BrasileirasPeloMundo.com
Chile Relacionamentos online

Golpes virtuais contra mulheres

Como todos sabem, criminosos estão em qualquer país e em qualquer ambiente. Os tipos de crimes são vários e vítimas também. Os criminosos e vítimas às quais vou me referir nesse texto são supostos homens apaixonados e mulheres (teoricamente) vulneráveis no mundo virtual. Já ouviram falar dos “scammers”? Golpes virtuais contra mulheres? Eu não conhecia essa realidade até ter sido “escolhida” como uma potencial vítima.

Em poucas palavras, um scammer é uma pessoa que aplica golpes financeiros, nesses casos específicos, um homem que rouba mulheres. Como? Ele faz com que a mulher se apaixone perdidamente por ele até chegar ao ponto de tirar muito dinheiro dela. Tudo começa na telinha de um computador ou aplicativo…

Como isso acontece e como eu tive conhecimento de tudo? Vou descrever a realidade que descobri e, paralelamente, como uma parte disso aconteceu comigo em um período de 24 horas.

O “cara” (ainda não tinha nome de scammer pra mim) te acha no facebook ou sites de relacionamentos onde começa uma conversa super amigável, mas logo pede para ir para algum aplicativo, como whatsaap ou hangouts. Isso facilita seu “trabalho” porque corre menos riscos de depois ser identificado. O mundo virtual é perfeito pra ele porque ele pesquisa os perfis das mulheres. Não é nessas páginas que nos expomos tanto no mundo moderno?
A minha experiência começou no facebook e, em seguida, passou para o hangouts. Fui encontrada no perfil do facebook no qual divulgo meu trabalho e interajo com pessoas que estão aprendendo ou ensinam algum idioma. Costumo responder a todas as pessoas que pedem minha ajuda, querem tirar dúvidas ou conversar a respeito das aulas e o Chile, país onde moro. Com ele, minha atenção não foi diferente. Foi super simpático e aproveitei pra praticar inglês. Segundo seu perfil – falso, claro – , ele era americano.

Depois de passadas algumas informações básicas, entre elas sua descrição cheia de qualidades, ele começa a se mostrar fragilizado por alguma coisa ruim que lhe passou. No caso do “meu scammer”, seus pais tinham falecido um ano atrás e sua namorada o tinha traído pouco antes de que ele se mudara para Kabul, Afeganistão, a trabalho (exército dos EUA). Aí a estória já começou a ficar meio “hollywoodiana” pra mim.

Em seguida, começam os flertes por parte do scammer. Minhas fotos do facebook são elogiadas, assim como minha pessoa, mesmo sem nunca ter me visto na vida ou saber nada a meu respeito, porque não lhe contei NADA pessoal. Felizmente, o meu facebook revela o suficiente para qualquer um que o visite; profissão, cidade onde moro e algumas coisas da minha rotina que não me comprometem.

Próximo passo é usar palavras doces e frases poéticas. Ele começou a revezar entre uma conversa normal e parágrafos com declarações de um homem apaixonado. Disse que queria uma relação seria quando voltasse para os EUA e que tinha certeza que eu era a mulher que ele estava buscando. Sim! Em menos de 24 horas eu já tinha me tornado a mãe dos seus filhos!!! Comecei a ser irônica, a questioná-lo, alfinetá-lo, pressioná-lo, mas ele não desistia.

Como descobri o scammer

Felizmente, por falar mais de um idioma, por ler muito e escrever, consigo reconhecer uma escrita falsa. Joguei algumas linhas escritas por ele no google e …”bingo”. As frases românticas já tinham sido escritas por outros scammers. Joguei seu nome no google e era o mesmo nome de alguns famosos. Os lindos versos que me escreveu me levaram diretamente a um site que desmascara esses bandidos. Foi exatamente quando descobri essa “profissão”. Sim, são verdadeiros profissionais. É um emprego em várias partes do mundo. A Nigéria, inclusive, é conhecida por ter scammers muito bem de vida e vistos com respeito. Antes já era óbvio pra mim que aquilo não era real, mas eu não tinha certeza do objetivo dele, da razão que o fazia mentir tanto. Um sádico? Um psicopata? Simplesmente um retardado querendo me fazer de idiota?

Depois de ter encontrado essa primeira referência, continuei pesquisando muito.
Aquela situação me irritou e me instigou de tal forma que ainda troquei mais algumas palavras com o cidadão pra ver até onde ele iria, que golpe tentaria aplicar. Eu tinha a consciência que estava lidando com um bandido, mas, também, que ele não teria como me fazer nada porque nunca saberia mais a meu respeito do que todo mundo já sabe pelas redes sociais. Por alguns minutos baixou o Sherlock Homes em mim. Em seguida, baixou algum espírito justiceiro quase assassino, porque a raiva me possuiu. Finalmente, baixou a colunista do BPM consciente que o único que poderia fazer diante dessa situação era informar e, consequentemente, alertar o máximo de mulheres que eu pudesse. Então, bloqueei a pessoa no facebook e hangouts e comecei a escrever esse texto.

Como me senti? Extremamente invadida e uma idiota. Invadida porque tive uma pessoa fuçando meu facebook “me escolhendo” como vítima. Idiota porque fui atenciosa e amigável como costumo ser com qualquer pessoa que me procura de forma educada e também amigável. Me senti muito mal descobrindo outra classe de gente ruim no mundo.

Afinal, qual é o golpe?

Scammer e vítima se tornam namorados apaixonados virtuais, e existe tamanha intimidade e confiança entre eles que a mulher, em algum momento, chega a abrir a carteira ou sua conta bancária pra ele; lhe envia muito dinheiro pra alguma necessidade ou compra algo de muito valor pra ele.

O mais aterrorizante é que o golpe não é só no bolso, é na alma. Essas mulheres já estão completamente apaixonadas no momento que descobrem que foram enganadas. Acredito, inclusive, que o rombo financeiro deixe uma marca menos grave que a psicológica. Eu fui apenas uma escolhida, mas a grande maioria é, de fato, vítima. O mundo virtual é uma arma potente no mundo atual, mas é uma faca de dois gumes.

Mulheres, perfis de facebook de homens perfeitos e sem interação de outras pessoas são falsos, com identidades roubadas de outras pessoas. Tenham muito cuidado com os sites de relacionamento, investiguem a pessoa. Google é aliado dos bandidos quando nos encontram, mas também é nosso para pesquisar. Esses são os dois lugares preferidos dos scammers porque, supostamente, estão as mulheres carentes e, por isso, vulneráveis. O assunto é seríssimo, mas rindo da minha própria desgraça… tenho cara de mulher carente pra ter sido escolhida como vítima do golpe? Fiquei preocupada…

VÍTIMAS

É certo que bandidos agem em qualquer lugar e atacam qualquer pessoa, mas as mulheres ainda são as maiores vítimas de crimes virtuais – scammers – e físicos – roubos , estupros ou qualquer tipo de violência física.

Meu tipo de trabalho me possibilita ter um bom faro. Tenho certas iniciativas que a maioria não teria, como fuçar perfil, desconfiar da forma de se comunicar, desconfiar do idioma nativo que diz ter, reconhecer textos escritos por outras pessoas ou, pelo menos, desconfiar que sejam. Mas não julguemos com crueldade as mulheres que caem nesses golpes, porque a realidade em que cada uma vive é diferente da minha e da sua, caso ache que nunca seria vítima. Eu, pelas razões já citadas, fui capaz de desconfiar, encontrar todos os indícios e ter a certeza de um golpe, mas nem todas podem. Ninguém é vítima de um crime porque quer. Julgar não ajuda ninguém, por isso, nos cabe disseminar a verdade para alertar. Nos cabe, caso não seja possível evitar, dar suporte. Esse é o nosso papel.

Páginas com informações a respeito:
ScamWarners (inglês)
Histórias de vítimas (inglês)
Mais informações (português)

Related posts

Chile – Aborto terapêutico

Joy Matta

Natal e Ano Novo no Chile

Gislaine Morais

Criminalidade no Chile

Joy Matta

21 comentários

Nathalia Elen Novembro 28, 2017 at 7:45 pm

Ouvi dizer que há pouco tempo tinha um scammer brasileiro em Santiago aplicando vários golpes. Também escolhia mulheres, saía com elas, mostrava-se rico e buena onda. Criava uma confiança para depois inventar uma história e tirar dinheiro delas.
Essas coisas acontecem mais do que a gente imagina.

Resposta
Gislaine Morais Dezembro 4, 2017 at 9:43 pm

Oi, Nathalia. Também ouvi algo a respeito de um bandido desses que andava rondando por aqui. Pela internet é ainda mais impressionante porque a vítima se sente ainda mais a vontade pra se abrir e o bandido pra ser outra pessoa. Assustador! Realmente me coloco no lugar das mulheres que caem nos golpes. É um estrago financeiro e emocional gigante.

Resposta
Mariana Melo Outubro 24, 2019 at 4:55 pm

Olá
Minha irmã foi “iscada” por um scammer no site “amoremcristo’
Logo percebi que se tratava de um suposto golpe.
Minha irmã apesar de ter 48 anos tem uma tipo de deficiência o que a torna vuneravel a esse tipo de coisa; mas tenho acompanhado e orientado ela qto a uma possível extorsão, porém o tal futuro noivo ainda não pediu dinheiro..fica o tempo todo elogiando, dizendo que ama e que vai vir ao Brasil para casar com ela, mas uma coisa me intriga muito e não sei se você pode me ajudar; recentemente o “major David Kim li” assim é como ele se apresenta, pediu para ela enviar um e-mail para: [email protected]

Neste e-mail ela deveria pedir a liberação dele da guerra (pois ele está em missão de paz na Somália) alegando que ela é sua noiva e vao se casar.

Qual a finalidade desse e-mail?
Porque ele insiste tanto que ela mande já que ele é uma farsa?

Você sabe me responder?

Grata

Att Mariana Melo

Resposta
Karina Finke Novembro 29, 2017 at 9:20 am

Olá Gislaine, sou sua colega do BPM. Parabéns pelo texto e pela inteligência emocional que demonstrou. Utilizou-se de uma má experiência e a transformou em algo positivo como um texto destes de alerta para outras mulheres (e homens). Os golpistas estão à solta e na internet se escondem feito ratos.

Resposta
Gislaine Morais Dezembro 4, 2017 at 9:39 pm

Oi, Karina. Confesso que minha inteligencia emocional levou uns dois dias pra me visitar kkkkk me senti muito mal, muito invadida. Foi tanta a energia ruim que captei que cheguei a me sentir mal fisicamente. A maravilha de escrever é poder botar a boca no trombone. Me surpeendi com o fato de que eu, macaca velha, dei trela no inicio por acreditar que era um ser humano normal do outro lado. Em seguida, me horrorizou ter conhecimento de que taaaaaaantas mulheres realmente seguem adiante e são vítimas. Muito assustador e triste.

Resposta
Vivian Kulpa Novembro 29, 2017 at 5:52 pm

Nossa, Gislaine, muito pertinente o seu texto para alertar ao maior número de mulheres possível.

Bjs,
Vivi

Resposta
Gislaine Morais Dezembro 4, 2017 at 9:33 pm

Qualquer tipo de crime contra a mulher é muito pertinente, né! Me revolta demais o fato de sermos tao vulneráveis nesse sentido. É seguirmos nos informando e auxiliando sempre. Besitos, linda!

Resposta
Paloma Fevereiro 5, 2019 at 8:17 pm

Eu estava conversando com um scammer nome dele é Garry Robert ho ela ou Garryck e Gary

Resposta
Gisele Fevereiro 10, 2019 at 3:24 pm

Ola td bm gostaria de sabe conhecir um homem americano poucos tempos mais percebi que ele esta me enganando e golpes
Pois me pediu meus documentos endereços completos pois me pediu colocar dinheiro dele dentro na minha casa mais pediu não fala para ninguém não colocar na contar Banco dados nem a policia achei estranhos isso me ajudar por favor

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 12, 2019 at 2:37 pm

Olá Gisele,
A Gislaine Moraes parou de colaborar conosco, mas mesmo sabendo de alguns casos felizes, outros, infelizmente, não são e as mulheres acabam sendo vítimas.
Temos vários textos aqui no BPM falando sobre o assunto. Leia para se informar e leia também os comentários para ver quantas mulheres estão passando pelo mesmo.
https://www.brasileiraspelomundo.com/category/relacionamentos-online
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Cristiane Leme Fevereiro 26, 2019 at 9:42 pm

Cai fora. Isso tem cheiro de golpe, mesmo. Mude as senhas do seu email e dos perfis nas redes sociais. Bloqueie essa pessoa de ter contato com você.

Resposta
Giselle Fevereiro 10, 2019 at 3:34 pm

Ola td bm gostaria de saber eu conhecir um homem americano poucos tempos ele é país EUA mais eu percebi que ele esta me enganando e golpes me pediu ajudar e eu fiquei desconfiada e confusa Ele me pediu colocar dinheiro dele dentro na minha pediu meus documentos endereços completos pois me pediu colocar dinheiro dele dentro na minha casa ele dizer eu não fala para ninguém. não colocar dinheiro dele no Banco dado nem a policia achei estranhos isso me ajudar por favor

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 10, 2019 at 5:05 pm

Olá Giselle,
A Gislaine Moraes parou de colaborar conosco, mas mesmo sabendo de alguns casos felizes, outros, infelizmente, não são e as mulheres acabam sendo vítimas.
Temos vários textos aqui no BPM falando sobre o assunto. Leia para se informar e leia também os comentários para ver quantas mulheres estão passando pelo mesmo.
https://www.brasileiraspelomundo.com/category/relacionamentos-online
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Liana Junho 1, 2019 at 12:21 am

Recentemente fui vitima de um psicopata de Portugal. RMA são as iniais dele. Mora na região de Espinho norte de Portugal. Ele não pediu dinheiro. Falamos por meses no Skype. Me convidou para ir visitá-lo , depois que comprei a passagem sumiu.Demostrava estar apaixonado.Até pediu para falar com a minha mãe. Foi o simples prazer de enganar. Denunciei no site, mas em vão. Nós brasileiras não valemos nada la.
Tenho audios e conversas gravadas…mas para processá-lo precisaria de muito dinheiro. A vida logo dará o troco para esse covarde.

Resposta
SSantos Julho 9, 2019 at 9:37 pm

Como fazer esses pilantras pararem, em menos de duas semanas fui contactada duas vezes por esse tipo de pessoa. A primeira vez ele se identificou como Austin snae Morgan, estava em operação na Síria, era viúvo e tinha um filho. Esse contato foi feito pelo Facebook. Acabei dizendo poucas e boas pra ele e de imediato desmascarei o indivíduo. Dói dias depois um tal de Ruiz me fez contato pelo Instagram, me deu o WhatsApp e mesmo desconfiada que seria o mesmo cara, comecei a conversar…as fotos parecia real. Eu rastreie o número que ele havia me dado, localizei um casa em Moffat- Reino unido. E ele disse que era da nova Zelândia. Em fim eu o desmascarei e lhe disse poucas e boas, denunciei a cara no Instagram e fiz um posto com as fotos e o número que ele usava. Queria muito que esses bandidos fossem pego.

Resposta
SSantos Julho 9, 2019 at 9:45 pm

Quem estiver passando por isso, entre em contato através do meu e-mail, posso ajudar a desmascarar esses bandidos antes que seja tarde. É o mínimo que podemos fazer.

Resposta
KRS Agosto 16, 2019 at 4:33 am

Olá, Não quero ser identificada! Primeiro parabéns pela iniciativa!! Olha você não imagina quanto atual está essa tua matéria ou melhor deve saber!! Enfim ainda não fui a fundo em seu blog, mas quero dizer que tive pelo menos uns 10 contato com esse tipo de scammers, não fui lesada financeiramente, mas o psicológico ficou um pouco abalado com a primeira experiência ruim!! Depois eu só fui identificando a quantidade e variedade de performance de cada um deles!! É assustador!! E só quero te acrescentar, Eles aprimoraram muito, mas muito mesmo!! Praticamente é pré requisito ser soldado americano, localizado na Califórnia e em missões secretas nos países inimigos dos EUA, Kabul, Nigéria, Afeganistão, até a Venezuela virou pré requisito!! E as mentiras são seguidas de fotos reais, armas bases militares, vídeos curtos e audios com ligações no Hangouts!! O modo mais seguro para eles!! O público alvo ainda são as mulheres mais velhas mesmo!! Com promessas inacreditáveis, talvez por isso eu não tenha entrado de cabeça! A partir do segundo caso.. e realmente!! Os mais jovens são os mais pacientes, tem um que até hoje ainda tenta me convencer de sua paixão eterna, mesmo eu desmascarando-o de sua primeira tentativa de extorsão!! Chega a ser hilário a capacidade do cinismo da criatura, uma pena que no Hangouts não tem uma forma direta de denuncia para conta que eles usam, no máximo que eu consegui foi bloquear!! E vou te dizer, eu quase cair em um muito pior, o fato de estar desempregada, não ter renda nenhuma, e ainda de dizer que era pobre, não enibiu nenhum deles!! Pelo contrário, um se sentiu estimulado a me oferecer um emprego, com lucro de milhões, e quando eu estava quase acreditando, veio o balde de água fria, primeiro eu tinha que pagar uma certa quantia, para organização de documentos!! Foi quando me dei conta do golpe, antes que fosse tarde!! Outro fator horripilante, 50% estão usando as contas falsas de famosos,se passando por eles!! E são na maioria muito convicentes, se a mulher não tiver um nível bom de discernimento! O Instagram é 100% do público alvo, todos eles estão no Instagram!! Não gostaria de ser identificada, mas por uma questão de família do que pessoal. E digo mais deveria haver um canal direto de denuncia como crimes da internet, porque eles são verdadeiros bandidos virtuais, e se pega mulheres muito frágeis eles são capazes de fazerem essas mulheres se matarem, tão grande é a influência psicólogica,eles exercem!

Resposta
SSantos Julho 9, 2019 at 9:46 pm

[email protected]. esse é meu e-mail.

Resposta
Ana Maria de Campos Agosto 29, 2019 at 7:21 pm

Olá, alguém já foi cortejada por um homem que diz Douglas Omer Demir, turco que mora no Reino Unido/Londres?

Resposta
Paula Cardeal Outubro 9, 2019 at 5:39 pm

Tem um cara que se diz ator Fabrizzio Bergmann(google) tem perfil no face e insta, dá esse golpe se fazendo de ator e esposa de psicóloga. Estelionatários

Resposta
Fernanda Cavagnoli Outubro 21, 2019 at 6:06 pm

Tem um golpista chamado Cesar Menezes Moraes de Torres que tem dado golpes em Tramandaí agora. Cuidado ele é perigoso e sua companheira Marilia Dal Ponte.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação