BrasileirasPeloMundo.com
Dubai Emirados Árabes Unidos Natal Pelo Mundo

Fim de ano em Dubai

Fim de ano em Dubai

Como é o Natal e o Ano Novo em Dubai? Mês de dezembro chegou e sempre me perguntam, tem Natal em Dubai? Como são as comemorações? Tem ceia e decoração pela cidade? O Réveillon é como vemos na TV? Parece ser uma curiosidade comum, principalmente pelo aspecto religioso e cultural que as festas de fim de ano trazem.

Confesso que eu também tinha curiosidade sobre as festas antes de mudar para os Emirados Árabes. Tenho um filho pequeno e o Natal é muito esperado. Conversando com uma brasileira que mora há 10 anos aqui, ela me disse que quando chegou não era bem visto desejar “Feliz Natal”. As comemorações deveriam ser mais discretas, somente dentro das casas e quase não se encontrava itens natalinos nos mercados.

Com o alto número de residentes estrangeiros (cerca de 80% da população), as tradições de outros países foram melhores aceitas. Além do que, na minha opinião, o fator que mais contribuiu para aceitação foi o comércio! Não falta quase nada para comprar!

Em dezembro do ano passado, encontrei árvores de Natal de vários tamanhos e cores, luzes, enfeites, velas e muitos objetos natalinos, quase tudo da China!  Nos supermercados tinham panetones, biscoitos variados, chocolates e latas temáticas, bonecos de neve enfeitando os freezers e aves para a ceia.

Claro que pagando-se um alto valor pelos itens: a maioria dos shoppings e pontos turísticos, a partir da segunda quinzena de dezembro tinha uma árvore ou alguma decoração de natal, como pinguins, bonecos de neve e luzes.

Em dezembro encontramos alguns mercados de natal e eventos, como o Dubai Winter Festival. Lá podemos encontrar e abraçar o Papai Noel, entregar a cartinha, assistir shows natalinos, brincar na neve, tirar fotos na árvore gigante e comer comidas típicas! Tudo pago… O clima do Natal aqui é caro. Fiz as contas e percebi que um simples passeio à tal feira sairia bem mais caro que o presente que o Papai Noel iria trazer. Não fomos!

Leia também: Natal em Dubai

Fomos surpreendidos com uma celebração de natal no nosso prédio (na época era um hotel) para a inauguração da árvore de natal, cheia de enfeites e luzes, com direito a coral, Papai Noel entregando presentes para as crianças e comidas típicas. O mais importante é que vai ficar para sempre na memória a tolerância e o respeito entre pessoas de religiões diferentes.

Nessa noite, vi famílias mulçumanas participando, ouvindo as músicas, e crianças encantadas com o Papai Noel. Moradores de países com culturas e religiões diversas, celebrando o momento. Ali percebi que em Dubai também tem o espírito do Natal! Para manter tudo em harmonia, costuma-se dizer Happy Hollidays nestas datas festivas. Desta forma, não aborda questões religiosas.

Ano Novo: queima de fogos de gente na rua

Passado o Natal, Dubai ferve! É inverno, alta temporada para o turismo e as atenções se voltam para o Réveillon! Quem nunca assistiu, nos noticiários, a festa de Ano Novo dos países com fuso horário adiantado em relação ao Brasil? Dubai não fica de fora!

Grandes pontos turísticos fazem festas grandiosas e queima de fogos na virada do Ano. No ano de 2017, o Hotel Burj Al Arab fez uma queima de fogos linda. A novidade ficou por conta do Burj Khalifa, maior prédio do mundo, que na hora da virada apresentou o maior show de luzes e sons no mesmo prédio e a apresentação entrou para o Guiness Book, o livro dos recordes.

Foi transmitido ao vivo e é realmente um show de inovação e tecnologia, mas confesso que senti falta dos fogos. Parece que este ano eles estarão de volta!

É tudo lindo e grandioso em Dubai, mas na prática é preciso alguns cuidados para não ficar de fora da festa e começar o ano novo frustrado. No dia 31/12, muitos quarteirões do centro de Dubai, Downtown, têm o trânsito fechado desde cedo.

Chegar perto do Burj Khalifa, só a pé ou de metrô, que fica muito, muito cheio. As pessoas que querem passar a virada do ano ali, começam a chegar de tarde. Não tem banheiros públicos nas ruas, somente nos comércios e estações de metrô.

É proibido o consumo de álcool em locais públicos, nada de estourar a champanhe na rua. Já li vários relatos de viajantes decepcionados porque passaram a virada do ano no trânsito ou parados em algum ponto da cidade, sem poder sair do lugar para comer ou ir ao banheiro porque estava lotado. A virada do ano sempre atrai milhares de pessoas.

Leia também: Como obter documento e visto de trabalho em Dubai?

Como garantir que a noite de Ano Novo seja inesquecível? Planejamento! Algumas dicas importantes: a maioria dos hotéis e restaurantes oferecem festa para a virada do ano, muitas com vista para a queima de fogos, o que considero a melhor opção.

As festas costumam ser bem caras, é preciso fazer reserva com antecedência e estar atento ao código de vestimenta de cada local. É importante levar em consideração que não vendem bebidas alcóolicas nos mercados em Dubai, nem todos os estabelecimentos têm licença para vendê-las e os que oferecem, cobram caro.

Crianças menores de 12 anos não podem ficar até o horário da virada do ano em certos locais com venda de bebidas alcóolicas. Certifique-se antes de fazer a reserva. Vale lembrar que nem todas as praias fazem queima de fogos, os jornais locais divulgam a programação.

Muitos hotéis só aceitam reserva de no mínimo cinco noites para o pacote do Ano Novo. Os cruzeiros locais são boas opções, o passeio dura poucas horas, e oferecem comidas e bebidas alcóolicas.

Minha sugestão é participar das festas oferecidas nos hotéis e restaurantes, ou fazer reserva em um quarto de hotel com vista para um dos pontos de comemoração e aproveitar a virada com uma das vistas mais bonitas do mundo.

A maioria dos residentes fica em casa, em casas de amigos com a vista mais próxima dos fogos ou vão as festas pagas. Muitos já aprenderam que com o trânsito intenso, áreas isoladas, multidões nas ruas e leis rigorosas, a melhor coisa a se fazer é estar em locais privados e ceder os espaços para os turistas!

O que não muda é a expectativa. Quem vem passar o fim do ano em Dubai quer que seja inesquecível. Pessoas de todas as partes do mundo, esperando que as comemorações sejam lindas, grandiosas e cheias de surpresas, para ficar na memória!

Eu também espero! Como meu próximo texto será publicado em janeiro de 2019, desejo boas festas a todos os leitores do BPM! Que em 2019 possamos aprender e nos inspirar com as experiências de tantas Brasileiras pelo Mundo. Saúde e paz!

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Os treze Papais Noéis da Islândia

Erika Martins Carneiro

Aplicativos para usar em Dubai

Miriam Souza

Como obter documento e visto de trabalho em Dubai?

Juliana Perim

2 comentários

Bruno backes Janeiro 30, 2019 at 1:00 am

Oi!! Eu tenho uma curiosidade, o pessoal ai não te fala muito que você não se parece brasileira por causa da sua aparência?? Eu não sei pq mas tem uns gringos que acham que no Brasil td mundo é negro kkk

Resposta
Juliana Perim Fevereiro 3, 2019 at 4:38 pm

Oi Bruno, nunca aconteceu. Dubai é uma cidade multicultural, a maior parte da população é estrangeira, estão acostumados com as diferenças. Obrigada pelo contato.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação