BrasileirasPeloMundo.com
Filipinas

Filipinas – O Custo de Vida em Manila

Recebi mensagens de alguns loucos algumas pessoas perguntando sobre o custo de vida em Manila. Antes de fazer uma lista de preços, é importante ressaltar que custo de vida tem tudo a ver com estilo de vida e o meu pode ser bem diferente dos demais.

Particularmente, não vejo Manila como uma cidade barata para expatriados que querem viver como um, já que os bairros escolhidos são mais caros assim como os itens básicos de consumo que diferem bastante dos de um filipino. Caso se queira viver como um filipino, muitos itens da minha lista não poderão ser levados em consideração.

PS: Os preços listados estarão em pesos filipinos, a moeda local. Para facilitar o pensamento, uso a conversão R$ 1,00 = PHP 20, mas visitem o OANDA para informações atualizadas.

MORADIA:
Depende de como e onde se quer morar. Nas “bolhas”, onde se concentram estrangeiros e filipinos de classe média-alta, o aluguel mensal de um apartamento de um dormitório mobiliado varia de PHP 20,000.00 a 45,000.00, chegando ao absurdo de PHP 90,000.00, dependendo do tamanho da unidade, da localização e da sua decoração. Ao alugar o apartamento, é padrão pagar dois meses de aluguel adiantados mais dois meses de depósito, mas existem proprietários, principalmente nas regiões de Fort Bonifacio, Salcedo Village, Legazpi (em Makati) e Rockwell que costumam cobrar um ano de aluguel adiantado.

fort bonifacio e makati_filipinas_brasileiras pelo mundo_tati sato
Fort Bonifacio (acima) e Makati (abaixo)

MÓVEIS, APARELHOS DOMÉSTICOS E ELETRÔNICOS: no site da Abenson, uma loja de eletrodomésticos
Colchão: PHP 10,000.00
Cama-box (com colchão): PHP 15,000.00
Geladeira: PHP 10,000.00
Ar-condicionado (fundamental): PHP 8,000.00
Máquina de lavar (automática – vai por mim, você não vai querer uma semi-automática): PHP 10,000.00
Televisão: PHP 7,000.00, flatscreen

MERCADO & HIGIENE: Aqui, o terreno é traiçoeiro. A longganisa, por exemplo, a linguiça local, é doce então sempre opto pela importada (estilo kielbassa). Um bom mercado para estrangeiros é o Rustan’s, mas o Shopwise e o Robinson’s são boas opções também.
Arroz: PHP 80/kg
Pão de forma (estilo pão Pullman): PHP 65
Baguette (vendida nas poucas padarias que há): PHP 68 (na French Bakery) a PHP 95 (na Wildflour)
Uva: PHP 265/kg
Queijo havarti: PHP 230/dez fatias
Vinho: a partir de PHP 300, um chileno razoável.
Sabão em pó (Ariel): PHP 400/kg
Desodorante Nivea: PHP 200
Sabonete líquido (na Watson’s, uma farmácia local): PHP 159 (pague um, leve dois)

SERVIÇOS: isso sim é bastante barato por aqui. Como em todos os países de subdesenvolvidos, os itens de consumo costumam ser caros, mas a mão de obra é bastante barata.
Faxineira semanal: PHP 500 (para um apartamento de dois dormitórios, por 3 ou 4 horas)
Empregada (mensal): PHP 10,000.00, caso ela fale inglês e a moradia e comida estejam incluídos.
Massagem: a partir de PHP 250/hora. E existem lugares que fazem home service por esse preço. Se você não tiver medo que roubem tudo que você tem enquanto está deitado e relaxado, vale à pena. Eu já provei.
Manicure e Pedicure: a partir de PHP 650, no Diva’s Nail Bar
Corte de cabelo: a partir de PHP 250 em um bom cabeleireiro (PHP 350 no que vou). Se for barbearia, o corte cai para PHP 50 ou menos.

GASTOS MENSAIS:
Luz: depende do uso do ar-condicionado. Gasto entre PHP 1,500.00 (em dezembro) a PHP 4,000.00 (março e abril)/mês.
Água: pago para o meu condomínio. Pago até PHP 1,500.00/mês.
TV: SkyCable sai por PHP 1,500/mês
Internet: o plano da Globe de 3Mb sai por PHP 1,995.00
Celular: o meu é pré-pago – carrego entre PHP 500 e 700/mês e pago PHP 299 por um plano com direito a 700Mb de transmissão de dados e free Facebook. As companhias (Globe e Smart são as maiores), no entanto, oferecem contratos de dois anos no caso de IPhones e outros celulares de última geração.
Plano de Saúde: fornecido pela empresa (e descontado do salário).

IMPOSTOS:
O IVA (Imposto sobre Valor Agregado) é 12%, mas o imposto retido sobre o salário chega a 30% do bruto. Como estrangeiro, é provavelmente isso que irão reter do seu salário.

LAZER E CULTURA:
Cinema:
• Normais: em torno de PHP 250
• Com lazyboys (refrigerante e pipoca estão incluídos): PHP 500
• 4D (sem pipoca): PHP 400

Viagens: passagens aéreas, se compradas em companhias low costs com antecedência, saem baratas (e existem muitas promoções). Uma viagem ida-e-volta para Hong Kong, pela Cebu Pacific, sai em torno de PHP 5,000.00.

Restaurantes: pode-se gastar de PHP 80 a PHP 4,000.00 por refeição. A maioria dos lugares cobra serviço (10% em cima do valor, sem o IVA). Como indicadores:
McDonalds: a refeição do BigMc com Coca e batata média sai por PHP 155
El Chupacabra: um bar que serve comida tex-mex que adoro. Frequentado por muitos estrangeiros, o street taco (com tortilla mole) custa a partir de PHP 95 e o burrito de carne moída sai por PHP 190.

El Chupacabra: tacos moles, o de gambas a la diabla, acima, e o de pollo asado, abaixo.
El Chupacabra: tacos moles, o de gambas a la diabla, acima, e o de pollo asado, abaixo.

Early Bird Breakfast Club: uma refeição (salada de aspargos dividida, um prato principal e bebida) fica entre PHP 600 a PHP 1,000.00/pessoa.

Early Bird Breakfast Club
Early Bird Breakfast Club

Barcino’s: comida espanhola de boa qualidade. O brunch buffet aos domingos sai por PHP 1,400.00/pessoa (com direito à café, vinho tinto, sangria e cava, paella, frios e queijos espanhóis, croquetas, pratos quentes e sobremesa – tudo à vontade), com o serviço e IVA já incluídos.
Sofitel: o brunch buffet sai por PHP 4,000.00/pessoa.

Balada: alguns lugares não cobram entrada e o preço das bebidas depende de onde se vai.
Bucket com seis garrafas (San Miguel): entre PHP 250 e PHP 350 na maioria dos bares de Eastwood e Ortigas.
Rum Bacardi: PHP 2,880.00 (a garrafa) no Gramercy, um dos nightclubs sofisticados da cidade. O shot de lemon drop (limão e vodka embora chame de vodka drop porque contém um drop de vodka) no mesmo lugar sai por PHP 220. O serviço está excluído.

Livros (literatura): a partir de PHP 700.
Academia: uma boa academia sai entre PHP 3,000.00 e PHP 4,000.00/mês.

TRANSPORTE:

jeepney_filipinas_brasileiras pelo mundo_tati satoJeepneys: PHP 7 o trajeto.
Ônibus (particulares): depende do trajeto. De Eastwood até Fort Bonifacio: PHP 19.
Táxis: o meio de transporte mais comum entre os estrangeiros. Um trajeto de 10km sai entre PHP 150 e PHP 170, depende do trânsito e da gorjeta.

Related posts

Filipinas – Homem Branco Solteiro Procura…

Tati Sato

Filipinas – A Nação Halo-Halo

Tati Sato

Comida e as Filipinas

Tati Sato

24 comentários

ackolb Novembro 12, 2014 at 9:23 pm

Tati minha linda, voce é como uma flama que chega incendiando a gente de tanto rir! Eu adoro seus textos!!! Fan de carteirinha! 🙂 Adorei a lista e os comentarios sobre os produtos! kkkkkk, eu também acho muito engraçado esta pergunta sobre “custo de vida” adorei a reflexao a “estilo de vida” kkkkkk a questao é que os preços sozinhos nao dizem nada se nao levarmos em consideraçao os salarios do pais onde vivemos, voce aqui deu otimas informaçoes inclusive sobre valor de impostos e taxas! BRAVO!!! Adorei!!!!! Namasté

Resposta
[email protected] Novembro 28, 2014 at 3:52 am

Oi Tati, obrigada pelas informações. Tenho planos de ir as Filipinas em breve para fazer entrevistas (afirmam a necessidade do face to face)…você teria alguma dica de quarto para alugar (um mês, a principio) em qualquer lugar em Manila? Obrigada /Bjs. Lea

Resposta
Tati Sato Dezembro 3, 2014 at 12:30 pm

Oi Lea, não conheço quartos para alugar, mas depende muito do budget que você tem disponível. Talvez seja preconceito da minha parte, mas aqui eu não arriscaria a dividir o quarto com ninguém. Onde fica a empresa onde você fará a entrevista?

Em geral, os brokers alugam apartamento por somente um mês: em geral, saem mais baratos que um hotel, mas você precisaria entrar em contato com eles!

Boa sorte!

Resposta
Adriano Sérgio Dezembro 28, 2014 at 4:23 am

Boas. Não sei se é um clube da Luluzinha ou se meninos também podem participar então, peço desculpas se estou onde não tenho permissão. Fiquei sabendo do blog por procurar informações sobre as Filipinas e um dos links me jogou noutra postagem tua, que está bem próximo do tema que quero abordar, mas a postagem é de fevereiro. Tenho conhecido algumas mulheres num site de relacionamentos (skout.com) e me encantei por uma filipina (fez 41 dia 24, tenho 44). Estamos conversando faz pouco tempo (quase um mês ainda) mas estou empolgado por ela apresentar (ou representar) o que procuro: Mulher inteligente, atenciosa, feminina (você falou disso na outra postagem), não que as outras não sejam, mas a imagem que tenho de feminina é mulher pequena, delicada, cabelos longos, etc. O problema é que não sei se dá muito pra confiar ou se tem muito relato de golpes nessa área. Ela diz que é professora e que está “fazendo bico” na folga em uma store pra comprar um relógio, que é muito importante pro trabalho e o que ela tinha danificou-se. Me ofereci para dar-lhe de presente (é, cai na conversa) e perguntei o preço: 6.000 php. Já foi falando em western union, que se eu comprasse e enviasse, demoraria, pagaria muitas taxas e tais. Está longo, eu sei. Vou resumir: Conversamos muito a vontade sobre muitas coisas, flertamos inclusive, ela fica à vontade pra pressionar sobre o dinheiro (teria pressa por causa da volta às aulas) mas não disse qual o Facebook por ser cedo pra essa privacidade. Seria cedo pra algo tão comum (ou aí é diferente e não é tão comum assim?) mas não é cedo pra dinheiro (ou aí é comum?). Desculpa a intromissão e o texto longo (tentei resumir, pois “o negócio” é muito mais longo.)
Mais felicidades e realizações em 2015

Resposta
Tati Sato Dezembro 29, 2014 at 8:36 am

Oi Adriano! Antes de mais nada, feliz 2015!

Bom, eu sempre falo que não me meto em relacionamentos porque cada um é único e somente aqueles que estão nele sabem onde o sapato aperta. Eu tampouco sou a maior expert em relacionamentos com filipinos porque nunca tive um e acho a forma deles pensar bem diferente da forma como eu penso… Bom, tendo isso dito, não vou entrar no mérito do dinheiro, mas sim, temas que nós, ocidentais, consideraríamos bem pessoais (como dinheiro) podem ser tratados de forma bem casual com amigos, conhecidos ou mesmo em uma conversa com o taxista intrometido. São culturas diferentes.

Sobre o FB, acho bem estranha a resposta que ela deu. Vou exemplificar. Eu moro nas Filipinas há mais de quatro anos e tenho convites no meu FB de pessoas que só encontrei no corredor da companhia. Ainda assim, elas acham normal me acrescentarem como amigos no FB. Acho que o caso que melhor exemplifica isso foi quando a ex-colega de trabalho do meu marido que eu nunca tinha visto na vida me acrescentou no FB ainda que ela se recusou a ir para o meu jantar de aniversário… Ela não queria ir na festa, veja bem, porque não me conhecia, mas não teve problemas algum em me acrescentar ao seu FB. Neguei, claro! Hehe!

Bom, desejo toda a sorte naquilo que você busca!!!

Um beijo!

Resposta
Rui Março 29, 2015 at 1:10 am

Bom dia
Estou a pensar em ir de férias cerca de 10 dias até Manila.
Pode ajudar-me quanto gastarei por dia, sendo que tenho hotel pago.
Vou para passear e me divertir. Almoço restaurante, preço de taxi, essas coisas.
Já li que era barato, mas o barato para certas pessoas pode ser caro para mim.

Resposta
Tati Sato Março 29, 2015 at 11:25 pm

Oi Rui, bom dia! Nesse texto, você poderá encontrar uma estimativa de meus gastos em Manila. O quanto você, de fato, gastará depende de vários fatores como o que você comerá, que lugares você irá visitar, etc. Infelizmente, o valor exato dependerá de você e isso eu não consigo calcular! Espero que você se divirta! Boa viagem!

Resposta
Renata Fevereiro 4, 2018 at 8:08 pm

Tati, quero fazer um intercambio aí, de 4 semanas. Queria ficar em lugar seguro e poder conhecer alguns lugares bonitos.
Você saber (em reais), quanto custa um curso de 4 semanas aproximadamente + estadia, de 4 semanas?

Beijos

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 5, 2018 at 12:51 pm

Olá Renata,
A Tati Sato parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Gut Beerli Setembro 5, 2015 at 12:29 pm

Tirando mao de obra, não achei nada barato até mesmo comparando com Brasil e USA

Resposta
Tati Sato Setembro 6, 2015 at 10:10 pm

Concordo, Gut. Mas preparei a lista com base no custo do estilo de vida que tinha! 😉

Resposta
Fábio Brito Janeiro 30, 2016 at 8:16 pm

Boa noite Sra. Tati Sato,
vi os seus textos e decidi escreve-lhe a minha situação:
Por tanto eu estava a pensar ir às Filipinas no mês de Julho ou Agosto deste ano, já procurei imenso e o mais barato que encontro para lá é de 413 euros de ida e volta, e mais o alojamento para 20 noites seria a volta de pouco mais de 320 euros no total já dá 733 mais ou menos, conhece alguma maneira de conseguir mais barato? existem promoções para lá nas quais incluem alojamento? Não posso dizer que o valor esteja muito alto, acho eu, mas como sou estudante (21 anos), vivo na Bélgica o que torna as coisas mais complicadas, sendo estudante podem fazer-me algum tipo de desconto?

Toda a informação que me possa ajudar é bem vinda!

Muito obrigado pela sua atenção.

Com os melhores comprimentos,
Fábio Brito

Resposta
Tati Sato Fevereiro 7, 2016 at 2:56 pm

Olá Fábio,

Infelizmente, eu não saberia dizer se há maneira mais barata de se viajar às Filipinas. Recomendo que você busque acomodação em sites como booking.com ou Agoda. Sobre a passagem, não acho que o preço esteja ruim: considere que essa é uma viagem de mais de 12 horas só de vôo. Ainda sobre o vôo, acho que você deveria verificar o tempo total de viagem porque, por esse preço, pode ser que você perca muitas horas em um aeroporto qualquer do mundo.

O que acontece é que não posso dizer o quanto você gastará pelo simples fato de que não sei o tipo de viagem que você quer fazer. Como estilo de vida, essa é uma escolha muito pessoal que depende de como somo e quanto queremos gastar.

Toda viagem exige planejamento e a internet facilita muito essa parte.

Boa sorte e ótima viagem!

Resposta
Karen Saballa Abril 17, 2016 at 11:31 am

Tati, adorei o post.
Sou filipina, sempre morei no Brasil com minha mãe. Meu pai, filipino, mora lá ainda. Estou pretendendo morar lá com ele assim que formar. Estou na metade do meu curso de psicologia. Não sei como é o mercado lá nessa área. Só falo inglês, então provavelmente terei que entra em alguma escola que ensine tagalo, ou aprender na marra rs
Alguma dica pra mim?
Adoro seu blog, beijos!

Resposta
Tati Sato Abril 20, 2016 at 7:52 pm

Oi Karen, tudo bom? Obrigada por acompanhar o Brasileiras pelo Mundo!
Eu não tenho idéia de como é o mercado de trabalho de psicólogos, sinto muito. Nem sei se os filipinos fazem ou não terapia…
Melhor você buscar informações em universidades. A Universidade das Filipinas é uma das reconhecidas por lá!
Boa sorte!

Resposta
Rogerio Shiroma Abril 24, 2016 at 5:21 pm

Olá, Tati. Parabéns pelo Blog. Eu moro no Japão á 14 anos. Sou casado com filipina. Estamos pensando em morar lá. Sei que é outra realidade. Aqui no Japão, trabalhamos em fábrica mas nas Filipinas, gostaria de abrir algum negócio, seja na minha área (eletrônica/TI/websites) ou restaurante brasileiro.
Você tem algum conhecimento sobre outros brasileiros que tem negócios por lá?
Eu só conhecí brasileiros na área de modelos (Fabio Ide, Daniel Matsunaga e Vanessa Matsunaga)

obrigado

Resposta
Tati Sato Abril 24, 2016 at 8:58 pm

Olá Rogério, tudo bom? Obrigada por acompanhar o Brasileiras pelo Mundo.

Em geral, um estrangeiro não pode possuir terras nem ter um negócio nas Filipinas. Há algo na lei que permite que uma corporação estrangeira possa se fixar nas Filipinas, se um tanto dos contratados forem estrangeiros, mas não sei como funciona. A maior parte das empresas que conheçam que pertencem a um estrangeiro tem sócios filipinos. Por favor, leia no meu texto “A Posse de Terra”http://www.brasileiraspelomundo.com/filipinas-a-posse-de-terra1-301418101.

Boa sorte!

Resposta
Davi Takashi Egoshi Janeiro 9, 2017 at 2:24 pm

Bom dia, boa noite Tati Sato
Feliz Ano Novo…
Estou pensando em ir pra filipinas esse ano, eu vi que tem ilhas lindas na filipinas. Por exemplo boracay. Você pode me dar dicas. Eu gostaria de visitar varias ilhas , nao sei se é possivel fazer esse tour facilmente. Boracay tem aeroporto? Estou pensando em ir em agosto ou dezembro, você sabe qual o periodo mais estavel do tempo? Porque recentemente fui pra thailandia e peguei uma epoca de chuva.
Aguardo as suas dicas.
Obrigado

Resposta
Rodrigo Vieira Freitas Agosto 2, 2017 at 2:42 pm

Olá boa tarde, Tati, eu estou me envolvendo com uma mulher de Filipinas já faz 1 ano que estamos conversando pelo facebook, já trocamos fotos, vídeos de chamada e até liguei para ela ( fica tranquila que foi pelo whatsapp), mas eu estou planejando em ir em Filipinas na cidade de Manila que parece cidade de São Paulo, pretendo ir para conhecer ela e também casar com ela, ela sabe que sou uma pessoa que não é muito rico, mas sei que quer um homem para casar e ir embora comigo para o Brasil. Mas tem uma coisa que vc não citou eu tenho habilitação CNH do Brasil eu posso pegar carro de Filipinas e dirigir ai ou vou precisar tirar habilitação ai. Quero saber uma opinião de vc. Muito obrigado.

Resposta
Mirosmar Janeiro 30, 2018 at 4:33 am

Oi boa tarde quero saber como e a vida em Filipinas

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 30, 2018 at 2:27 pm

Olá Mirosmar,
A Tati Sato parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Mirosmar Janeiro 30, 2018 at 4:37 pm

Obrigado

Resposta
Giuliane Março 12, 2018 at 7:54 pm

Olá!! Gostaria de saber se vocês tem alguma agencia de viagem confiável para indicar nas filipinas?

Resposta
Liliane Oliveira Março 13, 2018 at 2:18 am

Olá Giuliane,
A Tati Sato parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação