BrasileirasPeloMundo.com
Colômbia Culinária Pelo Mundo Produtos orgânicos pelo mundo

Frutas típicas e exóticas da Colômbia

Quando chegamos em um novo país, uma das preocupações é a comida. Será que vou me adaptar? Será que vai ter arroz e feijão? Será que tem um restaurante brasileiro? Na Colômbia a comida não é muito diferente, não sofri muito. Aqui também tem arroz, feijão e o que eu mais gosto: muita fruta. Muita mesmo!

Manter uma alimentação saudável não é difícil com a grande oferta de frutas e verduras de um país tropical. São frutas de diferentes cores, aromas, formas e sabores, cultivadas em diferentes regiões do país. O que mais me surpreendeu é que em todo lugar as frutas estão à venda e as pessoas consomem muito, além de serem facilmente encontradas por um baixo preço, principalmente se estiver em temporada de colheita. Chega a ser parte da programação turística provar o sabor de cada fruta, existem feiras que fazem passeios guiados pelos sabores exóticos e tropicais.

Além de poder consumi-las em sua forma natural, as frutas na Colômbia também formam parte de uma grande variedade de preparações como doces, compotas, saladas, sucos e sorvetes. Há uma onda crescente em que chefs e restaurantes contemporâneos estão utilizando as frutas típicas do país na preparação de pratos de alta gastronomia, produzindo molhos e acompanhamentos com sabores tradicionais, apresentados numa linguagem moderna e deliciosa.

A diversidade do clima colombiano proporciona diferentes tipos de agricultura no país. Assim, cada zona geográfica produz frutas típicas de cada região. Por exemplo, na região quente e semiárida do Caribe, produzem zapote, tamarindo e corozo. Na região montanhosa dos Andes, são produzidos tomate de árbol, uchuva e granadilla. Já na região de selva amazônica, são típicos araza e lulo. E na região úmida do Pacífico, cultivam chontaduro e borojó.

Leia também: Transporte público em Medellín

A Colômbia está à frente no ranking de maiores exportadores de frutas do mundo. Somente para o Reino Unido, a Colômbia exporta mais de 100 mil quilos de frutas tropicais por ano.

Em seguida, fiz uma lista com algumas das frutas que podem ser exóticas para turistas, mas são muito comuns por aqui:

Tomate de árbol

Uma fruta muito procurada para sucos, também conhecida no resto do mundo como tamarillo. Fonte de vitamina A e C. Eu gosto muito de preparar uma compota para acompanhar pratos salgados, como carnes e arrozes.

Tomate de árbol. Foto: arquivo pessoal

Lulo

De sabor forte e ácido, é bastante usado em sucos, picolés e coquetéis alcoólicos. A princípio pode parecer muito azedo, mas é muito refrescante.

Zapote

Pode ser branco, preto ou amarelo. É muito usado contra a má digestão e insônia. Eu não gosto muito, talvez por ser um pouco parecido com o pequi.

Granadilla

Uma fruta deliciosa da família do maracujá. Com propriedades antioxidantes, é uma boa ajuda para regular o sistema digestivo. Muito doce e refrescante.

Uchuva

Uma frutinha pequena que no Brasil conhecemos como Physalis. Enquanto no Brasil é um pouco cara, na Colômbia é bem barata e comemos como uva. Usada principalmente em saladas, como decoração de bolos e tortas.

Pitahaya

A mais comum na Colômbia é a pitahaya amarela. Com sua polpa branca e rica em fibras, é excelente para estimular o sistema imunológico e reduzir os níveis de colesterol.

Borojó

Uma fruta originária da região do Pacífico. Segundo pesquisas, ela possui poderes afrodisíacos. O borojó é muito comum em doces, geleias e até vinho.

Gulupa

É uma espécie de maracujá roxo. Uma fruta linda, muito usada na decoração de coquetéis e sorvetes. Como faz parte da família da Passiflora, tem poder calmante e ajuda a regular a pressão arterial.

Aqui tenho que fazer menção ao abacate, consumido em pratos salgados, no almoço ou no jantar. Consumi-lo em vitaminas doces é um sacrilégio na Colômbia. Outra curiosidade é comer manga verde com sal e limão. Eu já fazia isso na minha cidade, Fortaleza, mas era vista como louca. Outra fruta muito consumida é o plátano, a banana da terra no Brasil.

Leia também: A surpreendente Medellín

Em Medellín, é possível encontrar as frutas típicas colombianas em muitos lugares da cidade. A Central Mayorista de Antioquia, parecida com um CEASA, está localizada na região sul da cidade. Trata-se de um espaço gigante com grande variedade de alimentos. Já ao lado norte da cidade, contamos com a Plaza Minorista, um pouco menor, mas também cheia de opções. É neste lugar que realizam os passeios guiados com a ideia de provar todas as frutas. Além disso, distribuídos por oito pontos da cidade estão os Mercados Campesinos, feiras que acontecem aos finais de semana, por iniciativa da prefeitura de Medellín para apoiar o pequeno produtor local.

Além dessas opções, as frutas podem ser encontradas nos supermercados tradicionais, nas praças, no centro da cidade ou em qualquer barraquinha que você encontrar na rua. Depois disso, não tenha medo de provar as frutas da região. Por aqui, com certeza, aparecerá um colombiano orgulhoso da sua natureza para oferecer-lhe alguma fruta. Aproveite e desfrute o sabor tropical!

Related posts

Por dentro da culinária de Montenegro

Maria Isabel Vucinic

A vera pizza italiana

Thaís Baldini

O que os alemães comem no inverno

Sarah Oliveira

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação