BrasileirasPeloMundo.com
Irlanda

Filmes irlandeses – Parte 2

Olá! Espero que tenham curtido o meu texto anterior, Filmes irlandeses – Parte 1,  e tenham voltado para conhecer mais filmes irlandeses. Esta segunda parte será dedicada ao drama, mas antes que o chororô comece… têm comédia também.

Fonte: Freepick

Vamos começar com DRAMA:

Em nome de Deus (Magdalena Sisters) – 2002

Este filme conta a história de 3 jovens irlandesas que são enviadas, por motivos diferentes, a uma Lavanderia das Madalenas (resumo abaixo). Juntas, elas conseguem unir forças para suportar todo sofrimento dentro da Lavandeira e mudar o futuro que lhes era esperado.

Lavanderia das Madalenas: Durante os séculos 18,19 e 20, existiam na Irlanda as chamadas Lavanderia das Madalenas, que eram instituições pertencentes à igreja católica e tinham como objetivo dar asilo às mulheres “perdidas” – assim consideradas as prostitutas, mulheres solteiras que tinham “passado da idade de casar”, mulheres que engravidavam sem estarem casadas, mulheres abandonadas por seus maridos, entre outros. A realidade era que elas eram obrigadas a trabalhar de forma escrava, sofriam violência física e psicológica e não tinham direto sobre nada, pois pertenciam à igreja católica. A história com detalhes é pauta para um texto exclusivo, acredito que este resumo serve para se ter uma noção do que essas instituições realmente eram.

Meu nome é Emily (My name is Emily) – 2016

Alguém lembra da Luna Lovegood? Sim? Se você, assim como eu, só a reconhecia Evanna Lynch como a amiga de Harry Potter, assista então este filme que vai te fazer separar a atriz da personagem. Mas calma lá, esta não é a única razão para você ver este filme.

Meu nome é Emily, é um drama que conta a história da excêntrica Emily e seu excêntrico pai Robert. Ops! Muita coincidência! Falando sério, o filme conta a história de Emily, uma jovem irlandesa que foge de carro pela Irlanda, em busca do seu pai que está em uma clínica psiquiátrica.

Além da história ser linda, o filme mostra as paisagens e vilas comuns do interior da Irlanda, que pessoalmente são coisas que amo nesse país.

Brooklyn (Brooklyn) – 2015

Brooklyn foi o queridinho do mundo cinematográfico em 2016, em todo lugar só se falava dele. Este filme é muito importante para a Irlanda por contar a história de uma jovem irlandesa (Ellis), que migra para os Estados Unidos em busca de melhores condições de vida, fato comum na história da Irlanda. O filme mostra todas as dificuldade de adaptação que ela passa e quando, enfim está habituada com a vida por lá, precisa retornar à Irlanda.

Agora vamos falar de coisas mais leves, vamos aos filmes de COMÉDIA:

 Father TED (Father TED) – 1995 a 1998

Father TED não é um filme, mas se tratando de comédia irlandesa, é uma obrigação mencionar o seriado queridinho dos irlandeses. Father TED (Padre TED) é uma série de 3 temporadas que conta a história de 3 padres (TED, Dougal e Jack) e da faxineira Doyle. A série é cheia de humor negro e conseguiu brincar com o que a Irlanda tem de mais intocável, a religião.

A fortuna de NED (Waking Ned Devine) – 1998

Esta comédia se passa em uma cidadezinha chamada Tullamore, no interior da Irlanda. Quando os moradores descobrem que Ned Devine morreu após receber a notícia de ter sido o ganhador da loteria, eles decidem substituí-lo para que pudessem receber a premiação e dividi-la entre seus habitantes.

Jovens delinquentes (The young offenders) – 2016

Outro queridinho dos irlandeses, Jovens delinquentes conta a história de dois amigos, Conor e Jock, que vivem na cidade de Cork e saem a procura de 61 saquinhos de cocaína, no valor estimado de 7 milhões de euros, em duas bicicletas roubadas. O filme foi filmado na famosa rota costeira irlandesa (Wild Atlantic Way). Os atores são muito engraçados, típicos jovens irlandeses. Atenção, por mais que você saiba inglês, este filme requer uma legenda pois, às vezes, é difícil acompanhar.

Grabbers (Grabbers) – 2012

Este filme é sobre os moradores da ilha Aran que descobrem criaturas alienígenas invadindo sua ilha, e a única forma de sobreviver é ficando bêbados. Isso mesmo, irlandês atrás da desculpa para continuar bebendo. O filme é muito divertido e cheio de nomes tipicamente irlandeses que vocês jamais acertariam escrever só ouvindo a pronúncia.

Espero que vocês tenham gostado e saibam que, além dos filmes citados, existem outros tantos que merecem ser assistidos. Como havia falado no texto anterior, esta é apenas a minha lista de especiais. Não se prendam apenas ao meu texto, a Irlanda tem uma relação com o mundo cinematográfico muito forte e que vai além das produções nacionais – o país é um dos cenários mais famosos do cinema mundial e, com certeza, vocês já devem ter visto a Irlanda por aí como Harry Potter, Game of Thrones, Star Wars, P.S Eu te amo, O Conde de Monte Cristo, entre outros.

Contem-me o que acharam destes filmes, e caso queiram trazer mais filmes interessantes para esta postagem, serão muito bem-vindos.

Related posts

Conheça um pouco da gastronomia irlandesa

Viviane Miranda

Tipos de cervejas irlandesas e a cultura dos pubs

Viviane Miranda

Comidas de Natal e Ano Novo na Irlanda

Gabrielle Figueiredo

1 comentário

Isabela Julho 12, 2017 at 4:04 pm

Eu aaaaaaaaaaaaaaaaamo Father Ted, é uma comédia perfeita !!! Melhor seriado de humor !!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação