BrasileirasPeloMundo.com
Culinária Pelo Mundo Holanda

Gulodices holandesas

Todo país tem suas gulodices, aqueles snacks e doces que ninguém resiste e convenhamos, resistir para quê, né? Esqueça por um momento a contagem das calorias e delicie-se com a lista das gulodices que você encontra na Holanda.

1 – Patat (Batata Frita):  Crocantes e saborosas são as famosas batatas fritas holandesas, vendidas muitas vezes  em cones de papel e servidas com os mais variados molhos (existem mais de 20 tipos). Diferentemente de muitos países onde é comum saboreá-las com ketchup, aqui o mais comum é utilizar a maionese. As fritas com ketchup, maionese e cebola são chamadas especiais. Mas se você quiser mesmo “mandar ver”, então peça as batatas como molho oorlog (guerra) que é cebola, maionese e mollho de amendoim… No começo torci o nariz, “como assim, molho de amendoim com batata frita? Eca!” – mas depois de experimentar, confesso que o difícil é parar de comer.

Existe também a Raspatat que é a batata frita feita a partir do purê de batata.

 

Patat Orlog

Patat oorlog. Fonte : https://www.flickr.com

Raspatat

 Raspatat. Fonte : mobypicture.com

2-  Frikandel :

É uma espécie de salsicha frita que os holandeses, em sua maioria, cortam ao meio e recheiam com cebola, maionese (para variar) e ketchup. E para completar, a bomba calórica é servida no pão e/ou com batata frita. O Frikandel é o snack mais popular da Holanda: só para se ter uma ideia são produzidos 600 milhões por ano!!! Apesar de ser bem gostoso, não é meu predileto.

 frikandel-speciaal

Frikandel. Fonte : www.driesprong-eerde.nl

broodje frikandel

Frikandel no pão. Fonte : wateetjedanwel.nl

3 – Kroket :

Parecido com o croquete que conhecemos no Brasil, só que mais crocante, o Kroket holandês é feito com farinha de trigo, manteiga e um tipo de mistura que pode ter carne, batata, goulash, etc.

 kroketten

Kroket. Fonte : heimwee.info

4 – Kaassoufflé:

O número 1 na minha lista de preferidos. Snack feito com massa folhada frita e recheado com queijo derretido bem quente. Só de pensar já me vem água na boca.

 kaassoufle

Kaassoufflé. Fonte: http:// www.reddit.com

Os snacks acima podem ser facilmente encontrados em lachonetes e cafés, mas também em máquinas automáticas, com exceção da batata frita. Isso mesmo, tem lá a vitrine com os lanches você coloca as moedas com o valor, a janelinha abre e você pega o que escolheu. A rede mais popular é a FEBO.

 

febo

Fonte : www.tripadvisor.com

 5 – Salsichão da Hema (Hema worsten):

Vendida nas lojas Hema, é um lanche bem popular. Pode ser comprada para se comer pura ou no pão. Também utilizada para outros pratos holandeses. Quebra bem o galho, quando se está com pressa ou com a grana curta.

hema worst

Salsichão da Hema no pão. Fonte:grabbits.nl

6- Broodje gerookte makreel (pão com cavala defumada) :

Makreel é um peixe parecido com a sardinha e a minha versão predileta dele é defumado. É vendido no pão e se quiser pode-se acrescentar algum tipo de molho, eu particularmente prefiro sem. Pode ser encontrado em trailers em feiras de rua, em frente a supermercados e também na praia . Esse é o número 2 da minha lista .

 

broodje_makreel

Fonte: visgildepetertol.nl

 

7 – Oliebollen:

Como já mencionei em artigo anterior (ler aqui) é um tipo de bolinho de chuva gigante coberto com açúcar. A massa pode ter uva passa e só são vendidos no período de Natal.

Oliebollen

 Fonte: www.rosettastone.co.uk

8 – Moorkop ( cabeça de mouro ):

Parecido com a “carolina” vendida no Brasil. Na verdade, são profiteroles recheados com creme de nata, cobertura de chocolate e chantilly. Pode vir com um pedaço de fruta no topo.

moorkop

Fonte: jullensgroningen.com

 

9 – Tom Poes ou Tompouce :

Bem popular por aqui Tompouce é uma torta feita de massa folhada recheadíssima com creme de baunilha e coberta com glacê cor de rosa. Mas, existem também outras coberturas como a de limão, morango e a com glacê cor de laranja em épocas de jogos importantes ( Por exemplo, na Copa do Mundo era Tompouce cor de  laranja para todos os lados ). Na verdade existem algumas variações e é possível até mesmo encomendar com fotos nas lojas Hema.

Traditional Dutch pastry called tompouce with flags

Tompuce com glacê laranja. Fonte : heimwee.info

11 – Stroopwafels :

Delícia das delícias, stroopwafels são duas bolachas de wafel grudadas com caramelo. Foi feito pela primeira vez no início do século 19 na cidade de Gouda.

Já que o céu é o limite, a dica é colocar por uns 20 segundos no microondas e depois cobrir com chantilly.

stroopwafels

Fonte: toffee-waffle.com

12- Drop :

O drop é uma bala salgada feita de alcaçuz, particularmente eu acho horrível tanto o sabor quanto o cheiro. Ainda não conheci um estrangeiro que gostasse, já com os holandeses a história é outra. Dê a um holandês um saco de drop e verá os olhinhos deles revirando de prazer. Pois é, eles são loucos por essa bala pitoresca.

 

Drop

Fonte: traditie.nl

E você já provou algumas dessas gulodices ? Qual a sua favorita ?

Related posts

As redes sociais e a vida no exterior

Roberta Mellis

Música Holandesa

Fernanda Campestrini

Chefs e deliciosa gastronomia chilena

Isabela Vargas

11 comentários

Cristiane Leme Abril 23, 2015 at 10:05 am

Adorei e vou procurar receitas! Achei curioso que aí também tem makrel e lakrids, que são igualmente paixões aqui na Dinamarca… O povo ama, pira! Essas balinhas ‘drops’ existem aqui em várias versões. Meu marido é viciado no Super Piratos da Haribo. A única coisa para a qual eu torço o nariz é a batata com maionese, porque maionese e eu é um casamento fracassado, hahaha! Detesto! Esse costume é bem comum na Bélgica, também: eles comem a batata com maionese. Algo que acho curioso nos Países Baixos é o uso da pasta de amendoim. Inclusive uma amiga minha de Rotterdam que mora aqui me disse que a salada gado gado, indonésia, é bem popular por aí por causa disso. Beijos e obrigada por abrir meu apetite!

Resposta
Bárbara Hernandes Abril 23, 2015 at 10:10 am

Adorei esse post, principalmente porque estou indo pra Holanda por uns dias semana que vem a passeio – já sei o que experimentar por lá! 🙂

Resposta
Cintia Beatrice Abril 23, 2015 at 9:41 pm

Oi Barbara,

Que bom que gostou e não deixe de experimentar todas essas delícias. Abraços e boa vigem.

Resposta
Ana Cristina Teixeira Abril 23, 2015 at 3:23 pm

Hmmmm…Deu ate saudades da Holanda! Tem a Bossche bol de Den Bosch, parecida com a Moorkop! Uma delicia!
http://en.wikipedia.org/wiki/Bossche_bol

Resposta
Cintia Beatrice Abril 23, 2015 at 9:42 pm

Oi Ana

São tentações que a gente naõ esquece não é mesmo ? Abraços e continue nos acompanhando.

Resposta
Cintia Beatrice Abril 23, 2015 at 9:38 pm

Oi Cris,

Que bom que gostou…eu fico com água na boca toda vez que passo perto de uma dessas tentações. Hoje mesmo não resisti é comprei Tompouce rrsrsrs….Pelo visto as marcas das balinhas também são as mesmas, porque aqui meu marido compra exatamente da Haribo. Aqui é maionese e molho de amendoim em quase tudo rsrs. Sua amiga está certíssima é isso mesmo…até eu que torcia o nariz para esse molho hoje em dia sou super adepta. 😛
A Holanda tem muito em comum com os países escandinavos, inclusive o makrel, que eu adoro.
Beijos e obrigada por comentar.

Resposta
Dina Julho 13, 2016 at 11:38 am

Bem… eu sou estrangeira na Holanda e… ADORO DROP!! 🙂 🙂

Resposta
Cintia Beatrice Julho 13, 2016 at 7:02 pm

Oi Dina

Que bom !!! Voçê é uma das raras exceções!!! Obrigada por comentar e continue nos acompanhando . Abs

Resposta
Helen Van Rooijen Julho 9, 2017 at 11:15 pm

Amoooo drops rsrs

Resposta
Elidia Julho 31, 2017 at 5:11 pm

Adoro o drops holandês, ia muito a trabalho pra lá e viciei nesta balinha, prefiro a de formato de moeda.
Minha sobrinha veio de lá este mies e me trouxe 3 sacos! delicia!! não paro de comer!!

Resposta
Raquel Janeiro 12, 2018 at 1:22 pm

Só eu que gosto das balas kkk – eu adoro kkk mas ninguém que conheço gosta. Rs

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação