Golpes cometidos na Inglaterra

Golpes mais comuns na terra da rainha

0
317
Photo by Nick Karvounis on Unsplash
Advertisement

Golpes cometidos na Inglaterra.

A criminalidade na Inglaterra vem crescendo desde uns 4 anos, porém, nada como
comparada ao Brasil. Os crimes de furto, roubo e esfaqueamento têm aumentado, é verdade, mas ainda é possível andar na rua sem medo de algum ato de violência, o que faz a terra da rainha ser um atrativo para aqueles que aqui chegam com a intenção de ficar.

Já que a criminalidade, no sentido de violência urbana (que é o que mais vemos no Brasil), não é alta aqui na Inglaterra, vou falar sobre golpes. Os chamados “scams” crescem a cada dia, e a maioria das pessoas ainda não sabe se prevenir, e nem, muito menos, a quem recorrer, quando algum golpe acaba acontecendo.

De acordo com o Citizen Advice Bureau, um quarto da população inglesa já foi alvo de algum golpe (“scam”). Com o número crescente de pessoas sendo vítimas de golpes aqui na Inglaterra, foi criado no mês de junho deste ano uma campanha chamada “Mês da Conscientização contra Golpes 2018” (Scam Awareness Month 2018), com o objetivo de advertir os cidadãos sobre os riscos e como se prevenirem contra golpes.

Abaixo segue uma lista dos golpes mais comuns na Inglaterra

Ticketing Scam: esse golpe acontece quando você compra um ingresso para um show ou
jogo de futebol, mas na verdade o ticket é falso. Londres, por exemplo, é uma cidade onde
shows, peças de teatro, musicais, festivais, jogos de futebol etc. são vendidos online, e por
isso a venda de tickets falsos é muito grande. No mês de julho deste ano, duas empresas
conhecidas do público e registradas no UK, a Seatwave e o Getmein! tiveram suas atividades encerradas após um show do famoso cantor Ed Sheeran, onde milhares de fãs foram surpreendidos na porta do estádio com ingressos falsos (esse golpe foi noticiado nas TVs e rádios aqui na Inglaterra por uma semana, tendo em vista o número de fãs lesionados).

Pension Scams: outro golpe que também tem crescido em número de incidência é o golpe
contra aposentados e pensionistas. Ofertas de investimentos financeiros com rentabilidade
altíssima têm sido oferecidas a aposentados ou pensionistas, que, de boa-fé e falta de
informação, investem todo o dinheiro guardado ou recebido das pensões, e acabam por perder tudo para os criminosos. Acredita-se que 8,4 milhões de aposentados ou pensionistas já receberam propostas de consultoria de aposentadoria ou revisão sem terem solicitado qualquer serviço. Esse golpe também foi noticiado na TV, devido ao número crescente de pessoas sendo vítimas.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Inglaterra

Investment Scams: propostas de investimentos em ações, vinhos, minerais ou imóveis no exterior são recebidas por email, carta, telefone, oferecendo uma rentabilidade altíssima. A famosa frase que usamos no Brasil: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia” também é usada por aqui: “It seems to good to be true”.

Phone, text and email scams: esses golpes acontecem por telefonemas recebidos (vishing), e-mails (phishing), e mensagens de textos (smishing), onde os criminosos se passam por funcionários de bancos, empresas de internet e até funcionários de órgãos do governo, com o intuito de colher informações pessoais e bancárias dos cidadãos. Eles muitas vezes usam tecnologia avançada, onde com apenas um clique informações bancárias são vazadas e vírus baixados no computador ou celulares.

Money mules: esse tipo golpe ocorre na maioria das vezes com a ajuda de jovens, que por falta de maturidade e informação sobre as consequências da prática desse crime, acabam permitindo o uso de suas contas bancárias para a prática do crime de lavagem de dinheiro em troca de recompensa financeira. O lucro da venda de drogas, por exemplo, pode ser lavado através de transações bancárias, tornando esse dinheiro supostamente “limpo”.

Contacless Card: desde 2015 aqui na Inglaterra, os correntistas podem fazer compras de até £30 libras sem precisar digitar a senha, e sim usando a tecnologia do contactless card, onde apenas encostando o cartão na máquina ou telefones com a tecnologia de receber pagamentos, as compras são efetuadas em questão de segundos. Apesar da facilidade que essa tecnologia proporciona e dos bancos assegurarem segurança nas transações (como por exemplo, após 5 transações seguidas por contactless, a próxima compra deverá efetuada por digitação da senha), fato é que muitos bancos continuam liberando as compras por contactless sem limite no número, ou seja, caso você perca o seu cartão, o risco dele ser usado inúmeras vezes não é descartado. As compras via contactless também podem ser feitas offline, isto é, mesmo depois de ter notificado o banco sobre a perda ou o roubo do cartão, elas podem ser efetuadas. Além disso, caso alguém com dispositivo de leitura via contacless estiver perto de você, tome cuidado, pois essa pessoa pode efetuar uma compra apenas com a proximidade do seu cartão no celular dela!

Fake goods on Auction sites: artigos falsos ditos como verdadeiros em sites com preços
super reduzidos. Os golpistas pedem transferência bancária, e os produtos nunca chegam na sua casa. A dica é nunca fazer transferência bancária, e sim usar um pagador intermediário, como o Paypal ou cartão de crédito, por exemplo. De acordo com a legislação daqui, se uma compra for efetuada através de cartão de credito no valor mínimo de £100 e máximo de £30,000 libras, a operadora de cartão de crédito é também responsável pela transação fraudulenta, podendo o consumidor ser ressarcido pela operadora de cartão.

Fake Documents: a falsificação de documentos ocorre muito aqui na Inglaterra. Pessoas e websites oferecem o serviço de renovação de passaporte e carteiras de habilitação, cobrando uma taxa, mas, na verdade, trata-se de documentação falsa. Eles criam websites muito similares com os do governo, e os cidadãos, acreditando tratar-se de um serviço idôneo, acabam pagando por um serviço totalmente fraudulento.

Leia também: custo de vida na Inglaterra

Employment scams: esse tipo de golpe afeta a maioria dos jovens, que, vindo pra cá, acaba pagando valores absurdos por cursos ou treinamentos que não existem, com a promessa de emprego depois de sua realização. Vale lembrar que as empresas idôneas oferecem treinamento aos candidatos assim que selecionados e não cobram por isso.  Portanto, cuidado quando estiverem na busca de empregos por aqui. Além disso, não forneçam seus dados pessoais como número de passaporte, a não ser no momento da contratação.

Espero ter esclarecido algumas das fraudes mais comuns cometidas nos últimos anos aqui na Inglaterra. Caso sejam vítimas de qualquer golpe ou tenham dúvidas a respeito de qualquer empresa, notifiquem o Action Fraud através do telefone de contato 0300 123 2040, onde além de reportar o golpe, oferece assistência psicológica para as vítimas de fraude.

Acessem o site da Company’s House, onde vocês podem encontrar as informações relacionadas a todas as empresas registradas no Reino Unido, bem como o site
do FCA (Financial Conduct Authority), órgão regulador das empresas de serviços financeiros no Reino Unido, contendo todos os dados de registro e contato das mesmas.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.