BrasileirasPeloMundo.com
Dicas de compras pelo mundo El Salvador

Guia de compras em El Salvador 2019

Guia de compras e alimentação em El Salvador 2019.

Denominei o post assim, inclusive com o ano, porque, aqui em San Salvador, os negócios abrem e fecham num piscar de olhos, infelizmente. Quando visitei o país pela primeira vez, jantamos em um restaurante italiano que ao meu ver era maravilhoso mas que, com quase 40 anos, fechou logo que me instalei definitivamente no país. Uma grande pena! Ficou a recordação. Saudosismos à parte, vou elencar aqui as principais lojas para você se vestir, comer bem e começar a buscar as primeiras necessidades para sua casa.

1. Vamos providenciar tudo o que você precisa para equipar sua casa?

-Lojas Siman: uma grande loja de departamentos, que possui desde artigos para casa, até brinquedos e objetos de decoração. De grande utilidade e possui vários endereços.

-La curacao: voltada para artigos eletroeletrônicos, também oferece alguns móveis.

-Ominisport: loja focada em artigos eletroeletrônicos.

-Morena: possui todas as alternativas para equipar sua lavanderia e cozinha.

-Vidri: ferramentas, produtos para manutenção da casa, artigos de decoração e utensílios domésticos.

-Freund: ferramentas, produtos para manutenção de casa, artigos de decoração e utensílios domésticos.

-EPA: ferramentas, produtos para manutenção de casa, artigos de decoração e utensílios domésticos.

Você gosta de artesanato?

Na cidade de San Salvador temos à disposição o Mercado de Artesanias que é pequeno, mas muito prático e completo. Existem algumas outras lojas que vendem artesanatos espalhadas pela cidade e vale ressaltar as que estão vinculadas aos dois principais museus da cidade: o Muna e o Marte. Além disso, regularmente, são promovidos encontros e feiras de pequenos empresários para divulgação de artesanato e comidas regionais, tais como café, mel, etc., como por exemplo El mercadito. E nas outras cidades do país temos o artesanato local oferecido com maior intensidade aos fins de semana, quando as famílias buscam locais para passear. Aqui é muito desenvolvida a técnica de pintura de tecidos com anil que é aplicada em roupas, carteiras, bolsas, acessórios, bonés, bijuterias e onde a imaginação permitir, dando a esses produtos a cara de El Salvador.

2.  Vestir-se!

Além das opções das lojas de artesanato, nos shoppings da cidade descritos aqui nesse outro post, temos diversas opções de lojas de roupas e sapatos. A mais conhecida é a Siman, também citada acima, mas explorando os sites dos shoppings existem diversas opções para roupa feminina, masculina, infantil e esportiva.

Uma alternativa mais em conta é a Prisma Modas e, para garimpar como se estivesse no Brás, temos a Variedades Genesis.

Leia também: Dicas de turismo em El Salvador

3.  Onde comer?

Como estamos em El Salvador, não podemos esquecer do prato estrela: As pupusas!

O que são as pupusas afinal? São tortilhas de trigo recheadas de queijo, feijão e carne de porco, normalmente fritas. Existem outras versões, mas a mais popular é esta que une os três ingredientes e é conhecida como “tortilla revuelta”.

Existe um centro de alimentação chamado Plaza Volcán, localizado a caminho do Vulcão de San Salvador dentro do Parque El Boquerón. Nesse local se comem as pupusas mais famosas de El Salvador, feitas no restaurante Pupusa Loka. Além desse restaurante existem outras opções no local, que oferecem comida mexicana, italiana e carnes. A cereja do bolo aí é a vista linda da cidade!

Foto: arquivo pessoal

Existem diversos postos de venda de pupusas pela rua mesmo, nesse caso o objetivo maior é atender aos trabalhadores que chegam cedinho na cidade. As chapas são instaladas na rua e as pupusas são vendidas até 10 ou 11 horas da manhã.

As demais opções de restaurantes na cidade estão distribuídas nos pequenos centros comerciais e shoppings.

Há uma cultura centro americana de consumir a tradicional comida mexicana, que inspirou vários pratos da região. Nesse quesito algumas opções são: El Zocalo, Cebollines, El pinche e Paraguas.

Para as outras cozinhas temos:

Japonesa: Soho, Koi, Kamakura

Italiana: Pasquale, Al pomodoro

Carnes: La pampa, Los ranchos, Panenka

Frutos do mar: Hola Beto’s , Caliches

A refeição mais importante por aqui é o café da manhã, e nesse quesito não podemos deixar de citar a opção mais típica, que inclui além das deliciosas pupusas, ovos, feijão, queijo-crema (tipo um requeijão) e banana frita.

Foto: arquivo pessoal

Para o café da manhã, a grande maioria dos restaurantes oferece promoções 3X2 ou 2X1 e todos os pratos, em geral, vêm acompanhados de suco e café com direito a refil. Uma grande oportunidade para reunir os amigos e uma delicia para ser desfrutada nos dias preguiçosos, como os domingos.

Um grande programa dominical também é ir comer no mirador da praia La Libertad. Nesse centro comercial além dos restaurantes, que vão desde os populares até os mais conhecidos, você também pode comprar seu pescado e frutos do mar para levar para casa.

Escolha seu programa e bom apetite!

Related posts

Onde comprar pro seu dinheiro render na Holanda

Giovanna Prata

Dia dos namorados em El Salvador

Paula Tavares Vigilato

Passeios em El Salvador

Paula Tavares Vigilato

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação