou durante 40 anos sob o regime socialista da antiga Tchecoeslováquia, o que o deixou um pouco esquecido por todos e somente a partir de 1994 que ele voltou a despertar o interesse do público e da indústria do cinema internacional. Desde então, este festival tornou-se cada vez mais popular e a cada ano aumenta o número de visitantes e de filmes apresentados para o público.

Entre as competições de filmes, uma das mais destacadas é a “East of the West”, para os filmes da Europa do leste e central, países balcãs, Grécia, Turquia e os países da antiga União Soviética; já que o festival em Karlovy Vary busca promover a indústria cinematográfica desses países, que muitas vezes não recebem muitos investimentos neste setor e acabam não se desenvolvendo muito dentro do mercado e até mesmo dentro do próprio país.

Alguns cartazes dos filmes apresentados durante o festival no ano de 2015. Foto: acervo pessoal.
Alguns cartazes dos filmes apresentados durante o festival no ano de 2015. Foto: acervo pessoal.

Muitos dos filmes que são apresentados durante o festival chegam aos cinemas do circuito aberto. Para incentivar este processo, muitos cinemas daqui da República Tcheca possuem uma sala especial somente para os filmes apresentados primeiramente nos festivais do mundo inteiro. Durante os dias de festival, Karlovy Vary vira uma cidade totalmente dedicada ao cinema, com aproximadamente 14 salas de apresentações dos filmes, diversos eventos na rua, premiações, exposições, workshops, encontros com os atores e diretores…

Mais de 300 diretores internacionais de cinema já passaram por aqui. São eles e os inúmeros atores, funcionários, jornalistas, apresentadores, patrocinadores e o público que fazem com que este festival aconteça, seja possível e se torne maior e mais popular a cada ano que passa.

O CINEMA TCHECO

Talvez este não seja um fato muito conhecido mundo afora, mas a verdade é que a República Tcheca produz um grande número de filmes anualmente. A história do cinema tcheco começa durante a época do Império Austro-Húngaro, mas foi mesmo durante a década de 60 que a indústria mais se destacou com suas produções cinematográficas – até o ano de 1968, quando cessaram-se as produções devido à invasão soviética no país.

Após o termino do regime comunista, o cinema tcheco sofreu dificuldades para retomar as suas produções: nesta época, já havia muitos filmes estrangeiros de ótima qualidade e uma situação mais estável lá fora do que aqui no país. Além disso, não era fácil financiar as produções locais, e infelizmente continua não sendo até os dias de hoje. No entanto, há muito incentivo por parte do público e aos poucos, as condições vão melhorando.

KARLOVY VARY

Localizada no oeste da República Tcheca, Karlovy Vary fica a aproximadamente 120 km de Praga e é a cidade mais famosa de banhos termais do país, que prometem tratar diversas doenças em quem se banha ou bebe das suas águas. Desde 1947, Karlovy Vary recebe o Festival Internacional de Cinema, mas além deste grande evento anual, vale a pena saber que lá também é onde produzem a Becherovka (um licor tcheco feito à base de ervas) e boa parte dos produtos de cristal tcheco. É uma cidade bem turística, com uma ótima estrutura para quem a visita e cheia de atrações. O Festival Internacional de Cinema é um complemento e uma boa época para visitar a cidade, mas a verdade é que a viagem até lá vale a pena em qualquer época do ano.

Karlovy Vary no verão durante o festival de cinema. Foto: acervo pessoal.
Karlovy Vary no verão durante o festival de cinema. A cidade é linda em qualquer época do ano. Foto: acervo pessoal.

Informações práticas sobre o festival:

As entradas podem ser reservadas online ou podem ser compradas na hora, dependendo da disponibilidade de cada sessão. A procura é grande, então é melhor comprar com antecedência para não ficar sem nada. Todas as informações sobre a programação, catálogo de filmes e categorias e reservas estão disponíveis na página oficial do festival aqui (em tcheco e em inglês).

Related posts

República Tcheca – No Coração de Praga

Giselle Antunes

Transporte público em Praga

Isadora Costa

6 lugares para passar o dia perto de Praga

Isadora Costa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação