BrasileirasPeloMundo.com
Taiwan

Hábitos taiwaneses

Um ano de Brasileiras pelo Mundo! Que alegria poder compartilhar com vocês leitores, tantas experiências aqui neste país incrível! E além disso, quero contar a vocês que completei 3 anos de vivências por aqui. É muita alegria gente! Hoje, quero contar um pouco sobre os costumes e hábitos taiwaneses.

Tá certo que qualquer um que saia do seu país, vai encontrar diferenças culturais. Isso acontece naturalmente, mas para notar, precisamos sair do nosso mundinho, da rotina e do comodismo para perceber as diferenças. Estamos em um país em que os hábitos são tradicionalmente fortes. A combinação da tradição com o desenvolvimento econômico, ajudaram a evoluir alguns costumes da ilha que está cada vez mais aberta a quem vem de longe.

Tirar o sapato ao entrar em casa

Não só por aqui, mas em muitos lugares da Ásia esse hábito existe. E não é frescura não. É o simples fato de pensar que na rua, há muita sujeira. Logo, se você chega em casa e entra com seus sapatos, a casa também ficará suja.

Posso afirmar que este é um dos hábitos que quero levar para vida e foi muito fácil acostumar. Assim que chegamos por aqui, fomos na casa de alguns amigos que já na entrada nos serviram o chinelo para usar dentro de casa. Geralmente, as casas têm um recuo na porta de entrada, ou um degrau mais baixo, ou um simples banquinho com tapete, demarcando que ali, é o lugar para você retirar seu sapato. Não ouse entrar com sapatos sem pedir permissão!

Carregar um guarda-chuva

Taiwan tem seus períodos de chuvas; as monções de verão e o inverno que em geral, também é chuvoso. Nada como ter sempre uma sombrinha ou um guarda-chuva na bolsa. Taiwaneses têm o hábito de não esquecer para não serem pegos de surpresa. Mas peraí: gente até com sol, as mulheres se protegem. Então, é sim um item indispensável! Quando cheguei por aqui, me chamava atenção a quantidade de pessoas usando guarda-chuvas. Hoje, não posso negar que, às vezes, até eu me protejo do sol. Sim, eu disse sol! Bom, no metrô eles indicam o uso de guarda-chuvas como “arma” de defesa, caso alguém te “ataque”.

Nunca cumprimentar alguém com beijo, só curvar a cabeça

Para nós brasileiros, eu duvido que alguém já não tenha cometido essa gafe ao chegar em um país onde não se beija ao cumprimentar, ainda mais sendo recém-chegado. Como é um forte hábito nosso, já vamos logo esticando o pescoço para um beijo no rosto. O dia que isso aconteceu comigo, a pessoa ficou mais envergonhada que eu. E aí, pronto! Nunca mais vai acontecer, basta se constranger uma vez para adquirir o hábito.

Mastigar fazendo barulho e falar enquanto come

Esse é um hábito que ainda não consegui me acostumar. Porém, ao ir a um restaurante, ainda me incomoda o barulho característico de puxar um macarrão, mastigar de boca aberta ou pior, mastigar e falar ao mesmo tempo. A etiqueta à mesa é bem diferente da nossa. Ao final das refeições, em alguns lugares como praças de alimentação, muitos até tiram um cochilo debruçados sobre à mesa.

Usando máscaras

Muitos usam máscaras, alguns chegam a usá-las diariamente. O uso da máscara aqui, tem o intuito de não transmitir vírus para outras pessoas caso alguém esteja resfriado ou doente. Lembro bem da minha pequena assim que chegamos. Na época, ela era menor ainda e chamava bastante a atenção dela, mas eu sempre tentava explicar o porquê das máscaras. Até que chegou a hora dela ir para escola e no inverno, a professora pedir que ela usasse também. Depois de um tempinho, ela se acostumou.

Regras são regras

Fico impressionada como taiwaneses seguem e respeitam regras. Para muita coisa há multas para serem aplicadas. Um exemplo, é caso atravessar a rua em sinal fechado para pedestres, você pode sim receber uma multa. E para tudo há regras que em grande maioria, são seguidas. Existem câmeras espelhadas por todo país, então para não correr o risco de ser pego fazendo algo errado, melhor mesmo é andar na linha.

Mesmo no calor, estão com roupas compridas

O sol é sinônimo de pele queimada e, pele queimada do sol, não é nada saudável para um taiwanês. Eles curtem mesmo pele branca. Mesmo no verão, eles estão vestidos cobrindo os braços, às vezes com chapéus e homens de jaquetas. A primeira impressão pode ser muito agonizante, mas eles usam tecidos contra UV e muitos destes tecidos são leves.

Pagar primeiro, depois comer

Cada vez que voltamos para o Brasil, fico querendo acertar a conta na chegada de um restaurante. Esse é um costume tão comum, que eu já estou mudando meu pensamento automaticamente. Logo que se chega em um restaurante, são eles que escolherão o lugar para você se sentar. Isso já é um tanto quanto diferente para gente. Depois você faz o pedido, já paga no caixa ou pode acontecer de em seguida, a conta chegar antes do seu prato à mesa.

Scooter nas calçadas

Fonte: Arquivo pessoal

Dirigir em Taiwan eu digo que é uma aventura, porque as scooters (pequenas motos como as da foto acima) estão por todo lado. É sem dúvida, o meio de transporte favorito do taiwanês. Algumas vezes, você está tranquilamente na calçada e passa uma scooter tirando uma fina de você. Que susto!! Ainda hoje me pega de surpresa.

Arrotar ou peidar

Esse é o pior dos hábitos e por isso que deixei para o final. Dia desses, estava descendo as escadas rolantes de um shopping e uma senhora vinha na direção contraria a minha. Assim que passo por ela, escuto uma “metralhadora”. Olho para trás, ela continua seu caminhar vagarosamente e eu sigo para minha casa me matando de rir. Sim, eles não têm nenhuma vergonha de arrotar ou peidar em público. Diversos locais dizem que é um hábito saudável, mas acho melhor não adquirir este costume!

Até a próxima!

Related posts

Terremotos em Taiwan

Gisela Melo

Aplicativos para usar em Taiwan

Ofelia Yang

Dicas para alugar imóvel em Taiwan

Gisela Melo

1 comentário

Robson Almeida Dezembro 3, 2017 at 5:26 am

Senhorita Gisela, como vai…espero que bem.

Me chamo Robson e gostaria de entrar em contato com Vossa senhoria, pois planejo uma viagem a taiwan e gostaria de mais informações específicas principalmente a questões de saques diretamente da conta corrente. Li varias informações nos ultimos dias mas todas muito genericas e sua postagem neste blog foi um dos mais completos que encontrei. se possivel me envie um email pois nao utilizo instagram.

Parabens pela inciativa de compartilhar boas informações

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação